SóProvas


ID
1451062
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma entrevista com Edward Frenkel, um dos maiores pensadores da matemática moderna, mostra o seguinte diálogo pergunta/resposta:

Por que tanta gente detesta matemática?

Existem vários fatores. A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata. Mas pensa que sabe, o que é pior ainda, pois foi apresentada na escola a uma fração minúscula do tema, de forma muito ruim, e ficou com um gosto amargo na memória. Uma das missões a que me proponho é diminuir o estrago causado pelo sistema de ensino. Seria muito mais fácil se meus leitores nunca tivessem ouvido falar do assunto e eu pudesse explicá-lo partindo do zero.

O matemático fala de “vários fatores” e a progressão de sua resposta mostra que:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B 


    ...pois foi apresentada na escola a uma fração minúscula do tema, de forma muito ruim...

  • Seria muito mais fácil se meus leitores nunca tivessem ouvido falar do assunto e eu pudesse explicá-lo partindo do zero.


    Esse trecho deixa claro o Gabarito letra B.

  • Como é que o gabarito pode ser a B se o autor fala em "principal razão"? A razão principal, segundo o autor, é a confiança demasiada das pessoas no que acreditam ser matemática, a outra é a qualidade precária do ensino. Embora seja sim realmente possível resumir tudo ao problema do ensino - conforme o gabarito da letra A.

  • catarina vc poderia explicar??ou alguem...tipo eu não concordo/não consigo entender ainda pq seria a letra b e não a "a".ele da nesse texto 2 motivos não?o ensino ruim e o fato de " as pessoas n]ao saberem e achar q sabem"no maximo o fato do ensino ruim seria a causa do outro motivo,ao meu ver.Como se fosse uma coisa que é araiz da outra ou 2 motivos onde um leva a o outro,e principal,motivo.????Alguem comenta ai,please.


  • sinceramente,  não entendi.  o fator não seria a pessoa não saber do que se trata?

  • Por que tanta gente detesta matemática? 

    Existem vários fatores...

    "O matemático apenas declara que tem vários fatores, no entanto fala apenas de um, que é pra ele o principal motivo das pessoas detestarem matemática. O que confunde os leitores é que a resposta é longa e explicativa, o que acaba por confundir muita gente achando que existem vários fatores. Na verdade só existe um único fator."

  • Esta questão parece duvidosa.

    B) o único fator citado é o mau ensino da disciplina;

    A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata. (DESCONHECIMENTO).

    Questão duvidosa.

  • Não concordo, qdo diz:

     "A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata. Mas pensa que sabe, o que é pior ainda,..." para mim esse foi um fator, o outro seria:

    "... pois foi apresentada na escola a uma fração minúscula do tema, de forma muito ruim, e ficou com um gosto amargo na memória."

  • concordo com o colega abaixo.

  • Letra B

     

     a) todos eles podem ser resumidos em um; ( Existem vários fatores, mas abordou apenas o principal...)

     b) o único fator citado é o mau ensino da disciplina;

     c) todos eles são igualmente importantes; ( se fosse IGUALMENTE importante, não teria um principal...)

     d) dois desses fatores são enumerados; ( só vejo um fator, estou certa?)

     e) os fatores são enumerados, mas não explicados. (só vejo um fator, estou certa?)

     

     

  • Gente, eu entendo que o texto SIM falou que existem vários fatores, mas só apresentou UM, o de as pessoas terem sido apresentados a disciplina na escola de forma muito ruim. RESPOSTA B

  • Discordo do gabarito. Vejo dois fatores: o contato apenas com uma fração mínima da matéria + a baixa qualidade do ensino 

  • REALMENTE TEMOS QUE COMPEENDER O TEXTO E DEPOIS INTERPRETAR E É EXATAMENTE ISSO QUE ACONTCE O ÚNICO FATOR CITADO É O ENSINO. GABARITO (B).

  • Bom dia pessoa, tudo bem?

    A questão é muito complexa mesmo, de fato gera muitas dúvidas. Mas na verdade, o entendimento só virá atraves da pergunta feita sobre a alternativa correta.

    EX: O matemático fala de "vários fatores" e a progressão de sua resposta mostra que: 

    Ao ser mencionado progressão, ele cita o seguinte no texto: "foi apresentada na escola uma fração minuscula do tema", " me proponho diminuir o estrago causado pelo sistema de ensino.", "pudesse explicá-lo partindo do zero. 

