-
Eletrocussão é a morte provocada pela exposição do corpo a uma carga letal de energia elétrica, como em uma cadeira elétrica. É causada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo, principalmente pelo coração ou pelo cérebro1 .
Eletroplessão é a morte provocada pela exposição do corpo a uma carga letal de energia elétrica, de forma acidental. Pode ocorrer com alta tensão (raios e fios de distribuição) ou baixa tensão (menos de 600 volts), neste caso em poças d'água ou com roupas molhadas1 ..
-
Alternativa A
FULGURAÇÃO - é a lesão causada por corrente elétrica natural. Ex.: raio. Se houver morte é chamada de FULMINAÇÃO.
ELETROPLESSÃO - é a morte ou lesão acidental provocada pela corrente elétrica industrial, energia artificial.
Na Eletroplessão quando aparece uma marca é chamada de Marca de Jellinek.
Na Fulguração quando aparece uma marca é chamada de Marca de Lichtenberg.
-
* Eletricidade- Divide-se em atmosférica e industrial.
Atmosférica: As lesões podem ser de dois tipos: fulminação e fulguração.
-Fulminação: Grandes traumatismos e queimaduras. Ocorre a morte do indivíduo.
-Fulguração: Sinal de Lichtemberg (desenhos arboriformes vasomotores). Não leva necessariamente à morte.
Industrial: A lesão é a eletroplessão. Eletroplessão é caracterizada pela marca elétrica de Jellineck (porta de entrada da corrente) e queimaduras.
(Anotações da aula do Professor Paulo Vasques- Damásio)
-
OLÁ..Liana Rodrigues, parabéns peli seu comentário, porém a A ELETROPLESSÃO NÃO É CAUSADA POR RAIOS. VEJA ABAIXO:
FULGURAÇÃO - é a lesão causada por corrente elétrica natural. Ex.: raio. Se houver morte é chamada de FULMINAÇÃO. ATÉ....
-
Eletricidade industrial -> Eletroplessão -> Sinal de Jellineck
Eletricidade Atmosférica:
a) Fulguração -> sinal de Lichtemberg
b) Fulminação -> leva a morte do indivíduo
-
NATURAL (fufu)
Fulminação - Letal (só lembrar de fuminante)
Fulguração - Sinal de Lichtenberg
ARTIFICIAL (ee)
Eletrocussão - Letal (só lembrar de eletrocutado)
Eletroplessão - Sinal de Jellinek
-
Letal: CuMi
Não Letal: PleGu
(Eletrocusão+Fulminação = Letal)
(Eletroplessão+Fulguração = Não Letal)
-
Eletricidade
É uma forma de energia de ordem física, cósmica ou industrial, cujas manifestações são conhecidas desde tempos remotíssimos, capaz de agir sobre o corpo humano e dos demais seres vivos, provocando graves danos e frequen temente a morte.
A eletricidade atmosférica, representada especialmente pelos raios, agindo letalmente sobre o homem e animais, chama-se fulminação, e, quando apenas determina danos corporais, fulguração.
A eletricidade industrial é a eletricidade dinâmica sob a forma de correntes contínuas ou galvânicas e alternadas ou farádicas, apresentando esta última uma frequência amiúde de 50 períodos por segundo. A ação da eletricidade industrial ou artificial pode provocar lesões corporais, com ou sem êxito letal, denominadas eletroplessão, frequentemente ocasionadas por defeito de instalações (campainhas, telefones, chuveiros elétricos), mau isolamento dos fios condutores, imperícia ou negligência da vítima.
(...)
Fulminação e fulguração
Fulminação é a morte instantânea pelas descargas elétricas cósmicas ou raios. Fulguração é a perturbação causada no organismo vivo por descargas elétricas cósmicas ou raios, sem ocorrência de êxito letal. (...)
Na fulguração, a pele pode, muita vez, apresentar desenhos arboriformes dendríticos de origem vasomotora, cognominados de sinal de Lichtemberg, e que desaparecem decorrido algum tempo.
Eletroplessão
É o dano corporal, com ou sem êxito letal, provocado pela ação da corrente elétrica industrial ou artificial, sobre os seres vivos.
As lesões originadas por essa forma de eletricidade variam com a voltagem, a amperagem, a natureza da corrente (contínua ou alternada) e com
condições peculiares ao próprio indivíduo a ela submetido.
Consideram-se correntes de baixa tensão aquelas que têm até 250 volts e de alta tensão as que mostram voltagem superior. As correntes elétricas de baixa tensão com cerca de 110-120 volts, em geral, não oferecem perigo, diz o povo. Contudo, nem sempre será assim, pois há casos de morte com menor voltagem (a exemplo, baterias de 12 volts) e sobrevida com correntes acima de 500 volts. Isto porque não é tanto a tensão (voltagem) mas a intensidade (amperagem) que torna a corrente elétrica perigosa para o homem. (Grifamos) (...)
Fonte: Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.
Vejam que para o autor acima citado a eletroplesão pode ou não causar a morte.
Deus seja louvado!
