SóProvas


ID
1450036
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No soterramento, pode-se encontrar a associação de outro tipo de asfixia denominado

Alternativas
Comentários
  • soterramento: substitui-se o ar ambiental por elemento sólido ou arenoso. Pode ser de duas espécies: soterramento em sentido amplo (a vítima é encontrada debaixo de terra e lama, mas na necropsia não é entrada, em sua arvore respiratória ou intestino, areia ou lama, diz-se então que a morte se deu por compressão do tórax ou por fratura de costelas e não por soterramento - é a denominada "sufocação indireta") ou soterramento em sentido estrito (diferentemente do que ocorre no soterramento em sentido amplo, aqui, na necropsia, é encontrada terra e lama dentro da arvore respiratória ou do intestino da vítima, a morte não se deu por soterramento, mas sim por asfixia – soterramento em sentido estrito). Pode aparecer cogumelo de espuma (não é patognomonico).


    confinamento: substitui-se o ar ambiental por outros gases não tóxicos, mas que não servem para respirar. Pode ser dividido em duas espécies: confinamento em local aberto (é o caso de uma vítima que morre dentro de um poço profundo, o poço, apesar de ser aberto, tem pouco ou quase nenhuma circulação de ar – se o local tiver gás tóxico, p.ex. o metano, a morte se dará por envenenamento e não confinamento) ou confinamento em local fechado (é o caso da morte dentro de um submarino que, por estar nas profundezas do mar, não pode ser resgatado).

    Fonte: Caderno - Aulas Roberto Blanco

  • c)

    sufocação indireta.

  • Sufocação é a modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem do ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução. Por meio direto, entendem-se os casos devidos à oclusão dos orifícios ou dos condutos respiratórios, e soterramento é uma forma de asfixia mecânica motivada por obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. É, na sua maioria, acidental e, muito raramente, homicida ou suicida, sendo a situação mais frequente o desmoronamento ou o desabamento. No soterramento, podemos encontrar substâncias estranhas no interior das vias respiratórias. É, na sua maioria, acidental e, muito raramente, homicida ou suicida, sendo a situação mais frequente o desmoronamento ou o desabamento.

    A) ERRADO. Na asfixia por confinamento, ocorre permanência em um ambiente restrito ou fechado, sem condições de renovação do ar respirável. Embora essa modalidade possa ser encontrada também em soterramentos, associando o ambiente confinado com o soterramento, seriam casos isolados. As modalidades de asfixia que predominam no soterramento são por sufocação direta (obstrução das vias aéreas) e sufocação indireta (compressão do tórax).

    B) ERRADO. Na sufocação direta, ocorre oclusão das vias respiratórias por um meio direto, como a oclusão por corpos estranhos em acidentes, ou de caráter criminoso (tapando a boca e o nariz de alguém). No caso, é a forma principal de asfixia que ocorre no soterramento (asfixia direta por sufocação), e não uma mera forma associada.

    C) CERTO. No soterramento também pode ocorrer compressão do tórax pelo meio em que o corpo se encontra (ex.: destroços), impedindo os movimentos respiratórios e causando assim a sufocação indireta, que ocorre pelo impedimento da passagem do ar respirável por meio indireto de obstrução.

    D) ERRADO. Síndrome da imersão exige um meio líquido, e o soterramento causa obstrução por meios sólidos, terras, ou substâncias pulverulentas.

    E) ERRADO. O edema agudo do pulmão pode surgir em decorrência de algumas modalidades de asfixia, no entanto não é uma modalidade por si só.

    Gabarito do professor: Alternativa C, mas creio que cabe recurso em relação à letra A, pois o confinamento pode, sim, ser associado ao soterramento.
  • (A) Incorreta! O confinamento consiste em um tipo de asfixia relacionada ao meio ou espaço

    físico, a qual geralmente se dá em espaços pequenos e/ou fechados (não necessariamente) que

    impede a renovação do oxigênio, ocorrendo gradativa diminuição de gases respiráveis no ambiente,

    e impossibilitando a respiração pela vítima em determinado período. Pense em uma vítima presa em

    um elevador por longo período ou enterrada viva, presa em um caixão! Diminui O 2 e aumento CO 2 no

    ambiente.

    (B) Incorreta! A sufocação direta consiste na obstrução das vias aéreas das narinas e da boca

    com aposição das mãos.

    (C) CORRETA! O soterramento consiste na obstrução das vias respiratórias por elementos

    sólidos (corpos estranhos), como terra, prejudicando o processo respiratório (direta). Também pode

    ocorrer a sufocação indireta, não sendo oclusiva, mas sim por compressão do tórax, por exemplo.

    (D) Incorreta! A síndrome de imersão é conhecida popularmente como choque térmico,

    ocorrendo quando há um contato abrupto entre o corpo da vítima e a água, com uma grande

    variação de temperatura entre os corpos. Pode ser considerada como causa secundária de

    afogamento. O nome mais adequado é HIDROCUSSÃO.

    (E) Incorreta! O edema agudo de pulmão pode ser caracterizado pelo acúmulo de líquidos nos

    pulmões, podendo ocorrer por diversos fatores. Sem relação com a resposta da nossa questão.

    Gabarito: C

  • pelo que entendi:

    regra : soterramento é espécie de asfixia direta

    porem excepcionalmente e forma associada por ser indireta

    a questão deixa implícito, mas em regra é direta

  • ATC: o mecanismo de morte no soterramento é misto, tendo em vista que pode ocorrer morte por diversas modalidades de asfixia: confinamento, sufocação direta, indireta, ação contundente ou soterramento em sentido estrito. Por isso, o soterramento pode ser:

    Soterramento em sentido estrito- a vítima aspirou o material; Segundo Hygino mais raro.

    Soterramento em sentido amplo- a vítima não aspirou o material; Mais provável.

  • Dependendo do entendimento adotado pela banca poderia incluir o confinamento também. Por exemplo:

    (Cespe - 2013) O conceito de asfixia é bastante amplo e controverso, porém, de forma genérica, pode-se conceituar asfixia como um estado de hipoxia e hipercapnia no sangue arterial. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.

    O soterramento pode ser definido de modo estrito ou genérico. De modo genérico, soterramento corresponde à ocorrência de asfixia por mecanismos como compressão torácica, sufocação direta, confinamento em locais de escombros, sem renovação aérea, onde pode haver lesões por material desmoronado. A asfixia por penetração de substância pulverulenta como terra e areia nas vias respiratórias corresponde a um mecanismo de soterramento estrito.

    GABARITO CERTO

    (Funcab - 2013) São mecanismos de morte no soterramento, em sentido amplo, EXCETO. Alternativas:

    confinamento.

    sufocação indireta.

    sufocação direta.

    ação contundente.

    ação térmica

    GABARITO E