    Assim sendo, o que ocorre não são os possíveis fatores existentes, e sim aquele citado, no caso "a forma ruim como foi apresentada na escola" somado "ao estrago causado pelo sistema de ensino" mais " pudesse explica-lo partindo do zero", mostrando uma sequência de fatos de forma progressiva enfatizando que o mau ensino da disciplina.

    Gostaria apenas de chamar a atenção aqui dos administradores da página, para que quando houver questões como está, que deixam dúvidas quanto a assertiva correta, que algum professor comente a questão. Ficará bem mais fácil de entender do que envier uma série de videos tratando do assunto de forma geral e não especifica..

  • A FGV deveria permitir deixar a questão em branco...

    Tá osso.

  • Gabarito B, pois ele apresenta um único fator.

    A pontuação do texto engana um pouco, porque parece que ele apresenta ideias desconexas, mas na verdade, a ideia que ele apresenta é uma só: as pessoas não conhecem direito a matemática porque o sistema de ensino é uma porcaria e não ensina corretamente.

    "A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata. Mas pensa que sabe, o que é pior ainda, pois foi apresentada na escola a uma fração minúscula do tema, de forma muito ruim..."

    Todo o trecho está conectado e se refere a um sistema de ensino que não ensina matemática direito e isso leva às pessoas a não gostarem da disciplina.

  • Resumindo o que o autor disse:

    Existem vários fatores. MAS, A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata. Mas pensa que sabe, o que é pior ainda, pois (só tá explicando) foi apresentada na escola a uma fração minúscula do tema, de forma muito ruim, e ficou com um gosto amargo na memória. Uma das missões a que me proponho é diminuir o estrago (não é outro fator, ele apenas pretende melhorar o único fator CITADO) causado pelo sistema de ensino. Seria muito mais fácil se meus leitores nunca tivessem ouvido falar do assunto e eu pudesse explicá-lo partindo do zero. 

    Realmente o único fator CITADO foi: porque não sabe do que se trata. Mas pensa que sabe. Ou seja, o que ensina nas escolas, não é a verdadeira matemática e é por isso que os alunos não gostam. E ainda ficam achando que estudaram a verdadeira matemática, mas na verdade estavam estudando a matemática genérica (chata, cansativa, sem conexão com a realidade do dia a dia...)

    B

    b) o único fator citado é o mau ensino da disciplina; (CORRETA)

  • Gabarito letra B.

    Seria muito mais fácil se meus leitores nunca tivessem ouvido falar do assunto e eu pudesse explicá-lo partindo do zero.

    O único fator citado é o mau ensino da disciplina.

  • Alternativa B.

    A) Errado. O autor afirma apenas que há vários fatores e um é principal. Concluir que todos podem ser resumidos em um é extrapolação dos limites de compreensão textual.

    B) CERTO. (…) não sabe do que se trata. Mas pensa que sabe… pois foi apresentada na escola (…). Aqui, o uso da preposição pois, anteposta ao verbo, indica uma conjunção explicativa com sentido de justificativa, ou seja, funciona como continuação da explicação de um fator. A frase apresentará o mau ensino como fator gerador do desconhecimento e da falsa sensação de compreensão da matemática e, não, como consequência ou ideia adicional a ela. Tanto o ensino é, de fato, o fator principal a que o texto se refere, que o entrevistado afirma ser sua "missão a diminuição do estrago causado pelo sistema de ensino".

    C) Errado. O autor afirma apenas que há vários fatores e um é principal. Concluir que todos são igualmente importantes é extrapolação dos limites de compreensão textual.

    D) Errado. Trata-se de apenas um fator em todo o parágrafo. O erro está em se tratar “a ilusão do saber” como outro fator ou, ainda, causa do “mau ensino”. Enquanto ela é, na verdade, um desdobramento do mau ensino. Isso poderá ser confirmado pelo emprego da conjunção “pois”, posposta ao verbo.

    E) Errado. Só há um fator e ele é abordado em todo o parágrafo textual.

