SóProvas


ID
14458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do arquivamento de documentos, julgue o item subsequente.

Os documentos que refletem a origem e os objetivos da instituição possuem valor secundário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente.

Alternativas
Comentários
  • Valor histórico:

    O valor histórico, também chamado de secundário, refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados, quando passa a ser considerado fonte de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração.

    O documento, após perder seu valor administrativo, pode ou não adquirir valor histórico, e uma vez tendo-o adquirido, este se torna definitivo, ou seja, o documento jamais o perderá.

    Enquanto o documento tiver valor administrativo (primário), ele será arquivado, em uma instituição que aplique a Teoria das 3 Idades, nas fases correntes ou intermediária. Quando perde o valor administrativo, o documento pode ser eliminado, desde que não adquira valor histórico (secundário), ou ser recolhido à fase permanente, quando adquirir este valor.

    Uma vez que o valor histórico é definitivo, podemos concluir que o documento histórico, também chamado de documento permanente ou documento de 3a idade, jamais será eliminado ou destruído.


    Deus Nos Abençoe!!!
  • Arquivo corrente - valor primário
    Arquivo intermediário - valor primário
    Aquivo permanente - valor secundário.

    Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor secundário.
  • Acho que existem dois raciocinios.
    1º - Um com relação aos VALORES dos documentos quanto a sua importancia vital para a instituição ou importancia do seu conteudo.
    2º - E o outro é com relação a frequencia e referencias feitas ao documento.
    Se a gente for levar em conta o 1º raciocinio,os documentos que refletem a origem e os objetivos da intituição têm valor primario.
    Se for o 2º eles têm valor secundário.

    Fonte= forum concuseiros

  • Mais uma do CESPE.... só pra confundir.  As duas afirmações estão falando da mesma fase, que é  a permanente. Logo, os documentos possuem valor secundário e guardam relação com a origem, objetivos e direitos da instituição.

    Força, foco é fé!
  • Os documentos que refletem as origens, evoluções, história, missão e objetivos institucionais são tidos como fundamentais para identificar a instituição. Sendo assim, possuem valor permanente.
    Esses documentos são a memória institucional, a prova de que a mesma existe e que tem objetivos próprios a sere atingidos.

    Portanto o item está correto.
  •                   ------------------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO

              ░▄▄▄▄▄░                                                       ░▄▄▄▄▄░                                                 ░▄▄▄▄▄░
              ░█▄▄▄█░                                                       ░█▄▄▄█░                                                 ░█▄▄▄█░
              ░█▄▄▄█░     TRANFERÊNCIA                 ░█▄▄▄█░     RECOLHIMENTO           ░█▄▄▄█░
              ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░
              ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░

                     ⇩                                                                     

         X ELIMINAÇÃO                                                X ELIMINAÇÃO

     

         VALOR PRIMÁRIO                                          VALOR PRIMÁRIO                                 VALOR SECUNDÁRIO

          1º FASE/IDADE                                               2ª FASE/IDADE                                       3º FASE/IDADE

             CORRENTE                                                  INTERMEDIÁRIO                                        PERMANENTE

  • Os arquivos correntes caracterizam-se pela sua grande frequência de uso dos seus documentos, os quais são essenciais às atividades administrativas e, por isso, estão em constante movimentação e utilização por diversas pessoas e unidades de uma instituição. Ademais, para facilitar a utilização, além de evitar a perda do documento, é necessário que ele esteja sempre de seus usuários.


    Os arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos os quais não são mais objetos de consultas frequentes, porém aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direitos e obrigações.  Ou seja, não sendo mais de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesses administrativos, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


    Os arquivos permanentes, por fim, são aqueles que guardam documentos que não tem mais valor administrativo; porém, pelo seu conteúdo ou pelo assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado, sendo, assim, de livre acesso ao público.


    Portanto, quanto aos estágios de evolução, os arquivos podem ser correntes, intermediários e permanentes.

  • Valor Primário – documentos com fins legais, fiscais e administrativos.

     

    Valor Secundário – documentos com fins históricos, probatórios e informativos.

     

    Ex.: Documentos referentes a movimentos reivindicatórios de servidores possuem valor secundário, logo, GREVE É SECUNDÁRIO!

     

    Fonte: usuário do QC.