SóProvas



Questões de Banco de Investimento


ID
20335
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

São instituições que podem captar depósitos a prazo junto ao público:

Alternativas
Comentários
  • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999
    segundo site BC
  • São insituições que podem captar depositos a prazo: os bancos comerciais, as caixas economicas, os bancos múltiplos, os bancos de investimento, os bancos de desenvolvimento e as cooperativas de crédito também podem oferecer, mas somente para associados.
  • Na verdade o comentário abaixo se refere as instituições captadoras de depósito à vista e não a prazo.

    http://wiki.advfn.com/pt/Institui%C3%A7%C3%B5es_financeiras_captadoras_de_dep%C3%B3sitos_%C3%A0_vista
  •           Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).

    fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp

  • Na verdade os bancos de investimento PODEM CONTER SIM contas de depósito a vista DESDE QUE não sejam REMUNERADAS NEM MOVIMENTÁVEIS POR CHEQUE.
  • If's que captam recursos a prazo sao:
    1. b. comerciais 
    2. b. multiplos
    3. b. investimento
    4. b. desenvolvimento
    5. coop. de credito ( somente para associados)
    6. cef
  • A questãos B e E estariam certa, porque a B está errada!, os depositos a  prazo tbém é característica das SCFI.
    ALGUÉM poderia me ajudar. 
  • As sociedades de crédito, financiamento e 
    investimento (financeiras), captam
    recursos através de Letra de Câmbio.

    As instituições que podem captar
    através de depósitos a prazo( CDB / RDB)
    são os bancos comerciais ou de investimento,
    ou bancos múltiplos com uma dessas carteiras.
  • Pela resolução CMN nº 3.454/07 podem captar recursos a prazo:
    Bancos Múltiplos Bancos Comerciais Bancos de Desenvolvimento Bancos de Investimento Caixas Econômicas  Sociedade de crédito,financiamento e investimento Cooperativas de Crédito (somente entre associados)

    Sobre a letra b,como a resolução é de 2007 e a questão é de 2006,acredito que o erro da alternativa se deva por legislação anterior.
  • GISELE essa foi minha dúvida, pois a questão é bemmmmmmmm antiga e já ocorreram mudanças com instituições que podem captar depósitos a prazo junto ao público, como a resolução 3453, que diz:

    As SCFI podem captar recursos por meio de RDB (além do ACEITE e da LETRA DE CÂMBIOO)de PF e PJ e, as COOPERATIVAS DE CRÉDITO de seus associados.  conforme resolução 3442 art.31 - I e, resolução 3454 art.2° I-II.



    LOGO, existem 2 respostas - B  e   E


    BONS ESTUDOS!
    QUEM PUDER AUXÍLIAR COM MAIS INFORMAÇÕES, PARA ENALTECER NOSSOS ESTUDOS, É SÓ COLOCAR AS RESOLUÇÕES!!


    BONS ESTUDOS e validem minhas estrelinhas!!

    http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=mni020704



    ___________________________________________________


    Art. 2º Estão autorizadas a captar recursos por meio de RDB:

    I - as sociedades de crédito, financiamento e investimento, de pessoas físicas e jurídicas;

    II - as cooperativas de crédito, de seus associados.


    http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2007/pdf/res_3454_v2_P.pdf

  • A questão, de 2006, está desatualizada, apenas isso.
    Atualmente possui 2 respostas certas: letra e, bancos de investimento e letra b, financeiras.
    as financeiras podem captar recursos através de aceite e colocação de letras de câmbio ou por meio de rdb (depósito a prazo)
  • Sao 3 que podem captar a prazo, BANCOS INVESTIMENTO cdb e rdb, FINANCEIRAS rdb e SCI cdb e rdb..


ID
20914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Todo processo de evolução e desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente de capitais, que são identificados por meio da poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos carentes de recursos, mediante intermediários e instrumentos financeiros. Esse processo de distribuição de recursos no mercado é que faz evidenciar a função econômica e social do sistema financeiro. No SFN, algumas instituições têm destacada atuação no processo de intermediação financeira, processo pelo qual os agentes que possuem recursos superavitários transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitários. Acerca das instituições do SFN, julgue os próximos itens.

Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.

Alternativas
Comentários
  • o comentário anterior está relacionado com os bancos de Desenvolvimentos,que são os administrados pelo estado que visam desenvolver determinada região, enquanto que os Bancos de Investimentos visam Empresas no que diz respeito a financiamentos de médio e longo prazo do mercado nacional e internacional para atender ás necessidades de um projeto específico, especialmente de capital fixo ou de giro das empresas.
  • Resolução 2624, CMNArt. 3º Os bancos de investimento podem manter contas, sem juros e não movimentáveis por cheque, relativas a recursos de terceiros: I - recebidos para aplicação em títulos e valores mobiliários e outros ativos financeiros e/ou modalidades operacionais disponíveis nos mercados financeiro e de capitais, referentes à movimentação dessas aplicações; II - vinculados à execução de suas operações ativas ou relacionadas com a prestação de serviços.
  • segundo o site do bacen: Logomarca Banco Central do Brasilwww.bcb.gov.brInício Bancos de investimentoOs bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).
  • Suas aplicações TÊM ORIGEM e não PODEM TER ORIGEM.
  • Alguem sabe o motivo da anulação desta questão?
  • O erro da questão está na segunda palavra podem: "Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados." O correto seria: "Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações tem origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.
  • Nielson, olhe a justificativa do CESPE para a anulação da questão
    Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.” — anulado. A
    Resolução CMN 2.624/1999 afirma que os bancos de investimento podem manter contas, sem juros e não-movimentáveis por cheque, relativas a recursos de terceiros. Mesmo considerando que essas contas são específicas para apenas alguns procedimentos (I - recebidos para aplicação em títulos e valores mobiliários e outros ativos financeiros e/ou modalidades operacionais disponíveis nos mercados financeiro e de capitais, referentes à movimentação dessas aplicações; II - vinculados à execução de suas operações ativas ou relacionadas com a prestação de serviços), a veracidade da assertiva ficou prejudicada.
    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2007/BB12007/arquivos/BB1_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERACAO_DE_GABARITO.PDF 
  • Podem manter contas correntes.Mas...não possuem contas correntes.

  • Uma questão é anulada quando traz duvida no enunciado, dando dupla interpretação, ou tem mais de uma resposta correta ou nenhuma resposta correta.

    Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.

    ????Duvida ????

     É provável que as operações dos bancos de desenvolvimento se iniciarão com (CDB) e (RDB) captados. - Errada

    ou

    Os bancos de investimentos emitem  (CDB) e (RDB) para conseguir recursos para sus aplicações. - Certo


  • Podem manter contas correntes sim.  Desde que não sejam remuneradas nem tenham movimentação por cheque. 

  • bancos de investimento podem manter contas sim, desde que não sejam movimentáveis por cheque.

  • Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo (CDB/RDB).

  • Bancos de investimento

    Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp

  • Têm alguns concursando dizendo que não podem manter conta correntes. Podem sim desde que estas não remunerem com juros ou movimente talão de cheques, veja:

    Art. 3º Os bancos de investimento podem manter contas, sem juros e não 

    movimentáveis por cheque, relativas a recursos de terceiros: 

  • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).


    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp

  • É importante diferenciar conta corrente e conta.

    A conta corrente é aquela em que há a captação de depósitos à vista. O que não é permitido aos bancos de investimento. Vale lembrar que os depósitos à vista em conta corrente causam o efeito multiplicador bancário e a possibilitam aos bancos criarem moeda. 

    Apesar de não ter conta corrente, tem conta. Imagine que você tem conta corrente no Banco do Brasil, mas você vai comprar um CDB de outra instituição, digamos Focus Investimentos, que não tem conta corrente.  Bem, se você fosse aplicar no CDB da mesma instituição que você tem conta corrente, debitaria nesta e repassaria ao CDB. 

    O que acontece? Como será repassado esse dinheiro ao Focus investimento, sendo que lá não tem conta corrente?  Esse banco vai lançar esse dinheiro em uma conta. Essa conta, por exemplo, não tem extrato, também não dá para debitar, nem tem cartão de débito.

    Essa é uma conta que foi aberta exclusivamente para a movimentação do CDB. Quando encerra-se o prazo da aplicação financeira, se esse dinheiro não for reaplicado, o Focus Investimento envia uma TED a conta corrente indicada.

    RESSALTANDO: Bancos de Investimento NÃO TEM CONTA CORRENTE. 

  • Banco de investimento podem manter contas corretes, desde que essas contas não seja movimentada por cheque e não sejam remuneradas.  

  • ITEM: “Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.”

     

    — anulado. A Resolução CMN 2.624/1999 afirma que os bancos de investimento podem manter contas, sem juros e não-movimentáveis por cheque, relativas a recursos de terceiros. Mesmo considerando que essas contas são específicas para apenas alguns procedimentos:

    I - recebidos para aplicação em títulos e valores mobiliários e outros ativos financeiros e/ou modalidades operacionais disponíveis nos mercados financeiro e de capitais, referentes à movimentação dessas aplicações;

    II - vinculados à execução de suas operações ativas ou relacionadas com a prestação de serviços.

     

    A veracidade da assertiva ficou prejudicada.

     

    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2007/BB12007/arquivos/BB1_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERACAO_DE_GABARITO.PDF

  • por acaso alguma conta corrente remunera???

  • Muitos estão se equivocando dizendo que bancos de investimento podem ter conta corrente. Eles NÃO podem manter conta corrente. Isso não quer dizer que não mantenham conta. Vejam o comentário do colega Paul Alien, que está correto quando as diferenças.


ID
21289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No atual arranjo do sistema financeiro, as principais instituições estão constituídas sob a forma de banco múltiplo, que oferece ampla gama de serviços bancários. Outras instituições existentes apresentam certo grau de especialização. Acerca dessas instituições, julgue os itens a seguir.

B Bancos de investimento captam depósitos à vista e depósitos de poupança e atuam mais fortemente no crédito agrícola.

Alternativas
Comentários
  • Os Bancos de investimento captam depósito A PRAZO!
  • atuam mais fortemente no crédito comercial, com capital fixo e de giro.
  • Os bancos de investimento não podem não podem captar recursos na forma de depósito à vista em conta corrente. A captação de recursos é feita principalmente através da emissão de CDB e RDB, de captação e repasse de recursos e de venda de cotas de fundos de investimento.
  • bancos de investimento, que captam depósitos a prazo e são especializados em operações financeiras de médio e longo prazohttp://www.bcb.gov.br/?SPBINTER
  • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e CAPTAM RECURSOS VIA DEPOSITOS A PRAZO, REPASSES DE RECURSOS EXTERNOS, INTERNOS, E VENDA DE COTA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO POR ELES ADMINISTRADOS. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).
  • E facultado  capitar recursos financeiros por meio de emissao de CDB, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.  