  • gabarito B

    Existem vários fatores. A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata. Mas pensa que sabe, o que é pior ainda, pois foi apresentada na escola a uma fração minúscula do tema, de forma muito ruim, e ficou com um gosto amargo na memória. Uma das missões a que me proponho é diminuir o estrago causado pelo sistema de ensino.

    O matemático fala de “vários fatores” e a progressão de sua resposta mostra que:

    B) o único fator citado é o mau ensino da disciplina;

    (causa)Porque foi apresentada de forma ruim na escola, as pessoas não sabem do que se trata.

    a questão quer confundir entre explicativa x causal que sempre geram confusão

  • Na análise dos itens, é importante identificar os "distratores". Estes são detalhes que tornam o item falso. Quanto mais discreto o distrator, maior é a dificuldade da questão. Você já teve aquela impressão de que "todas as opções estão corretas"? Pois é, não estão não! Há somente uma correta. O problema, meu caro, é que as outras opções trazem distratores bem discretos.

     Vamos analisar item a item:

     Letra A - ERRADA - O texto não afirma que todos os motivos se resumem a um só. De forma alguma! O que o texto afirma literalmente é que existem vários fatores e que o PRINCIPAL é desconhecimento da real utilidade da matemática.

     Existem vários fatores. A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata. 

     Letra B - CERTA - De fato, aponta-se apenas uma razão e, diga-se, a principal: o desconhecimento da real utilidade da matemática.

     Atenção!

     O aluno pode até se confundir, desmembrando o mesmo problema em dois: o desconhecimento da real utilidade da matemática e o fato de a escola ensinar mal essa disciplina, apresentando uma visão muito limitada dessa ciência. Seria um equívoco assim considerar, pois, se analisarmos o texto, esta é apresentada como justificativa para aquele. 

     Observe:

     A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata. Mas pensa que sabe, o que é pior ainda (FATO)pois foi apresentada na escola a uma fração minúscula do tema, de forma muito ruim, e ficou com um gosto amargo na memória (JUSTIFICATIVA).

     Dessa forma, estamos falando de um problema apenas, e não de dois fatos independentes. 

     Letra C - ERRADA - Ora, a partir do momento que o autor afirma que a PRINCIPAL razão é o desconhecimento da real utilidade da matemática, estabelece-se uma hierarquização. Esse motivo apresentado é mais importante, portanto, que os outros.

     Letra D - ERRADA - Releia a justificativa da letra B. Nela deixamos claro que o texto só apresenta um problema e sua respectiva causa, e não dois problemas. 

     Letra E - ERRADA - Foi citado um fator e, diga-se o principal: o desconhecimento da real utilidade da matemática. Dessa forma, é errado afirmar que nenhum fator foi explicitado.

    Resposta: B

  • Será que só eu vi dois fatores !

  • Existem vários fatores. A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata. Mas pensa que sabe, o que é pior ainda, pois foi apresentada na escola a uma fração minúscula do tema, de forma muito ruim (uma má qualidade de ensino), e ficou com um gosto amargo na memória. Uma das missões a que me proponho é diminuir o estrago causado pelo sistema de ensino. Seria muito mais fácil se meus leitores nunca tivessem ouvido falar do assunto e eu pudesse explicá-lo partindo do zero.

    Vejo aqui dois fatores

    eu vejo como dois fatores, não apenas 1:

    ->não sabe do que se trata.

    ->O mal ensino nas escolas

  • A questão é sobre progressão textual.

    Existem vários fatores. A principal razão de grande parte das pessoas não gostar de matemática é porque não sabe do que se trata [...]

    No trecho ele só explica um fator. O que exclui as outras questões e valida a alternativa B.

    a) todos eles podem ser resumidos em um;

    b) o único fator citado é o mau ensino da disciplina;

    c) todos eles são igualmente importantes;

    d) dois desses fatores são enumerados;

    e) os fatores são enumerados, mas não explicados.

  • Mais uma questão calhorda. Esses professores canalhas se puxam. Mais uma banca querendo entrar no hall das imundices.

  • Mais uma questão calhorda. Esses professores canalhas se puxam. Mais uma banca querendo entrar no hall das imundices.

  • As pessoas não sabem do que se trata exatamente porque o ensino de matemática é ruim.

    Ou seja, não se trata de dois fatores enumerados, mas somente um um.

    Gabarito: letra B.