SóProvas


ID
1443511
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

Na literatura internacional da Ciência Política, é hoje dominante o entendimento de que democracia é um arcabouço institucional para a pacificação das lutas inerentes à conquista e ao exercício do poder, não um padrão de sociedade fundado na igualdade socioeconômica substantiva. A democracia surge historicamente em sociedades com profunda desigualdade, estratificadas, sendo muito mais causa que consequência da redução das desigualdades sociais.

De fato, certa tensão entre os conceitos institucional e substantivo da democracia existe por toda parte, mas articula-se de maneira específica no pensamento de cada país. Durante todo o século XX, a avaliação de que democracia só é “autêntica" quando estreitamente associada a avanços no plano da
igualdade foi compartilhada por correntes ideológicas diversas. 
Endossar o conceito analítico da democracia como um arcabouço político-institucional, a meu ver correto, não significa que o corpo de hipóteses históricas e empíricas que explica a consolidação da democracia como sistema em casos concretos possa passar ao largo das desigualdades sociais e dos obstáculos culturais delas recorrentes. Como processo histórico, a evolução da democracia representativa deve ser compreendida como resultante de dois vetores. De um lado, a formação de uma autoridade central capaz de arbitrar disputas de poder, inclusive mediante a elaboração de uma complexa aparelhagem  eleitoral; de outro, o crescimento econômico, com todas as implicações para a elevação do piso de bem-estar e desconcentração das posições de privilégio, status. Num período dilatado de tempo, tal processo propicia efetiva redistribuição de renda e riqueza, facilita o surgimento econômico e político de uma classe média e torna mais provável o fortalecimento da “sociedade civil".

Desde a Segunda Grande Guerra, o principal determinante da estabilidade democrática foi o crescimento econômico. Mesmo democracias que no início pareciam débeis foram se robustecendo à medida que ascendiam a níveis mais altos de renda per capita, melhoravam seus níveis educacionais e conseguiam atender as demandas básicas da população. Mas nada assegura que a configuração de fatores relevantes para a estabilidade permanecerá a mesma até, digamos, a metade do presente século. Na América Latina, o regime democrático sabidamente convive com níveis infamantes de desigualdade social, corrupção e criminalidade, e se beneficia cada vez menos da força moderadora de valores e instituições “tradicionais". Assim, até onde a vista alcança, a estabilidade e o vigor da democracia dependerão muito do desempenho do sistema político e do aprimoramento moral da vida pública.

(Adaptado de: LAMOUNIER, Bolivar. “Democracia: origens e
presença no pensamento brasileiro
. In: Agenda cultural. São
Paulo, Cia. das Letras, 2009. p. 148-150)

O segmento do texto reescrito com correção gramatical e lógica encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E


    A) ... viabilizando, assim o fortalecimento da “sociedade civil” ...Emprego incorreto da vírgula, não se pode empregar virgula entre verbo e complemento, "viabilizando o fortalecimento ...", o assim, conjunção conclusiva que deveria estar entre vírgulas em sua forma deslocada.


    B)A avaliação, a qual a democracia só é “autêntica” quando intimamente associada à progresso no plano da igualdade, foi compartilhada ...  A oração subordinativa adjetiva explicativa iniciada por pronome relativo deve ser separada por vírgula.


    ...

  • E português sempre pegando ....Na letra D a concordância do verbo quando o sujeito é um dos que  ficará no plural.

  • Erro da letra D:

    "Um dos principais, senão o principal, determinanteS..." 

  • Ainda não entendi o erro da LETRA  d, já que no caso de um dos que pode ficar tanto no singular quanto no plural. E a frase é um dos... 

  • Qual o erro da letra "C"?



  • a) Em um amplo período de tempo, o processo que se fala, propicia redistribuição de renda e riqueza efetiva, estimula o surgimento econômico e político de uma classe média, viabilizando, assim o fortalecimento da “sociedade civil”. Correto: Em um amplo período de tempo, o processo que se fala, propicia redistribuição de renda e riqueza efetiva, estimula o surgimento econômico e político de uma classe média viabilizando, assim, o fortalecimento da “sociedade civil”

    b)A avaliação a qual a democracia só é “autêntica” quando intimamente associada à progresso no plano da igualdade foi compartilhada durante todo o século XX por várias correntes ideológicas. Correto: A avaliação,  (vírgula) a qual a democracia só é “autêntica” quando intimamente associada ao (sem crase) progresso no plano da igualdade foi compartilhada durante todo o século XX por várias correntes ideológicas.