  • Bancos de Investimento só captam depositos à prazo.
  • VALE LEMBRAR QUE A PARTIR DE 2010, PASSSARAM A CAPTAR RECURSOS VIA EMISSÃO DE LETRA FINANCEIRA...
  •                                                                                       BANCOS DE INVESTIMENTO

    São instituições criadas para conceder créditos de médio e longo prazos para as empresas. Podem manter contas correntes, desde que essas contas não sejam remuneradas e não movimentáveis por cheques;  Capital de Giro; Capital Fixo (investimentos): sempre acompanhadas de projeto; Captam recursos através de CDB/RDB ou venda de cotas de fundos; Também podem captar recursos via emissão de  Letra Financeira
  • Bancos de Investimentos: Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).
  • Atenção! Nobres Colegas,
    Instituições que NÃO POSSUEM C/C; BCO DE INVESTIMENTO E FINANCEIRAS.
    Portanto, não devemos aceitar que entidades deste tipo captem depositos à vista.
    Deus vos abençoe e grato pela vossa contribuição.
    Bons estudos

  • Captam através de CDB e de RDB ou vendas de cotas de fundos

  • Bancos de investimento pode manter conta corrente que é depósito a vista.  Entao o erro da questao esta em dizer que atua fortemente no credito agricola

  • Art. 2º Os bancos de investimento podem empregar em suas atividades, além de 

    recursos próprios, os provenientes de: 

    I - depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado; 

    Art. 3º Os bancos de investimento podem manter contas, sem juros e não 

    movimentáveis por cheque, relativas a recursos de terceiros: Resolução 2624

    http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1999/pdf/res_2624_v1_O.pdf


  • Os bancos de investimento não podem manter contas corrente (depósito à vista). Alguém poderia me explicar se os mesmos atuam  fortemente no crédito agrícola?

  • Bancos de investimento atuam fortemente em UNDERWRITING..

  • Bancos de investimento captam depósitos a prazo e atuam mais fortemente no crédito comercial.

  • é só lembrar que fazem parte das Instituições financeiras NÃO-BANCÁRIAS!!

  • pode conter conta corrente,  desde de que n sejam remuneradas e movimentadas por CHEQUES...

  • Bancos de investimento NÃO captam depósitos a vista! 

  • Só captam da poupança quem faz parte do SBPE: Caixa, SCI e APE.

  • BANCOS DE INVESTIMENTO (os 10 +)


    1 - São IF privadas
    2- As principais operações ativas são: financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários
    3- Administração de recursos de terceiros
    4- forma de Sociedade Anonima (S/A)
    5- expressão "banco de investimento"
    6- captam recursos via depósito a prazo (à vista JAMAIS)
    7- Venda de cotas de fundos de investimentos por eles administrados
    8- Financiamento de MÉDIO e LONGO prazo
    9- Podem manter contas correntes, desde que essas contas não sejam remuneradas e não movimentáveis por cheques
    10- Captam recursos através de CDB/RDB e Letra Financeira

    ******************************************************************************************************************************************
    COMENTAR AJUDA AS PESSOAS E TAMBÉM A FIXAR CONTEÚDO. 
    ******************************************************************************************************************************************
  • Investimento não possuem captação de depósitos á vista (contas correntes) e nem movimentação por cheques, seus recursos são captados através de depósitos á prazo (CDB), repasses de recursos do exterior, ou mesmo venda de cotas de fundos de investimento administrados pela instituição

  • ERRADO

    Instituições financeiras que Captam depósito a vista, são as seguintes:

    Bancos Comerciais;

    Bancos Cooperativos;

    Cooperativas de Crédito;

    Caixa Econômica Federal;

    Banco Múltiplo com carteira Comercial.

     NÃO CAPTAM ===> bancos de investimentos e bancos de desenvolvimento.

  • É claro q está ERRADO...o povo aki é bowm.

  • Há três erros:

    "Bancos de investimento captam depósitos à vista e depósitos de poupança e atuam mais fortemente no crédito agrícola"

    1º: Não captam depósitos à vista, apenas a prazo e, por isso, são instituições não monetárias (ou não bancárias)

    2º: Não captam por poupança, pois não fazem parte do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que é integrado pelas Sociedades de Crédito Imobiliário, as Caixas Econômicas, as Associações de Poupança e Empréstimo e os Bancos Múltiplos com carteira de Crédito Imobiliário.

    3º: A atuação deles é majoritariamente ligada ao mercado de valores mobiliários como, por exemplo, a subscrição de ações.

  • Os bancos de investimento, sendo instituições não monetárias, não podem captar depósitos à vista e não captam por poupança, haja vista que não integram o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Além disso, sua atuação majoritária se dá no mercado de valores mobiliários, e não no crédito agrícola.

    Resposta: Errado


ID
109351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto pelo conjunto
de instituições que realizam a intermediação financeira e pelos
órgãos que normatizam e fiscalizam esse processo. A respeito do
SFN, julgue os seguintes itens, considerando a reforma bancária
instituída pela Lei n.º 4.595/1964.

Segundo a referida lei, são instituições financeiras as pessoas jurídicas públicas ou privadas que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.CAPÍTULO IVDAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRASSEÇÃO IDa caracterização e subordinaçãoArt. 17. Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.
  • São consideradas instituição financeiras não só os bancos de qualquer espécie, mas também as distribuidoras de valores mobiliários, corretoras de câmbio, sociedades de crédito, administradoras de cartões de crédito, cooperativas de crédito, Sociedade de Arrendamento Mercantil, Associações de Poupança e Empréstimo, Sociedades de Crédito Imobiliário, Companhias Hipotecárias, Agências de Fomento.
  • Essa última parte que fala da custódia me deixou na dúvida. Aff

  • GAB. CERTO

  • Papou,certissimo...


ID
109378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação aos intermediários financeiros que operam no SFN,
julgue os itens a seguir.

Bancos de investimento são especializados em operações financeiras de curtíssimo prazo.

Alternativas
Comentários
  • Bancos de investimento são especializados em operações financeiras, cujo o objetivo principal é a pratica de operações de investimento, participação ou financiamento a PRAZO MÉDIO (superior a 1 ano) e de LONGO PRAZO.
  • Operações de médio e longo prazos.
  • Criados com a finalidade de prover o mercado de recursos de médio e longoprazo, para suprimento de capital de giro e investimento.Seu objetivo é aumentar o prazo das operações e financiamentos.Não podem manter contas correntes, as aplicações têm origem em CDB e RDB captados através de recursos internos e externos, pela venda de cotas de fundosde investimentos por eles administrados.São instituições financeiras especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento".
  • ERRADO

    Os bancos de investimento são especializados em operações financeiras de médio e longo prazo.  

  • pessoal,tanto os bcos de invetimento quanto os de desenvolvimento,as suas operaçoes sao de medio e longo prazo;ja os bcos comerciais sao de curto e medio prazo.
  • São instituição que efetuam financiamento de MÉDIO e LONGO prazo.
  • Bancos de investimento são instituições criadas para conceder créditos de médio e longo prazos para as empresas

  • Os Bancos de Investimento não possuem contas correntes e captam depósitos a prazo, repasses de recursos externos e internos e vendas das cotas de fundo de investimento por eles mesmo administrados.

    Suas operações ativas( Resolução CMN nº 2.624 de 1999):

    *Empréstimos a prazo mínimo de um ano para financiamentos de capital de giro ou fixo;

    *Prestação de garantia de empréstimo no país ou proveniente do exterior;

    *Depósitos interfinanceiros e repasses de recursos de origem interna ou externa;

    *Aquisição de ações e outros títulos para investimento;

    * Subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários.

    TOPICOS BEM SUGERIDOS EM PROVAS ANTERIORES

    abraços a todos

    Foco, Força e Fé...

  • É justamente o contrário. Os bancos de investimento foram criados para conceder crédito de MÉDIO e LONGO prazos.

  • Médio e longo prazos:

    -bancos de desenvolvimento;

    -agências de fomento;

    -bancos de investimento.

  • Suanny Cristina, Os Bancos de Investimentos é uma empresa PRIVADA OBRIGATORIAMENTE.

    SUA PRINCIPAL FUNÇÃO- prestação de serviços para os investidores do tipo UNDERWRITER , ou seja subscrição dos T.V.M ( Títulos e Valores Mobiliários). Eles prestam garantia à esses títulos e aos Fundos e Clubes de Investimentos.

    UMA OUTRA CARACTERÍSTICA MUITO IMPORTANTE - tem sua supervisão e fiscalização COMPARTILHADA pela CVM e o BACEN.

    FONTE - Casa do Concurseiro prof. Edgar Abreu.

  • Gabarito: errado

    Corrigindo: Bancos de investimento são especializados em operações financeiras de médio e longo prazo.

    • Uma das especializações é o suprimetno de:

      CAPITAL FIXO: investimento permanente ( imóveis, maquinas pesadas, equipamentos, etc)- Médio e longo prazo;

      CAPITAL DE GIRO: recursos financeiros necessários para o funcionamento cotidiano (contas a pagar, salários e encargos)- Curto Prazo.

      OBS: a questões está errada ao dizer curtíssimo prazo.

    • Banco de Investimento trabalha de maneira geral com crédito de médio e longo prazo, porém também podem trabalhar com crédito de curto prazo é o que acontece com o capital de giro.

    • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).

       

      http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp

       

      Investimento não possuem captação de depósitos á vista (contas correntes) e nem movimentação por cheques, seus recursos são captados através de depósitos á prazo (CDB), repasses de recursos do exterior, ou mesmo venda de cotas de fundos de investimento administrados pela instituição. Suas principais operações são o financiamento de médio (capital de giro) e longo prazo (capital fixo), subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e empréstimos externos

    • Os bancos de investimentos ofertam créditos de médio e longo prazo para as empresas. São reguladas e fiscalizadas pelo BACEN e CVM. Suas ações principais são compra e venda de metais preciosos, títulos e valores mobilíáários; operar em mercado de Balcão e bolsa de mercadoria e futuro e por fim operam com Cambio também!

       

      Sucesso à todos, bons estudos e paz!

    • ERRADO

      Bancos de investimento

       

      Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos 



    ID
    990502
    Banca
    FCC
    Órgão
    BACEN
    Ano
    2006
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    As Notas Promissárias Comerciais, ou conhecidas no Brasil como Commercial Papers, são títulos de curto prazo, emitidos por

    Alternativas
    Comentários
    • São títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.


      É uma alternativa às operações de empréstimos bancários convencionais, pois, geralmente permitem uma redução nas taxas de juros pela eliminação da intermediação financeira, ou seja, elimina o spread bancário.


      Diante da possibilidade dos tomadores negociarem diretamente com os investidores de mercado, as commercial papers imprimem maior agilidade às captações das empresas.



      http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/25018/commercial-papers-o-que-sao#ixzz45HGCLAlw

    • Commercial paper é um título privado emitido por companhia nacional ou internacional para o financiamento de curto prazo, possuindo a mesma finalidade de uma debênture, pois ambos são opções ao empréstimo bancário, para a captação de recursos através da emissão de valores mobiliários, pelas sociedades anônimas.

       

      O prazo de vencimento se emitido por companhias fechadas é de 30 a 180 dias, e quando emitido por companhias abertas, o prazo de vencimento é de 30 a 360 dias.

       

      Dentre as vantagens, para a empresa da emissão de valor mobiliário, está a possibilidade de captação de recursos direto de investidores, podendo obter taxas inferiores às taxas praticadas em empéstimos bancários. Outro benefício, é a isenção de pagamento de IOF.

       

      Só é possível uma empresa emitir uma Commercial Paper, se seu índice de endividamento (PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO / PATRIMÔNIO LÍQUIDO), incluindo as novas notas promissórias a serem emitidas, não ultrapassar 1,2.

       

      No caso da Nota Promissória, não há garantia real, portanto, é um instrumento para empresas com bom conceito de crédito.

