SóProvas


ID
1451725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Goiânia, 21 de janeiro de 2015.

Ao Senhor Chefe do Setor de Estágios (SEst) Assunto: Novos procedimentos para envio de frequência de estagiários

1. Para garantir mais agilidade em relação ao pagamento da bolsa-estágio, informo que, a partir do mês de abril deste ano, serão adotados novos procedimentos para o envio da frequência dos estagiários ao Setor de Pessoal (SePes).

2. A frequência mensal de cada estagiário deverá ser enviada para o endereço de email do SePes até o quinto dia útil de cada mês.

3. As informações do email devem ser complementadas com anexo contendo a planilha de frequência de estagiários, carimbada e assinada pelo chefe do SEst e pelos estagiários.

4. A observância desses procedimentos é essencial para evitar atrasos no pagamento da bolsa.

Atenciosamente,

(espaço para assinatura)
[nome do signatário]
Chefe do Setor de Pessoal

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, relativos à correspondência oficial hipotética apresentada.

Na situação considerada, quando for enviado, o email com a frequência dos estagiários terá seu valor documental garantido por duas razões: por envolver dois setores de um mesmo órgão público e por conter informações de caráter meramente administrativo.

Alternativas
Comentários
  • 8.3 Valor documental

            Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.


    Gab ERRADO, não está com valor documental. Precisa-se de certificado digital. 

  • Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:

     

    Prova: CESPE - 2013 - MPU - Analista - DireitoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Correspondência Oficial; Correio Eletrônico; E-mail; 

    Para que correspondências oficiais enviadas por correio eletrônico sejam aceitas como documentos originais, é necessária certificação digital que ateste a identidade do remetente.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    Prova: CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Aspectos gerais da Comunicação Oficial ; 

    Para que a mensagem de correio eletrônico, cada vez mais empregada no serviço público, tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

  • O enunciado informa que "na situação considerada, quando for enviado, o email com a frequência dos estagiários terá seu valor documental garantido por duas razões: por envolver dois setores de um mesmo órgão público e por conter informações de caráter meramente administrativo". 

    Na verdade, segundo o Manual de Redação Oficial, "nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei".


    A questão é incorreta. 

  • Errei essa questão fácil, como pude esquecer do certificado digital.

  • Errado.

    Emails só possuem validade com a certificação digital.

  • Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e

    para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

    Lembre-se que para a prova de informática, certificação digital e assinatura digital são coisas distintas. O que o Manual descreve como certificação digital, na verdade seria assinatura digital.

  • O valor documental está condicionado a emissão de certificado digital.

  • NAOOOO

    PRECISA DO CERTIFICADO DIGITAL!

  • Nem sabia disso. Certificado digital, heim?

  • Para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, e para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.


    GAB ERRADO
  • MRPR:
    8.3 Valor documental
    Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
    Portanto...
    ERRADO.

  • O que garante o valor documental é a certificação digital.

  • ERRADO: correio eletrônico tenha valor documental  e   correio eletrônico tenha valor documental

  • O email só tem valor documental se tiver assinatura digital.

  • Para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

    Gabarito: ERRADO

  • Não confundir CERTIFICAÇÃO digital com ASSINATURA digital.

  • Valor documental

     

    Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do.

    Remetente, na forma estabelecida em lei.

  • ERRADO

     

    Só tem valor documental se tiver certificado digital

  • Na verdade, segundo o Manual de Redação Oficial, "nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei".

    FONTE: Professora do Qc apud Manual de redação.