SóProvas


ID
1450006
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em Medicina Legal, o trauma definido pela ação do calor local ou difuso é denominado termonose. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LESÕES POR MEIO TÉRMICOS – TERMONOSES: São quadros resultantes da ação do calor difuso sobre o corpo. Na insolação, a fonte é o sol; na intermação, a fonte de calor é artificial (fornalha, caldeira).


    QUEIMADURAS:  Ação direita do calor por contato direto, através de chama ou de sólido, de gás ou de líquido quentes.

    Segundo a classificação de Hoffmann e Lussena, teremos

    1º grau - Eritema (rubor)

    2º grau - Flictena ("bolha"), cheias de líquido seroso

    3º grau - Escarificação (necrose)

    4º grau - Carbonização


    CARBONIZAÇÃO: As peças dentárias submetidas, em forma isolada, diretamente à ação do fogo, podem produzir-se fissuras já a 150 ºC. Com temperaturas de 270 ºC, as raízes se tornam de cor negra; com 400 ºC ocorre a queda espontânea da coroa, quando o dente está sadio ou, então, a coroa se pulveriza, quando existem caries ou infiltrações.

    A 800 ºC carboniza-se o esmalte, que se torna azul, sendo que a dentina é mais resistente ao fogo. As raízes dos dentes calcinados mostram-se curvadas, podendo facilitar a confusão com as dos animais.Dos materiais protéticos, a amalgama é o mais frágil ao calor. Já as porcelanas, os compostos (resinas + minerais), os cementos e o ouro, são resistentes ao calor (fundem entre 800 e 1.400 ºC).

    Os fotopolímeros, cuja cor se assemelha à dos dentes, podem ser facilmente reconhecidos com o auxílio da luz ultravioleta, com a qual apresentam fluorescência entre branco-azulada e branco-esverdeada.


    Fonte: http://profalessandraareas.blogspot.com.br/2013/07/traumatologia-forense.html

  • Hygino, 2014:336.

    Quando um indivíduo é exposto a um ambiente de temperatura elevada, pode ocorrer o aparecimento de distúrbios resultantes da incapacidade do organismo de eliminar o calor a mais recebido desse meio, que, somado ao calor endógeno, pode desencadear alterações orgânicas que são chamadas genericamente de doenças relacionadas ao CALOR DIFUSO.

    rjgr

  • a)Quando um indivíduo é exposto a um ambiente de temperatura elevada, pode ocorrer o aparecimento de distúrbios resultantes da incapacidade do organismo de eliminar o calor a mais recebido desse meio, que, somado ao calor endógeno, pode desencadear alterações orgânicas que são chamadas genericamente de doenças relacionadas ao calor difuso

     b)As queimaduras são exemplos da ação do calor local.

     c)Na insolação, também conhecida como prostração térmica ou intermação, (intermação não tem nd a ver com insolação. A intermação é outro agene que não o sol ) os sintomas são cansaço, sudorese profusa, palidez, fraqueza muscular, mialgias, dor de cabeça, tonteiras, náuseas e vômitos, anorexia, taquicardia e hipotensão arterial.

     d)A classificação das queimaduras tem por base o comprometimento externo visível ao exame pericial e leva em consideração o grau de quimadura provocado pelas lesões (1° eritema, 2° flictema, 3° escarificação, 4° carbonização)

     e)Entre as termonoses, as chamadas “doenças do calor” constituem um largo espectro de síndromes, sem que haja limite preciso entre uma e outra; são elas: o edema, a miliária, a síncope, a câimbra, a exaustão térmica e a insolação. CORRETO

  • Só uma observação quanto ao comentário do Rodrigo Silva, de acordo com a Doutrina não, necessariamente, é pelo efeito do sol que gera a insolação, por exemplo, o Genival veloso dispõe em seu livro que pouco há significação dos raios solares sobre a insolação, devendo levar-se em conta diversos fatos intrínsecos como patologias preexistentes, estado de repouso ou de atividade, metabolismo etc.

    Para que se verifique a insolação, deve haver lesão no hipotálamo, assim como na intermação deve haver, a priori, problemas no sistema cardiovascular em geral, sendo que, no final, pode haver distúrbios no hipotálamo. (como se fosse insolação), sendo, assim, muito sútil e de difícil identifiação os sintomas de ambos.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    As termonoses são, de forma geral, doenças relacionadas ao calor causadas pela exposição de um indivíduo a ambiente de temperatura elevada.

    A) ERRADO. Essas doenças são genericamente chamadas de doenças relacionadas ao calor difuso, e não ao calor local. Elas resultam da incapacidade do indivíduo de eliminar o calor excessivo que está recebendo do ambiente, que acaba se somando ao calor produzido pelo próprio organismo (endógeno)

    B) ERRADO. As queimaduras são resultado da ação do calor direto, e não do calor difuso.

