SóProvas


ID
1450027
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao exame pericial, a presença de um sulco horizontal, de profundidade uniforme, completo na maioria das vezes e localizado externamente na região cervical, associado à presença de sinais externos de asfixia, sugere

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: LETRA B

    a) sufocação indireta. - ERRADO - A sufocação indireta se dá por compressão do tórax, havendo a impossibilidade de que a vítima execute os movimentos respiratórios. Não é o caso da questão, na medida em que se fala na presença de sulco horizontal na região cervical, que sugere a obstrução mecânica na área.

    b) estrangulamento - CORRETO - Consiste na constrição realizada por fita ou corda no pescoço da vítima, que distingue-se do enforcamento, porque neste caso, a lesão é oriunda do próprio peso da vítima. No caso do enforcamento, a lesão se dá na região antero-lateral do pescoço e é um sulco oblíquo ascendente (não horizontal), restando preservada a região posterior (região do nó no enforcamento), diferentemente do que afirma o enunciado da questão.

    c) esganadura. - ERRADO - Esganaduraé um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelasmãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias atéos pulmões. Apresenta algumas lesões diferenciadas, não apontadas no enunciado da questão, tais como as produzidas pelas unhas do agressor,teoricamente de forma semilunar, apergaminhados de tonalidade pardo amarelada,conhecidos com estigmas ou marcas ungueais.  Emalguns casos, podem surgir escoriações de várias dimensões e sentidos, devidoas reações da vítima ao defender-se.

    d) sufocação direta. - ERRADO - Consiste na obstrução da porta de entrada do aparelho respiratório ou da parte condutora (mãos, objetos, corpo estranho ou broncoaspiração). Definitivamente, não tem nada a ver com o caso sugerido do enunciado.

    e) enforcamento - ERRADO - Vide comentário da letra B.

  • Falou em sulco oblíquo é enforcamento

     

    Falou em sulco horizontal é estrangulamento

  • GAB: LETRA B

    O enforcamento e o estrangulamento são tipos de asfixia violenta, em que a anóxia, ou seja, a falta de oxigênio se dá pela constrição de um laço.

    A análise do sulco deixado pelo laço é necessária para determinar se a causa da morte foi enforcamento ou estrangulamento. O sulco é a marca do material utilizado como laço que ocasionou o enforcamento, aparece em baixo relevo, desenhando o instrumento que constringiu o pescoço. No enforcamento, o sulco é oblíquo ascendente, possui profundidade variável, sendo interrompido no nó, ficando por cima da cartilagem tireóidea.

    No estrangulamento, o sulco é horizontal, possui profundidade uniforme, não sendo interrompido e ficando no meio do pescoço.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em asfixiologia médico-legal.

    Atenção: é muito comum em prova a cobrança das características do sulco do enforcamento e do estrangulamento. Questão clássica, saibam diferenciar!

    A) ERRADO. Não há sulco na sufocação indireta. A compressão, em grau suficiente, do tórax e abdome impede os movimentos respiratórios, levando, em consequência, à asfixia. Trata-se do fenômeno da sufocação indireta.

    B) CERTO. No estrangulamento, a morte se dá principalmente pela constrição do pescoço por um laço acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem do ar até os pulmões, interrompendo a circulação do sangue até o encéfalo e comprimindo os nervos do pescoço. As características citadas são compatíveis com o sulco do estrangulamento.

    C) ERRADO. Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. Não há sulco na esganadura, mas pode haver marcas ungueais.

    D) ERRADO. Não há sulco na sufocação direta, conforme explicado na alternativa A. Na sufocação direta, ocorre oclusão das vias respiratórias por um meio direto, como a oclusão por corpos estranhos em acidentes, ou de caráter criminoso (tapando a boca e o nariz de alguém).

    E) ERRADO. No enforcamento, a asfixia ocorre pela constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vítima como força ativa. São características que costumam estar presentes no sulco do enforcamento: Direção: oblíquo ascendente; variável segundo a zona do pescoço; Interrompido ao nível do nó (e não completo); em geral, único; por cima da cartilagem tireóidea; quase sempre apergaminhado; de profundidade desigual (e não uniforme).

    Gabarito do professor: Alternativa B.
  • ESTRANGULAMENTO

    O estrangulamento é a asfixia mecânica por constrição do pescoço por laço tracionado por qualquer força que não seja o peso da própria vítima. Será também estrangulamento a asfixia mecânica por constrição do pescoço promovida pelo golpe chamado “chave de braço” ou “gravata”.

    Para não confundirem na prova, as características diferenciais dos sulcos do estrangulamento e do enforcamento são as seguintes:

    NO ESTRANGULAMENTO:

    ·       CARACTERÍSTICAS DO SULCO DO É CONTÍNUO, ABRANGENDO TODO O PESCOÇO COM A MESMA PROFUNDIDADE.

    ·       SITUA-SE EM POSIÇÃO BAIXA NO PESCOÇO.

    ·       É HORIZONTAL.

    ·       FREQUENTEMENTE SE IDENTIFICA MAIS DE UMA VOLTA DO LAÇO.

    ·       NÃO COSTUMA HAVER PERGAMINHAMENTO PORQUE A FORÇA CONSTRITIVA CESSA COM A MORTE DA VÍTIMA, MOMENTO EM QUE O AGRESSOR AFROUXA O LAÇO.

    ENFORCAMENTO:

    ·       CARACTERÍSTICAS DO SULCO É DESCONTÍNUO, INTERROMPENDO-SE NAS ZONAS EM QUE HÁ CABELO E BARBA, OU NAS PROXIMIDADES DO NÓ.

    ·       SITUA-SE EM POSIÇÃO ALTA NO PESCOÇO.

    ·       É PROFUNDO NA REGIÃO DO PESCOÇO OPOSTA AO NÓ E SUPERFICIAL OU AUSENTE PERTO DO NÓ.

    ·       A DIREÇÃO DO SULCO É OBLÍQUA ASCENDENTE;

    ·       O ASPECTO É PÁLIDO E FREQUENTEMENTE PERGAMINHADO.