SóProvas


ID
1445170
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando os objetivos de dois grupos são compatíveis, mas sua interação não é considerada importante para a conquista dos objetivos gerais, os grupos talvez procurem soluções que permitam a cada um executar independentemente suas tarefas, com um gasto mínimo de tempo e esforço. Esta abordagem da administração de conflitos é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Para Berg (2012) existem várias maneiras de abordar e administrar conflitos, porém uma das mais eficazes é denominada de “Estilos de administração de Conflitos”, método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, que propõem cinco formas de administrar conflitos, conforme a seguir:

    a)  Competição: é uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o uso do poder. Ao competir o individuo procura atingir seus próprios interesses em detrimento dos da outra pessoa, é um estilo agressivo onde o individuo faz uso do poder para vencer.

    b)  Acomodação: é uma atitude inassertiva, cooperativa e autossacrificante, o posto da competição, onde ao acomodar-se a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses de outra parte. É identificada como um comportamento generoso, altruísta, e dócil.

    c)  Afastamento: é uma atitude inassertiva e não cooperativa, pois ao afastar-se a pessoa não se empenha em satisfazer os seus interesses e nem tampouco coopera com a outra pessoa. O indivíduo se coloca à margem do conflito, adiando-o ou recuando perante situações de ameaça.

    d)  Acordo: é uma posição intermediária entre a assertividade e cooperação, onde o individuo procura soluções mutuamente aceitáveis, que satisfaçam parcialmente os dois lados. O acordo significa trocar concessões, ou então procurar por uma rápida solução de meio termo.

    e)  Colaboração: é uma atitude tanto assertiva quanto cooperativa, onde ao colaborar o indivíduo procura trabalhar com a outra pessoa tendo em vista encontrar uma solução que satisfaça plenamente os interesses das duas partes.

  • Gabarito:  c) Acomodação.

  • As alternativas A e E não representam, perante a doutrina majoritária, Estilos de Gestão de Conflitos. Existem diversos autores de menor expressão que muitas vezes criam nomenclaturas diferenciadas e as assumem em suas obras. Mas essas definições geralmente não são citadas por autores de referência no assunto. Não obstante, ainda que se considere a Fuga como sinônimo de Evitação/Abstenção, esse estilo não seria adequado ao que foi solicitado pelo comando da questão.

    As alternativas B e D, Competição e Colaboração respectivamente, são Estilos adequados a situações onde ambas as partes tenham grande interesse pelo objeto do conflito. A única alternativa que não se apresenta totalmente inadequada é a alternativa C, Acomodação. Nesse estilo de Gestão de Conflitos, há uma renúncia de uma das partes, por não considerar o objeto do conflito como tão relevante ou quando se deseja criar um crédito de colaboração com a outra parte.



    Fontes: Rodrigo Rennó, pag 73

  • Fuga ou evitação é sim um estilo de administração de conflitos!

  • Para responder essa questão é preciso considerar todos os estilos para gestão de conflitos, bem como todos os seus sinônimos:

    Evitação (Abstenção/Fuga/Abandono)

     - não assertivo - não cooperativo

     - ignorar o conflito, neutralidade, fuga

     Competição (Dominação/Sobreposição)

     - assertivo - não cooperativo

     - imposição de interesse autoritário, solução urgente

     Acomodação (Condescendência) -gabarito

     - não assertivo - cooperativo

     - alto grau de cooperação para suavizar, harmonizar, gerando satisfação apenas da outra parte. utilizado quando se deseja evitar um conflito no presente, para obter ganhos no futuro

     Compromisso (Transigência/Concessão)  

     - assertivo - cooperativo

     - soluções razoáveis, que envolvem ganhos e perdas para todas as partes. Nesse modelo são feitas concessões de ambos os lados

     Colaboração (Integrativo/Ganha-Ganha)

     - altamente assertivo - altamente cooperativo 

     - as partes buscam a melhor solução para atender a todos

  • Mapas Mentais de Administração para Concurso: Gerenciamento de Conflitos

    http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/gestao-de-pessoas-gerenciamento-de.html

  • Fuga seria evitação. O o item está mais para essa do que acomodação tem um alto grau de cooperatividade. Os interesses dos outros são mais importantes do que os próprios. 

  • soluções que permitam a cada um=colaboração

  • "soluções que permitam a cada um executar independentemente suas tarefas"

     

    Sinceramente, não vi nenhuma opção compatível com o enunciado. 

  • Complementando...

     

    Estilo de acomodação: reflete um alto grau de cooperação e funciona melhor quando as pessoas sabem que é errado, quando um assuntos é mais importante que outros para cada lado, quando se pretende construir créditos sociais para utilizar em outras situações ou quando manter a harmonia é o mais importante. O negócio é ir levando.

