-
O termo " não ter decolado" significa que parte da nossa história não teria sido destaque.Sentido conotativo,portanto,decolar não é fato é apenas um aspecto luguístico com sentido figurado.
-
Por que a C esta errada?? Poderia me ajudar.
-
Eu não gosto de comentar de forma desnecessária, mas pu#$% que p@#$, que questão é essa?
-
é... vivendo e se surpreendo com a FGV. axo que para gabaritar uma prova dessa banca tem que ter bola de cristal, pq só o conhecimento gramatical não leva ao mérito de acertar 100% das questões.
-
se for por esse pensamento de conotativo/ denotativo a letra e também se encaixa ( vai ver estou errado, mas só acho)
-
FGV = enunciado confuso.
-
ERRADA - a) Sem a indústria da moda, / o ícone da beleza brasileira lá fora seria só a natureza. UM FATO (algo real). Sem as Top model's como a Gisele, o ícone da beleza brasileira para os gringos, seria somente a natureza.
CORRETO b) Sem a indústria aeronáutica, / uma parte da nossa história poderia não ter decolado. RELAÇÃO LINGUÍSTICA, sentido metafórico e conotativo.
ERRADA c) Sem a indústria automobilística, / não teríamos tantos ídolos. UM FATO (algo real) Entendo que seriam ídolos como o Senna, Rubinho, Felipe Massa...
ERRADA d) Sem a indústria médica, / muitas vidas não teriam sido salvas. UM FATO (algo real)
ERRADA e) Sem a indústria da música, / jamais teríamos levado o charme de Ipanema para o resto do planeta. UM FATO (algo real)
-
Gente, vou contar um segredo pra vocês:
Para conseguir fazer uma excelente prova da FGV temos que ter quatro talentos básicos:
1 - Temos que ser experts em gramática;
2 - Temos que ser experts em raciocínio lógico;
3 - Temos que ser experts em interpretação de texto e
4 - Temos que ser médiuns sensitivos.
Só isso!!!
-
kkkk... Simbora Estudar, forçou a amizade ao mencionar o Rubinho como ídolo. rs rs
Não achei essa questão difícil, o termo decolado da alternativa B ficou bem claro.
-
não seria mais simples perguntarem qual delas tem sentido figurado?? putz que banca sacana! tmb temos que brincar de adivinhar o que querem no enunciado!!
-
Ídolo??? Forçou a barra...
-
-
primeiro de tudo que eu não entendo a pergunta! o que a banca quer dizer com FACTUAL e LINGUÍSTICO?
-
Se você concurseiro, tinha medo do tal ´´raciocínio lógico``, muitas vezes ilógico, é bom começar a temer o português FGV.
-
quando ele diz : (...) o charme de Ipanema(...) também não seria um contexto Conotativo?
-
A "X" da questão é que todas estão no futuro do pretérito, todavia só a alternativa "b" traz o "poderia" dando uma ideia não factual (o que não é fato / o que não é certo de acontecer - hipótese) dentro do futuro. As outras 4 trazem afirmações dentro do futuro do pretérito.
Exemplo:
Se chovesse hoje eu beberia um vinho (é uma hipótese, porém se chover é certo que eu beba)
Se chovesse hoje eu poderia beber um vinho (é uma hipótese, porém mesmo chovendo não garanto que beberia, eu poderia, não é algo que possa afirmar)
Tentei resumir a explicação do professor Arenildo (comentários do professor - vídeo)
Abcs!
-
Essa questão só Jesus!rs
-
Essas questões estão me fazendo sentir falta do Prof AGOSTINHO DIAS CARNEIRO como examinador!!!
-
Achei esta simples, afinal a parte de nossa história relacionada a aviação nada tem a ver com a indústria, Santos Dumont era inventor, a industria veio depois, o fato aí não existe.
-
Eu ia marcar a letra e, mas depois pensei que o charme de Ipanema seria a beleza do bairro e não algo conotativo.
-
Parte da história nunca poderia decolar de verdade, por isso é só relação linguística e não factual.
-
A) Sem a indústria da moda, / o ícone da beleza brasileira lá fora seria só a natureza. (Sem a indústira da moda, que todo ano realiza eventos de desfile para promover seus lançamento e lançar tendências, não haveria ícones da beleza brasileira, logo não descobriríamos a mais diversas modelos brasileiras que expõem a nossa beleza lá fora).
B) Sem a indústria aeronáutica, / uma parte da nossa história poderia não ter decolado. (Sem a indústria aeronáutica, não teríamos talvez o inventor do avião, Santos Dumont, também não teríamos a empresa EMBRAER, reconhecida internacionalmente. Agora, dizer que nossa história não teria decolado, não é uma relação factual, pois a nossa história poderia "decolar" por outros N motivos).
C) Sem a indústria automobilística, / não teríamos tantos ídolos (Sem que houvesse o descobrimento do carro, e a sua produção em massa, não poderia ter havido as corridas esportivas, logo craques como Senna e Fitipaldi não teriam sido revelados).
D) Sem a indústria médica, / muitas vidas não teriam sido salvas. (Sem a produção dos remédios e o desenvolvimento de técnicas, realmente, muitas vidas não teriam sido salvas).
E) Sem a indústria da música, / jamais teríamos levado o charme de Ipanema para o resto do planeta. (Se não houvesse as gravadoras, e a compra de discos e toda a indústria, no sentido amplo, atrás disso. Quase certamente, pessoas de outros países nem teriam ouvido falar do artista).
