SóProvas


ID
1450051
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Há um fenômeno cadavérico que produz material esbranquiçado, mole e um pouco friável, que aparece nas partes gordurosas de um cadáver localizado em áreas de difícil acesso ao ar atmosférico, com baixa oxigenação e calor úmido; as formas do corpo, bem como suas feições podem ser preservadas por meses e anos a fio, permitindo o reconhecimento do indivíduo, após todo esse tempo, e favorecendo o exame de lesões porventura existentes. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta esse fenômeno cadavérico.

Alternativas
Comentários
  • Mumificação: ambiente pouco arejado, seco (falta umidade prejudica a putrefação) e quente, com acentuada perda de líquidos. O que faz com que o cadáver apodreça são as bactérias, que dependem de água para se proliferarem, com a acentuada perda de líquidos e a falta de umidade a putrefação não prossegue (bactérias precisam de ambiente quente e com água para reprodução) – a mumificação aqui tratada não é a dos egípcios, lá a mumificação era artificial.


    Corificação: é um tipo de mumificação que ocorre em cadáveres que permanecem em urnas lacradas e forradas com zinco, fazendo com que os tecidos de revestimento do cadáver endureçam e fiquem parecidos com couro.


    Saponificação: também denominada de adipocera (cera de gordura), começa dois a três meses após a morte, o cadáver colocado em um ambiente quente e úmido entra em putrefação, onde a umidade muito acentuada não deixa que as bactérias se proliferem. Com isso, a gordura corporal (presença necessária)que há no cadáver começa a reagir com as substâncias que tem no solo (metais, solo argiloso), formando um produto químico muito similar a uma cera/sabão, que cobre o cadáver, dificultando a putrefação e conservando-o por séculos. Saponificar é recobrir o cadáver, no todo ou em parte, por material gorduroso, parecendo cera.

    É comum em crianças, obesos, cadáveres cuja morte se deu por tóxicos ou álcool.


    Plastinação: resinas sintéticas substituem os tecidos corporais, técnica muito utilizada por museus.


    Congelamento: o cadáver é congelado, o que impossibilita determinar a hora da morte, pois os fenômenos cadavéricos não se desenvolvem, mantendo o cadáver totalmente conservado.

  • Lembrando que o fenômeno da Saponificação também é chamado pela medicina legal de ADIPOCERA.

    Já respondi questões em livros trazendo essa expressão, e não saponificação.

    Bons estudos!

  • A maceração não é fenômeno conservativo e sim destrutivo, ocorre quando o corpo se encontra em algum meio líquido contaminado. ex: Feto morto na barriga da mãe.

  • SAPONIFICAÇÃO ou ADIPOCERA = ambiente pouco arejado, quente e úmido.

  • Gab.D

     

     

    O nome SAPOnificação lembra um SAPO.
    Que é gordo, gosta de úmidade.

  • cuidado, maceração séptica: afogados (meio líquido contaminado)

                    maceração asséptica: fetos (na barriga da mamãe é tudo limpinho)

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito de tanatologia forense.

    A) ERRADO. A putrefação cadavérica consiste na decomposição fermentava da matéria orgânica pela ação de diversos germes e os fenômenos daí decorrentes.

    B) ERRADO. A mumificação é um processo transformativo conservador em que o cadáver apresenta-se reduzido em peso, pele dura, seca, enrugada e de tonalidade enegrecida, cabeça diminuída de volume, a face conserva vagamente os traços fisionômicos; os músculos, tendões e vísceras destroem-se pela pressão leve, transformando-se em pó, e os dentes e as unhas permanecem bem conservados.

    C) ERRADO. A maceração é um fenômeno transformativo destrutivo, que sofre o cadáver do feto no útero materno ou em cadáveres mantidos em meio líquido. Como característica, observa-se no cadáver o destacamento de amplos retalhos de tegumentos cutâneos que se assemelham a luvas.

    D) CERTO. A saponificação é um fenômeno transformativo conservador, que se caracteriza pela transformação do cadáver em substância de consistência untuosa, mole e quebradiça, de tonalidade amarelo-escura, dando uma aparência de cera ou sabor. Surge depois de um estado mais ou menos avançado de putrefação quando certas enzimas bacterianas hidrolisam as gorduras neutras, dando origem aos ácidos graxos, os quais em contato com elementos minerais da argila se transformam em ésteres.

    E) ERRADO. A maceração pode ser de dois tipos: asséptica e séptica. Na maceração asséptica, o ambiente é livre de germes, como ocorre nos fetos retirados do útero post mortem. Já a maceração séptica é quando esse fenômeno ocorre em ambiente com micro-organismos, como nos afogados. Como já discutimos, a descrição no comando da questão não diz respeito ao fenômeno da maceração.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • Outro tipo de questão muito comum, a qual descreverá características de determinado fenômeno cadavérico para ver se vocês sabem identificar. Vamos lá.

              As principais características destacadas: corpo esbranquiçado, mole e um pouco friável, que aparece nas PARTES GORDUROSAS de um cadáver localizado em áreas de DIFÍCIL ACESSO AO AR ATMOSFÉRICO, COM BAIXA OXIGENAÇÃO E CALOR ÚMIDO.

              Falou em gordura, ambiente úmido e com pouco ar, trata-se do fenômeno da adipocera ou saponificação! As demais são eliminadas facilmente por vocês.

    Gabarito: D