-
Valoração dos Documentos
Basicamente, o documento é guardado pela instituição enquanto o mesmo possuir valor para a mesma, e esse valor, quando existir, se apresentará em uma das seguintes formas: administrativo ou histórico.
Valor administrativo: O valor administrativo, também chamado de primário, refere-se ao valor que o documento apresenta para o funcionamento da instituição. É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com um objetivo administrativo) e por isso está presente em todo documento quando de sua criação. É um valor temporário, ou seja, todo documento, em determinado momento de sua existência, perderá seu valor administrativo, quando atingir todas as finalidades que se possam esperar do mesmo para o funcionamento da instituição. Este valor também é chamado, por alguns autores, de valor funcional, em virtude de suas características.
Valor histórico: O valor histórico, também chamado de secundário, refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados, quando passa a ser considerado fonte de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração. O documento, após perder seu valor administrativo, pode ou não adquirir valor histórico, e uma vez tendo-o adquirido, este se torna definitivo, ou seja, o documento jamais o perderá.
Enquanto o documento tiver valor administrativo (primário), ele será arquivado, em uma instituição que aplique a Teoria das 3 Idades, nas fases correntes ou intermediária. Quando perde o valor administrativo, o documento pode ser eliminado, desde que não adquira valor histórico (secundário), ou ser recolhido à fase permanente, quando adquirir este valor. Uma vez que o valor histórico é definitivo, podemos concluir que o documento histórico, também chamado de documento permanente ou documento de 3a idade, jamais será eliminado ou destruído.
Deus Nos Abençoe!!!
-
Arquivo corrente - valor primário
Arquivo intermediário - valor primário
Arquivo permanente - valor secundário.
-
O valor primário é atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais, fiscais etc. É o caso dos arquivos correntes e intermediários.
O valor secundário é atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a
sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido. É o caso dos arquivos permanentes.
-
Os dois primeiros comentarios estao muito bons !
O segundo e o mais objetivo e otimo para memorizar. Agora me pergunto, por que esta avaliado como "regular"?
Acho que as pessoas avaliam de qualquer jeito so para ganhar seus dois pontinhos.
- teclado desconfigurado.
VAMOS SER JUSTOS, CONCURSEIROS !
Bons estudos !
-
TAMBÉM CONCORDO!
A galera avalia muito mal.
Acho que teria de ser avaliado pelo conteúdo, não ficar dando "pontos" porque vai ganhar "ponto".
Esses pontos aqui não valem nada. Se ganhássemos pelo menos um mês de uso a cada 5 mil pontos seria legal.
AVALIEM QUANTO AO ASSUNTO.
SERIA TÃO LEGAL A GENTE VER ALGUNS COM 4 ESTRELAS, 5 ESTRELAS OU ATÉ MESMO 1 ESTRELA, DESDE QUE MERECESSE.
BOM QUE A GENTE JÁ IRIA NOS COM MAIS ESTRELAS, POIS ALI ESTARIA A RESPOSTA/EXPLICAÇÃO MAIS ADEQUADA.
ACHO QUE ESSE NEGÓCIO DE DÁ PONTOS POR QUALQUER COISA É UM GRANDE ERRO DO QC. PODERIA VALER PONTOS SÓ POR COMENTÁRIOS E QUESTÕES RESOLVIDAS.
FICA A DICA!!
BONS ESTUDOS!
-
De acordo com a teoria arquivística, os documentos arquivados na fase corrente possuem valor primário e secundário. - Errado.
Os documentos arquivados na fase corrente possuem valores primários
Quanto aos valores, temos que:
a) primário: refere-se ao uso administrativo para o órgão, razão primeira da criação do documento, o que pressupõe o estabelecimento de prazo de guarda ou retenção anteriores à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente. Relaciona-se, portanto, ao período de utilidade do documento para cumprimento dos fins administrativos legais ou fiscais;
b) secundário: refere-se ao uso para outros fins que não
aqueles para os quais foram criados, podendo ser:
i) probatórios, quando comprova a existência, o funcionamento e as ações da instituição;
ii) informativo, quando contém informações essenciais
sobre matérias com que a organização lida, para fins de estudo ou pesquisa.
-
Arquivo Corrente *Valor primário* - também chamado de ativo ou de momento que, como indica o próprio nome, é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados.
Arquivo Intermediário *valor primário* - conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final.
-
OS ARQUIVOS CORRENTES são também conhecidos por meio dos seguintes termos: arquivos de 1ª idade, setorial, administrativo, ativo, vivo, de movimento, em curso e núcleos de arquivo.
OS ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS são também conhecidos por meio dos seguintes nomes: 2ª idade, pré-arquivo, records centers, semi-ativo, limbo, purgatório, temporário e transitório.
OS ARQUIVOS PERMANENTES são também conhecidos através dos seguintes termos: 3ª idade, histórico, de custódia, passivo, “morto”, estático, definitivo e final.
-
Os documentos arquivados na fase corrente possuem somente valor primário. Quem possui valor secundário são os documentos da fase permanente.
-
Dica:
Arquivo corrente e intermediário:
Valor primário
- Fiscal
- Administrativo
- Legal
Arquivo permanente:
- Histórico
- Informativo
- Prova
Ao infinito e além!!
-
arquivos correntes e intermediários ---- valor primário
arquivos permanentes ---- valor secundário
-
Valor dos documentos
Correntes- valor primario- Todos os documentos nascem com valor primario.
Intermediarios- valor primario ( aqui o seu valor primario é decrecente, vai diminuindo.)
Permanente- valor secundario- histórico, cultural, informativo, probatorio.
-
Arquivo corrente: Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.
-
Como os documentos correntes ainda estão sendo muito utilizados, podem ser trnasferidos, aqrquivo intermediário; aqui sendo recolhidos ou eliminados; como também saírem diretamente do arquivo corrente, recolhidos; para o aquivo permanete.
Portanto, dizer que eles possuem:
Valores primários: é inerente a criação do documento, valor imediato, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico (temporário);
Valores secundários: informativo ou histórico, valor mediato (não acaba).