       

      São negociadas no mercado secundário, operacionalizados pela Cetip, através do Bovespafix, vinculado à Bovespa.

       

      fonte: https://www.investeducar.com.br/o-que-sao-commercial-papers/

    • Letra B

      As notas promissórias, também conhecidas como commercial papers, são títulos privados de curto prazo emitidos pelas empresas para financiar seu capital de giro, como a compra de estoques ou o pagamento de seus fornecedores. Tem as mesmas finalidades de uma debênture, sendo que a diferença são os prazos de vencimento e a velocidade, pois permitem estruturação mais rápida e com um custo menor. Além disso, a CVM não exige prospecto para notas com prazos menores de 180 dias. Estão autorizadas a emitir as notas promissórias as sociedades anônimas de capital Aberto ou fechado. Instituições financeiras (como bancos e corretoras) não podem emitir notas promissórias.

      Características do Commercial Paper no Brasil:

      Emissão:
      A legislação estabelece limites variáveis para a emissão de CPs, por meio de sociedades abertas ou não, de acordo com um patamar mínimo de patrimô- nio líquido

      Garantias:
      Não possui garantia que não seja a pessoal (aval). Normalmente, é escolhida uma instituição financeira para ser a mandatária para acompanhar as formalizações de emissão e de registro, responsabilizando-se perante o mercado por elas.

      Distribuição:
      A distribuição deverá ser feita em até 180 dias para as companhias abertas e em até 90 dias para as companhias fechadas.
       

      Fonte: http://ynvestimentos.com.br/2013/11/notas-promissorias/

      Fonte: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/revista/rev1510.pdf
       

    • Títulos de curto prazo emitidos por sociedades anônimas, com prazo mínimo de 30 dias e máximo 180 para as fechadas e 360 para as abertas.

    • LETRA B CORRETA

      Comercial Papers são títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.

    • Cuidado com os prazos...


    ID
    1013641
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    PROCERGS
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Segundo Gitman (2011), as instituições financeiras agem como intermediários que canalizam as poupanças de pessoas físicas, empresas e órgãos do governo para empréstimos e investimentos.

    Segundo esse autor, as principais instituições financeiras são:

    I. Os bancos comerciais e as caixas econômicas.
    II. As cooperativas de créditos e as companhias de seguro.
    III. Os fundos de investimento e os fundos de pensão.
    IV. As associações de poupança e empréstimo.

    Quais estão corretas?

    Alternativas
    Comentários
    • Ridículo colocar a questão dessa forma. " segundo o autor as principais instituições financeiras são". Como vamos saber o que ele pensa? Se tivessem perguntado: " as principais instituições...", sem se referir a autor nenhum, daí sim estaria bem colocada a questão. Puta merda!
    • De acordo com o ordenamento jurídico em vigor, são consideradas instituições financeiras as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros. Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBLEG. Companhias de seguro instituição financeira? 
    • Achei estranha essa questão...

    • Concordo com o Wagner. A questão deveria ser anulada. A questão não foi bem elaborada.


       

    • Não entendi  os fundos de investimento  são instituições financeiras?

    • Essa questão é mais de interpretação, pois se é de acordo com a opinião dele "as instituições financeiras agem como intermediários que canalizam as poupanças de pessoas físicas, empresas e órgãos do governo para empréstimos e investimentos" é só analisar as alternativas e ver quais se encaixam em sua definição, que no caso são todas as alternativas.

    • Pra mim a alternativa certa seria:

      I. Os bancos comerciais e as caixas econômicas.

      IV. As associações de poupança e empréstimo.

    • Puts, pensei que fosse a letra A!

    • As seguradoras são equiparadas às instituições financeiras, por lei. Atuando na garantia de riscos patrimoniais ou pessoais.

    • Para captar atravez de poupança tem que fazer parte de uma APE, sendo que os Bancos Comerciais, as cooperativas de créditos e as companhias de seguro não fazem parte... então na minha opinião essa questão deveria ser anulada pois o gabarito certo seria o item .

    • Pra Mim , I e IV . 

    • A letra é E...estou confirmando no livro dele (que encontrei para download online)...só que ele se refere à economia norte-americana...tem que atentar para isso, quem não conseguir ler pelo menos saber em qual País se baseiam os livros de cada concurso.

    • I e IV mesmo, as seguradoras e fundos de pensão são apenas equiparadas a IFs, mas não são instituições financeiras, nem tampouco as principais

    • Só eu que não vi nenhum erro nessa questão!?!?
      Lei 4595/64
      Art. 17. Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas
      públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de
      recursos financeiros próprios ou de terceiros
      , em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de
      propriedade de terceiros
      .

      Os fundos de pensões e as companhias de seguros, assim como as demais instituições,  coletam, custodiam e aplicam recursos financeiros próprios e de terceiros.

      Obs.: Não faço a mínima ideia de quem seja esse autor.

    • acho que caberia recurso se o tal autor não estivesse nas referências bibliográficas...

    • GOSTARIA DE SABER QUEM FISCALIZA E PUNE ESSAS BANCAS. UMA QUESTÃO DESSE TIPO É UM CRIME OU INCOMPETÊNCIA MESMO. 

    • Realmente a questão se refere à ideologia de Gitman, mas ela diz qual a linha de raciocínio dele (Para ele as instituições Financeiras são as que agem como intermediários... Assim, conclui-se que todas as citadas agem dessa maneira, sendo então todas consideradas Instituições Financeiras). Analisando a informação dada, consegue-se responder a questão.


    • Como alguns comentaram que a resposta poderia ser a letra "A", temos que tomar cuidado pois as Associações de Poupança e Empréstimo  são consideradas Instituições Financeiras NÃO Bancárias, portanto não captam depósito à vista.


      Óbvio que não precisamos nem comentar o nível da questão. Ridícula!


    • Várias questões deste concurso são baseadas neste autor. Ele fazia parte da bibliografia do concurso, ou a é da bibliografia usada pela Fundatec para todos os concursos?

    • Fundo de investimento não é instituição Financeira.. Pergunta mal formulada.

    • Certas mesmas, só as alternativas I e IV. Por isso dava para eliminar as outras opções, pois a letra E era a única que constava as duas juntas. Questão muito mal elaborada...

       Quem pode captar recursos através da caderneta de poupança? As Instituições Financeiras que fazem parte do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE):

      * Caixa Econômica Federal

      * Sociedade de Crédito Imobiliário - SCI

      *Associações de Poupanças e Empréstimos - APE

      *Bancos Múltiplos com carteira de SCI


       (Profº Edgar Abreu)

    • Muito mal formulada!erraram feio!

    • Todas as respostas estão certas. Não confundir INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS, captação de depósitos à vista, capazes de criar moedas (moeda escritural) e INSTITUIÇÕES NÃO BANCÁRIAS, operam com ativos financeiros não monetários.  Todas são instituições financeiras, a diferença é se são bancárias, não bancárias, distribuidoras de títulos ou agentes especiais.

       

       

    • questão mal formulada da ..... estas bancas pequenas fazem cada doideira

    • Que raios de "Gitman" é esse?  será que tinha esse homem no edital para estudar? rsrs... eu acertei a questão mas foi mais no chute, olhei o enunciado e saí procurando onde tinha a palavra  investimento e poupança, ou algo que remetessem a essas palavras nas alternativas, mas eu poderia ter errado pois a questão pediu segundo o Gitman , e ele poderia ter omitido algo, assim como numa questão de um concurso que pediu a composição do SFN segundo a lei 4595/64 nessa lei não aparece a CVM isso leva a pessoa que realmente entende do assunto a errar a questão pois a CVM faz parte do SFN só não aparece na lei que pediram

      . Não gostei dessa.

    • Todas são instituições financeiras, a unica diferença é se são monetárias ou não monetárias.

    • Que banca é essa, que questão é essa? Ridicula!

    • III. Os fundos de investimento e os fundos de pensão.????? desde quando isso é instituição financeira?? QUE PIADA!!!

    • Que questão é essa? Não se sabe se ele quer as principais instituições financeiras que captam por poupança, ou principais instituições do mercado financeiro, e mesmo assim, a questão possui erros.

      1.Caixas Econômicas? Pelo que sei não existem mais Caixas Econômicas Estaduais, só há uma, a Caixa Econômica Federal.

      2. Cooperativa de Crédito, é inst. financeira e capta por poupança, mas companhia de seguros não capta por poupança e não é instituição financeira.

      3 Fundo de Investimento e Fundos de Pensão, não captam por poupança, e prestam serviço de admitração de recurso de terceiros, o Fundo de investimento até pode ser financeira em sentido amplo...

      4. Associação de Poupança e Empréstimo, capta recursos por poupança, mas não é uma das principais instituições financeiras, acho que só existe uma, a poupex, que perde em quantidade aplicações para as poupanças normais.

    • Agradeço ao muito bom comentário do Cándido Júnior. Permita-me acrescentar que o Gitman é autor do melhor livro para entendimento do sistema financeiro e conhecimentos bancários de que tenho notícia: "Princípios de Administração Financeira".

    • Essa questão tem como base o livro Princípios da administração finaceira de Lawrence J. Gitman

      "As principais instituições financeiras que operam no mercado norte -americano são os bancos comerciais, as associações de poupança e empréstimo, as cooperativas de crédito, as caixas econômicas, as companhias de seguro, os fundos de investimento e os fundos de pensão. Essas instituições atraem fundos de pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais, os combinam e oferecem empréstimos a pessoas físicas e empresas."

    • Deve ser proibido questões assim...uma opinião não pode ser confundida com o concreto,real.

    • Que questão mais descabida essa.


    ID
    1103245
    Banca
    ACEP
    Órgão
    BNB
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    As operações de crédito bancário estão sujeitas a exigências cadastrais e tributárias, tanto de pessoas físicas como jurídicas. Com relação ao assunto, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Essa questão pode ser anulada, a letra E está igualzinho no site do BACEN

      http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/cadsis/ccf.asp?idpai=PORTALBCB

      O Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) é um banco de dados que contém os nomes de pessoas que emitem cheques sem dispor de saldo em sua conta para o pagamento. 


    • É nome de pessoas e não empresas.

    • Mas Daniela, empresas SÃO pessoas jurídicas.

    • a letra E não está errada, mas esta incompleta.
      para ela ficar correta deveria ser assim:
      "É um banco de dados que contém os nomes de empresas ou pessoas que emitem cheques sem dispor de saldo em sua conta para o pagamento."

    • Nome de empresas e não pessoas que está na questão

    • Resp A

      Letra E fala de empresas, mas na verdade o que está escrito no site do BCB é:

      "O Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) é um banco de dados que contém os nomes de pessoas que emitem cheques sem dispor de saldo em sua conta para o pagamento."

      Não diz se essas pessoas são físicas ou jurídicas.

    • "Em relação a cheques sem fundo emitidos em nome da empresa, mesmo que tenham sido assinados pelo sócio, seu nome não poderá ser incluído no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) do Banco Central, porque o cheque é da empresa e não do sócio, conforme Circular 3.334 do Banco Central do Brasil, de 5 de dezembro de 2006." 

      _______________________________________

      Tenha fé que Deus vai lhe ajudar!

      Bons Estudos!

    • Na letra E o site do Bacen fala de "pessoas" e na assertiva de "empresas", logo, torna a assertiva errada.

