SóProvas


ID
1448044
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os demonstrativos contábeis levantados em 31.12.2014, de determinado ente público, evidenciaram um excesso de arrecadação no valor de R$ 98.950.000,00, e um superávit financeiro no valor de R$ 57.850.000,00, que poderá ser utilizado como recurso para abertura de créditos adicionais no exercício seguinte. Nos termos da Lei Federal no 4.320/64, o excesso de arrecadação e o superávit financeiro são apurados, respectivamente, mediante:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Balanço Orçamentário evidencia: Excesso ou Insuficiência de arrecadação

    Balanço Patrimonial evidencia: Superávit Financeiro que é a diferença positiva entre o Ativo Financeiro - Passivo financeiro menos os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculados.

  • O Balanço Orçamentário apura o RESULTADO ORÇAMENTÁRIO;

    • O Balanço Financeiro apura o RESULTADO FINANCEIRO;

    • O Balanço Patrimonial apura o SUPERÁVIT FINANCEIRO (ATIVO FINANCEIRO- PASSIVO FINANCEIRO) EVIDENCIA O SALDO PATRIMONIAL

    • Demonstração das Variações Patrimoniais apura o RESULTADO PATRIMONIAL.


  • LEI 4.320/64

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa. 

      § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos: 

      I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;

      II - os provenientes de excesso de arrecadação; (BALANÇO ORÇAMENTÁRIO)

      III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei; 

      IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las. 

      § 2º Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas.

      § 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício.

      § 4° Para o fim de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-a a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício.