-
Sua ação, pois uma arma pode ter ação contundente (coronhada) e ação pérfuro-contundente (projétil de arma de fogo), por exemplo.
-
GAB: LETRA E
Os instrumentos são classificados de acordo com a sua ação/atuação sobre a superfície atingida, são elas: Somente pressão; pressão e deslizamento e choque, acompanhado ou não de deslizamento .
Daí os três tipos de lesão simples: Punctória; incisa e contusa.
-
A Traumatologia ou Lesonologia Médico-legal estuda as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano, nos seus aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais e socioeconômicas. Trata também do estudo das diversas modalidades de energias causadoras desses danos.
A) ERRADO. Os instrumentos são classificados de acordo com seu modo de ação, e não de acordo com o formato. Até porque dependendo de como um instrumento é usado, o mesmo instrumento poderá causar diferentes tipos de lesões, mesmo tendo o mesmo formato.
B) ERRADO. A intensidade e gravidade do trauma vão depender da força que se imprime no trauma, mas não se usa isso para classificar o tipo de ação do instrumento.
C) ERRADO. O uso habitual não é critério de classificação do tipo de instrumento.
D) ERRADO. Instrumentos causadores de trauma não são classificados juridicamente.
E) CERTO. Segundo o contato, o modo de ação e as características que imprimem às lesões, classificam-se os instrumentos mecânicos em: cortantes, contundentes, corto contundentes, perfurantes, perfurocortantes e perfuro contundentes. Assim, um mesmo instrumento pode ter diferentes modos de ação. Pense em uma arma de fogo: ela pode ter ação perfuro contundente, quando você dispara um projetil, mas se você usar a coronha da arma para lesionar alguém, ela também terá ação contundente.
Gabarito do professor: Alternativa E.
-
Ação cortante
Ação perfurante
Ação contundente
Ex: projétil de arma de fogo é perfuro contundente porque sua AÇÃO perfura e contunde.
-
Considerando a classificação de um instrumento lesivo no campo da Medicina Legal, o instrumento é identificado de acordo com a sua AÇÃO, e não segundo seu formato, desempenho (eficácia), uso habitual e classe jurídica.
Gabarito: E