SóProvas


ID
1444525
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Controle Externo

A Lei Orgânica de determinado Município estabelece que as contas anuais do Prefeito

I. deverão ficar, durante sessenta dias, à disposição de qualquer contribuinte, para exame, apreciação e, inclusive, eventual questionamento quanto à sua legitimidade.
II. serão submetidas à apreciação do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, que a seu respeito emitirá parecer prévio.
III. serão julgadas pela Câmara Municipal, com base no parecer prévio emitido pelo TCM, considerando- se este aprovado se obtiver o voto de dois terços dos membros da Casa legislativa.
IV. serão consideradas regulares, se a seu respeito não se pronunciar o órgão julgador no prazo de sessenta dias contados do recebimento do parecer prévio, desde que devidamente esgotado o prazo para exame pelos contribuintes.

Nesse contexto, afronta a disciplina constitucional da matéria o quanto previsto em relação

Alternativas
Comentários
  • Referências:

    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 1º - O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    § 2º - O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

    § 3º - As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

    Questionamentos:

    Itens corretos: I e II

    Itens errados: III e IV

    1º erro: Para as contas municipais o parecer prévio do TCM ou TCE é vincula o julgamento da casa legislativa, ou seja, apenas por maioria qualificada (2/3) é que o parecer deixará de prevalecer sobre o julgamento feito por ela. => Erra ao dizer que precisa que 2/3 aprovem o Parecer Prévio.

    2º erro: A CF/88 (referencia citada na pergunta) não aborda em seu texto nenhum prazo para que as contas sejam validadas pelo decurso do tempo.

    3º erro: O julgamento feito pela casa legislativa não é uma etapa subsequente ao questionamento feito pelo contribuinte, assim o julgamento pela Câmara não impede o exame dos cidadão que será feito nos termos legais.

  • No enunciado da questão, é pedido a respeito das contas do prefeito e não do município. Como a primeira assertiva pode estar correta??