SóProvas


ID
144508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Considerando que seis partidos políticos, PMDB, DEM, PTB, PDT, PT e PPS, participem de uma eleição municipal na qual PMDB, DEM e PSB estejam coligados nas eleições para prefeito, e PDT, PT e PPS componham outra coligação também para prefeito, assinale a opção correta quanto à situação legal das eleições para vereador.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da banca para a anulação: A questão extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de
    abertura do concurso público.

    Art 6º da lei 9.504/97: "É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária, proporcional, ou para ambas, podendo, neste último caso, formar-se mais de uma coligação para a eleição proporcional dentre os partidos que integram a coligação para o pleito majoritário."

     

    A resposta correta seria a letra ''C"

  • Além da justificativa de o objeto não estar incluído no edital do respectivo concurso, dita pelo colega abaixo, a alternativa "C", que poderia ser considerada o GABARITO, está mal formulada. Pois, dá a entender que a coligação para a eleição de Vereador poderia ser feita entre os 6 partidos citados no enunciado. O que não é verdade, pois a questão fala que foram formadas DUAS COLIGAÇÕES para as eleições MAJORITÁRIAS (Prefeito), PDT,PT e PPS  E  PMDB, DEM e PSB. Sendo assim, as coligações para as eleições PROPORCIONAIS (Vereador) poderiam se formar entre os partidos PDT, PT e PPS  OU  PMDB, DEM e PSB.
  • Alguém pode explicar porque a "A" está errada?

    Obrigado. Abraços.
  • Respondendo ao colega acima,

    A letra a está errada pois está em desacordo como o art. 6 da lei 9504.

            Art. 6º É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária, proporcional, ou para ambas, podendo, neste último caso, formar-se mais de uma coligação para a eleição proporcional dentre os partidos que integram a coligação para o pleito majoritário.

    Como o PT não fazia parte da coligação PMDB, DEM e PSB para pleito majoritário (prefeito) nao poderia ser incluído esse partido numa coligação à vereador.

    Espero ter ajudado.



    Bom estudo.
  • Notem também que o enunciado lista os seguintes partidos participantes do pleito municipal, quais sejam: PMDB, DEM, PTB, PDT, PT e PPS.

    Todavia, a primeira coligação mencinada pelo enunciado da questão abarca o partido PSB, que não figura no rol de legandas participantes da eleição, portanto não podendo coligar.

    Frise-se que a resposta originalmente atribuída à questão era a alternativa "c", que encontra-se completa, consoante previsto no artigo 6º, caput, da lei 9.504/97. 

    (
    Art. 6º É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária, proporcional, ou para ambas, podendo, neste último caso, formar-se mais de uma coligação para a eleição proporcional dentre os partidos que integram a coligação para o pleito majoritário.)