      FONTE:


    ID
    1109590
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Caixa
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.

    Os bancos de investimento não recebem depósitos à vista, mas estão sujeitos à regulação do sistema de normas de Basileia.

    Alternativas
    Comentários


    • resposta : certa

      Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.

      Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (ResoluçãoCMN2.624, de 1999).

      fonte Banco Central do Brasil 


    • Em 1930, foi criado o BIS (Bank for International Settlements), o Banco de Compensações Internacionais (www.bis.org). O BIS é uma organização internacional que fomenta a cooperação entre os bancos centrais e outras agências, em busca da estabilidade monetária e financeira.

      De acordo com as recomendações do Comitê de Supervisão da Basileia constantes do documento The Supervision of Cross-Border Banking, de outubro de 1996, o Banco Central do Brasil tem realizado convênios de cooperação com órgãos de supervisão bancária de outros países. Esses documentos englobam, de modo geral, os seguintes pontos:

      1.intercâmbio de informações relacionadas à supervisão de organizações bancárias autorizadas em um país e que possuem estabelecimentos transfronteiriços no outro país;2.inspeções diretas nas dependências transfronteiriças;3.confidencialidade da informação, ressaltando-se as restrições existentes na legislação de cada país e o uso das informações compartilhadas com base no convênio unicamente para fins de supervisão; e4.outros itens relacionados com contatos, reuniões, prazo de vigência, modificações.http://www.bcb.gov.br/?BASILEIA
    • Certo, já que os bancos de investimento fazem operações de financiamento e por isso são fiscalizáveis pelo BC o que consequentemente devem se submeter à regulação do sistema de normas da Basileia.

    • O Banco Central é a instituição encarregada de fiscalizar, estabelecer normas e fazer com que essas entidades prestem serviços adequados e satisfatórios. A fiscalização brasileira segue as normas do acordo de Basileia, regulador da atividade financeira global. O pacto estabelece que os bancos tenham recursos suficientes para garantir e assumir os riscos a que estão submetidos. 

    • CERTO

      Bancos de investimento

       

      Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos 


    • As normas de Basileia servem para prevenir o sistema financeiro de riscos de liquidez, entre outros.


      gabarito -> certo


      fonte: estratégia concursos


    ID
    1109593
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Caixa
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.

    Os bancos de desenvolvimento possuem, tal como os bancos comerciais, a faculdade de criar moeda na forma de empréstimos bancários

    Alternativas
    Comentários
    • Moeda escritural , ou seja, cheques, só podem ser fornecidos por banco que aceitem fazer depósito à vista.

    • Moeda escritural, é moeda criada pelo método da multiplicação virtual de moedas e o banco de desenvolvimento é uma instituição não-monetária, não tem depósito à vista/conta-corrente e por isso não pode criar moeda.

    • Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução CMN 394, de 1976).

    • As únicas IF  que podem criar moeda escritural são: bancos comerciais, bancos múltiplo com carteira comercial, cooperativas decredito, bancos cooperativos e CEF.

    • São as instituições capazes de criar moeda escritural: bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial, cooperativas de crédito, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

      A moeda escritural consiste nos depósitos à vista existentes nos bancos ou outras instituições creditícias, normalmente movimentados por intermédio de cheques, representando estes um instrumento de circulação da moeda bancária.

       

      Instituições financeiras não bancárias

       

      São as instituições que não podem criar moeda escritural: bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, financeiras, Sociedades de Arrendamento Mercantil (Leasing) e Associações de Poupança e Empréstimos (APE)

    • não confunda banco de desenvolvimento com banco de investimento, essa foi a pegadinha

    • intituicoes capazes de criar moeda:

      bancos comerciais 

      bancos multiplos com carteira comecial

      cooperativa de credito

      banco do brasil

      caixas economicas

    • Banco de desenvolvimento não recebe depósitos à vista e, desta forma, não cria moeda.

      ERRADO

    • ERRADO

      Bancos de desenvolvimento

       

      Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede 


    • Bancos de desenvolvimento não recebem depósitos à vista, portanto não criam moeda.

      Instituições que não podem criar moeda:

      Bancos de Desenvolvimento;

      Financeiras;

      Sociedades de Arrendamento Mercantil (Leasing(;

      Associações de Poupança e Empréstimos (APE).

    • Bancos de desenvolvimento não captam depósitos à vista e, portanto, não possuem a faculdade de criar moeda.

      GABARITO: Errado

    • INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CAPTADORAS DE DEPÓSITOS À VISTA

      São conhecidas como Instituições Monetárias, pois possuem a capacidade de criarem moeda escritural, através da emissão de cheque ou efeito multiplicador do crédito.

      São elas:

      1. Bancos Múltiplos com carteira comercial

      2. Bancos Comerciais

      3. Caixa Econômica Federal

      4. Cooperativas de Crédito

      5. Banco Cooperativo


    ID
    1276603
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    LIQUIGÁS
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Existem duas correntes de pensamento quanto à relevância ou não da política de dividendos sobre o valor das empresas.
    Nesse contexto, destacam-se os estudos de Modigliani & Miller (M&M) e de Gordon & Lintner (G&L).

    Considerando a visão desses autores, para

    Alternativas
    Comentários
    • A resposta é a letra E.  Merton Miller e FrancoModigliani defenderam que o valor da empresa depende somente do lucro produzido porseus ativos e não de como esse lucro é dividido entre dividendos e lucros acumulados.

      Em contrapartida Gordon e Lintner defenderam a relevânciados dividendos. Para Brigham, Gapenski e Ehrhardt (2001, p. 662), a  "Teoria do Pássaro na Mão defendeque o valor da empresa será maximizado por um alto índice de distribuição de dividendos, porque osdividendos em moeda corrente são menos arriscados do que os potenciais ganhos de capital�

    • Classificação errada !! Matéria de Finanças !!!

    • Essa matéria está na classificação errada, pois não vemos isso em conhecimentos bancários, nem quando se fala de ações, não mencionam isso, somente referente aos dividendos e tal, não fala de autores e tal. Não deveria estar na matéria de conhecimentos bancários, está mais pra finanças. Classificação errada. Só para o candidado errar, dá para acertar por eliminação? Dá sim, porém não é o objetivo de estudo, pelo menos quem estuda para bancos, se você acha coerente, então estude.


    ID
    1443742
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Caixa
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Os bancos de investimento são os grandes municiadores de crédito de médio e longo prazos do mercado. Uma das operações realizadas por esses bancos é a securitização de recebíveis.

    Tal operação consiste na

    Alternativas
    Comentários
    • Securitização (do inglês securitization) é uma prática financeira que consiste em agrupar vários tipos de passivos financeiros (notadamente títulos de crédito tais como faturas emitidas e ainda não pagas, dívidas referentes a empréstimos entre outros), convertendo-os em títulos padronizados negociáveis no mercado de capitais interno e externo.


      Assim, a dívida é transferida, vendida, na forma de títulos, para vários investidores. Assim, securitização é a conversão de uma dívida (duplicatas, cheques, notas promissórias) em título lastreável e negociável entre instituições financeiras.


      fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Securitiza%C3%A7%C3%A3o

      Resposta E).

    • A securitização de recebíveis é uma modalidade de estruturação financeira que permite à empresa originadora de créditos o acesso direto ao mercado de capitais, constituindo-se em importante ferramenta para a desintermediação financeira. Basicamente, esta modalidade consiste na cessão dos créditos a uma companhia constituída especificamente para este fim e a emissão de títulos, por esta última, lastreados nos créditos adquiridos. O investidor em um título securitizado se beneficia porque não corre o risco da empresa originadora dos créditos, e sim o risco diversificado dos recebíveis que lastreiam o título.

    • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).


      http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp


      gab e

    • GABARITO: "E"

      Securitização, proveniente o vocábulo "secularization" em inglês, o qual aponta para a conversão de um ativo, especialmente um empréstimo, em títulos negociáveis, normalmente com o objetivo de levantar dinheiro, vendendo esses títulos a outros investidores.

      Portanto, o gabarito é a letra E, que afirma "transformação dos créditos das empresas em títulos negociáveis no mercado".


    ID
    1454401
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    BACEN
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Com relação às operações de captação e operações ativas praticadas no mercado financeiro brasileiro, julgue o item a seguir.

    Os contratos de mútuo apresentam características idênticas aos empréstimos para capital de giro, visto que ambos envolvem operações com prazos inferiores a 90 dias e apresentam poucas exigências quanto às garantias exigidas.

    Alternativas
    Comentários
    • O contrato de mútuo não apresentam características idênticas aos empréstimos para capital de giro, e contrato de mútuo pode envolver operações com prazo superior a 90 dias e para liberação dos recursos há exigencia de garantias.

    • Contrato de mútuo é aquele que trata da transferência de bens fungíveis, móveis, que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade, sendo temporário, por prazo determinado ou indeterminado,. Ex: Dinheiro

      Quando o empréstimo de dinheiro é feito por uma instituição financeira, certamente, será na modalidade de mútuo oneroso, o qual implica na cobrança de juros (remuneração devida pela utilização de capital alheio) e também na exigência de garantia (real ou fidejussória) da devolução desse dinheiro,

      Capital de Giro é um recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para a entidade (negócio, organização ou outra entidade qualquer, incluindo entidades públicas). Em geral o financiamento ou empréstimo para capital de giro tem taxas de juros mais baixas quando é dado como garantia duplicatas em uma relação de 120 a 150% do principal emprestado. Quando a garantia do crédito para capital de giro envolve outras garantias, como avalista, hipotecas de imóveis e notas promissórias, os juros são mais altos.

      Avante!

    • Nos empréstimos de dinheiro entre pessoas jurídicas ou entre uma pessoa jurídica e uma pessoa física, desde que a mutuária (aquela que toma o dinheiro emprestado) seja pessoa jurídica, a totalidade dos rendimentos auferidos, a qualquer título está sujeita à tributação na fonte, nos seguintes moldes (artigos 37 e 38 da IN RFB 1.022/2010):

      a) 22,5% (vinte e dois inteiros e cinco décimos por cento), em operações com prazo de até 180 (cento e oitenta) dias;

      b) 20% (vinte por cento), em operações com prazo de 181 (cento e oitenta e um) dias até 360 (trezentos e sessenta) dias;

      c) 17,5% (dezessete inteiros e cinco décimos por cento), em operações com prazo de 361 (trezentos e sessenta e um dias) até 720 (setecentos e vinte) dias;

      d) 15% (quinze por cento), em operações com prazo acima de 720 (setecentos e vinte) dias.

      No caso de mútuo entre pessoas jurídicas, a incidência do imposto na fonte ocorre inclusive quando a operação for realizada entre empresas controladoras, controladas, coligadas e interligadas.

       


    ID
    1677922
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Banco da Amazônia
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Uma das principais fontes de receita de um Banco de Investimento são as operações com subscrições com papéis.