    c)Sabe-se que o regime democrático convive com a desigualdade social, a corrupção e a criminalidade, de cujo nível é alto na América Latina, que, com o passar do tempo, se beneficia menos da força moderadora de valores e instituições “tradicionais”. Correto: Sabe-se que o regime democrático convive com a desigualdade social, a corrupção e a criminalidade, de  (não há motivo para esta preposição) cujo nível é alto na América Latina, que, com o passar do tempo, se beneficia menos da força moderadora de valores e instituições “tradicionais”. 

    d) Um dos principais, senão o principal, determinante da estabilidade democrática, tem sido, a partir da Segunda Grande Guerra, o crescimento econômico. Correto: O crescimento econômico tem sido, a partir da Segunda Grande Guerra, um dos principais determinantes da estabilidade democrática, senão o principal.

    e)Até onde se pode perceber, o desempenho do sistema político e o aprimoramento moral da vida pública são, em grande parte, responsáveis pela estabilidade e pelo vigor da democracia. Correto: sujeito composto, concordância de acordo.

  • Gente, me explica uma coisa: A palavra "onde" não é só utilizada quando determina lugar? Qual palavra determina lugar na frase da letra E? Então porque ela está correta?

    Não entendi....

  • Gente, na letra D, o sujeito NÃO é "um dos que", mas "um dos principais, senão o principal, determinantes".


    São coisas diferentes!

    Foi pegadinha mesmo.
  • Além do que foi dito por Eliane, acho que na "D" deveria ser "se não"

  •  Outros erros que conseguir visualizar (podem discorda se não concordarem):

       A = correto: processo de que se fala.  Quem fala fala de alguma coisa, fala-se do processo
       B=  correto: A avaliação à qual a democracia  só é autêntica. A democracia é autentica ao projeto (troquei por uma masculina para provar que pede preposição )
      C= correto:  a criminalidade, cujo nível é alto na América latina. Na América latina é alto o nível ( esse termo é que vai decidir que terá ou não alguma preposição antes do CUJO, como ele não pediu nada, então o cujo não terá nada) de criminalidade ( também está correto o termo cujo. Veja que tem relação de posse: nível da criminalidade, veja que numa frase tipo: "o homem, que é mortal" não é possivel fazermos "mortal do homem" portanto, não há relação de posse)
  • Discordo dos colegas Alex e Catarina quanto a um dos motivos para a letra "B" ser errada:
    B)  (sujeito oracional)A avaliação a qual a democracia só é “autêntica” quando intimamente associada à progresso no plano da igualdade / foi compartilhada durante todo o século XX por várias correntes ideológicas
    O trecho em negrito ao meu ver não contém uma oração subordinada adjetiva explicativa, pois se trata inteiramente de um sujeito oracional.
    O erro, além da crase no "a", está na regência após a palavra avaliação. (Quem avalia, avalia algo. Quem faz uma avaliação, faz uma avaliação de algo.O correto seria:
    A avaliação de que a democracia só é “autêntica” quando intimamente associada ao progresso no plano da igualdade / foi compartilhada ...

  • Na letra D, não poderia concordar com o numeral UM ?

  • Palavras de Neusa Brito:

    Gente, me explica uma coisa: A palavra "onde" não é só utilizada quando determina lugar? Qual palavra determina lugar na frase da letra E? Então porque ela está correta?

    Não entendi....

    Eu também não entendi, alguém que saiba isso poderia me explicar, por favor ;-)

  • Regra prescrita no livro do Professor Rodrigo Bezerra:

    (...)

    '' 6. Quando o sujeito é a expressão “um dos que”, o verbo poderá concordar, na maioria
    dos casos, tanto no singular quanto no plural.
     Exemplo: Ele foi uns dos alunos que mais se destacou (mais se destacaram) neste ano.

    Quanto a alternativa:
    -----> D, coloncando-á na ordem direta: O crescimento econôminco tem sido, senão o principal, um dos principais determinates da estabilidade democrática a partir da Segunda Grande Guerra.

    -----> C, Destaca-se: Sabe-se que o regime democrático convive com a desigualdade social, a corrupção e a criminalidade, de (preposição colocada incorretamente) cujo nível é alto na América Latina, que, com o passar do tempo, se beneficia menos da força moderadora de valores e instituições “tradicionais”. 

  • GAB [E] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''AQUELE QUE , PODENDO FAZER SE OMITIR , SERÁ CÚMPLICE DA BARBÁRIE.''