Gabarito C. Comentando os erros em negrito.
a) posicionamento da matéria-prima em local distante de onde serão consumidos, considerando o princípio da movimentação de materiais.
R: Olha, incorre em erro afirmar que o local distante deve ser colocado como princípio da movimentação. Deve ser observado e evitado.
b) armazenamento centralizado dos materiais permitindo que a entrega e o inventário sejam realizados mais rapidamente
R: Tudo bem que a Centralização tem lá suas vantagens, mas estabelecer de forma imperiosa e sem observar o layout da empresa, os funcionários, os materiais e a missão da empresa provocará desperdícios. ARM não curte isso, viu?
d) ocupação de todo o espaço do almoxarifado, desconsiderando os aspectos de circulação de pessoas, o que é proibido na área de armazenagem
R: O comentário anterior ajuda a entender o desta assertiva.
e) padronização da armazenagem, igualmente, para todos os materiais da empresa, visando à minimização dos custos e à otimização do espaço.
R: A padronização é legal? Sim e muito. Ajuda e possibilita localização rápida e eficiente. PÔ, mas qual é o erro então? PARA TODOS OS MATERIAIS. Deve-se observar aqui as especificidades de cada tipo de material. Um exemplo: materiais críticos.
Quando fiz essa questão, fiquei na dúvida entre as alternativas C e E. As outras, mesmo que por intuição meio que dava para descartar. Mas o que pesou para a letra C, que é o gabarito, é que no enunciado fala que trata-se "de materiais adquiridos pela empresa para sua utilização rotineira, tanto na área administrativa quanto na de produção.
Então pensei: o que seria material rotineiro para a área administrativa? Seria material de escritório em geral (resma de papel A4 para impressoreas, tonner para impressora, caneta, grampeador, etc). E para Produção? Talvez tinta, graxa, estopa, latas de jet, etc.
De acordo com Viana, a eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente:
• Da redução das distâncias internas percorridas pela carga e do consequente aumento das viagens de ida e volta.
• Do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas.
• Da melhor utilização de sua capacidade volumétrica.
A ainda:
Uma gestão eficiente do almoxarifado deve gerar uma movimentação mais rápida dos materiais, evitando-se perdas por extravios e quedas e aproveitando-se melhor das máquinas e das pessoas envolvidas nesse trabalho.
Logo, considerando que são materiais de uso rotineiro e considerando a questão da eficiência, que consiste numa movimentação mais rápida dos materiais quando de sua destinação às áreas, a alternativa que melhor se encaixa é a C: armazenamento dos materiais em instalações que possibilitem uma rápida movimentação, tornando o processo eficiente.
Espero ter ajudado
Fonte: material do próprio qconcursos, Administração de Almoxarifado, disponível em
https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/slides/materiais_de_apoio/7481/69ab1dea8d632c63f3d0cb75a7dc0293ddd6057d.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIEXT3NIIWGGE3UFQ&Expires=1515511928&Signature=wE2p1KOV%2FXqnuxmWFx%2BBDexAC3w%3D
Assertivas erradas:
a) posicionamento da matéria-prima em local distante... - nem precisa ler o resto! Basta imaginar o transtorno de deixar a matéria-prima DISTANTE do seu local de uso...
b) armazenamento centralizado dos materiais... - PODE PARAR! Guardar tudo no mesmo lugar? Misturar coisas que deviam estar separadas?? Tks tks tks...
d) ocupação de todo o espaço do almoxarifado - nem precisa falar, né? BAGUNÇA!!
e) padronização da armazenagem, igualmente, para todos os materiais da empresa - é uma cópia da letra b) com outras palavras.