-
a) Na caracterização de um afogamento incompleto, não há necessidade de que todo o corpo da vítima esteja submerso, bastando os orifícios naturais (respiratórios). CORRETA
b) As chamadas “lesões gerais das asfixias” compreendem a presença de cianose, petéquias, congestão polivisceral, fluidez do sangue e “espuma” nas vias aéreas (edema pulmonar), porém elas só podem ser identificadas nos casos de asfixias naturais. ERRADO, também identificadas em asfixias violentas.
c) A ocorrência de equimose retrofaríngea de Brouardel, sinal de Amussat e sinal de Friedberg confirmam uma morte por asfixia com sufocação direta. ERRADO. Sinal de morte por enforcamento.
d) No soterramento, a presença de asfixia ocorre em função da falta de renovação do ar. ERRADO. Ocorre em função da substituição do meio aéreo por partículas sólidas.
e) A presença de líquidos nas vias aéreas inferiores de uma vítima de afogamento branco é um achado necroscópico frequente. ERRADO. afogamento branco é aquele o indivíduo, ao tocar na água, morre por inibição, e não há líquido nas vias aéres.
-
– AFOGAMENTO BRANCO
– Quando não há líquido nos pulmões porque a morte ocorreu por parada cardíaca reflexa, consequentemente ao susto provocado pela queda na água ou outro motivo.
– É a morte por inibição, estando a respiração ausente quando o indivíduo submerge.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em asfixiologia médico-legal.
A) CERTO. Afogamento é um tipo de asfixia mecânica, produzido pela penetração de um meio líquido ou semilíquido nas vias respiratórias, impedindo a passagem do ar até os pulmões. O afogamento não requer que o corpo do indivíduo esteja totalmente submerso. É possível ocorrer afogamento em banheiros, e mesmo em valas rasas, desde que haja algum outro fator que impeça a vítima de retirar os orifícios naturais de dentro do líquido - é o que chamamos de afogamento incompleto.
B) ERRADO. Tais sinais gerais das asfixias podem ser encontrados em várias formas de morte, violenta, acidental ou natural (não apenas nas asfixias naturais).
C) ERRADO. Na sufocação direta, ocorre oclusão das vias respiratórias por um meio direto, como a oclusão por corpos estranhos em acidentes, ou de caráter criminoso (tapando a boca e o nariz de alguém). Os sinais citados são achados necroscópicos comuns no enforcamento, por conta da grande pressão que o laço exerce sobre o pescoço.
D) ERRADO. No soterramento, vários são os mecanismos que concorrem ou podem concorrer para a morte do indivíduo, sendo os principais a compressão torácica, sufocação direta, confinamento, ação contundente e soterramento estrito. Assim, a presença de asfixia pode ocorrer por conta de diversos fatores diferentes, não apenas pela falta de renovação de ar (caso do confinamento). Lembrando que, do ponto de vista prático, raros são os casos de morte causada exclusivamente pela penetração de corpos sólidos pulverulentos nas vias respiratórias (embora essa seja a definição 'formal' de soterramento, e muito cobrada em concursos).
E) ERRADO. Afogados brancos de Parrot, ou afogados secos: o indivíduo, ao tocar na água, morre por inibição. Necessitando, para isso, de uma predisposição constitucional, lesões cardiovasculares agravadas pela ação térmica ou nos estados tímico-linfáticos. Nessa modalidade de afogamento, não se encontra nenhum sinal de asfixia, e o indivíduo não ingere grande quantidade de líquido, então a presença de líquidos nas vias aéreas inferiores não é frequente. Saiba diferenciar afogado branco de afogado azul e seus achados necroscópicos!
Gabarito do professor: Alternativa A.
-
soterramento===é a penetração sólida ou semissólida,pulverulenta ou granular, na árvore respiratória. Não basta encontrar na boca, devendo estar mais fundo.
-
AFOGAMENTO – A troca do meio gasoso por meio líquido durante a respiração.
> O afogamento não requer que o corpo do indivíduo esteja totalmente submerso.
-É possível ocorrer afogamento em banheiros, e mesmo em valas rasas, desde que haja algum outro fator que impeça a vítima de retirar os orifícios naturais de dentro do líquido - de afogamento incompleto.
> afogamento branco :
não se acha qualquer sinal capaz de comprovar que houve a aspiração do líquido( autopsia branca)
- não há aspiração de águaà existe a síndrome de imersão, ou hidrocussãoà parada cardíaca ( pessoa mergulha em água a temperatura a 5 graus celsius abaixo da temperatura corporal)
>afogamento verdadeiro, úmido, azul ou real :
- vítima respira o líquido e de seco, por inibição ou branco
> afogamento secundário:
-a vítima está na água e se afoga por outras causas (ex.: uso de drogas, convulsões, traumatismos, doenças cardiopulmonares).
-
GAB: A
A) CERTO.
B) NÃO É FATOR PATOGNÔMICO, característica atribuída apenas a uma determinada doença ou tipo de morte. O cogumelo de espuma não se apresenta apenas no afogamento; por ex., pode ocorrer em casos de enforcamento.
C) equimose retrofaríngea de Brouardel (ENFORCAMENTO), sinal de Amussat (Sinal de. Rotura transversal da íntima da carótida - enforcamento) e sinal de Friedberg (Sinal de. Sufusão hemorrágica da túnica externa ou bainha perivascular da carótida comum (ou outros vasos cervicais). Mais comum no enforcamento e raro no estrangulamento.)
D) A banca trocou por CONFINAMENTO: falta de renovação do ar, com consumo e redução de oxigênio e acúmulo de gás carbônico.
E) O afogado branco de Parrot ou afogado Seco, ocorre quando a vítima ao tocar a água geralmente de baixa temperatura, morre por inibição do sistema nervoso, ocorrendo arritmias caríacas em indivíduos predispostos. O simples contato com a água leva a morte. Não há sinais de asfixia