-
Securitização (do inglês securitization) é uma prática financeira que consiste em agrupar vários tipos de passivos financeiros (notadamente títulos de crédito tais como faturas emitidas e ainda não pagas, dívidas referentes a empréstimos entre outros), convertendo-os em títulos padronizados negociáveis no mercado de capitais interno e externo.
Assim, a dívida é transferida, vendida, na forma de títulos, para vários investidores. Assim, securitização é a conversão de uma dívida (duplicatas, cheques, notas promissórias) em título lastreável e negociável entre instituições financeiras.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Securitiza%C3%A7%C3%A3o
Resposta E).
-
A securitização de recebÃveis é uma modalidade de estruturação financeira que permite à empresa originadora de créditos o acesso direto ao mercado de capitais, constituindo-se em importante ferramenta para a desintermediação financeira. Basicamente, esta modalidade consiste na cessão dos créditos a uma companhia constituÃda especificamente para este fim e a emissão de tÃtulos, por esta última, lastreados nos créditos adquiridos. O investidor em um tÃtulo securitizado se beneficia porque não corre o risco da empresa originadora dos créditos, e sim o risco diversificado dos recebÃveis que lastreiam o tÃtulo.
-
Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas
em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento
da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração
de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima
e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de
Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a
prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de
investimento por eles administrados. As principais operações ativas são
financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de
títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos
externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).
http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp
gab e
-
GABARITO: "E"
Securitização, proveniente o vocábulo "secularization" em inglês, o qual aponta para a conversão de um ativo, especialmente um empréstimo, em títulos negociáveis, normalmente com o objetivo de levantar dinheiro, vendendo esses títulos a outros investidores.
Portanto, o gabarito é a letra E, que afirma "transformação dos créditos das empresas em títulos negociáveis no mercado".