-
"... os quais não devem incluir informações a respeito do projeto ou da arquitetura do sistema."
-
"Ao final do processo devem estar definidos os requisitos do sistema a ser implementado, os quais não devem incluir informações a respeito do projeto ou da arquitetura do sistema. Portanto, informações como a linguagem de programação ou o sistema gerenciador de banco de dados a serem utilizados não devem estar presentes nos requisitos de software documentados."
Não é que não devem estar, na verdade eles não são necessários nesta fase (domínio do problema). Mas caso o cliente exija podem ser adicionados no documento de identificação dos requisitos.
-
O que invalida a questão é: "Os quais não devem".
Se um cliente quiser um sistema a que opere em um servidor de aplicação JEE, isto será um requisito (não funcional).
-
Complementando:
as informações como a linguagem de programação ou o sistema gerenciador de banco de dados a serem utilizados DEVEM estar presentes nos requisitos de software documentados!
O motivo é justamente o que o colega explicou logo abaixo: essas informações são requisitos não funcionais, ou seja, sem essas informações o sistema não poderá funcionar!
Parece estranho né! mas em alguns projetos os requisitos não funcionais são mais importantes que os funcionais! Isto está no livro so Sommerville, e se dá pois um programa que deva ser integrado a outro sistema que utiliza uma base de dados Oracle deve necessariamente ter documentado como requisito NÃO funcional esta restrição. Ja pensaram se implementam um sistema utilizando outra tecnologia? Simplesmente o sistema não vai funcionar!
Abraços
-
O correto seria "...informações como a linguagem de programação ou o sistema gerenciador de banco de dados podem ser utilizadas ..."
-
Segundo Sommerville, requisitos não funcionais podem ser de três tipos:
- De produto;
- Organizacionais;
- Externos.
Requisitos organizacionais, por sua vez, também podem ser divididos em alguns subtipos, dentre os quais tempos os requisitos de implementação. Portanto, a organização pode decidir que um projeto deve ser feito em Java e deve utilizar Oracle, por exemplo.
Segue uma imagem com os tipos de requisitos não funcionais: http://2.bp.blogspot.com/_nwUNsRiQl3I/TIMVmtBahAI/AAAAAAAAAYg/f9vQ11hKfnk/s1600/rnf.png
-
O documento de especificação funcional é o contrato entre o cliente e o desenvolvedor.
Este documento contém os todos os requisitos do sistema.
-
Item incorreto
Sommervile "O nível de detalhes que deve incluir em um documento de requisitos depende de tipo de sistema em desenvolvimento e o processo usado. Os sistemas críticos precisam ter requisitos detalhados, porque a segurança e a proteção devem ser analisados em detalhes", em outro trecho: " o apêndice do documento de requisitos deve fornecer informações detalhadas e específicas relacionadas à aplicação em desenvolvimento, além de descrições de hardware e banco de dados"
Abraços, vamo que vamo.
-
Corrigindo a última frase:
Informações como a linguagem de programação ou o sistema gerenciador de banco de dados a serem utilizados devem estar presentes nos requisitos de software documentados.
Essas informações são exemplos de requisitos não-funcionais. Outro exemplo:
- O software deve ser operacionalizado no sistema Linux.