-
As
hipóteses constituem "a base estratégica para a investigação do
fenômeno ..."; não são concebidas "como hipóteses para verificação,
inferidas empiricamente por meio de pesquisa anterior; mas hipóteses de
trabalho baseadas nos quadros reais de pesquisa e formuladas com o fim de
orientar teoricamente a pesquisa [...]IAMAMOTO,
Marilda Vilela e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no
Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 17ª. Ed. São Paulo:
Cortez, 2005.
-
Gabarito (B)
HIPÓTESE é a tentativa de oferecer uma solução possível mediante uma proposição, ou seja, uma expressão verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa (GIL, 2002).
As hipóteses, respostas possíveis e provisórias em relação às questões de pesquisa tornam-se também instrumentos importantes como guias na tarefa de investigação(LAKATOS e MARCONI, 1995).
O pesquisador fez uma HIPÓTESE ao supor uma afirmativa...
-
Hipotese: suposta resposta ao problema, será aceita ou rejeitada após os devidos testes. Construída por observação e pelo conhecimento da realidade. Para solucionar ou tentar solucionar o problema da sua pesquisa testa-se a hipótese. Gil. Métodos de pesquisa social
-
Todas as vezes que falar no enunciado da questão em provisório ou provisioriamente, lebre-se que ele está falando, defimindo uma situação hipótética, refere-se sobre: HIPÓTESE.
-
C. Formulação de hipóteses
A inclusão das hipóteses no campo da pesquisa social é muitas vezes criticada como um comportamento positivista, onde as conclusões de uma pesquisa deveriam sempre resultar de "respostas objetivas" construídas ao longo da investigação.
Buscaremos aqui, relativizando estes parâmetros objetivistas, encarar a formulação de hipóteses como uma tentativa de criar indagações a serem verificadas na investigação.
Portanto, consideramos que este item pode ser substituído ou encarado como uma formulação de pressupostos ou de questões. Enfim, como um diálogo que se estabelece entre o olhar do pesquisador e a realidade a ser investigada. São, em suma, afirmaçõesprovisórias a respeito de determinado problema em estudo (Minayo, 1992).