SóProvas


ID
1450018
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito das alterações orgânicas produzidas pelos efeitos da pressão atmosférica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D

    BAROPATIAS são lesões de morte causadas pela energia barométrica.

    BARO/ pressão; PATIAS/doenças

  • A) mecanismos compensatórios, como o aumento da amplitude dos movimentos respiratórios, a maior produção de glóbulos vermelhos, o aumento do número de capilares “permeáveis” e o aumento na concentração de mioglobina, estão presentes nos casos de exposição crônica a um ambiente de alta altitude.
    B) O denominado “EDEMA PULMONAR DAS GRANDES ALTITUDES”, na sua forma aguda clássica, é caracterizada pela ocorrência de um quadro pulmonar agudo, de aparecimento brusco, que pode não ter sintomas prévios de alerta. Em alguns casos, é tão rápido que o indivíduo parece estar-se afogando em seus próprios líquidos, com sons que lembram gargarejo (edema agudo de pulmão). 

    C) são baropatias produzidas pela exposição do indivíduo a situações de “altas pressões”: barotrauma e intoxicação pelos gases. Já as baropatias decorrentes de descompressão rápida são:doença de descompressão e embolia traumática pelo ar.e) a doença de descompressão tem como elemento fundamental, na sua ocorrência, o aparecimento de bolhas no interior dos líquidos orgânicos, levando a um quadro clínico polimorfo e de gravidade variável conforme a profundidade e o tempo de permanência submerso.Todos as correções dos enunciados forma retiradas de Hygino(2014).RJGR
  • Alguém sabe o porque de a é estar errada?


  • porque letra C está errada?

  • Pressão atmosférica  é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Quando a pressão atmosférica alterna para mais ou para menos do normal, pode importar em danos à vida ou à saúde do homem. Portanto, merece a consideração da perícia médico-legal.

    A) ERRADO. Os mecanismos compensatórios citados estão presentes na exposição crônica a um ambiente de alta altitude, de forma a se compensar a diminuição da concentração de oxigênio causada com o aumento de altitude. Podemos citar como consequência dessa exposição crônica a doença do monge, própria de indivíduos  que habitam há muito tempo nas grandes altitudes. Apresentam lábios enegrecidos, mucosas de cor vinhosa muito escura, ambos em função do hematócrito muito elevado dessas pessoas.

    B) ERRADO. A incapacidade de adaptação dos recém-chegados às altas altitudes, ou a perda dessa adaptação por parte de seus habitantes (highlanders), leva ao aparecimento de sintomatologia de gravidade variada conforme as condições enfrentadas. Tais perturbações recebem o nome de mal das montanhas (ou doença das montanhas), compensadas pela “poliglobulia das alturas", que se constitui em um considerável aumento do número de glóbulos vermelhos no sangue e que no indivíduo aclimatado reverte espontaneamente em poucos dias.Tem como sintomas mais comuns cefaleia, dispneia, anorexia, fadiga, insônia, tonturas e vômitos, na sua forma clássica. A alternativa traz uma forma mais rara do mal das montanhas, em que ocorre o edema pulmonar das grandes altitudes, que geralmente aparece 1 a 3 dias após a chegada à altitude, em subidas rápidas a níveis superiores a 3.000m.

    C) ERRADO. A doença de descompressão e o barotrauma pulmonar (embolia traumática pelo ar) podem ocorrer em decorrência da descompressão rápida, e não da ação da pressão alta. As descompressões podem realizar-se da pressão normal para pressões menores ou de ambientes hiperbáricos para o nível do mar.

    D) CERTO. As alterações provocadas no organismo pela permanência em ambientes de pressão muito alta, ou muito baixa, bem como as decorrentes de variações bruscas da pressão ambiental, podem ser englobadas sob a denominação genérica de baropatias.

    E) ERRADO. Ns barotraumas podem ocorrer roturas de membranas de separação ou alterações circulatórias locais com aparecimento de edemas e de equimoses. O denominador comum a essas alterações é a obstrução das vias de passagem do ar, o que leva ao desequilíbrio entre as pressões vigentes no interior dessas estruturas e a presente no exterior. A alternativa tentou confundir com a doença da descompressão, em que o elemento fundamental da gênese dessa doença é o aparecimento de bolhas no interior dos líquidos orgânicos.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • C- são baropatias produzidas pela exposição do indivíduo a situações de “altas pressões”: barotrauma, intoxicação pelos gases hiperbáricos, descompressão rápida, doença da descompressão e barotrauma pulmonar.

    ERRADO. O comando da questão se refere ao indivíduo exposto a altas pressões. Porém, na sequência menciona baropatias decorrentes de descompressão rápida. E a descompressão acontece quando ocorre rápida redução da pressão (ex: durante a subida de um mergulho), ou seja, decorrente de variações bruscas de pressão ambiental e não da alta pressão.

    Espero ter ajudado =)

  • Qual o erro da c?