-
letra C
"Prestes a completar 80 anos, Renato Aragão reclama da perseguição ao humor politicamente incorreto, visto hoje como preconceituoso. O humorista, que aniversaria na próxima terça (13) e também comemora 55 anos do personagem Didi em 2015, relembra que na época de Os Trapalhões (1966-1995), negros e gays sabiam que as piadas eram apenas de brincadeira. "Naquela época, essas classes dos feios, dos negros e dos homossexuais, elas não se ofendiam. Elas sabiam que não era para atingir, para sacanear", desabafa."
Na época de Os Trapalhões as pessoas não se ofendiam com o humor politicamente incorreto e hoje o consideram preconceituoso.
-
Bem, de forma geral a maioria leva a razão, mas infelizmente não consigo enxergar em nenhuma parte do texto que o humor mudou. Muito pelo contrario, a critica é que o mesmo humor politicamente incorreto ("...visto hoje como preconceituoso.") não era motivo de protesto pelas minorias naquela época.
-
Não marquei a letra C por conta disso que o Petrônio apontou: o texto não fala que humor mudou, nem aponta para isso. Dizer que o humor mudou é inventar. O "HOJE" que o Rafael destacou do começo do texto apenas diz que hoje o humor é tratado de forma diferente, podendo ser inferido que a sociedade mudou, mas não, que o humor mudou.
-
Concordo plenamente com os colegas Petronio e João. Antigamente, a sociedade e, principalmente, as classes citadas aceitavam esse tipo de humor. Porém, com o passar dos anos, a sociedade passou a enxergá-lo como preconceituoso.
Portanto, o que mudou foi a SOCIEDADE e não o HUMOR.
-
Mas, por eliminação, a que seria mais razoável era a "c".
-
A banca FGV é bastante neutra, por mais que se aproveite de questões tendenciosas...
-
É pra deduzir do texto, não pra achar o que está no texto.
-
Se tivesse feito esse concurso entraria com um recurso para anular essa questão, estão mais do que claro no texto que o humor não mudou, o que mudou foi a sociedade, que não aceita mais calada o humor politicamente incorreto que o Didi fazia a 55 anos atrás. O humor politicamente incorreto continuou o mesmo, contra negros, gays... a diferença está em como a sociedade reage a isso.
-
não é para o leitar dizer o que acha que mudou...mas sim apenas traduzir o que o RENATO ARAGÃO acha que mudou! e para ele, renato aragão, não so a sociedade mudou, mas tmb o humor!
-
Sociedade muda sua opinião, o humor muda em decorrência disso. Achei bem clara essa questão, mas somente essa...
-
Reclama da perseguição do humor politicamente incorreto --> o humor que antes era neutro ( não era nem politicamente correto ou incorreto), hoje dependendo de como se fizer uma piada, o humor será politicamente incorreto. Os feios, os negros, os homossexuais (sociedade) antes entendia, hoje não entende mais. Resposta: a sociedade e o humor mudam
-
Viva o empoderamento das minorias.
-
Todas as alternativas são claramente errôneas, exceto a B e a C. Porém, o que elimina a B é que não são todos os humoristas, mas só aqueles do humor politicamente incorreto. E é claro que o humor também muda, se a sociedade muda e incomoda-se com o humor, consequentemente o humor também muda!
Gabarito: LETRA C
-
Observando o enunciado da questão, que diz : "Deduz-se..." Eu deduzo que se a sociedade mudou o humor também tem que mudar. Porque, a partir do momento que a sociedade passou a enxergar o humor como preconceituoso, eles não podem mais fazer qualquer tipo de piada, pois receberão processo nas costas. Portanto, o texto mesmo diz: "Naquela época, essas classes dos feios, dos negros e dos homossexuais, elas não se ofendiam. Elas sabiam que não era para atingir, para sacanear", desabafa. ". Mas hoje essa mesma classe não entende; a sociedade mudou, logo o humor também tem que mudar " #senaoprocessoneles kkkkkk
-
-
o mimimi impera , essa fase vai passar!
-
Mais uma questãozinha de interpretação de textos. Devemos tomar o devido cuidado, para que não caiamos nas armadilhas dos distratores (detalhes que passam despercebidos e tornam o item falso).
Vejamos cada uma das alternativas:
Letra A - ERRADO - A partir da citação de Renato Aragão relatando perseguição ao humor politicamente incorreto e atestando que esse tipo de humor é considerado preconceituoso no Brasil, dá-se a entender que não se trata hoje de uma modalidade típica. Dá-se a entender que impera o politicamente correto, sendo perseguidas manifestações que vão de encontro a esse padrão.
Letra B - ERRADO - Não é porque o humor politicamente incorreto tem sido perseguido, que os humoristas estão impedidos de contar piadas. Podem muito bem contar piadas politicamente corretas.
Letra C - CERTO - De fato! Corrobora com essa afirmação a declaração de Renato Aragão: "Naquela época, essas classes dos feios, dos negros e dos homossexuais, elas não se ofendiam. Elas sabiam que não era para atingir, para sacanear". Isso significa uma mudança de paradigmas: o que antes não ofendia agora ofende; o que antes era uma simples brincadeira agora é uma ofensa.
Letra D - ERRADO - Não há elementos no texto que atestem essa afirmação. Observe que no trecho "Naquela época, essas classes dos feios, dos negros e dos homossexuais, elas não se ofendiam. Elas sabiam que não era para atingir, para sacanear" não é possível classificar os negros e homossexuais como mais alvos de ofensa do que os feios.
Letra E - ERRADO - É feita uma generalização equivocada. O humor que atingia com piadas jocosas as pessoas, em especial negros, feios e homossexuais, era o politicamente incorreto. O texto não dá a entender que o humor antigo se resumia a isso, a piadas politicamente incorretas.
Resposta: C
-
"Portanto, o que mudou foi a SOCIEDADE e não o HUMOR."
Se mudou a sociedade, mudou também o humor. Tanto é que hoje sequer achamos engraçado o humor do tipo trabalhões.
-
GABARITO C
C) A sociedade e o humor mudaram. (Anteriormente, grupos aceitavam piadas que atualmente não são mais aceitas)