    Nessas operações, tais papéis

    Alternativas
    Comentários
    • ​Risco de Mercado é o risco de desvalorização de instrumento financeiro ou de carteira de instrumentos financeiros, decorrente de variação nas taxas de juros, nas taxas de câmbio, nos preços de ações ou nos preços de mercadorias. O risco de mercado está presente nas operações ativas e passivas. Também está ligado aos derivativos, uma vez que se trata de instrumentos financeiros de transferência de risco e proteção contra a volatilidade do mercado. Risco de Crédito é Risco é o risco de que a contraparte na transação não honre sua obrigação nos termos e condições do contrato. O risco de crédito está presente nas chamadas operações de crédito, como empréstimos e financiamentos, em qualquer outra modalidade representada por instrumentos financeiros que estejam no ativo da instituição, seja nas contas patrimoniais, seja nas de compensação.​

      gab C

    • Bancos de investimentos conferem assessoria e financiamento às operações de fusão, aquisição ou reestruturação de empresas. Encarregada-se também do lançamento da empresa na Bolsa ou do aumento de capital de uma sociedade. (Assaf Neto).

      UNDERWRITING

      No mercado financeiro, o underwriting ou subscrição ocorre quando uma companhia seleciona e contrata um intermediário financeiro, que será responsável pela colocação de uma subscrição pública de ações ou obrigações no mercado. A operação é realizada por uma instituição financeira isoladamente ou organizada em consórcio.

      É um esquema de lançamento de uma emissão de ações para subscrição pública, no qual a empresa encarrega a um intermediário financeiro a colocação desses títulos no mercado.

      O termo descreve as operações financeiras nas quais os bancos intermedeiam o lançamento e distribuição de ações ou títulos de renda fixa para negociação no mercado de capitais.

      A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de underwriter. São instituições autorizadas para estas operações: bancos múltiplos ou de investimento, sociedades corretoras e distribuidoras.

      As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral, e de títulos de crédito representativo de empréstimo, em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente pela instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para esse tipo de intermediação.(wikipedia)


      Um um banco de investimento executa todo procedimento de underwriting tendo colocado no mercado papéis de qualquer companhia, pq haveriam de ter proteção???? 

      GAB - C 


    • por onde vcs estudaram isso?


    • Fui por eliminação. Lembrei de subscrição de ações.

      Corrijam-me se eu estiver errado.


      O banco de investimento está funcionando como um underwriter intermediando a colocação ou distribuição no mercado de capitais ações, debêntures ou outros títulos.

      Logo, quem faz essa subscrição de ações- underwriting- é o próprio banco de investimento. E como todo título mobiliário está sujeito ao risco de mercado.

    • @Érika

      Casa do Concurseiro.

    • Falou em subscrição, debêntures, comercial papers, ações = A CVM que cuida!!

      A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurícia e patrimônio próprios, dotada de AUTORIDADE ADMINISTRATIVA INDEPENDENTE, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária.

      Esses papéis não tem garantia, a CVM tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver esse mercado de VM...
      Mas não dá GARANTIA nenhuma, por isso tem risco de mercado (valorizar ou desvalorizar).

    •                                       QUESTÃO QUE DEVIA TER SIDO ANULADA

      A) QUEM COMPRA É O MERCADO 

      B) BANCO CENTRAL FISCALIZA, FUNÇÃO DO FGC

      C)                    EXISTE PAPÉIS -----> AÇÕES -----TEM RISCO DE MERCADO (OCILAÇÃO DO PREÇO) E RISCO DE LÍQUIDEZ(VENDER NOVAMENTE)

      D)                     EXISTE PAPÉIS ---------> DEBÊNTURES --------- TEM RISCO DE CRÉDITO  (EU EMPRESTO $$)

      E) INVESTIDORES, QUALQUER PODE COMPRAR

      A BANCA NÃO DEIXOU CLARO QUAL SERIA O PAPEL, APENAS ESCOLHEU AÇÕES. 

      Fonte: A CASA DO CONCURSEIRO

    • ANNA C (colega que comentou), acredito que debêntures no risco de crédito não poderia ser, pq não pode instituição financeira emitir debêntures

    • Ao atuar no mercado de capital os bancos de investimentos podem adquirir papéis (instrumentos financeiros) emitidos por uma Sociedade Anônima, ou seja, subscrever. Ao comprar títulos no mercado, o banco de investimento esta sujeito ao risco de mercado, que é definido como a possibilidade de ocorrência de perdas ...

    • Risco de crédito é o risco em tomar calote, isto é, quando empresto o dinheiro e não me devolvem. Esse risco está presente em títulos de renda fixa (CDBs e RDBs, por exemplo), que possuem prazo.

      Subscrição não possui risco de crédito, pois não há prazo desse valor mobiliário. Nessa operação só há o risco de liquidez (trocar o papel por $$) e o risco de mercado (variações entre oferta e demanda)

    • GABARITO: C

      Pessoal, a questão está correta. Leiam com cuidado o enunciado. Tentarei explicar de forma simples:

      Uma das principais fontes de receita de um Banco de Investimento são as operações com subscrições com papéis.

      Nessas operações, tais papéis

      Primeiro: Vamos entender o que é subscrição de papel.

      Quando uma companhia quer vender parte de suas ações no mercado, ela necessita de um banco de investimento para isso. Ele irá pegar esses papéis e oferecer ao mercado numa ação que chamamos de IPO (Oferta Pública Inicial)

      Imagine que o banco diga: "Olha mercado, aqui está a ação do Itaú, quando você paga por ela?"

      Investidor A: "Eu pago R$ 10,00"

      Investidor B: "Eu pago R$ 30,00"

      Investidor C: "Eu pago R$ 45,00"

      Veja que não tem jeito do banco de investimento dizer: "Se você quiser ser sócio do Itaú, precisará pagar R$ 100,00". Ora, e por que não? Porque o mercado não quer pagar esse preço; ele acha que o Itaú não vale R$ 100,00.

      Na subscrição de papéis, portanto, há o risco de mercado, isto é, o risco de oscilação nos preços dos ativos. Esse risco é dado pela relação entre oferta e demanda. Em nosso exemplo, se o lançamento, ou seja, a subscrição de papéis do Itaú fosse muito cobiçada (todo mundo quer comprar, mas há poucos papéis), o banco não iria cobrar R$ 100,00, e sim R$ 200,00. É pegar ou largar. Se, por outro lado, ninguém quer saber de Itaú, os preços cairiam.

      Por isso, dizemos que, na subscrição de papéis, há o risco de mercado e, como apontado pelo colega, não há risco de crédito, já que você não possui uma dívida com a empresa, mas se torna sócio dela.

      -----------------------------------------------------------------------------

      Quanto as outras assertivas:

      a) são subscritos pelo Tesouro Nacional. Errado. É subscrito pelo banco de investimento.

      b) são garantidos pelo Banco Central. Errado. Não há garantia. Se você comprar os papéis do Itaú e ele falir, seu dinheiro vai junto rsrs Quem mandou colocar seu dinheiro lá?

      e) são subscritos pelo Banco Central. Errado. Leia a "a".

      Espero ter ajudado (ficou um comentário longo, mas tentei ser bem didático rsrs)

      Bons estudos! :)

    • Meu deus, quantos comentários errados. Questão anulável. Tem risco de crédito sim

    • underwriting (subscrição) é um contrato ou acordo intermediário que as empresas S.A fazem com underwriter que é o subscritor "vendedor" ,

      esse contrato ocorre antes dos títulos entrarem no mercado propriamente dito ,

      e o risco que eles (underwriter) assumem é o de não achar comprador ou investidores interessados nos títulos (ações ,debênture ou commercial paper)

      ( Risco de mercado ).

      são 3 os tipos de contrato que os underwriter (subscritor) podem fazer:

      • Underwriting de melhores esforços (best efforts) ...
      • Underwriting de stand-by. ...
      • Underwriting firme (straight)

      LETRA C

      obs: underwriter (subscritor) pode ser uma DTVM ,CTVM ,Banco de investimentos ou banco múltiplo com carteira de investimento

      obs Quanto maior o risco ou compromisso de venda assumido no contrato , mais eles (underwriter) cobram das empresas $$$$$$$$ para colocar os títulos no mercado .

      obs : só vai existir outros tipos de riscos depois que os títulos já entraram no mercado, mas nesse caso quem assumiu foi o investidor e não o underwriter (subscritor).

      Ações - risco de mercado

      debênture ou CP - risco de credito

    • Galera o qconcursos é muito bom, mas minha preparação tá sendo por esse curso aqui

      https://go.hotmart.com/F59929540P

      É excelente! diversas aulas e professores de todas as matérias. Pensando na nossa aprovação para o Concurso do Banco do Brasil


    ID
    1677943
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Banco da Amazônia
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Os bancos de investimentos foram criados para canalizar recursos de médio e longo prazos para capital fixo ou de giro das empresas.

    Uma das formas de captação desses bancos para essa finalidade é através de

    Alternativas
    Comentários
    • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento".

      Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.

      As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).


      gab E


      http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/bi.asp


      OBS:  Podem emitir debêntures mesmo não sendo instituição financeira:

      BNDES PARTICIPAÇÕES;

      COMPANHIAS HIPOTECARIAS;

      SOCIEDADE DE ARRENDAMENTO MERCANTIL.



    • A) ERRADA - Titulo privado emitido pelas empresas. (Exceto Banco que emite CDB)  

      B) ERRADA - Curto prazo

      C) ERRADA - Emprestar dinheiro não é captar.

      D) ERRADA - Títulos públicos empresta dinheiro ao governo, emitido através do Tesouro Nacional.

      E) CORRETA - Títulos privados que são emitidos exclusivamente pelos bancos.

      Espero ter ajudado.
      Bons estudos.

    • A MAIOR PEGADINHA DA QUESTÃO ERA A LETRA A, POIS NO ENUNCIADO ELES DERAM O CONCEITO DE DEBENTURE, POREM IF NÃO PODE EMITIR DEBENTURE, EXCETO BNDES PARTICIPAÇOES, COMPANHIAS HIPOTECARIAS E SOCIEDADE DE ARRENDAMENTO MERCANTIL. 

    • Eu caí na pegadinha, fui na letra a. -.-

      Não caio mais nessa.

    • ESTUDAR MAIS

    • tbm cai na pegadinha....estudar mais e mais...

    • Realmente, Jobson.

      Fui seco na letra A. 

      E só pra fixar, agora..."CDB é um título de captação de recursos utilizado pelos bancos Comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimentos e bancos múltiplos que tenham uma destas carteiras."

      Mesmo q Debêntures estivesse na letra E, eu marcaria. =) 

    • R= E CDB Que é um certificado de depósito bancário, que pode ser negociável em médio e longo prazo. 

    • A) SOMENTE S.A ABERTA E FECHADA----- NÃO I.F COM EXCEÇÃO DO BNDES PARTICIPAÇÕES, COMPANHIA HIPOTECÁRIAS E SOCIEDADE DE ARRENDAMENTO MERCANTIL

      B) NÃO PODE CAPTAR, SOMENTE PARA COMPRAR O FUNDO. 

      C) A QUESTÃO PEDE ENTRADA, E EMPRÉSTIMO É SAÍDA.

      D) TESOURO NACIONAL

      E) CORRETO. PAGAM ATÉ MELHOR COM OS BANCOS CONVENCIONAIS, PORÉM EXISTE UM MAIOR INVESTIMENTO.

       

    • Emitem depósitos a prazo, tanto RDB como CDB. Mas, a sociedade de credito, financiamento e investimento captam depósitos a prazo, somente a modalidade RDB.

    • Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa extremamente seguro, que é emitido pelos bancos como forma de captação de recursos com o objetivo de financiar suas atividades.Ele funciona como um “empréstimo” do investidor para as instituições financeiras, e em troca desse empréstimo a instituição te devolve o dinheiro corrigido com os juros.

       FONTE: https://www.tororadar.com.br/investimentos/cdb-rendimento-o-que-e

    • Gab: E.

      Emissão de CDB.

      Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa extremamente seguro, que é emitido pelos bancos como forma de captação de recursos com o objetivo de financiar suas atividades.Ele funciona como um “empréstimo” do investidor para as instituições financeiras, e em troca desse empréstimo a instituição te devolve o dinheiro corrigido com os juros.

    • Estudar e saber q ainda precisa saber muito mais é uma virtude para o aprovado...

    • Você sabe que instituições financeiras captam recursos de agentes econômicos superavitários e emprestam para os deficitários. Nesse caso, a questão pede especificamente para que você identifique uma das formas típicas de captação dos bancos de investimento.

      Vamos analisar cada uma das opções.

      (A) emissão de debêntures

      Aqui uma pegadinha. A emissão de debêntures, de fato, é uma forma de empresas captarem recursos no mercado de capitais. No entanto, conforme a Lei nº 13.506/2017 art. 3º § 2º inciso I, é vedado a instituições financeiras emitir debêntures.

      (B) contas-correntes de livre movimentação

      Bancos de Investimento não são instituições bancárias. Logo, não podem captar através depósitos à vista em contas-correntes de livre movimentação.

      (C) concessão de empréstimos para empreendimentos imobiliários

      Ao conceder um empréstimo uma instituição financeira não está captando recursos, e sim emprestando recursos.

      (D) emissão de títulos públicos

      Só o Tesouro Nacional pode emitir títulos públicos.

      (E) emissão de CDB

      Opção correta.

      Gabarito: E

    • Pessoal, só um adendo para complementar:

      Bancos não emitem debêntures. iIsso não quer dizer que não emitam nada relacionado a elas. Eles emitem cédulas de debêntures. Fique esperto!

      Veja:

      As Cédulas de Debêntures (CDs) são instrumentos financeiros que podem ser emitidos por bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento e bancos múltiplos com carteira comercial, de investimento ou de desenvolvimento.

      Na prática, funcionam como um empréstimo que o investidor faz a um banco em troca de uma remuneração.

      Para o banco, essa é uma forma de captação a partir da securitização de debêntures emitidas por empresas não financeiras de capital aberto. Deste modo, permitem que o banco subscreva debêntures de empresas e, em seguida, emita CDs para obter recursos.

      Espero te ajudado.

      Bons estudos! :)

    • a) Errado. Bancos não emitem debêntures, apenas cédulas de debêntures.

      b) Errado. Não podem captar depósitos à vista, tampouco oferecer conta-corrente para livre movimentação desses depósitos.

      c) Errado. Esta é uma operação ativa, e não operação passiva, como pede a questão.

      d) Errado. Atribuição do Tesouro Nacional.

      e) Certo. Os depósitos a prazo fazem parte do funding dos Bancos de Investimento.

      Resposta: E

    • GAB: LETRA E

      Complementando!

      Fonte: Prof. Kennedy Sophia Jr

      A questão exigiu conhecimentos acerca do funcionamento dos bancos de investimentos.

      Os bancos de investimentos possuem restrições quanto às suas formas de captação, visto que não podem captar recursos através da abertura de contas correntes.

      A - emissão de debêntures

      • ERRADA.
      • Bancos em geral não fazem emissão de debêntures, sejam bancos comerciais, de investimentos ou múltiplos.
      • Debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas comuns, não bancárias. São títulos de emissão exclusiva destas e registrados na CETIP.

      B - contas-correntes de livre movimentação

      • ERRADA.
      • Bancos de investimentos não podem abrir contas-correntes de livre movimentação.
      • Estas contas também chamadas de depósitos à vista, não estão previstas no rol de produtos dos bancos de investimentos, portanto, eles precisam utilizar outras fonte de recursos para se financiar.

      C - concessão de empréstimos para empreendimentos imobiliários

      • ERRADA.
      • Não faz sentido esta alternativa. Não é possível o banco de investimento "conceder" empréstimo como forma de "captação de recursos".
      • Um dos mecanismos que os bancos de investimentos utilizam para captação de recursos é através da emissão de LCIs, as quais são títulos emitidos com o intuito de conceder empréstimos ao setor imobiliário.
      • Portanto, os bancos concedem empréstimos para o setor imobiliário, porém, a forma de captação para tal é através de LCIs.

      D - emissão de títulos públicos

      • ERRADA.
      • A emissão de título públicos é exclusiva por parte dos governos.
      • No âmbito federal, o Tesouro Nacional é o responsável pela emissão de títulos públicos do Governo. As pessoas físicas podem acessar os títulos do Governo através do Programa Tesouro Direto, curado pelo Tesouro Nacional.

      E - emissão de CDB

      • CORRETA.
      • A afirmação é verdadeira. Umas das formas de captação de recursos por parte dos bancos de investimento é a emissão de CDBs - Certificados de Depósitos Bancários.
      • O CDB é um título de dívida que, ao adquiri-lo, você está emprestando dinheiro para o banco. Isto é, o banco lhe vende um título onde você terá o direito de resgatá-lo depois de X tempo com Y remuneração, esta geralmente atrelada ao DI, caso seja um título pós-fixado.
    • CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. São títulos emitidos por bancos ou instituições financeiras para captar dinheiro.

    • A emissão de CDB representa uma operação passiva que serve para captar recursos. 

      Sobre as outras:

      A) Bancos de investimento não emitem debentures.

      B) Contas-correntes de livre movimentação não podem ser mantidas por instituições financeiras não bancárias, como é o caso dos bancos de investimento.

      C) Os empréstimos imobiliários não são feitos por bancos de investimento, mas sim por outras instituições (ex.: sociedades de crédito imobiliário).

      D) Títulos públicos são emitidos SOMENTE por entes públicos. Ou seja, os bancos de investimento não podem emiti-los.

    • Caros, a questão consiste em conhecer o conteúdo do caput do artigo 31 da Lei 4.728/65, que dispõe:

      • Art. 31. Os bancos referidos no art. 29, quando prèviamente autorizados pelo Banco Central e nas condições estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, poderão emitir "certificados de depósitos em garantia", relativos a ações preferenciais, obrigações, debêntures ou títulos cambiais emitidos por sociedades interessadas em negociá-las em mercados externos, ou no País.

      Só a título de esclarecimento quanto ao referido artigo 29:

      • Art. 29. Compete ao Banco Central autorizar a constituição de bancos de investimento de natureza privada cujas operações e condições de funcionamento serão reguladas pelo Conselho Monetário Nacional, prevendo: [..]

      Em outras palavras, os bancos de investimento podem emitir certificados de depósitos em garantia relativos a — dentre os demais títulos — debêntures, e não a emissão das debêntures em si.

      Percebam que os artigos também fazem referência à figura do Banco Central como entidade competente para autorizar a constituição desses bancos, bem como que o Conselho Monetário Nacional regulará a operações e condições de funcionamento dos mesmos.

      Em síntese, ressalta-se a figura do Banco Central como entidade incumbida da execução das políticas monetárias normatizadas pelo Conselho Monetário Nacional; assim, por esses e outros detalhes, recomendo a leitura integral daquela Lei.


    ID
    1812973
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MME
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Os repasses de recursos externos constituem uma das principais modalidades de financiamento a longo prazo. Com relação ao assunto, é correto afirmar que

    Alternativas

    ID
    1813006
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MME
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    No que diz respeito à gestão de conta designada de projeto financiado pelo Banco Mundial, assinale a opção correta.

    Alternativas

    ID
    1829470
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    Faceli
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Assinale a alternativa que contém instituições financeira bancárias.

    Alternativas
    Comentários
    • A Caixa Econômica Federal, criada em 1.861, está regulada pelo Decreto-Lei 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Trata-se de instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços.

       

      http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/caixas.asp

       

        Parágrafo único. As Caixas Econômicas Estaduais equiparam-se, no que couber, às Caixas Econômicas Federais, para os efeitos da legislação em vigor, estando isentas do recolhimento a que se refere o art. 4º, inciso XIV, e à taxa de fiscalização

       

      IF não bancaria:

      banco de investimento , banco de desenvolvimento, sci , financeiras, agencia de fomento, sam,

       

      IF bancaria:

      Bancos Comerciais

      Bancos Múltiplos com Carteira Comercial

      Caixa Econômica

      Bancos Cooperativos

      Cooperativas de Crédito 

    • A Caixa Econômica é uma empresa pública que se assemelha às Instituições Bancárias.

      Os bancos de investimento e desenvolvimento, as SCI, Financeiras, Agências de fomento, sam não são consideradas Instituições Bancárias.

      IF bancaria:

      Bancos Comerciais

      Bancos Múltiplos com Carteira Comercial

      Caixa Econômica

      Bancos Cooperativos

      Cooperativas de Crédito 

      As caixas econômicas estaduais se equiparam as federais.

      GAB:A.



    • Mamão com acucar,multiplica senhor kkk

    • Lembre-se a lista de instituições bancárias/monetárias:

      • Bancos Comerciais

      • Bancos Múltiplos com carteira comercial

      • Caixa Econômica Federal

      • Cooperativas de Crédito

      • Bancos Cooperativos

      Resposta: A

    • ( instituições financeira bancárias) erro grotesco de concordância nominal.

    • São instituições bancárias:

      3B

      -Bancos comerciais

      -Bancos múltiplos c/ carteira comercial

      -Banco Cooperativos

      2C

      -Caixas Econômicas

      -Cooperativas de crédito

    • IF Bancárias - Instituições autorizadas a captarem recursos através do depósito a vista:

      1. Bancos Comerciais
      2. Caixas econômicas (Federais e Estaduais - Estaduais -> não existe mais, somente Caixa Econômica Federal )
      3. Cooperativas de Crédito
      4. Bancos Comerciais Cooperativos
      5. Bancos Múltiplos

      IF não Bancárias - Instituições que não estão autorizadas a captarem recursos através do depósito a vista, logo, não criam moedas:

      1. Bancos de Investimento
      2. Bancos de desenvolvimento
      3. Sociedades de Crédito, financiamento e investimento (popularmente conhecidas como financeiras)
      4. Sociedades de arrendamento mercantil
      5. Sociedade de crédito imobiliário

    ID
    1878577
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    CASAN
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Entre os principais agentes “intermediários” participantes do mercado de capitais brasileiro estão, EXCETO

    Alternativas
    Comentários
    • As companhias abertas, por exemplo, necessitam de recursos financeiros para realizar investimentos produtivos, tais como: construção de novas plantas industriais; inovação tecnológica; expansão da capacidade; aquisição de outras empresas ou mesmo o alongamento do prazo de suas dívidas. Os investidores, por outro lado, possuem recursos financeiros excedentes, que precisam ser aplicados de maneira rentável e valorizar-se ao longo do tempo, contribuindo para o aumento de capital do investidor.

       

      Em geral, os intermediários financeiros se associam, em consórcios, num esforço para vender todos os títulos ou valores mobiliários emitidos pela companhia. A colocação inicial desses títulos ou valores mobiliários se dá no chamado mercado primário, onde as ações e/ou debêntures, por exemplo, são vendidas pela primeira vez e os recursos financeiros obtidos são direcionados para a respectiva companhia.

