-
RESPOSTA E
...prazo para a entrega do novo original, pressionado por seu editor e por seu agente, Marcus não consegue escrever nem uma linha
-
Letra E
Se Marcus não consegue escrever nem uma linha, não conseguirá produzir nova obra.
-
Pensei no seguinte: que "doença" poderia prejudicar um escritor, a pressão da editora ou não conseguir escrever?
Eu pensei assim e nesta questão deu certo. Parecia também ser a alternativa mais óbvia.
-
Primeiro: Não sabia nem desta "doença"; segundo: o texto nos leva a entender que a pressão sofrida é que não deixava o escritor produzir. NÃO CONCORDEI COM ESTE GABARITO (até porque eu errei a questão).
-
A "doença" seria o BRANCO. Portanto, deixou de produzir nova obra seria o fato posterior ao branco. Mas, seria mole se estivesse expressa a palavra citada.
-
Márcio, nesse caso a pressão feita pelo editor é a causa, a consequência disso é de outras pressões (não incluídas no texto) é não conseguir mais escrever nada, é o famoso branco.
-
FGV é cultura. Temos que saber um pouco de tudo!
-
A pressão só veio porque ele não conseguia escrever, e não o contrário.
-
Errei uma questão dessa da raiva demais.
-
A poucos meses do prazo para a entrega do novo original, pressionado por seu editor e por seu agente, Marcus não consegue escrever nem uma linha.” (A verdade sobre o caso Harry Quebert, Jöel Dicker)
LETRA: E
"Descanse na fidelidade de DEUS, ele nunca falha."
-
-
Gabarito: E
Um autor torna-se conhecimento quando sua primeira obra vira um best-seller. Ao trazer a expressão “doença dos escritores” e relacioná-la a outro termo, “não consegue escrever nem uma linha”, entende-se que essa “doença” diz respeito ao fato de não se conseguir produzir uma nova obra.
-
PORQUE NÃO PODERIA SER A ALTERNATIVA (A) A VIDA TRANSFORMA-SE RADICALMENTE?
EXISTEM DIVERSAS JUSTIFICATIVAS:
Seu primeiro livro tornou-se um bestseller, ele virou uma celebridade e assinou um contrato milionário para um novo romance.
*Exprimem por conseguinte uma conclusão ou uma consequência referentes à oração anterior. As conjunções conclusivas típicas são:
- LOGO, PORTANTO, POIS, ENTÃO:
E então foi acometido pela doença dos escritores.
-
George Martin que o diga
-
Podemos estruturar o texto da seguinte forma:
1) A vida de Marcus Goldman mudou radicalmente
porque
2) Seu livro vendeu milhões de exemplares.
consequentemente
3) Virou uma celebridade
e
4) Pegou a "doença dos escritores".
Avaliemos as alternativas:
Letra A - ERRADO - Como esquematizado anteriormente, a "doença dos escritores" é uma consequência da mudança radical de sua vida.
Letra B - ERRADO - Como esquematizado anteriormente, a "doença dos escritores" é uma consequência do sucesso de seu best-seller.
Letra C - ERRADO - Como esquematizado anteriormente, a "doença dos escritores" é uma consequência da súbita celebridade obtida com o sucesso da obra.
Letra D - ERRADO - O trecho "pressionado por seu editor e por seu agente" estabelece uma relação de oposição concessiva com "não consegue escrever uma linha" (Mesmo pressionado por seu editor e por seu agente, não consegue escrever uma linha.). Dessa forma, essa pressão não é a "doença", mas sim o esforço por parte dos editores em cobrar o cumprimento do prazo de entrega.
Letra E - CERTO - De fato, essa "doença" consiste nessa paralisia na produção de novas obras, depois de um estupendo sucesso. Obviamente, o vocábulo "doença" não deve ser tomado no sentido literal - associado a uma patologia -, mas sim a uma dificuldade natural de empreender um sucesso logo depois de outro.
Resposta: E
-
Letra E está mais para a consequência da doença, que por sua vez, seria ter se tornado uma celebridade e assinado contrato, passando a ser pressionado por terceiros. TRISTEEEE !!!
-
Pensei assim:
Se ele consegue escrever, mesmo pressionado, não há doença
Mas se ele não consegue escrever, independente de haver pressão, há doença