SóProvas


ID
1445365
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Fala-se muito, hoje em dia, da questão ecológica. Mas, regra geral, as pessoas se portam como se os delitos ambientais fossem uma criação recente, efeitos inevitáveis e específicos da civilização urbano — industrial. Não é bem assim. O que há, nos dias que passam, é que a nossa capacidade destrutiva alcançou um grau historicamente inédito. Temos poder suficiente para detonar o planeta. Mas isso não significa que crimes contra o mundo natural sejam uma invenção contemporânea. Bem vistas as coisas, a história da devastação ambiental dos trópicos brasílicos começou com os índios. Foram eles que deram início ao processo de destruição da vegetação que recobria milenarmente o nosso litoral.
Quando os primeiros navegadores europeus chegaram aqui, não deram de cara com uma “natureza” pura, intocada. Mas com um mundo onde, para lembrar o trocadilho de James Joyce, a mão do homem já havia posto os pés. Seres humanos circulavam há milênios por esses trópicos. Dados arqueológicos revelam que a zona costeira do Brasil já possuía “sambaquis”, depósitos de conchas marinhas e restos humanos, há oito mil anos atrás. Viviam então, em nosso atual território, populações engajadas em atividades de caça e coleta de alimentos. E tudo indica que essas populações não deixaram de realizar as suas intervenções no mundo natural. Apesar das evidências disponíveis, todavia, o terreno permanece hipotético. Os problemas começam, de fato, quando começam as práticas agrícolas. A agricultura representa — sempre — uma reviravolta radical na relação do homem com a natureza. Quando ela se impõe, o ecossistema deixa de imediato de ser regido por processos unicamente naturais. (RISÉRIO, 2004, p. 242-243).

A questão ambiental tem sido uma grande preocupação no mundo atual e essa problemática está relacionada, entre outros fatores, ao desenvolvimento da atividade agrícola que, no Brasil,

Alternativas
Comentários
  • Alguém mais aí errou esta questão?

  • Acertei !

  • Preservou?

  • Há menos de 10% de Mata Atlântica remanescente no território. Como é que se pode falar que houve preservação?

  • Sobre a alternativa C:

    C) preservou, indiretamente, áreas da Mata Atlântica, através da agricultura cacaueira, implantada a partir da Republica Velha, em função de esse tipo de plantio necessitar da sombra da mata para seu desenvolvimento. (Certo!?)

    R: Acredito que a alternativa esteja correta por mencionar que algumas áreas foram preservadas, não a Mata Atlântica como um todo. Aqui na minha Angra dos Reis, por exemplo, temos muitas áreas de Mata Atlântica preservada.

  • Realmente, clã. Vejam:

    bahianoticias.com.br/artigo/516-cacau-da-bahia-e-sinonimo-de-conservacao-da-mata-atlantica.html

  • GABARITO LETRA C

    "Produtores acreditavam que a sombra da cobertura das árvores era necessária para o aumento da produção. Assim, da mata nativa, apenas foi retirada a parte necessária ao plantio da cultura". DESSA FORMA, O INDIRETAMENTE, CITADO NA QUESTÃO, REFERE-SE AO FATO DOS PRODUTORES DE CACAU PRESERVAREM A VEGETAÇÃO A FIM DESTA TRAZER SOMBRA PARA PLANTAÇÃO

    FONTE: BAHIA NOTÍCIAS