Resolvi assim, às vezes é melhor parar com essas neuras, só faz mal para a cabeça. FGV é difícil? É, mas também não dá pra ficar achando que ela é insuperável, uma hora a gente vence.
-
questao a que chamo de PATINHO FEIO
veja que a unica mais estranha eh a B
Eu marquei a E.!
-
Eu procurei um fato real para cada alternativa e a única que não consegui foi a B. Até cheguei a pensar em Santos Dumont (kkkk) , mas o feito dele não teve nada a ver com a industria aeronáutica no Brasil.
-
Questão mal formulada, querendo e tendo um minimo de conhecimento, se encontra relação factual para todas, inclusive para alternativa B com Santos Dumont, Ozires Silva, etc...
-
Os enunciados da FGV fazem eu me sentir burra.
-
Respondi da seguinte maneira:
A FGV quer a relação de fato, ou seja, o que realmente aconteceu graças ao anteriormente citado.
O Brasil nunca teve uma industria aeronautica forte, e os grandes nomes do Brasil relacionados à aviação, não têm ligação com a industria aeronautica em si, eles vieram, apareceram, antes dela. Não tem relação de fato. Por exemplo:
e) Sem a indústria da música, / jamais teríamos levado o charme de Ipanema para o resto do planeta.
Graças à produção da industria da musica, os "hits" brasileiros conseguiram transpor fronteiras internacionais, sem essa causa, jamais a musica teria se tornado conhecida.
O mesmo raciocinio pode ser seguido para as demais alternativas.
-
Priscila Bonatto, sinto o mesmo sentimento. :´(
-
Acertei, mas essa questão é UÓ
-
Eu só estou apanhando da Fgv, tbm quando eu começar a bateeeeer, Aaaaaaaaaaaaaaaaaah kkkk...#tádifícil
-
Segui o mesmo raciocínio do professor. Quando a banca fala "não factual", quer dizer que não se relaciona com algo que de fato aconteceu. Assim, a única que traz uma possibilidade é a letra B, pois ela utiliza o verbo " PODERIA" e não afirmações com o verbo "TERIAM" como nas outras alternativas.
Uma dica para acertar essas questões é observar a estrutura completa da frase, ajuda se compararmos os verbos, aquela que se diferencia é, geralmente, a resposta.
-
Todas as alternativas trazem uma resposta que, na prática, poderia ocorrer (de fato), com exceção da alternativa "b", pois
uma história não decola literalmente.
-
Gente, não tem como elogiar ou justificar uma pergunta como essa. Vejo as explicações das pessoas que dizem ter acertado e, sinceramente, me parece que nenhuma tem embasamento teórico.
-
Acredito que dessa forma facilite o entendimento para resolver esse tivpo de questão:
a) Sem a indústria da moda, / o ícone da beleza brasileira lá fora seria só a natureza. Seria (Afirmação, Factual, Certeza)
b) Sem a indústria aeronáutica, / uma parte da nossa história poderia não ter decolado. Poderia (Dúvida, Não factual ,Não certeza)
c) Sem a indústria automobilística, / não teríamos tantos ídolos. Teríamos (Afirmação, Factual, Certeza)
d) Sem a indústria médica, / muitas vidas não teriam sido salvas.Teriam (Afirmação, Factual, Certeza)
e) Sem a indústria da música, / jamais teríamos levado o charme de Ipanema para o resto do planeta. Teriamos (Afirmação, Factual, Certeza)
-
Gosto muito dos comentários do professor Arenildo. Bem objetivo.
Relação factual - A ocorrência do evento concreto está determinada, ainda que condicionada a alguma outra circunstância.
Ex: Se eu for aprovado no concurso, irei para a Serra Gaúcha com frequência.
Percebam que o evento "ir à Serra Gaúcha" já está determinado, dependendo apenas da minha aprovação no concurso.
Relação linguística - A ocorrência do evento ainda não está determinada, consistindo em mera possibilidade.
Ex: Se eu for aprovado no concurso, poderei ir com frequência à Serra Gaúcha.
Aqui há uma mera possibilidade, posso ou não ir à Serra Gaúcha.
-
Factual: Verdadeiro, real, palpável, que se atém aos fatos...
-
Errei quase todas as questões dessa prova.
Sensação de analfabetismo total quando resolvo as questões da FGV.
-
Eu pergunto a vocês, que parte da nossa história decolou com a indústria aeronáutica?
Tentem lembrar alguma coisa.
Na minha menta não veio nada.
a) Lembrei de Gisele
c) Lembrei de Sena
d) Faz lógica
e) Lembrei de garota de Ipanema
-
SOBRE A (E): Será mesmo que sem a música o mundo não poderia conhecer a beleza de Ipanema por fotos não? Será mesmo que é "o resto do planeta" que sabe de Ipanema so por essa música?? AHHHHH
-
Quando acerto uma questão de português da FGV fico grata por ter feito curso de raciocínio lógico.
¯\_(ツ)_/¯
EUSOU3%!
Deus vai na frente abrindo o caminho, quebrando as correntes, tirando os espinhos. Ordena aos anjos pra contigo lutar, Ele abre as portas pra ninguém mais fechar. Ele trabalha pra o que Nele confia, caminha contigo de noite ou de dia. Erga as mãos, sua bênção chegou, e comece a cantar com muito louvor!