-
Gente, esse gabarito me fez imaginar um funcionário ocupar uma mesa maior, ganhar um frigobar e ter uma máquina personalizada do Starbucks. O conceito proposto suscita dúvidas. Espero que a FCC considere a questão à anulação.
-
Vicente Picarelli Filho define Ampliação do Espaço ocupacional como a intenção de desempenhar atividades com maior complexidade. A ampliação desse espaço abrange não necessariamente o volume de tarefas, mas consiste em maior desafio intelectual.
Core Competence: Trata-se, como sugere o termo, da competência principal da sua organização, isto é, no que a sua empresa realmente é ímpar, única.
-
Considerei a questão difícil pela inovação de conceitos. Dá pra matar se souber 2 ou 3 e usar o bom português!
-
Acho que esse ESPAÇO ocupacional não é físico e sim com relação as atividades.
o trabalhador ganha espaço para exercer suas funções. Entendi que ele ganha autonomia.
Me corrijam se cometi um equivoco.
bons estudos
-
Gabarito correto : B
"A pessoa pode ampliar o
nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades sem mudar de cargo
ou posição na empresa. Vamos chamar esse processo de ampliação do espaço
ocupacional. A ampliação do espaço ocupacional acontece em função de duas
variáveis: as necessidades das empresas e a competência da pessoa em atendê-
las(...)"
"Há uma tendência das pessoas mais competentes serem
demandadas a responder desafios e na medida em que respondem bem recebem
desafios maiores. Os sistemas tradicionais não conseguem dar respostas adequadas
a essa característica, primeiramente porque reconhece as pessoas pelo que elas
fazem e não pelo que elas entregam e em segundo lugar porque não conseguem
mensurar a ampliação do espaço ocupacional das pessoas."
Fonte: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. http://www.abmbrasil.com.br/epss/arquivos/documentos/2011_4_19_9_3_32_65375.pdf
-
Quando vi essa questão lembrei do conceito de "enriquecimento de cargo": O enriquecimento de cargos consiste na reorganização e ampliação das atividades a ser desempenhadas pelo ocupante, no sentido de aumentar sua satisfação, através de acréscimo de variedade, maior participação nas decisões e autonomia para desenvolver suas atividades. Com o enriquecimento de cargos, torna-se possível adequar o cargo ocupado ao potencial de desenvolvimento do ocupante, atribuindo tarefas do nível hierárquico superior ao colaborador (enriquecimento vertical) ou aumentando a variedade do cargo no mesmo nível hierárquico (enriquecimento horizontal).
-
Buguei com essa questão =/
-
Um dos conceitos envolvidos na gestão de pessoas por competência é o espaço ocupacional.Este espaço ocupacional trata da forma que cada pessoa evolui dentro de suas atribuições. Se o individuo executa bem o desafio que lhe foi dado é natural que outros desafios maiores lhe sejam dados. Porém, para que este profissional execute com competência tal desafio, não se faz necessário que ele mude de cargo, ele poderá desenvolver um trabalho eficiente e responsável, desde que seja observado o principio da remuneração por complexidade. Chamamos este processo de ampliação do espaço ocupacional; quando o individuo amplia sua atuação dentro da empresa. Ainda existem empresas com modelos de gestão tradicionais que valorizam seus colaboradores pelas tarefas que desempenham e não pelo grau de complexidade que estas tarefas exigem; o que deverá mudar com a disseminação de novos conceitos e formas de gerir os recursos humanos dentro das organizações.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/gestao-de-pessoas-por-competencia-espaco-ocupacional-e-complexidade/24844/#ixzz4MPLPeFUo
-
Achei a questão tão fácil...fiquei até assustada com a estatística de erros.
-
O Espaço Ocupacional é Conjunto de atribuições e responsabilidades das pessoas.
