SóProvas


ID
1443613
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre estrutura organizacional, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.


      a)  Não, pessoal. Em um mundo utópico, seria o inverso. Afirmativa equivocada.

      b) OPA! DIGO, VERA VERÃO GIFS. Não, gente. Ela pode surgir a despeito de uma estrutura formalizada, lapidada e construída e posta para todos verem.

      c) NÃO NECESSARIAMENTE, CAROS. AFIRMAÇÃO exagerada.


    E) PEGADINHA NO FINAL, dona FCC. Gente, a FCC é peca ao subestimar o candidato. Chefe, viu?
      d) A definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização traduzidas em funções bem delineadas é uma característica de organizações mecanicistas.

      e) Um dos pontos a observar na estrutura é a amplitude de controle. Quanto menor a amplitude de controle, menor o número de níveis hierárquicos.

  • Letra A -->> o erro está por conta da palavra "falta". Quanto mais centralizado, maior será a coordenação e controle.

    Letra B -->>   ESTRUTURA INFORMAL → formada  pelos  diversos relacionamentos “não oficiais” existentes na organização. Ex.: as amizades. Ou seja, a estrutura informal sempre vai existir, mesmo com a formalização.

    Letra C -->> unidade de  comando → cada  subordinado  tem apenas um chefe.  

    Departamentalização → é um modo encontrado para alocarmos pessoas, tarefas e atividades em unidades. 

    Letra D --> GABARITO

    Letra e --> Quanto menor a amplitude de controle, MAIOR o número de níveis hierárquicos.

     Uma  estrutura  com  muitos  subordinados  por  chefe  ficará  com  um  aspecto achatado. É a chamada estrutura achatada.

    Já uma estrutura com poucos subordinados  ficará com  um aspecto de um funil. É a chamada estrutura aguda.




  • Olá, Gabarito "D"

    Para complementar o estudo e o excelente comentário do colega Diego, vou repassar um pouco do que estou aprendendo, conforme, o livro Administração Teoria, Processo e Pratica de CHIAVENATO - 5edição - paginas 232, 233

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Amplitude de Controle - DEFINE: Qual é o número de subordinados que cada administrador pode supervisionar e conduzir;

    Refere-se ao número de subordinados que cada órgão ou cargo pode assumir a fim de que possa supervisiona-los adequadamente; quanto maior a amplitude maior o número de subordinados, e assim, menor o grau de atenção aos subordinados ( ORGANIZAÇÃO ACHATADA) ** A Amplitude de Controle - Influencia diretamente a estrutura organizacional **

    Está diretamente ligada ao principio da UNIDADE DE COMANDO (Fayol)

    cada subordinado recebe ordens de apenas um superior, ou seja, se reporta a apenas um chefe - O principio da Unidade de Comando - forma a base da hierarquia de autoridade.

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Espero ter contribuído, acredito muito nos comentários que leio (nos que possuem fonte ou são bem embasados) Já que assim reforçamos o conhecimento.


  • O erro da alternativa "c" estar em afirmar que " é aplicada em todos os tipos de estrutura quando feito processo de departamentalização "; pois não é verdade. Na estrutura organizacional matricial a unidade de comando não é mais aplicada.

  • Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia[1] . Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização). Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada [2

  • a) ERRADO = quanto maior a descentralização, maior a quantidade de pessoas para tomar decisão e supervisionar outras, isto que dize, maior é a coordenação e o controle;


    b) ERRADO = A organização/estrutura informal é inevitável e não é previsível em planejamento


    c) ERRADO = há Autoridade Dual nas estruturas: Matricial / Projetos 


    d)  CERTO = a hierarquização excessiva e rigidez da estrutura, promove o desenho exato do organograma 


    e) ERRADO = quanto menor a amplitude de controle, a organização tende a ficar mais hierarquizada (AGUDA/ESTREITA) 

  • explicaçoes pouco convincentes

  • a) Errada: quanto mais centralização, mas controle.

    b) Errada: toda organização tem estrutura informal.

    c) Errada: não há unidade de comando em todas as estruturas.

    e) Errada: quanto maior a amplitude de controle, menor o número de níveis hierárquicos.

  • Estrutura Mecanicista:

    >Alta especialização

    >Departamentalização rígida

    >Cadeia de comando clara

    >Amplitude de controle limitada

    >Centralização

    >Alta formalização

  • o modelo mecanicista é retratado na organização burocrática descrita por Max Weber. A ênfase é na regra (hierarquização e burocracia). Há modelos alternativos ao tipo ideal proposto por Weber, como o orgânico. A ênfase é nas pessoas e redefinição contínua das tarefas. 

  • Gab: d

    Para quem teve dúvida na "e"

    Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia [1] . Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização). Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada [2] .

     

  • Amplitude de controle: mede o número de pessoas subordinadas a um administrador

     

    Qto MAIOR a Amplitude de Controle = menos níveis hierárquicos e menos administradores. (achatada)

    ------------------------------- O-------------------------------

    ________O ______________       _________O _______

    __o __ o____o____o__ o__       __o__o __ o___o__o__

     

     

    Qto Menor a Amplitude de Controle = MAIS níveis hierárquicos e MAIS administradores.(funil)

     

     ________O________ 

    __ o_____ ______o__

    _o__o____ ____o__o_

  • Caros colegas, teci comentários a cerca das preposições, vejam: 

     

     a) O grau de descentralização é outra decisão importante no delineamento da estrutura; quanto mais centralização maior será a falta de coordenação e controle. A ideia da descentralização é totalmente o contrário do que a assertiva propôs. Quanto mais centralizada for a estrutura organizacional, maior será o controle e a coordenação por parte dos dirigentes da organização. Outrora, ao passo que os dirigentes delegam responsabilidade e autoridade aos níveis mais baixos da cadeia de comando (supervisores de linha, gestores em geral), a nova tendência de "empowerment" menor será o controle sobre as decisões e ações tomadas pelos seus subordinados. 

