SóProvas


ID
1444726
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os procedimentos de auditoria interna incluem testes de observância, que visam a avaliação da capacidade e efetividade dos controles internos, e dos quais fazem parte

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "B"

    Os testes de observância aplicados pelos auditores internos devem considerados os seguintes procedimentos: inspeção, observação , investigação e confirmação.

    Inspeção: Envolve o exame de registros ou documentos (exame documental), internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.





  • Vale ressaltar que os testes substantivos podem ser: testes de detalhes (antigamente chamados de confirmação de saldos) e de procedimentos analíticos. Assim, já se excluem os itens A), D) e E). Os Recalculos são procedimentos onde os se refaz todos os cálculos em um contexto separado do real, enquanto a observação são realizados "in-loco", tomando-se vistas aos documentos reais.Por exclusão, vai-se de B.Espero ter ajudado!   

  • 11.2.6 – APLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

     

    11.2.6.1 – A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada, em razão da complexidade e volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens, cabendo ao auditor, com base na análise de riscos de auditoria e outros elementos de que dispuser, determinar a amplitude dos exames necessários à obtenção dos elementos de convicção que sejam válidos para o todo.

     

    11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:

    a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

    c) investigação, circularização e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;

    d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e

    e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

  • NBC TI

    12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos: 

    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis; 

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e 

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

  • TESTES DE OBSERVÂNCIA :

    INSPEÇÃO

    OBSERVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO

    CONFIRMAÇÃO