-
CORRETA: LETRA C
A detonação de um explosivo resulta na produção e violenta liberação de gases comprimidos. A energia produzida propaga-se rapidamente através do meio (ar ou água), provocando variações de pressão, formando uma onda explosiva, que se propaga com velocidade superior a do som. Esta frente de onda, com elevada pressão dinâmica e velocidade supersônica, é conhecida como onda de choque que confere a detonação um enorme poder de ruptura. O efeito terminal desta onda de choque é denominado Sopro ou “Blast Effect”.
-
“Blast”
É o nome dado a uma onda de energia gerada por uma explosão, podendo
ser aéreo, aquático ou terrestre.
Blast
primário é o centro da explosão, a explosão em si e atinge aqueles que
estão próximo, normalmente culminando na morte por queimaduras.
Blast secundário são os
fragmentos/estilhaços (madeira, mental,
pedras, pedaços de corpos) que são lançados pela força da explosão e que
atingem pessoas que estão um pouco mais distantes.
Blast terciário é a onda causada pela força da explosão que
faz com que pessoas sejam arremessadas ao chão, causando lesões com a queda.
-
o que são bends?
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
A) ERRADO. Não existe o termo "bend" em Medicina Legal. Alternativa tentou confundir com "blast".
B) ERRADO. A intermação (= exaustão térmica = prostração térmica) decorre capitalmente do excesso de calor ambiental, ou seja, do calor radiante ou artificial, lugares mal arejados, quase sempre confinados ou pouco abertos e sem a necessária ventilação, surgindo, geralmente, de forma acidental.
C) CERTO. O blast, considerado como o conjunto de efeitos lesivos da explosão, tem sido dividido em primário, secundário, terciário e quaternário.
Primário – onda de choque propriamente dita, ou seja, a propagação do som através do meio onde se deu a explosão Secundário – resulta de projéteis originados tanto do estilhaçamento do invólucro do material explosivo como da fragmentação dos corpos que estejam suficientemente próximos do foco Terciário – decorre do deslocamento súbito do indivíduo pelo vento explosivo, de modo que ele pode ser lançado às alturas e cair, ou ser jogado de encontro às estruturas sólidas do ambiente circundante Quaternário – varia entre os autores. De modo geral, inclui todas as lesões não decorrentes das anteriores, como queimaduras, intoxicações por gases e produtos químicos, irradiação.
D) ERRADO. A eletricidade natural, quando agindo letalmente sobre o homem, denomina-se fulminação e, quando apenas provoca lesões corporais, chama-se fulguração.
E) ERRADO. Barotraumas são definidos como lesões no organismo causadas pela incapacidade de igualar as pressões entre o ambiente e o organismo.
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
MEIO DE PROPAGAÇÃO DAS ONDAS DE CHOQUE
Blast: Conjunto de efeitos lesivos causados pelas explosões
Blast Primário : Onde de pressão do ar
Blast Secundário: Projéteis causados pela fragmentação de objetos
Blast Terciário: Arremesso do corpo
Blast Quartenário: Qualquer lesão não relacionada as anteriores.
-
O impacto das ondas de choque de uma explosão se chama BLAST.
Blast Primário: resultante da onda de choque propriamente dita;
Blast Secundário: provocado pelos estilhaços e fragmentos arremessados na vítima em razão da onda de choque;
Blast Terciário: onda de choque que atua arremessando as pessoas contra o solo, ao redor da explosão;
Blast Quaternário: provocado por outras lesões e doenças relacionadas ao trauma da explosão.
Gabarito: C
-
Professora cometeu um engano.. existem os chamados bends, dizem respeito a doenca do mergulhador! Bend 1 é mais leve, sintomatologia na musculatura esqueletica principalmenre. Bend 2 é mais grave, sintomatalogia neurologica etc.
outro equivoco, blast primario nao é queimadura. Diz respeito a pressão da explosão, Gerando sintomatologia em órgaos ocos, como ouvido etc.
-
Na letra A, diferente do comentário da professora Leilane, a palavra Bend é ultilizada em Medicina Legal para se referir a doença de Bend(uma baropatia) relacionada a instalação crônica da descompressão ou descompressão inadequada, causando acúmulo de gases nas articulações e provocando contraturas dolorosas.