     

     

     b) A formalização, explicitada em manuais de organização que descrevem níveis de autoridades e responsabilidades dos vários departamentos, assegura que, na operação, não exista a estrutura informal. Tenham algo em mente: a organização informal em hipótese alguma deixará de existir dentro de uma organização, por maior que seja o seu grau de formalidade ou burocracia. As relações interpessoais sempre serão criadas com o convívio, com a prática diária que influenciaram direto ou indiretamente o processo decisório. 

     

     

     c) A unidade de comando, princípio da administração clássica, é aplicada em todos os tipos de estrutura quando feito processo de departamentalização. Errada. A nova tendência de estrutura organizacional que têm despertado atenção em todos os administradores e gerentes de grandes empresas vêm para afirmar ao contrário - estrutura matricial - ao passo que delega a autoridade aos nivéis mais baixos da organização que são concentrados em projetos específicos e que detém o poder decisório para melhor se adequarem a situação. 

     

     

     d) A definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização traduzidas em funções bem delineadas é uma característica de organizações mecanicistas(CORRETA). A nova gestão -holística, moderna- tende a ser mais flexível e dar um maior grau de liberdade aos subordinados, como até forma de motivação, entretanto sempre cobrando por resultados. Não significa dizer que o funcionário pode fazer o que ele bem entender, significa que ele tem uma menor cobrança para atingir, por meios próprios, os resultados esperados ou superar as expectativas que foram impostas sobre ele. 

     

     e) Um dos pontos a observar na estrutura é a amplitude de controle. Quanto menor a amplitude de controle, menor o número de níveis hierárquicos. Essa questão não preciso comentar, porque os comentários abaixo já argumentaram felizmente o que significa. 

     

    Espero tê-los ajudado e continuem no propósito. 

  • a- mais centralização mais controle se tem
    b- não tem como impedir a existência da estrutura informal
    c- se reportar ao chefe imediato
    d-CERTO

    Modelo Mecanicista:

    estrutura vertical;

    centralização decisões;

    organizações tradicionais;

    forma burocrática;

    mais rígidas;

    regras e procedimentos;

    divisão do trabalho;

    amplitude administrativa estreita;

    meios formais;

    coordenação
    e- amplitude de controle- nº subordinados que o administrador tem; maior amplitude de controle mais enxuta organização menor nº níveis hierárquicos

    Fonte: Giovanna Carranza

  • ótima questão

  • Gabarito: D.

     

    As organizações mecanicistas são caracterizadas por um alto nível de formalização, estrutura hierárquica de controle, autoridade e comunicação, definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização e uma preocupação maior com os meios, do que com os fins.

     

    O modelo mecânico tem como características a maior ênfase na especialização, coordenação entre sucessivos níveis hierárquicos por parte de um escalão superior, escala hierárquica no que diz respeito ao controle, autoridade e comunicação, reforçada por um fluxo de informações que caminha dos níveis inferiores para o topo da hierarquia onde a coordenação final é realizada. Seria basicamente hierárquica dentro dos padrões da escola clássica, sendo adequada às organizações tradicionais, inseridas em ambiente estável, com tarefas relativamente rotineiras e definidas, onde o elemento humano, por pressuposto, prefere executar tarefas previamente programadas a aquelas que exijam maior criatividade.

     

    (BURNS e STALKER, 1961) 47

  • A) O grau de descentralização é outra decisão importante no delineamento da estrutura; quanto mais centralização maior será a falta de coordenação e controle.

    B) A formalização, explicitada em manuais de organização que descrevem níveis de autoridades e responsabilidades dos vários departamentos, assegura que, na operação, não exista a estrutura informal.

    C) A unidade de comando, princípio da administração clássica, é aplicada em todos os tipos de estrutura quando feito processo de departamentalização.

    D) A definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização traduzidas em funções bem delineadas é uma característica de organizações mecanicistas.

    E) Um dos pontos a observar na estrutura é a amplitude de controle. Quanto menor a amplitude de controle, menor o número de níveis hierárquicos.

  • Questão linda para uma revisão!

  • Alternativa A. Errado. Se as decisões forem tomadas de forma mais centralizada, menor será a necessidade de coordenação e controle. A necessidade de coordenação está intimamente ligada à descentralização, posto que caso as decisões sejam descentralizadas é necessário que seja garantido um grau de coerência entre as decisões tomadas pelos diferentes setores, o que demanda um esforço gerencial de coordenação

    Alternativa B. Errado. A estrutura informal surge espontaneamente e não pode ser evitada por meio da criação de manuais.

    Alternativa C. Errado. A unidade de comando não está presente da estrutura matricial.

    Alternativa D. Correto. A alternativa descreve corretamente as características de organizações mecanicistas.

    Alternativa E. Errado. Quanto menor a amplitude de controle, maior será o número de níveis hierárquicos.

    Gabarito: A

  • Realmente, pode-se vislumbrar o max Weber no meio da questão e do GABA inclusive.

    O modelo burocrático de Weber tinha como objetivo uma maior previsibilidade e padronização do desempenho dos seus funcionários, atingindo assim, uma maior eficiência. Nos remete a um modelo mecanicista.

    GABA d