SóProvas


ID
1443055
Banca
VUNESP
Órgão
IPT-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As estruturas organizacionais convencionais tendem a estabelecer funções permanentes e imutáveis. Além de tornar a organização estática, com pouca capacidade de resposta para as turbulências do mundo moderno, a monotonia criada pela execução de tarefas dentro da mesma rotina, por longos períodos de tempo, leva a problemas comportamentais como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.  Rotatividade de pessoal ou turnover
    A rotatividade de pessoal é expressa por meio de uma relação percentual entre as admissões (entradas) e desligamentos (saídas) com relação ao número médio de participantes da organização, no decorrer de determinado período de tempo.
    É expressa em índices mensais ou anuais que servem para realizar comparações e fazer diagnósticos para tomada de decisões.
    12.2.1 Fórmulas para se calcular o índice de rotatividade de pessoal
    Quando se trata de medir o índice de rotatividade de pessoal para efeito do planejamento de RH, utiliza-se a seguinte fórmula:



    A: admissões no período
    D: demissões no período
    EM: efetivo médio do período (soma do efetivo inicial com o efetivo final dividido por 2).
    Quando se trata de analisar as perdas e suas causas, não se consideram as admissões (entradas), mas somente os desligamentos (saídas).



    Pode-se avaliar também por departamento para análise as áreas de maior rotatividade. Nessa análise, leva-se em conta a movimentação interna de pessoal.

    R: recebimento de pessoal de outros departamentos por transferências;
    T: transferências de pessoal para outros departamentos.

  • Por que não pode ser a fadiga?

    Afinal, a fadiga está diretamente relacionada a rotinas estressantes no trabalho!

  • fiquei em dúvida entre fadiga e absenteísmo.  pensei em absenteísmo...pq pensei que o trabalhador poderia se cansar e partir para outro trabalho.   mas tb pensei em fadiga.  =S

  • Fatores que contribuem para o absenteísmo

     

    1- Líderes inexperientes

    Líderes despreparados delegam ordens de forma arbitrária, o que afugenta os membros de sua equipe.



    2- Falta de infraestrutura

    Funcionários que se sentem “amarrados” na execução de suas atividades, por não disporem de recursos mínimos para tal, devido a uma inadequada infraestrutura que os dê suporte, são fortes candidatos ao absenteísmo.



    3- Metas intangíveis

    O estabelecimento de metas, geralmente, já é o suficiente para causar grande estresse nos colaboradores. Quando essas metas são impossíveis de se alcançar, então, podem oprimir os colaboradores da empresa e, neste momento, talvez por não saberem lidar com a situação, fogem do ambiente de trabalho.



    4- Comunicação inadequada e ineficiente

    Qualquer comunicação ineficiente ou até mesmo a falta de comunicação na empresa leva os funcionários a fazerem interpretações errôneas sobre determinadas situações. Esta situação leva os integrantes da empresa a se sentirem desestimulados enquanto funcionários e, consequentemente, aumenta o número de absenteísmo na empresa.

     

     

    5- Desmotivação

    Funcionários desmotivados, devido a brigas, clima ruim entre seus companheiros, falta de pagamento, por falta de feedback de seus líderes, imaturidade profissional, ou outros motivos mais, tendem a faltar ao trabalho.



    6- Doenças ocupacionais

    O exercício da atividade profissional de forma inadequada faz com que o organismo do trabalhador seja agredido, seja fisicamente ou mentalmente, o que eleva a taxa de absenteísmo na empresa. 



    7- Assédio moral

    O assédio moral, fator de extrema gravidade para a empresa como um todo, é um dos que mais contribuem para a ausência do funcionário no ambiente de trabalho. São várias as formas em que o assédio moral pode ocorre, mas o que importa é que trata-se de um assunto grave e deve ser tratado com austeridade pelas organizações.

     

     

    https://www.cpt.com.br/cursos-gestaoempresarial/artigos/saiba-o-que-e-o-absenteismo-nas-empresas

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Não coloque limites em seus sonhos, coloque fé.

     

     

     

     

  • GABARITO: Letra E) absenteísmo

     

    A questão pede: "a monotonia criada pela execução de tarefas dentro da mesma rotina, por longos períodos de tempo, leva a problemas comportamentais como:"

     

    Fadiga não é um aspecto comportamental e sim um aspecto fisiológico.

     

    "Fadiga é um substantivo feminino da língua portuguesa e significa o cansaço extremo ou esgotamento, físico ou mental, causado pelo esforço repetitivo ou trabalho intenso".

    Fonte: https://www.significados.com.br/fadiga/

  • Disforia é uma mudança repentina e transitória do estado de ânimo psíquico, tais como sentimentos de tristeza, pena, angústia.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Disforia

    :]

  • O absenteísmo nada mais é que a ausência do funcionário no ambiente de trabalho, seja por faltas, saídas ou atrasos, justificados ou não, afetando a eficácia e eficiência da empresa.

  • Oxente, e fadiga? Cabia recurso.

  • Tecnicamente, é a fadiga que leva ao assenteismo... Achei forçada essa questão.