    C) ERRADO. Insolação e intermação não são sinônimos.
    Para Genival V. de França: A intermação (= exaustão térmica = prostração térmica) decorre capitalmente do excesso de calor ambiental, ou seja, do calor radiante ou artificial, lugares mal arejados, quase sempre confinados ou pouco abertos e sem a necessária ventilação, surgindo, geralmente, de forma acidental. Já a insolação é proveniente do calor ambiental em locais abertos ou raramente em espaços confinados, concorrendo para tanto, além da temperatura, os raios solares, a ausência da renovação do ar, a fadiga, o excesso de vapor d'água.
    Para Hygino Hércules, a insolação seria um quadro mais agressivo, evolução da intermação.

    D) ERRADO. A classificação das queimaduras, em Medicina Legal, toma como princípio a profundidade das lesões, e não o critério clínico, que se baseia na área corporal atingida.
    No entanto, em certas circunstâncias, como na caracterização do perigo de vida para classificação da lesão corporal sob o ponto de vista jurídico, este último conceito é de grande valia. 

    E) CERTO. A exposição de um indivíduo a ambiente de temperatura elevada pode levar ao aparecimento de distúrbios que são chamados genericamente de doenças relacionadas ao calor - as chamadas termonoses. Resultam da incapacidade de o organismo eliminar o calor a mais recebido do meio ambiente, que vem se somar ao calor endógeno. Dentre elas, podemos citar o edema, miliária, síncope, câimbra, exaustão térmica e insolação. Vocês podem encontrar explicações aprofundadas sobre essas termonoses na doutrina de Hygino Hércules (Atlas de Medicina Legal).

    Gabarito do professor: Alternativa E.

  • Gabarito: E

    A) ERRADO. São doenças relacionadas ao calor DIFUSO.

    B) ERRADO. Queimaduras são reações ao calor local (direto).

    C) ERRADO. Insolação e intermação não são sinônimos.

    D) ERRADO. A classificação das queimaduras em Medicina Legal toma como princípio a profundidade das lesões, e não o critério clínico, que se baseia na área corporal atingida. No entanto, em certas circunstâncias, como na caracterização do perigo de vida para classificação da lesão corporal sob o ponto de vista jurídico, este último conceito é de grande valia.

    E) CERTO. A exposição de um indivíduo a ambiente de temperatura elevada pode levar ao aparecimento de distúrbios que são chamados genericamente de doenças relacionadas ao calor - as chamadas termonoses. Resultam da incapacidade de o organismo eliminar o calor a mais recebido do meio ambiente, que vem se somar ao calor endógeno. Dentre elas, podemos citar o edema, miliária, síncope, câimbra, exaustão térmica e insolação. Vocês podem encontrar explicações aprofundadas sobre essas termonoses na doutrina de Hygino Hércules (Atlas de Medicina Legal).

  • Gab. E

    EDEMA – decorre da permanência de um indivíduo não aclimado por tempo demorado em posição ortostática, de pé ou sentado, sem adequada movimentação. Há vasodilatação intensa na pele, assim como retenção de sódio e água.

    →     É mais comum em mulheres, sendo mais frequente nos pés, tornozelos e mãos.

    MILIÁRIA – resulta da obstrução do fluxo do suor ao longo dos dutos excretores das glândulas sudoríparas écrinas (comuns). O suor retido rompe os limites dutais e infiltra se nos tecidos vizinhos. Como é irritante, pode causar uma reação inflamatória de intensidade variada. Formas: miliária cristalina (sudamina), miliária rubra (brotoeja), miliária pustulosa e miliária profunda.

    →     Mais comum em crianças pequenas.

    ·SÍNCOPE – pessoas não aclimatizadas podem sentir tonteiras, zumbido auditivo, visão escura desmaio quando são obrigadas a permanecer de pé, em posição ortostática por tempo prolongado sob temperatura ambiente alta, mesmo que não estejam expostas diretamente ao sol.

    ·CÂIMBRAS – são contrações espasmódicas e muito dolorosas da musculatura esquelética das pernas, do abdômen ou do braço que ocorrem ao final ou logo após o término de esforços musculares intensos realizados sob temperatura ambiente elevada;

    ·EXAUSTÃO TÉRMICA (INTERMAÇÃO) – Também conhecida como intermação (quadro clínico grave) podendo evoluir para a INSOLAÇÃO ou para a morte.

    →     Sintomas: cansaço, sudorese profunda, palidez, fraqueza muscular muscular, mialgias, dor de cabeça, tontura, náuseas e vômitos, taquicardia e hipertensão arterial.

  • GAB: E

    Vale lembrar que TERMONOSE (doenças do calor) é genero do qual são espécies INSOLAÇÃO E A INTERMAÇÃO. Assim: 

    Termonoses são os danos orgânicos e a morte provocada pelo calor por meio de insolação ou pela intermação.

    Insolação é a ação da temperatura, dos raios solares, da excessiva umidade relativa e viciação do ar, tendo escassa importância médico-legal, por ser de origem frequentemente acidental.

    Intermação São os danos orgânicos ou a morte ocorridas em espaços confinados ou abertos (que NAO emitidos pelos raios solares) sem o suficiente arejamento, quando há elevação excessiva do calor radiante. As causas jurídicas da intermação são acidentes de trabalho e crimes.

    Vem PCPR!