A dinâmica do Espaço Ocupacional de uma pessoa na V CONVIBRA – Congresso Virtual Brasileiro de Administração organização e sua demarcação em determinado momento são estabelecidas, de um lado, pelas necessidades da empresa, negócio ou meio ambiente, e, de outro, pela capacidade da pessoa em atender a essas necessidades. (DUTRA, 2008, p.39)
É importante reparar como o conceito de Espaço Ocupacional dá dinamicidade e se molda às necessidades da organização, enquanto o conceito de cargo é indiferente a essas necessidades. No entanto, ao mesmo tempo em que é uma virtude, o dinamismo do Espaço Ocupacional é seu maior ponto fraco, pois envolve atribuições de todos os tipos: simples, difíceis, operacionais, táticas, gerenciais, estratégicas; o que dificulta a percepção da evolução dos funcionários. A avaliação do desempenho do funcionário deve servir não só para medir o passado, mas sim para prever as necessidades do futuro.
Assim, torna-se necessário a utilização de algum conceito que complemente o conceito de Espaço Ocupacional e o autor escolhe o conceito de complexidade. Complexidade é uma característica intrínseca de determinada realidade. Ela se liga ao fato de a situação exigir níveis diferentes de articulação do repertório (de conhecimentos, habilidades e atitudes) de determinada pessoa. (...) A complexidade não está na situação em si, mas no que ela exige da pessoa. (DUTRA, 2008, p.40)
Por meio desse conceito fica fácil perceber que o desenvolvimento das pessoas pode ser medido pela sua capacidade de lidar com situações cada vez mais complexas. Nasce, com isso, a necessidade de mensuração objetiva da complexidade a que cada indivíduo dentro da organização está submetido. Para isso, primeiro define-se as competências estratégicas da organização, em seguida, para cada uma delas escalona-se as atribuições e responsabilidades em níveis de complexidade, que normalmente variam entre 1 e 5.
Desenvolve-se assim, um instrumento fundamental para a avaliação do desenvolvimento individual. E, consequentemente, passa-se a recompensar o funcionário por seu desempenho e desenvolvimento. Isso elimina a preocupação com a formalização de promoções.
Espaço Ocupacional precisa definir além das atribuições e responsabilidades, os resultados esperados e as formas que serão utilizadas para se mensurar suas entregas, bem como os parâmetros de qualidade e os prazos. É muito importante que os gestores da organização se atentem para a delegação de atividades, pois por ser muito dinâmico o conceito de Espaço Ocupacional pode gerar sobrecarga em algumas pessoas e ociosidade em outras.
-
todas as bancas chamam de "enriquecimento de cargo" ou "job enrichment", mas a FCC quer ser diferentona!
-
Sobre Espaço Ocupacional:
Um dos conceitos envolvidos na gestão de pessoas por competência é o espaço ocupacional.Este espaço ocupacional trata da forma que cada pessoa evolui dentro de suas atribuições. Se o individuo executa bem o desafio que lhe foi dado é natural que outros desafios maiores lhe sejam dados. Porém, para que este profissional execute com competência tal desafio, não se faz necessário que ele mude de cargo, ele poderá desenvolver um trabalho eficiente e responsável, desde que seja observado o principio da remuneração por complexidade. Chamamos este processo de ampliação do espaço ocupacional; quando o individuo amplia sua atuação dentro da empresa.
Não há, necessariamente, relação com a estrutura de cargos e salários.
Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/gestao-de-pessoas-por-competencia-espaco-ocupacional-e-complexidade/24844/ - Andreia Baro
-
Gabarito: B.
Uma outra questão sobre o assunto: Q122297.
-
+ trabalho sem dinheiro? tô fora.
-
Core Competence é aquilo que a empresa faz de melhor. Por ser traduzido como como competência central, e representa a função de maior excelência na organização, que mais agrega ao consumidor e marca o diferencial frente à concorrência.
fonte:
https://www.dicionariofinanceiro.com/core-competence/#:~:text=Core%20Competence%20%C3%A9%20aquilo%20que,o%20diferencial%20frente%20%C3%A0%20concorr%C3%AAncia.