SóProvas


ID
1450045
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A putrefação é a decomposição do corpo pela ação de bactérias saprófitas que o invadem passado algum tempo da morte. Com relação às características da putrefação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva "E" não está errada. A fase gasosa ou enfisematosa é marcada pelo surgimento da circulação póstuma de Brouardel, devido aos gases, que empurram o sangue para os vasos superficiais.

    Parece-me que duas respostas estão corretas. 

    Estou aberto ao debate.

  • A LETRA "E" ESTÁ ERRADA, POIS - EMBORA SEJA NESSA FASE QUE APARECE ESSE SINAL (CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL) - ELE NÃO É CARACTERÍSTICA MARCANTE DESSE MOMENTO DA MARCHA PUTREFATIVA, UMA VEZ QUE PODE OU NÃO APARECER.

  • Concordo com o Antônio e acrescento que a Circulação póstuma de Brouardel (onde os vários gases de putrefação, progressivamente aumentados, empurram o sangue que desceu para as regiões de maior declive, de volta às porções mais elevadas do corpo, surge o desenho das veias novamente contendo sangue, agora putrefeito), indica o fim da fase de coloração (cromática) e o início da fase de gaseificação (enfisematosa). Logo, ela não necessariamente é uma "característica marcante da fase de enfisema da putrefação"

    Quando isso aparece já deve ter 48 ou até 72 horas da ocorrência da morte.


    Fonte: Caderno - Aulas Roberto Blanco

  • Olaaaa pessoal, eu marquei a letra "E" também. Sempre leio todas as questões e vou eliminando as erradas. Eu eliminei a letra "C" APENAS pelo fato da frase: "Nos recém-nascidos e nos afogados, a mancha verde começa no tórax" . Nos fetos início pela parte superior do tórax, face e pescoco, já Nos afogados cabeça e parte superior do tórax.  Acho que deixou muito a desejar!
  • Alternativa correta letra C, pois essa mancha verde nos fetos e nos nascidos mortos, não aparece no abdômen, mas sim ao redor dos orifícios naturais, pois estes são os locais que permitem a entrada de bactérias no corpo, já nos afogados aparece na parte alta do tórax, no pescoço, ou cabeça.

  • GABARITO LETRA: C

    A/ B)  ERRADO: Saponificação não faz parte da putrefação, esta última divide-se:

    1º Fase (coloração): aparecimento da mancha verde. Inicia-se em torno de 24 H a 36 H pós morte. Estende por tordo o corpo no 3º a 5º dia.

    2º Fase (gasoso): começa em torno do 3º DIA. O sujeito fica inchado, surgindo a circulação póstuma de BROARDEL (corpo fica tão estufado que dá para ver o desenho das veias).

    3º Fase (coliquativa): carne começa a descolar do osso.

    4º Fase (esqueletização): depois que os insetos e outros animais parecidos fazem a festa, só nos resta os ossos. Está fase está caracterizada pela ´´esqueletização``.


    B)  ERRADO: Na fase coliquativa a carne começa a descolar do osso.


    C) CORRETO:  Quando o sujeito morre afogado está mancha iniciando no pescoço e tórax.


    D) ERRADO: Em alguns ambientes não temos esqueletização, por exemplo: Faraó do Egito. 


    Desculpem a simplicidade, é que faço Direito(kkkk)


  • Tenho percebido muito desencontro de informações, entre as bancas, bem como entre os doutrinadores. Por exemplo, no tocante à letra "C", BLANCO afirma que a MANHCA VERDER DE BROUARDEL, no caso dos recém-nascidos, se INICIA NOS ORIFÍCIOS NATURAIS DO CORPO, e, no caso dos AFOGADOS, é iniciada NO TÓRAX E PESCOÇO. Ademais, SER MARCANTE, a meu ver, NÃO SIGNIFICA SINAL PATOGNOMÔNICO. 

     

    Bom, sigamos. Bons papiros a todos. 

  • Seguindo os ensinamentos do professor Roberto Blanco, não tem como não marcar a letra E.

  • Realmente existem bastante divergências entre os autores. Parabéns á FUNDATEC , no concurso para perito criminal do RS/2017 colocou a bibliografia recomendada no edital. Que sirva de exmplo para as outras bancas.  

  • Corrijam-me se eu estiver errado, mas penso que, embora a circulação póstuma de Brouadel esteja associada à fase de enfisema da putrefação, seu aparecimento indica que o cadáver passou a essa fase, isto é, ao segundo estágio de transformação destruidora. Basta procurar fotos sobre essa fase pra entender que o cadáver vai ficar em um aspecto muito pior ainda! hehehe..

  • A) INCORRETA-  A putrefação é dividida em "COL GA COLI ES"- COLORAÇÃO, GASOSA, COLIQUATIVA, ESQUELETIZAÇÃO.

    B) INCORRETA- FASE COLIQUATIVA há grande perda de líquidos, com surgimento de gases no interior do corpo, que, às vezes, por não terem por onde sair, formam bolhas com conteúdo podre;

    C) CORRETA- 36 A 48 horas não só em épocas mais frias, mas também, nos tratados europeus de medicina legal.

    D) INCORRETA- não há como se afirmar que em QUALQUER ambiente o corpo atingirá a fase da ESQUELETIZAÇÃO. Lembre-se dos FENÔMENOS TRANSFORMATIVOS CONSERVADORES: mumificação, saponificação e corificação.

    E) INCORRETA-  não é uma "característica marcante", podendo ou não aparecer.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
  • Gabarito : (C)

     

    Algumas Considerações:

     

    A Saponificação nao se trata de uma fase da Putrefação, mas sim outro fenômeno transformativo, qual seja, Conservativo. 

    Na fase Coliquativa da Putrefação os tecidos amolecidos se desfazem, pois o cadaver é invadido por esquadrões de larvas.

    Quando ver a palavra QUALQUER, SEMPRE, (...) fique atento!

     

    AVANTE!

  • Simples , essa prova foi "copiar colar " do livro do professor Hygino , e o mesmo atesta que a circulação postuma de Brouardel pertence à fase de COLORAÇÂO.

    Há muitas divergências quando se trata de literatura de Medicina Legal. O ideal seria a banca informar a referencia no edital.

     

  • "Nos recém-nascidos e nos afogados, a mancha verde começa no tórax". Discordo do gabarito:

    Em regra, a mancha verde abdominal aparece na Fossa ilíaca direita. Exceção:

    • Nos fetos que já nasceram mortos: inicia ao redor dos orifícios naturais do corpo. Dentro da placenta materna, o líquido amniótico é estéril, o feto não possui micro-organismos capazes de se proliferar ainda dentro da barriga da mãe. Diante disso, o início da putrefação ocorrerá com a expulsão do feto pelo útero, momento em que o feto entrará em contato com o mundo externo, repleto de bactérias e micro-organismos. Por isso, a mancha verde abdominal começará a surgir ao redor dos orifícios naturais do natimorto, que são as áreas de contato inicial com as bactérias vivas.
    • Nos afogados: inicia no tórax e no pescoço. A mancha verde iniciará nas regiões em que se encontram os livores cadavéricos, haja vista o acúmulo de sangue no local. Assim, considerando que o cadáver na água tende a flutuar com a cabeça para baixo, esta é a região de maior declive para a acumulação dos livores, dessa forma, surgirá na região da cabeça/pescoço/tórax.