SóProvas


ID
1448506
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os dentes podem apresentar alterações de cor por uma série de fatores. Elas podem ser localizadas ou generalizadas. As alterações presentes no íntimo da estrutura dental, provenientes de fatores pré e pós-eruptivos, decorrentes de traumatismos, infecções periapicais no antecessor, pigmentações pelo amálgama, tratamento endodôntico inadequado, e que representam a principal indicação para o clareamento dental são as manchas:

Alternativas
Comentários
  • A pigmentação intrínseca ocorre como consequência de uma alteração na composição estrutural ou na espessura dos tecidos dentários. Sabe-se que várias doenças metabólicas e fatores sistêmicos afetam a dentição durante o seu desenvolvimento e causam pigmentações dentárias. A pigmentação intrínseca resulta assim de mudanças no interior do dente, decorrentes de alterações metabólicas, podendo estar associadas à fluorose, à toma da tetraciclina em idades precoces, e até mesmo ao envelhecimento.

    Assim, A descoloração intrínseca tem os pigmentos incorporados na intimidade da estrutura dental. São profundas e necessitam do tratamento específico de CLAREAMENTO DENTAL. Podem ser adquiridas durante a vida ou ser congênitas, ou seja, aparecerem na fase de formação dos dentes.