-
Alguém comenta?
-
Transação A, libera o bloqueio no registro, neste instante a transação B realiza o bloqueio neste registro, enquanto a transação A aguarda a liberação do bloqueio pela B. Para melhor ilustrar imagine que varias pessoas tenham uma tara por trocarem lampadas, mas só uma pessoa pode subir a escada e trocar a lampada por vez, então a pessoa A sobe a escada e troca a lampada bloqueando o acesso para a pessoa B, depois a pessoa A desce a escada liberando o acesso, então a pessoa B sobe a escada para trocar a lampada bloqueando o acesso novamente fazendo com que a pessoa passe a ocupar a posição da B. Seguindo o raciocínio a transação A terá que aguardar até a liberação.do bloqueio que pode ser vários.
-
https://www.passeidireto.com/arquivo/16774666/webaula-2---banco-de-dados/3
-
Protocolo - BLOQUEIOS DE DUAS FASES tem dois momentos:
1. Antes de operar sobre qualquer objeto, a transação primeiro adquire um bloqueio sobre aquele objeto – fase de expansão
2. Após liberar o bloqueio, a transação não adquire mais bloqueios – fase de encolhimento
-
Em 2 fases (2PL) é dividida em:
- Fase de expansão ou crescimento (primeira), durante a qual novos bloqueios em itens podem ser adquiridos, mas nenhum pode ser liberado;
- Fase de encolhimento, durante a qual os bloqueios existentes podem ser liberados, mas nenhum novo bloqueio pode ser adquirido.
-
Se todas as transações obedecerem ao protocolo do bloqueio de duas fases, então todos
os escalonamentos intercalados possíveis serão seriáveis.
-
O bloqueio de duas fases ou two-phase lock prevê duas fases:
- Na fase de crescimento, a transação pode adquirir novos bloqueios (ou realizar upgrade dos existentes, quando possível), mas não pode liberar nenhum.
- Na fase de encolhimento, que é a descrita pela questão, a transação pode liberar bloqueios existentes (ou realizar downgrades, quando possível), mas não pode adquirir nenhum novo.
Gabarito: C