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.187

     

    bons estudos

  • Pra mim não faz sentido com Acomodação. FCC samba na cara com as questões de GP.

  • Quando os objetivos de dois grupos são compatíveis, mas sua interação não é considerada importante (entre eles há cooperação de objetivos, mas não há introsamento entre os grupos e tratam como um problema não prioritário, levando com a "barriga" o conflito intergrupal existente, tanto que buscam soluções para as tarefas de forma independente, para não ter que um bater de frente com o outro acerca das soluções. Logo, estão acomodados no conflito maior (conflito entre os grupos).

  • vamos pedir os comentários do professor.

  • por que não é letra "b"?

  • A chave da questão está nos seguintes pontos: 

    1º- "os objetivos de dois grupos são compatíveis...". Trata-se de uma das características da estratégia de acomodação.

     

    2º- "os grupos procurem soluções que permitam a cada um (grupo) executar independentemente suas tarefas, com um gasto mínimo de tempo e esforço". Fica claro que a situação é “empurrada com a barriga”, para que seja suavizada e não gere problemas maiores. Perceba que os grupos procuram juntos uma solução para que cada um possa executar suas tarefas, ou seja, há cooperação. Do mesmo modo, se pretende gastar um mínimo de tempo e esforço, isto é, os grupos não partem para competição (pouca assertividade). Isto posto, temos cooperação e pouca assertividade = postura de acomodação

     

    Evitamento / fuga / abstenção:

    - Acontece quando a pessoa reconhece a existência do conflito, mas prefere evitá-lo, não agindo para satisfazer os interesses próprios nem da outra parte, nem tomando papel ativo na solução das causas para os problemas.

    Acomodação ou suavização:

    - A pessoa cede alguma coisa de valor para a outra parte, buscando satisfazê-la como forma de acomodar a situação e fortalecer o relacionamento entre as partes.

    - Normalmente está relacionada a objetivos compatíveis entre as partes, mas sem esforços grandes para impor seus objetivos aos outros.

    Competição ou comando autoritário:

    - O foco é nos interesses do indivíduo, que busca ganhar no conflito enquanto a outra pessoa perde. Vencedor/Vencido (só não tem essa relação na colaboração)

    Colaboração ou solução de problemas:

    - Envolve a real solução dos problemas. Sob ele, as partes se importam tanto com a satisfação dos próprios interesses quanto dos interesses dos demais envolvidos.

    - Buscar uma solução ganha-ganha para todos os envolvidos.

    Compromisso ou concessão:

    - É uma solução em que as partes abrem mão de algumas coisas em troca de outras, de modo que todos se vejam em uma situação aceitável de ganhos e perdas.

    fonte: Estratégia Concursos

     

  • Na minha concepção a chave dessa questão está na seguinte frase:

    com um gasto mínimo de tempo e esforço.

    Acomodação

    caso tenha me euquivocado, por favor, me comuniquem

    :)

     

  • Mais uma questão tosquinhada FCC...

     

    "os objetivos de dois grupos são compatíveis, mas sua interação não é considerada importante"

    Não vi sequer conflito nisso! Não tem nem o que classificar! Na acomodação uma parte cede à outra sem impor seus objetivos... Em momento algum da questão se afirmou nada parecido com isso. Deveria ser anulada.

     

  • A abordagem de administração de conflito acomodação possui um alto grau de cooperação, sem assertividade. É a busca pela harmonia. Nesse estilo buscamos somente satisfazer o outro, sem buscar nossos interesses. É comum quando o tema a ser discutido é muito mais importante para a outra parte e queremos gerar um "crédito" de boa vontade para o futuro. O intuito principal da acomodação é resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para a frente, o que pode acabar ignorando a essência real do conflito.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03

  • A abordagem de administração de conflito acomodação possui um alto grau de cooperação, sem assertividade. É a busca pela harmonia. Nesse estilo buscamos somente satisfazer o outro, sem buscar nossos interesses. É comum quando o tema a ser discutido é muito mais importante para a outra parte e queremos gerar um "crédito" de boa vontade para o futuro. O intuito principal da acomodação é resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para a frente, o que pode acabar ignorando a essência real do conflito.

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • kkkkk dificil engolir essa, descrição muito mais para evitação/fuga

  • Acomodação é "ganha-perde"

    Nesse exemplo não me parece que houve um "ganha-perde"

  • muito mal feita essa questão. deveria ser anulada sem dúvida. indicava pelo enunciado muito mais fuga que acomodação.

  • Não existe matéria mais diabólica que GP. É tanto autor e tanta teoria, que fica impossível compreender tudo. Todo mundo querendo ser teórico e vender seus livrinhos...