       

      Atuam como intermediários no mercado de balcão organizado não somente as corretoras de valores, mas também outras instituições financeiras, como bancos de investimento e distribuidoras de valores. Além das ações, outros valores mobiliários são negociados em mercados de balcão organizado, tais como debêntures, cotas de fundos de investimento imobiliário, fundos fechados, fundos de investimento em direitos creditórios - FIDCs, certificados de recebíveis imobiliários - CRIs, entre outros.

       

       

      http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Entendendo_mercado_valores.html

    • companhias abertas. NÃO são intermediárias. 

      Elas são as pontas ou compra ou vende.

    • Companhias abertas emitem o titulo e negociam diretamente com os investidores, sem passar por intermediários


    ID
    1899979
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUNPRESP-EXE
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Acerca dos riscos de mercado, julgue o item seguinte.

    As exposições a risco causadas por variações de preços de commodities não requerem capital para a cobertura do risco de mercado das instituições.

    Alternativas
    Comentários
    • Risco de mercado é definido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições ativas e passivas detidas pelas instituições financeiras que compõem o conglomerado financeiro J.P. Morgan. O risco de mercado inclui os riscos das operações sujeitas à variação cambial, taxa de juros, preços das ações e dos preços de mercadorias (commodities).

    • complementando o comentário do colega

      Commodities são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade, como petróleo, suco de laranja congelado, boi gordo, café, soja e ouro. Commodity vem do inglês e originalmente tem significado de mercadoria.

      Dessa forma seu preço é determinado pelo mercado mundial como uma consequência da oferta e demanda, e não pela empresa que a produz, uma vez que sua “marca” não importa tanto.

      Em termos gerais, algumas características que determinam uma commodity são:


    ID
    1899982
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUNPRESP-EXE
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Acerca dos riscos de mercado, julgue o item seguinte.

    Os bancos brasileiros passaram a alocar capital próprio para cobertura do risco de mercado após a publicação do Acordo Internacional de Basileia III.

    Alternativas
    Comentários
    • Basiléia I

      Em julho de 1988, após intenso processo de discussão, foi celebrado o Acordo de Basiléia, que definiu mecanismos para mensuração do risco de crédito e estabeleceu a exigência de capital mínimo para suportar riscos. Atualmente, este Acordo é conhecido como Basiléia I.

      Os objetivos do Acordo foram reforçar a solidez e a estabilidade do sistema bancário internacional e minimizar as desigualdades competitivas entre os bancos internacionalmente ativos. Essas desigualdades eram o resultado de diferentes regras de exigência de capital mínimo pelos agentes reguladores nacionais.

      O Acordo de Basiléia de 1988 definiu três conceitos:
      - Capital Regulatório - montante de capital próprio alocado para a cobertura de riscos, considerando os parâmetros definidos pelo regulador;
      - Fatores de Ponderação de Risco dos Ativos - a exposição a Risco de Crédito dos ativos (dentro e fora do balanço) é ponderada por diferentes pesos estabelecidos, considerando, principalmente, o perfil do tomador; e
      - Índice Mínimo de Capital para Cobertura do Risco de Crédito (Índice de Basiléia ou Razão BIS) - quociente entre o capital regulatório e os ativos (dentro e fora do balanço) ponderados pelo risco. Se o valor apurado for igual ou superior a 8%, o nível de capital do banco está adequado para a cobertura de Risco de Crédito.

    • Desde do primeiro acordo de basiléia em 1988 ocorre a exigência de patrimônio líquido, ou seja, a quantidade de capital mínimo para cada operação segundo o grau de risco.

      Gabarito: Errado.

    • Os bancos brasileiros passaram a alocar capital próprio para cobertura do risco de mercado após a publicação do Acordo Internacional de Basileia I.

       

      Acordo de Basileia II pretendia criar um padrão internacional para os reguladores bancários para controlar quantos recursos os bancos precisavam resguardar para protegê-los (e toda a economia) contra riscos financeiros e operacionais e garantir sua liquidez.

      acordo de Basileia III teve por objetivo fortalecer os requisitos de capital, aumentando a liquidez e diminuindo a alavancagem bancária.


    • capital próprio nada mais é do que todo o capital líquido, PL.

      A alocação de capital próprio para cobertura do risco de mercado ocorreu com a publicação do Acordo Internacional de Basileia I.

      Acordo de Basileia II pretendia criar um padrão internacional para os reguladores bancários para controlar quantos recursos os bancos precisavam resguardar para protegê-los (e toda a economia) contra riscos financeiros e operacionais e garantir sua liquidez.

      acordo de Basileia III teve por objetivo fortalecer os requisitos de capital, aumentando a liquidez e diminuindo a alavancagem bancária.


    ID
    1899988
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUNPRESP-EXE
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Julgue o próximo item, relativo aos riscos de crédito e de subscrição.

    A exposição referente ao arrendamento mercantil faz parte do cálculo de cobertura para o risco de crédito.

    Alternativas
    Comentários
    • O risco de crédito trata-se da possibilidade de não receber o valor principal negociado por causa da inadimplência, que não pode ser evitada, mas prevenida ou controlada pela análise de crédito. A facilidade de comprar a prazo seduz o cliente, que deixa de fazer um investimento à vista, ou compra simplesmente sem a intenção de pagar. Futuramente, poderá sofrer imprevistos, deixando de honrar compromissos financeiros, e a empresa ficará com o prejuízo conforme temos visto frequentemente.

       

      A exposição ao risco de crédito e processo decisório são controlados e avaliados no nível das respectivas carteiras – Atacado, Varejo e Arrendamento Mercantil. A gestão do risco de crédito está sujeita a um comitê Grupo de Gestão de Risco de Crédito, subordinado ao Comitê de Auditoria no Brasil. Dentre os fatores internos avaliados, podem ser destacados o rating de concessão de crédito, apurados através de instrumentos de análise e decisão, os índices de perdas esperadas, as taxas de retorno de cada produto, a qualidade da carteira e o capital econômico alocado.

    • Impressionante,primeira vez q "vejo" isso...

    • O que seria exposição?

      o quando de seu patrimonio voce coloca em jogo em uma operação

      quanto maior o patrimonio maior o risco do credor

      se vc emprestar 2x seu capital proprio, o credor vai tá correndo um risco muito elevado de te dar crédito


    ID
    1899991
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUNPRESP-EXE
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Julgue o próximo item, relativo aos riscos de crédito e de subscrição.

    No Brasil, é dispensável manter o capital para a cobertura do risco de subscrição.

    Alternativas
    Comentários
    • No cálculo do capital mínimo requerido, para o risco de subscrição, a seguradora que apresentar insuficiência de patrimônio líquido ajustado, a partir de janeiro de 2008, estará obrigada a apresentar à Susep um plano corretivo (PCS, caso a insuficiência seja de até 30%) ou de recuperação de solvência (PRS, para insuficiência entre 30% e 50%). Acima de 50%, até 70%, a Susep entrará na empresa com direção fiscal. Se superior a 70%, a seguradora será considerada em estado de insolvência econômico-financeira e terá automaticamente cassada a autorização para operar em todas as segmentações de negócios.


    ID
    2340838
    Banca
    IFB
    Órgão
    IFB
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    “Todo empreendedor tem a própria história sobre como levantou capital para abrir o primeiro negócio. Alguns começam de forma modesta, com reservas pessoais acumuladas ao longo dos anos. Outros entram no jogo catapultados por cheques milionários de investidores. Há também aqueles que recebem ajuda de familiares ou recorrem às linhas de crédito bancárias. E existem profissionais que fazem uso das verbas rescisórias recebidas após uma demissão para realizar o sonho de empreender. Não existe jeito certo de captar dinheiro. Trata-se de um processo de tentativa e erro. Nessa etapa, sai na frente quem é capaz de identificar o tipo de suporte necessário para fazer sua empresa crescer”. (Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, p. 66, julho de 2016).

    Dessa forma, associe, de cima para baixo, os tipos de financiamentos com os seus respectivos conceitos.

    Tipos de financiamentos 
    I) Crowdfunding
    II) Incubadoras
    III) Anjos
    IV) Fundos de Investimentos
    V) Corporate Venture
    VI) Bancos

    Conceito
    ( ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.
    ( ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.
    ( ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.
    ( ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.
    ( ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.
    ( ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

    Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação.

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO B

       

      ( Bancos ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.

       

      ( Crowdfunding ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.

       

      ( Incubadoras ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.

       

      Fundos de Investimentos ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.

       

      Corporate Venture ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.

       

      ( Anjos ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

    • essa não é da minha alçada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Gab-B,livro nenhum de C.Bancários fala desse assunto...questão para professor


    ID
    2668381
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Banco da Amazônia
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Os bancos de investimento são caracterizados por

    Alternativas
    Comentários
    • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.

       

      Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento".

       

      Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.

       

      As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).

       

      formas de captação de recursos dos bancos de investimento:

      Depósitos á prazo (CDB);

      Repasses de recursos do exterior;

      Venda de cotas de fundos de investimento administrados pela instituição

       

       

      https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp

    • Banco comercial faz operação comercial?


      R:> NÃO!.


      Faz operação financeira (bancária)


      Quem faz operação comercial: Ex: Casas Bahia, compra mercadoria e vende

      para as pessoas = Lucro.


      Incide Imposto: ICMS. Imposto de circulação de mercadorias e serviços.

      _________________________________________

      Bancos Comerciais=Instituição Financeira. Privada Ou Pública.


      Autorização Para Funcionamento: Banco Central


      Objetivo Principal: Proporcionar Recursos financeiros para financiar.


      Prazos: Curto e médio.


      Público: Comércio, Indústria, empresas prestadoras de serviços, pessoas

      físicas e terceiros em geral


      Fazem operação financeira= Captam dinheiro de um lado e empresta de

      outro.


      Imposto: IOF= Imposto sobre operações financeiras.

      Mercadoria: Dinheiro.


      Regra Geral de constituição: Sociedade Anônima.

      Podem:


      Captar depósitos à vista, de poupança e a prazo(CDB/RDB) fixo. (Operação

      Passiva)


      Descontar títulos (Operação Ativa)


      Realizar operações de abertura de crédito simples ou em conta corrente


      Realizar operações de abertura de crédito simples ou em conta corrente

      (conta garantida/cheque especial) (OperaçãoAtiva)


      Operações especiais, crédito rural, de câmbio e comércio internacional.


      Obter recursos junto ás instituições oficiais para repasse aos

      clientes.Exemplo:BNDS.


      Recursos Externos.


      Estes recursos podem ser interno e externos.


      Prestação de serviços: cobrança bancária, arrecadação e tarifas e tributos

      públicos, etc.

    • LETRA C CORRETA


      Bancos de investimento

       

      Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos 

    • Mas as IFs não monetárias só podem captar rbd por não poder criar moeda escritural?
    • Os bancos comerciais podem captar recursos através da CDB.

      C.

    • Captam recursos via depósito a prazo, emissões de CDB e RDB, repasses de recursos obtidos no exterior e internamente, venda de cotas de fundos de investimentos, e emissões de Letras Financeiras LF, depósitos interfinanceiros.

    • Capital de giro não é para curto prazo?

    • Cedric, o capital pode ser, mas a operação como um todo não é, porque começa no financiamento e termina na liquidação do mesmo.

    • GABARITO: C

      Os bancos de investimento são caracterizados por

      a) captar recursos por depósitos à vista.

