-
Se é uma unidade funcional, não se fala em horizontal.
Horizontal = várias unidades funcionais, descentralização.
GAB ERRADO
-
(OS PROCESSOS HORIZONTAIS SÃO DESENHADOS TENDO COMO BASE O FLUXO DO TRABALHO, AO PASSO QUE OS PROCESSOS VERTICAIS – USUALMENTE SE REFEREM AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO EMPRESARIAL E SE RELACIONAM COM A ALOCAÇÃO DE RECURSOS ESCASSOS (FUNDOS E TALENTOS).
Fonte: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2015/03/05/prova-tre-go-nocoes-de-administracao-de-recursos-materiais/
-
1. Processos verticais → envolvem fluxos de “cima para baixo” ou de “baixo para cima”. Ex.: o processo de planejamento estratégico inicia-se na cúpula e é desdobrado até o seu nível operacional. Outros exemplos são: processo de orçamento e de orientação.
----------------
2. Processos horizontais → acompanham o fluxo do trabalho. São todos os processos principais (ou de negócio) que geram produtos e serviços. São eles que integram as diversas áreas e profissionais da empresa na produção dos bens e possibilitam a satisfação dos clientes finais.
-
Os processos horizontais se relacionam com o fluxo o trabalho e com a coordenação entre os diversos departamentos e áreas para que as atividades sejam feitas da melhor maneira possível.
Os processos verticais são relacionados com o processo de planejamento, de orçamento e de orientação.
Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó, 2013, página 243
-
Complementando...
ERRADA...
A principal característica da gestão por processos é que o produto final resulta de um conjunto de processos inter-relacionados que acompanham o fluxo de trabalho, numa visão horizontalizada.
Quanto ao fluxo de informação e decisão, os processos podem ser classificados em horizontais e verticais.
Horizontais são os processos que relacionam-se a uma lógica lateral, horizontalizada, que acompanham os fluxos de trabalho, ou seja, o resultado depende de uma série de atividades realizadas por todos os departamentos e não somente por uma unidade funcional. Este tipo de processo gera os produtos e serviços aos clientes.
Verticais, por sua vez, são os processos relacionados com uma lógica "de cima para baixo" ou de "baixo para cima", como exemplo teríamos o processo de planejamento estratégico e de orçamento.
RENNÓ
-
boa Juarez Júnior
foi na ferida da questão ...
por mais comentários assim, direto ao ponto!
-
1. Uma característica importante dos processos é a interfuncionalidade, segundo
Gonçalves [7]. Embora existam processos realizados inteiramente em uma unidade
funcional, os principais processos de uma instituição (sobretudo os processos de negócio) atravessam as fronteiras das áreas funcionais, sendo conhecidos como
processos transversais, transorganizacionais (cross-organizational), interfuncionais,
interdepartamentais ou horizontais. Tais processos são executados de forma
transversal à estrutura “vertical”, típica das organizações estruturadas
funcionalmente. Além disso, no caso da Administração Pública, deve ser dada
importância especial aos processos que ultrapassam as fronteiras das instituições,
como ocorre na execução de políticas públicas.
A estrutura horizontal dos processos é explorada por abordagens de gestão
organizacional baseadas no gerenciamento de processos de negócio. Essa disciplina
propõe uma abordagem orientada para identificar, desenhar, executar, documentar,
medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio automatizados ou não,
segundo o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (CBOK) [4],
desenvolvido pela ABPMP (Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos
de Negócio).
http://www.gespublica.gov.br/Tecnologias/pasta.2010-04-26.0851676103/Guia%20de%20Gestao%20de%20Processos%20de%20Governo.pdf
-
"Gerenciar por processos compreende uma visão mais ampla posicionando processos como a pedra angular da estruturação organizacional. Embora a estruração funcional continue válida, pois a especialização leva à produtividade, a geração de valor passa a ser gerenciada horizontalmente em uma visão notadamente interfuncional ponta a ponta."
Fonte: Cbok
-
Processos horizontais: Relacionam com o fluxo do trabalho e com a coordenação entre diversos departamentos e áreas para que as atividades sejam feitas da melhor maneira possível
GAB ERRADO
-
Processos horizontais: aqueles que englobam unidades diferentes da empresa
Processos verticais: aqueles impostos de cima para baixo.
Processos transversais: aqueles que atravessam a empresa de ponta a ponta
-
Verticais
-
GABARITO ERRADO
Processos verticais -> Pense na hierarquia interna em cada ente federado, ou seja, de cima para baixo tornando assim uma DESCONCENTRAÇÂO.
Processos Horizontais -> Pensando na estrutura da administração em que ocorre a DESCENTRALIZAÇÃO, ou seja, se realiza com a criação de varias entidades, logo não funciona em uma única unidade.
Questão: Na administração pública, os processos podem ser caracterizados por sua abrangência. Nesse aspecto, são denominados horizontais os processos realizados inteiramente em uma unidade funcional.
Bons Estudos
-
A gestão de Processos possibilita uma visão horizontal das organizações. ( a visão sistêmica ) Que integra as diferentes funções existes nas instituições.
-
Na administração pública, os processos podem ser caracterizados por sua abrangência. Nesse aspecto, são denominados horizontais os processos realizados inteiramente em uma unidade funcional. Resposta: Errado.
Comentário: processos horizontais são descentralizados, portanto, incoerente com o texto final da questão “... realizados inteiramente (centralizado) em uma unidade funcional.”
-
Horizontais são os processos que relacionam-se a uma lógica lateral, horizontalizada, que acompanham os fluxos de trabalho, ou seja, o resultado depende de uma série de atividades realizadas por todos os departamentos e não somente por uma unidade funcional. Este tipo de processo gera os produtos e serviços aos clientes.
Verticais: são os processos relacionados com uma lógica "de cima para baixo" ou de "baixo para cima", como exemplo teríamos o processo de planejamento estratégico e de orçamento.
Transversais: são os processos que atravessam as fronteiras das áreas funcionais de ponta a ponta. Embora existam processos realizados inteiramente em uma unidade funcional, os principais processos de uma instituição (sobretudo os processos de negócio) atravessam as fronteiras das áreas funcionais, sendo conhecidos como processos transversais, transorganizacionais (cross-organizational), interfuncionais, interdepartamentais ou horizontais. Tais processos são executados de forma transversal à estrutura “vertical”, típica das organizações estruturadas funcionalmente. Além disso, no caso da Administração Pública, deve ser dada importância especial aos processos que ultrapassam as fronteiras das instituições, como ocorre na execução de políticas públicas."
-
Gabarito:errado
Os processos horizontais são descentralizados.
No final da questão dá a interpretação da centralização
Na administração pública, os processos podem ser caracterizados por sua abrangência. Nesse aspecto, são denominados horizontais os processos realizados inteiramente em uma unidade funcional.
-
-
ERRADO
VERTICAL
-
ERRADO
-
O inciso citado diz respeito à percepção de vantagem econômica pelo agente público em sua integralidade.
No artigo 10, inciso V está a resposta da questão:
"V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de
mercado; "
Ou seja, é uma ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, e não enriquecimento ilícito.
-
Abrangência e Unidade Funcional corresponde a linha VERTICAL
-
Processo horizontal:
- várias unidades funcionais
- descentralizado
Bendito serás!!
-
REVISAR!