ATRAJETO: O FENÔMENO DA CAVITAÇÃO
O trajeto dos projéteis de alta energia difere do deixado pelos projéteis comuns por causa da maior potência das ondas de pressão que produzem.
Os projéteis em geral rompem os tecidos e formam um túnel cujas paredes são deslocadas pelas ondas de pressão em direção radial e em sentido centrífugo.
Quanto maior a energia transmitida aos tecidos, maior a potência das ondas de pressão.
No caso dos projeteis de alta velocidade, o fluxo de energia pode ser tão intenso que as paredes da cavidade em túnel são de tal modo deslocadas, que o resultado simula o efeito de uma explosão do projétil dentro do corpo.
A CAVIDADE TEMPORÁRIA é o resultado do alargamento da cavidade permanente sob a influência das ondas de pressão. É tanto maior quanto maior o fluxo de energia. Mas logo se retrai sob a influência da elasticidade dos tecido. Tem sido associada exclusivamente aos projeteis de alta energia, o que é um erro. Qualquer projétil pode produzir as ondas de pressão responsáveis pela sua formação, dependendo apenas da velocidade de transferência da energia aos tecidos.
Quanto mais rápido o fluxo de energia cinética, maior o impulso dado aos tecidos vizinhos à cavidade permanente e, conseqüentemente, maior volume da cavidade temporária.
Desse modo, projéteis deformáveis, que transferem rapidamente a sua energia aos tecidos, são capazes de produzir cavidades temporárias significativas, capazes de ampliar o dano representado pela cavidade permanente, mesmo sem penetrar em alta velocidade.
Os diversos fabricantes de munição têm desenvolvido projéteis construídos exatamente com esse fim, ou seja, ampliar o fluxo de energia para aumentar o seu poder de parada. São projeteis destinados basicamente ao tiro policial, que visa a incapacitar o oponente já no primeiro impacto. Conforme a velocidade de expansão do projétil, seu poder de penetração pode diminuir.
Alguns tipos de projéteis expandem-se ou se fragmentam, tão rapidamente que penetram menos em função do esgotamento precoce da sua energia cinética. Ajustes técnicos podem equilibrar o grau de penetração e de expansão dos projéteis. Entre os projéteis com grande capacidade expansiva podemos incluir:
- Glaser safety slug;
- Hydra-shock;
- Silvertip.
O último é capaz de causar uma grande cavidade temporária, em prejuízo da penetração.
A distensão dos tecidos pela cavidade temporária, entretanto, só deixa lesões visíveis à macroscopia quando a velocidade dos projéteis é superior a 304 m/s.
O sinal mais importante é a infiltração hemorrágica dos tecidos adjacentes ao trajeto. É causada pela rotura de vasos de pequeno calibre. Essas lesões representam, na realidade, o resultado da ação contundente das ondas de pressão. No caso dos projéteis de alta velocidade, as ondas de pressão são muito mais potentes.
Dependendo do órgão e dos tecido atingidos, a cavidade temporária pode ser devastadora.
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico legal.
A) ERRADO. A cavitação é proveniente das ondas de pressão, e não apenas da velocidade do projetil. Lembre-se que energia = massa X velocidade (E=mv2/2), assim, a energia que vai causar a cavidade temporária depende não só da velocidade, mas também da massa do projetil.
B) ERRADO. A cavitação é proveniente das ondas de pressão, e não de choque.
C) ERRADO. O fenômeno da cavitação provém das ondas de pressão provocadas pelo projetil, e não da deformação apresentada por este. A deformação do projetil na realidade influencia o tamanho da cavidade permanente, que tem as dimensões transversais dele.
D) ERRADO. O fenômeno da cavitação provém das ondas de pressão provocadas pelo projetil, e não por sua ação térmica.
E) CERTO. O trajeto dos projéteis de alta energia difere do deixado pelos projéteis comuns por causa da maior potência das ondas de pressão que produzem. O fluxo de energia pode ser tão intenso que as paredes da cavidade em túnel são de tal modo deslocadas, que o resultado simula o efeito de uma explosão do projetil dentro do corpo.
O fenômeno da cavitação, embora já observado há muitas décadas nos projéteis de baixa energia, agora, com o surgimento dos projéteis de alta resolutividade, apresenta cavidades temporárias nos sentidos transversal e longitudinal, em face da aceleração brusca dos tecidos. A cavidade temporária é o resultado do alargamento da cavidade permanente sob a influência das ondas de pressão provocadas pela passagem do projetil. É tanto maior quanto maior for o fluxo de energia.
Gabarito do professor: Alternativa E.