      → Errado. Bancos de investimento não captam depósitos à vista. Então, quem capta? Segue a listinha:

      -Bancos comerciais e cooperativos;

      -Caixa Econômica Federal;

      -Cooperativa de crédito; e

      -Bancos múltiplos com carteira comercial

      Essas instituições são chamadas de monetárias ou bancárias, pois captam depósitos à vista e criam moeda escritural (moeda de mentirinha, só existe em sua conta).

      b) ser especializados em operações de curto prazo.

      → Errado. Ao contrário: Os bancos de investimento são especializados em operações de médio e longo prazo.

      c) poder captar recursos através dos Certificados de Depósito Bancário.

      → Correto. A captação advém dos CDBs, também chamados de depósitos a prazo.

      d) poder aplicar livremente no setor público.

      → Errado. Não podem aplicar livremente seus recursos, ainda mais no setor público.

      e) não ser regulados pelo Banco Central do Brasil.

      → Errado. Todos as instituições financeiras participantes do Sistema Financeiro Nacional sofrem a supervisão e regulação do BACEN

      Espero ter ajudado.

      Bons estudos! :)

    • a) Errado. Bancos de investimento não podem captar depósitos à vista.

      b) Errado. Na verdade, direcionam recursos de médio a longo prazo.

      c) Certo. Os depósitos a prazo fazem parte do funding dos Bancos de Investimento.

      d) Errado. Não podem aplicar seus recursos livremente, tampouco no setor público.

      e) Errado. Assim como todas as demais instituições do SFN, são supervisionados e regulados pelo BACEN.

      Resposta: C

    • Só lembrar que banco de investimento vai receber teu money pra te dar um titulo e tu resgatar depois, dependendo do investimento

    • Correta: Alternativa C.

      A) Banco Comercial

      B) Banco Comercial

      C) Correto

      D) Banco de Desenvolvimento

      E) Nada a ver, bancos de investimentos são regulados pelo BACEN


    ID
    2670157
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Banco da Amazônia
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    A principal característica que distingue um banco de investimento de um banco de desenvolvimento é que, diferentemente do primeiro, um banco de desenvolvimento

    Alternativas
    Comentários
    • Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução CMN 394, de 1976).

       

      https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bd.asp

    • LETRA C CORRETA


      Bancos de desenvolvimento

       

      Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede 


    • A letra C diz que "é, GERALMENTE, de capital público e objetiva financiar projetos de investimento orientados para o desenvolvimento econômico e social de uma região ou país." Ora, o "geralmente" está mesmo correto? Acreditava que os Bancos de Desenvolvimento eram somente públicos.

      Alguém pode me tirar essa dúvida?

    • Bancos de desenvolvimento são restristos a um estado. E a questão fala em uma região ou país. Muito estranho, pra mim estaria errada

    • Marcelo H, os Bancos de Desenvolvimento são, de fato, Bancos Publicos, você tem razão, porém, no meu entendimento, quando a banca disse " geralmente de capital publico, ela referia-se à forma de captação, pois no caso destes bancos, a forma de captar recursos vem de repasses, fundos e empréstimos.Seria isso?

    • Geralmente dá medo...

    • Bancos de Desenvolvimento são instituições financeiras públicas não federais que têm como objetivo principal proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social de seus Estados.

      Bancos de Desenvolvimento não captam recursos por meio de depósitos à vista – não são instituições financeiras bancárias – e são sujeitos, como todas as instituições financeiras, aos mecanismos legais de regulação do sistema financeiro.

      GABARITO: C

    • a) Errado. Bancos de desenvolvimento são instituições exclusivamente públicas.

      b) Errado.

      c) Certo.

      d) Errado. Bancos de desenvolvimento, sendo instituições não monetárias, não captam depósitos à vista.

      e) Errado. Sendo operadores, são regulados e fiscalizados pelas entidades do SFN, assim como as demais instituições.

      Resposta: C

    • Bancos de investimento

      Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).

      Bancos de desenvolvimento

      Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução CMN 394, de 1976).

      https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fbi.asp

      https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fbd.asp

    • A letra C não é nenhum, pois embora bancos de investimento possuam contas, estas não são correntes e portanto não podem ter depósitos às vista. Bem como acontece com os de desenvolvimento (não captam depósitos do público)

    • esse geralmente aí caberia recurso .

    • não são estaduais? como assim " ou país"?

    • É, geralmente, de capital público e objetiva financiar projetos de investimento orientados para o desenvolvimento econômico e social de uma região ou país.

    • Ao meu ver a questão não tem nenhuma resposta.

    • É, geralmente, de capital público e objetiva financiar projetos de investimento orientados para o desenvolvimento econômico e social de uma região ou país.

    • Ao meu ver, você não tem que querer ensinar a banca o que deve ou não, você deve marcar a questão quer a banca quer, pois nosso objetivo é acertar a questão, independentemente se dará recurso ou não. Isso a gente vê depois, mas na hora da prova, é marcar a que ela (banca) quer. E eu li a questão e por eliminação só pode ser a letra C, se dá recurso ou não, aí é outra situação. Abraços.


    ID
    2673007
    Banca
    FADESP
    Órgão
    BANPARÁ
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    As instituições financeiras podem receber depósitos à vista e depósitos a prazo. As instituições financeiras que não recebem depósitos à vista são

    Alternativas
    Comentários
    • Instituições financeiras que Captam depósito a vista, são as seguintes:

      Bancos Comerciais;

      Bancos Cooperativos;

      Cooperativas de Crédito;

      Caixa Econômica Federal;

      Banco Múltiplo com carteira Comercial.

       

       

      NÃO CAPTAM ===> bancos de investimentos e bancos de desenvolvimento.

       

    • ai vce vai responder essa Q921984 e o gabarito é C.... WTF 

    • VEM PRA MIM, QUESTÃO!

    • Instituições financeiras que Captam depósito a vista, são as seguintes:

      Bancos Comerciais;

      Bancos Cooperativos;

      Cooperativas de Crédito;

      Caixa Econômica Federal;

      Banco Múltiplo com carteira Comercial.

    • Somente as instituições financeiras bancárias ou monetárias estão aptas a receber depósitos à vista.

      São elas: bancos comerciais, caixas econômicas, cooperativas de crédito, bancos cooperativos e bancos múltiplos com carteira comercial.

      GABARITO: C

    • Receber depósitos à vista e criar moeda escritural são dois elementos que definem as instituições monetárias. Com isso em mente, vejamos as alternativas:

      a) Errado. Ambas são instituições monetárias e podem captar depósitos à vista e a prazo.

      b) Errado. Bancos comerciais são instituições monetárias e podem captar depósitos à vista.

      c) Certo. Ambas são instituições não monetárias e NÃO podem captar depósitos à vista.

      d) Errado. Bancos comerciais podem captar depósitos à vista.

      e) Errado. Ambas são instituições monetárias e podem captar depósitos à vista e a prazo.

      Resposta: C

    • C

      bancos de investimentos e bancos de desenvolvimento.

    • Instituições financeiras que Captam depósito a vista: 3B2C

      Bancos Comerciais;

      Bancos Cooperativos;

      Banco Múltiplo com carteira Comercial;

      Cooperativas de Crédito;

      Caixa Econômica Federal.

    • A questão requer conhecimento dos Tipos de Instituições Financeiras e como recebem seus recursos.

      Atenção a questão quer a alternativa em que as 2 opções de banco NÃO recebem depósito à vista.

      A)     ambos recebem depósito à vista.

      B)     banco comercial recebe e banco de investimento não recebe.

      C)     ambos não recebem depósito à vista.

      D)     banco de desenvolvimento não recebe e banco comercial recebe.

      E)     ambos recebem depósito à vista.

      Gabarito: Letra C.


    ID
    2673022
    Banca
    FADESP
    Órgão
    BANPARÁ
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Quantos às instituições financeiras públicas e privadas, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • a) Os bancos de DESENVOLVIMENTO são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado, cabendo-lhes apoiar prioritariamente o setor privado.

      b) os bancos de INVESTIMENTO são instituições privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.

      c) CORRETA

      d) as cooperativas de crédito são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedades cooperativas, tendo por objeto a prestação de serviços financeiros aos associados, porém, por questões éticas, não podem ser dirigidas e controladas pelos próprios associados. ERRADA

      e) ERRADA

    • Complementando o comentário anterior:


      Sobre a E - está errada pq os bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima.


      https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

    • Complementando o comentário anterior:


      Sobre a E - está errada pq os bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima.


      https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

    • Quem está proibido de controlar as cooperativas é o estado.

    • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

      https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2FPre%2Fcomposicao%2Fbc.asp

    • Analisemos cada um dos itens:

      A) os bancos de investimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado.

      Bancos de investimento são instituições privadas. As instituições financeiras controladas pelos governos estaduais e que têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado são os bancos de desenvolvimento.

      B) os bancos de desenvolvimento são instituições privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.

      Essa é a descrição dos bancos de investimento.

      C) os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

      Correto.

      D) as cooperativas de crédito são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedades cooperativas, tendo por objeto a prestação de serviços financeiros aos associados, porém, por questões éticas, não podem ser dirigidas e controladas pelos próprios associados.

      Ao contrário. Em regra, a administração da cooperativa será exercida por uma diretoria ou por um conselho de administração composto, em qualquer dos casos, exclusivamente de associados.

      E) os bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade por quotas de responsabilidade limitada ou sociedade empresária e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco".

      Bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima.

      GABARITO: C

    • Bancos comerciais > Instituições financeiras privadas ou públicas, deve ser constituída de forma S.A e deve obrigatoriamente ter o nome de “banco” no seu nome, tem função de captar depósito à vista, emprestar dinheiro a curto e médio prazo, fazer financiamentos. 

    • C

      os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.

    • Bancos só podem ser SA.


    ID
    2852416
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    BNB
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    No que se refere aos programas financiados pelo BNB, julgue o próximo item.

    No âmbito do programa da agricultura familiar, parte dos recursos financeiros é destinada a financiamentos na região semiárida.

    Alternativas
    Comentários
    • Os créditos ao amparo do Pronaf Semi-Árido têm como finalidade investimentos em projetos de convivência com o Semiárido.

    • No âmbito do programa da agricultura familiar, parte dos recursos financeiros é destinada a financiamentos na região semiárida.

      certo

    • A questão exige que o aluno saiba quais são os programas do Banco do Nordeste do Brasil e como funcionam.

      O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos. O objetivo do programa é fortalecer a agricultura familiar por meio do financiamento subsidiado de serviços agropecuários e não agropecuários.

      O Pronaf Semiárido financia investimento em projetos de convivência com o semiárido, focados na sustentabilidade dos agroecossistemas, garantindo, com isso, o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do semiárido nordestino.

       

      Gabarito: Certo.


    ID
    3903097
    Banca
    CFC
    Órgão
    CFC
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Conhecimentos Bancários
    Assuntos

    Os bancos autorizados a operar em câmbio no país devem registrar o acolhimento de depósitos em moedas estrangeiras, de livre movimentação, efetuado por pessoas físicas e jurídicas residentes ou domiciliadas no exterior e outras. Assinale a opção que apresenta a conta para registro da obrigação assumida pelos referidos bancos.

    Alternativas
    Comentários
    • maiores detalhes no link https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/cambiocapitais/normas_cambio/rmcci/RMCCI-1-14.pdf