SóProvas


ID
144655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os próximos itens, que se referem a frameworks Java
Server Faces (JSF) e Hibernate.

No índice de agrupamento ou denso, a ordenação física dos dados e do índice é a mesma, ou seja, a chave de busca também define a ordem sequencial dos dados, podendo haver, no máximo, dois índices desse tipo por tabela. Apesar de exigirem mais sobrecarga de manutenção para inserções e exclusões, é mais rápido localizar um registro com uso do índice esparso que com o índice de agrupamento.

Alternativas
Comentários
  • "No índice de agrupamento ou denso" - ERRADO. O Indice de agrupamento é esparço. Além disso, denso é uma caracterísitca de índices, e não um tipo de índice.

    "a ordenação física dos dados e do índice é a mesma" - CERTO. Agrupamento opera sobre campos ordenados. Portanto, o índice e os dados terão a mesma ordenação

    ", ou seja, a chave de busca também define a ordem sequencial dos dados, podendo haver, no máximo, dois índices desse tipo por tabela. " - ERRADO. Podemos ter apenas 1 índice Principal/Primário OU 1 índice de agrupamento/clusterin

    "Apesar de exigirem mais sobrecarga de manutenção para inserções e exclusões, é mais rápido localizar um registro com uso do índice esparso que com o índice de agrupamento. " - ERRADO denovo. Esparço é uma característica dos índices. E o índice de agrupamento é esparço.

    Ou seja, cheio de erro :)

    A idéia de termos índices em um SGBD é para facilitar buscas.
    Imagine uma agenda. É como pesquisar no índice qual a página que se encontra os nomes iniciados com letra "L".
    O banco realiza a busca sobre a tabela de índice. O índice retorna um ponteiro para a localização em disco dos dados procurados (como se fosse a página da agenda). De posse desta informação, podemos fazer uma busca sequencia no local apontado (seria como ler nome por nome da folha da agenda).

    Os índices podem ser de nível único (primário, clustering/agregação) ou multinível (árvores)

    Primário ou Principal: opera sobre atributos chaves. A idéia é criar uma tablea de índices, bem ao estilo de agenda. A tabela de índice terá duas colunas: valor da chave, ponteiro para o local do registro associado à chave em disco. Aí vocês perguntam, pra quê criar uma segunda tabela? Não é mais fácil pesquisar diretamente na tabela original? Certamente não. A tabela original contem, além de atributo chave, vários outros atributos. A tabela de índice é enxuta. Além disso, a tabela de índice não tem uma cópia de todas as chaves. Ele elege algumas chaves estratégicas. Por exemplo, na tabela de nomes, poderíamos ter índices somente para A,J,Z. Isso já nos reduziria 1/3 da área de busca na tabela original.
    A desvantagem deste método é o custo de inserção e remoção. Quando adicionar registro, todos os demais registros precisaram ser movidos para manter a ordenção do campo. Consequentemente, a tabela de índice também será alterada.

    Clustering/Agregação: Se você tiver um campo não chave ordenados e com valores que se repetem muito, é ideal ter um índice de clustering. A tabela de índice terá um valor para cada item distinto do campo a ser indexado. A tabela de índice vai te indicar onde está o arquivo daquele agrupoamento que você procura.

    Os índices podem ser classificados em:

    Denso - Uma entrada na tabela de índice para cada registro da tabela original
    Esparço - Cada entrada de índice aponta para o primeiro elemento de um grupo da tabela original.