-
Resposta: B ( para não assinantes e para aqueles que foi expirado o plano)
-
A novidade da década de 1870 foi o surgimento de um movimento republicano conservador nas províncias, tendo como maior expressão o Partido Republicano Paulista ( PRP ), fundado em 1873.
GABARITO: LETRA B
FONTE: LIVRO HIST. DO BARSIL, BORIS FAUSTO, 14 ED.
-
qual o erro da III?
-
Me ajudem ?
Coloque C,se a afirmação for correta e E,se for errada.
A( ) o manifesto republicano,de 1870,reflete a crise política da Monarquia brasileira no final do séculoXIX.
B( ) o manifesto republicano propõe um poder mais centralizado.
C( ) o manifesto republicano,de 1870,critica o despotismo do imperador,que através do poder moderador,controlava os demais poderes.
D( ) o manifesto republicano,defende o voto e o regime de federação de estados autônomos.
E( ) o manisfesto republicano,de 1870, foi expresso por um grupo agrário que representava os interesses do nordeste.
-
Leandro, acredito que seja o "FIM DA ESCRAVIDÃO"
-
Manifesto 1870
-Conservador
-Não tocou em questões mais profundas como abolição.
-Federalista.
-Fazia críticas ao império.
-
I. Afirmação falsa, uma vez que as ideias republicanas, presentes no Brasil desde o século XVIII, demoraram a ganhar força no país e mesmo em 1870 o Manifesto Republicano não foi aceito de imediato em quase todas as províncias.
II. Afirmação verdadeira, visto que, apesar de representar uma importante mudança no sistema político brasileiro, o modelo de República defendido no país no século XIX ainda era bastante conservador.
III. O Manifesto Republicano exerceu grande influência entre estudantes, jovens oficiais do Exército e cafeicultores de São Paulo e Minas Gerais, visto que se comprometia com a manutenção da escravidão. Portanto, afirmação falsa
Fonte: Curso Cidade
-
I - De fato, o Manifesto Republicano de 1870 teve dois autores: Quintino Bocaiúva e Joaquim Saldanha Marinho. Nele, o ideário básico do republicanismo brasileiro foi exposto de maneira sistemática e influenciaria a crise final do Estado monárquico. No entanto, é completamente exagerado se supor que todas as províncias tenham tido o mesmo grau de aceitação e tampouco que um movimento unificado tenha resultado. Há de se observar que os movimentos republicanos brasileiros tiveram antes como base os limites provinciais. Isto é, formaram-se partidos como o Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro, e não uma força maior e nacionalizada. Muitas das grandes resistências à república estavam concentradas no próprio Rio de Janeiro, onde o manifesto seria publicado. Afirmativa falsa.
II - Ainda que tivesse uma perspectiva modernizante do país, o republicanismo brasileiro tinha um corte conservador importantíssimo. Em sua maioria, eram oligarcas desiludidos com o sistema político da monarquia pela falta de representatividade. O positivismo, grande corrente filosófica adotada por vários daqueles indivíduos, rendia-lhes a percepção de "ordem e progresso". Isto é, o movimento revolucionário não romperia com a ordem, mas sim estabeleceria uma nova com o mínimo de transformações na esfera social em nome de um progresso maior. A forma federalista de Estado era a chave para muitos desses republicanos, uma vez que insistiam na necessidade de descentralização do poder, principal reivindicação dos oligarcas do Oeste paulista, por exemplo. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
III - O Manifesto Republicano tinha como foco a derrubada da monarquia e a formação de uma república federalista. Ou seja, para angariar o máximo apoio possível, tentava não tocar em outros pontos sensíveis do debate público da época. Afirmativa falsa.
Gabarito: b) Somente II é verdadeira.
Fonte: Tecconcursos