-
A unica certeza é de que pelo menos uma pessoa está falando a verdade, já que a informação dada por Paulo e Ricardo se contradizem. Não dá pra afirmar que Sérgio estava falando a verdade. Logo, menos de 3 são falsas.
-
Alguém para ajudar ?!
-
Gabarito
D
Paulo:
eu sou advogado. V
Ricardo:
Paulo não é advogado. F
Sérgio:
A afirmação de Ricardo é falsa.
V
P fala
verdade
R fala
mentira
S fala
verdade
Considerando
as afirmativas acima, vamos negá-las e chegar a conclusão:
- Paulo
está mentindo então ele não é advogado.
P
F
- Se Ricardo
está falando a verdade então Paulo é advogado.
R → P
V F
F
- Se Sérgio
está mentindo então Paulo é advogado.
S → P
F F
ou V V
Qualquer
valor lógico de P o resultado será verdadeiro.
Então
certamente menos de 3 são falsas, ou seja, 2.
-
seguindo a dica de um professor conhecido a resolução fica assim:
é preciso considerar pelo menos uma Verdadeira, então:
se Paulo for V, Ricardo é F e Sérgio é V
se Se Ricardo é V, Paulo é F e Sergio é F
se Sergio for V, Ricardo é V e Paulo é V,
logo o maximo de F será duas, ou seja, menos de 3!
-
Phillipy Ricardo,
Segundo sua dica, só discordo do que disse do Sergio.
se Paulo for V, Ricardo é F e Sérgio é V
se Se Ricardo é V, Paulo é F e Sergio é F
se Sergio for V, Ricardo é F e Paulo é V.
Logo, o máximo de F será duas, ou seja, menos de 3!
Abraços.
-
Nessa questão podemos ter varias situações, eu usei o seguinte raciocinio: se a afirmação de Sergio for verdadeira, então a de Paulo tb será, porém se a afirmação de Ricardo for verdadeira, as de Sergio e Paulo serão falsas, agora olhando as alternativas a A, B e C sãao eliminadas por esse raciocinio, a E está errada pq podemos ter duas situações verdadeiras, restando a D como resposta pq podemos 1 ou 2 falsas. Espero ter ajudado
-
HIPÓTESE 1
Paulo - eu sou advogado (v)
Ricardo - paulo não é advogado (f)
Sergio - a afirmação de ricardo é falsa (v)
HIPÓTESE 2
Paulo - eu sou advogado (f)
Ricardo - paulo não é advogado (v)
Sergio - a afirmação de ricardo é falsa (f)
Nas duas hipóteses não há chance de termos 3 falsas.
-
Paulo: Eu sou Advogado 1. F 2. V
Ricardo: Paulo não é advogado 1. V 2. F
Sérgio: A afirmação de Ricardo é falsa 1. F 2. V
-
GABARITO: D
Resolução da questão: https://www.youtube.com/watch?v=M-dnDSQoh5c
-
ou PAULO DIZ A VERDADE, E SE ELE DIZ A VERDADE SERGIO DIZ TAMBEM A VERDADE ou RICARDO DIZ A VERDADE E PAULO E SERGIO MENTEM. ENTAO PELO PELO MENOS 2 OU 1 PESSOA ESTA MENTINDO OU FALANDO A VERDADE, SO TEMOS ESSAS DUAS HIPOTESES. LOGO menos do que três são falsas.
GABARITO: D
-
Por existir uma contradição entre Paulo e Ricardo, ao menos uma mentira vai existir. Não podemos afimar se uma ou duas. Logo, resposta letra "D".
-
São apenas duas possibilidades: Se Paulo e Sérgio dizem a verdade, Ricardo Mente; se Ricardo diz a verdade Paulo e Sérgio mentem. Menos de três são falsas.
-
Antes de tudo, faça o teste afirmando que os 3 falam a verdade; em seguida, considerando que os 3 mentem.
Resultado: Impossível os 3 falarem a verdade ou mentir, mas pode ser que 2 mintam ou 2 falem a verdade. Vamos analisar as alternativas:
A - INCORRETA -> Com certeza falsa, pois a informação de Ricardo contradiz a de seus colegas.
B - INCORRETA -> A questão não permite afirmar com certeza que EXATAMENTE 2 pessoas ou mentem ou falem a verdade.
C - INCORRETA -> Idem comentário anerior.
D - CORRETA -> "menos do que 3 são falsas" é o mesmo que dizer que ou 2 ou só 1 pessoa mente. Razoavel, façam o teste: Se só 1 pessoa mentir, ela tem que ser Ricardo; Se 2 pessoas mentirem, elas devem ser Paulo ou Sergio.
E - INCORRETA -> "Menos do que duas" é o mesmo que só 1 pessoa. Nesse caso, não existem informações suficientes para constatar que só 1 pessoa diz a verdade.
-
Ricardo contradiz Sérgio e Paulo, mas isso não quer dizer que obrigatoriamente ele é mentiroso. Tanto ele pode ser o único mentiroso como o que fala a verdade.
-
Observe que as afirmações realizadas por paulo e ricardo são contraditórias entre si. Caso um deles tenha falado uma mentira, então certamente outro disse a verdade, e vice-versa. Portanto, já podemos afirmar que pelo menos uma das três afirmações deve ser falsa. Também podemos afirmar que pelo menos uma das três afirmações deve ser verdadeira, e consequentemente podemos dizer que menos de 3 são falsas (podemos ter apenas uma afirmativa falsa - a de Ricardo - ou ter duas afirmativas falsas - as de Paulo e Sérgio).
Resposta: D
-
Se logicamente que tem que haver menos de 3 falsas, então seriam duas falsas e uma verdadeira!! nunca será os três mentindo ou dizendo a verdade ao mesmo tempo por questão de princípio do terceiro excluído!!! teoricamente, há duas respostas C e D para essa questão!! questão mal formulada!!
-
Esse daí, diferente de muitas outras, não falou quantas são V ou F... para não ter contradição tem que ser feita as possibilidades... NECESSARIAMENTE ou CERTAMENTE ( CERTEZA), só a letra D mesmo, pois em uma possibilidade posso ter um F do Ricardo e na outra possibilidade posso ter dois F's sendo de Paulo e Sérgio!
-
Demorei mas entendi, se trata de uma alternativa abrangente já que não é possível saber ao certo o valor lógico de cada um.