-
TABELA
Energias de Ordem Fisica
Natureza Descarga Não Letal Descarga Letal Ferimento
Industrial Eletroplessão Eletrocução Marca Elétrica de Jellinek
Natural Fulguração Fulminação Marca de Lichtemberg
-
Facilita "decorar" a descarga não letal (lembrar do cebolinha que não pronuncia a letra R, é bonzinho, não faz mal a ninguém) PLEGU
-
GABARITO: A
A etricidade é uma forma de energia de ordem física, cósmica ou industrial, cujas manifestações são conhecidas desde tempos remotíssimos, capaz de agir sobre o corpo humano e dos demais seres vivos, provocando graves danos e frequentemente a morte.
A eletricidade atmosférica, representada especialmente pelos raios, agindo letalmente sobre o homem e animais, chama-se fulminação, e, quando apenas determina danos corporais, fulguração.
Assim, a fulminação é a morte instantânea pelas descargas elétricas cósmicas ou raios e fulguração é a perturbação causada no organismo vivo por descargas elétricas cósmicas ou raios, sem ocorrência de êxito letal.
A eletricidade industrial é a eletricidade dinâmica sob a forma de correntes contínuas ou galvânicas e alternadas. A ação da eletricidade industrial ou artificial pode provocar lesões corporais, com ou sem êxito letal, denominadas eletroplessão, frequentemente ocasionadas por defeito de instalações
(campainhas, telefones, chuveiros elétricos), mau isolamento dos fios condutores, imperícia ou negligência da vítima. É o dano corporal, com ou sem êxito letal, provocado pela ação da corrente elétrica industrial ou artificial, sobre os seres vivos.
As lesões originadas por essa forma de eletricidade variam com a voltagem, a amperagem, a natureza da corrente (contínua ou alternada) e com condições peculiares ao próprio indivíduo a ela submetido.
Marca elétrica de Jellineck, muito importante para a prova de vocês - de aspecto circular, elíptica ou em roseta, pode não existir. Aderente ao plano
cutâneo subjacente, tem valor médico-legal para indicar a porta de entrada da corrente elétrica no organismo. Indolor, despida de reações inflamatórias por asséptica, forma-se rapidamente mostrando grande tendência à cura.
Professor Alexandre Herculano - Estratégia Concursos
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
A) CERTO. Conceitua-se a eletroplessão como qualquer efeito proporcionado pela eletricidade industrial, com ou sem êxito letal.
B) ERRADO. A metalização é um tipo de lesão causada por eletricidade artificial, em que ocorre a deposição cutânea do metal, cuja característica é o destacamento da pele, com o fundo da lesão impregnado de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos.
C) ERRADO. A eletricidade natural, quando agindo letalmente sobre o homem, denomina-se fulminação
D) ERRADO. Eletrocussão é a morte proposital provocada pela exposição do corpo a uma carga letal de energia elétrica.
E) ERRADO. Quando a eletricidade natural apenas provoca lesões corporais, chama-se fulguração.
Gabarito do professor: Alternativa A.
-
ELETRICIDADE
NATURAL: LICHTENBERG
1- fulguração - não mata
2- fulminação - mata
ARTIFICIAL: marca elétrica de JELLINEK
1- Eletroplessão - pode ou não matar.
2- Eletrocussão - sempre mata (para os autores que admitem tal síndrome).
-
Síndrome de eletricidade ARTIFICIAL e NÃO NECESSARIAMENTE LETAL, trata-se da ELETROPLESSÃO.
A metalização é uma característica que pode ocorrer em casos de eletroplessão; a fulminação é a morte decorrente de ação de eletricidade natural; eletrocussão pode ser definida como a morte proposital ocasionada por ação de eletricidade artificial; e fulguração é a lesão não letal, decorrente de ação de eletricidade natural.
Gabarito: A
-
LESÕES CAUSADAS POR ENERGIA ELÉTRICA
Gerada através da água, vento, elétrons em movimento.
1) Eletricidade CÓSMICA/NATURAL: apresenta o SINAL DE LICHTENBERG, visível na pele, porém ocorre nos VASOS, que ficam inflamados (vasculite elétrica). Apresenta aspecto arboriforme OU de samambaia. A lesão é temporária.
OBS: FULGURAÇÃO: apenas Lesões. FULMINAÇÃO: ocorre Morte.
2) Energia industrial: sinal característico é o SINAL DE JELLINEK, MARCA de entrada da corrente elétrica na PELE da vítima (queimadura de fundo amarelado, endurecido e seco, indolor de bordos elevados e pode ser PATOGNOMÔNICA: reproduzindo a forma do condutor). NEM SEMPRE ESTÁ PRESENTE.
OBS: ELETROPLESSÃO: apenas Lesões e ELETROCUSSÃO: morte.
-
ELETRICIDADE:
NATURAL/CÓSMICAS: Raios
Fulminação: ação letal (ocorre morte)
Fulguração: ação não letal
Sinal de Litchember: Arboriformes (Temporário)
ARTIFICIAL/INDUSTRIAL: Correntes criadas arificialmente
Eletroplessão: Letal ou não letal
Eletrocussao: Letal
Sinal de jelinek: Marca de entrada de corrente