SóProvas


ID
1452022
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É indiscutível que no mundo contemporâneo o ambiente do futebol é dos mais intensos do ponto de vista psicológico. Nos estádios a concentração é total. Vive-se ali situação de incessante dialética entre o metafórico e o literal, entre o lúdico e o real. O que varia conforme o indivíduo considerado é a passagem de uma condição a outra. Passagem rápida no caso do torcedor, cuja regressão psíquica do lúdico dura algumas horas e funciona como escape para as pressões do cotidiano. Passagem lenta no caso do futebolista profissional, que vive quinze ou vinte anos em ambiente de fantasia, que geralmente torna difícil a inserção na realidade global quando termina a carreira. A solução para muitos é a reconversão em técnico, que os mantém sob holofote. Lothar Matthäus, por exemplo, recordista de partidas em Copas do Mundo, com a seleção alemã, Ballon d'Or de 1990, tornou-se técnico porque “na verdade, para mim, o futebol é mais importante do que a família". [...]
      Sendo esporte coletivo, o futebol tem implicações e significações psicológicas coletivas, porém calcadas, pelo menos em parte, nas individualidades que o compõem. O jogo é coletivo, como a vida social, porém num e noutra a atuação de um só indivíduo pode repercutir sobre o todo. Como em qualquer sociedade, na do futebol vive-se o tempo inteiro em equilíbrio precário entre o indivíduo e o grupo. O jogador busca o sucesso pessoal, para o qual depende em grande parte dos companheiros; há um sentimento de equipe, que depende das qualidades pessoais de seus membros. O torcedor lúcido busca o prazer do jogo preservando sua individualidade; todavia, a própria condição de torcedor acaba por diluí-lo na massa
.

                                                                              (JÚNIOR, Hilário Franco. A dança dos deuses: futebol, cultura, sociedade.
                                                                                          São Paulo: Companhia das letras, 2007, p. 303-304, com adaptações)
*Ballon d'Or 1990 - prêmio de melhor jogador do ano


O desenvolvimento do texto salienta

Alternativas
Comentários
  • Acertei, quase que marco a Letra E.

  • Textos mais complexos é bom ler duas vezes.
    As alternativas B, C e D não condizem com o texto.
    A dúvida pode estar na A e E.
    A letra E, na verdade esse brilhantismo , na maioria das vezes, é buscado na continuação nesta vida do futebol através da carreira de técnico, como o texto mesmo ressalta. Então ficou meio fora de contexto.

    A letra A pode ser retirada da interpretação geral do texto e principalmente nessa passagem:
    Sendo esporte coletivo, o futebol tem implicações e significações psicológicas coletivas, porém calcadas, pelo menos em parte, nas individualidades que o compõem. O jogo é coletivo, como a vida social, porém num e noutra a atuação de um só indivíduo pode repercutir sobre o todo. Como em qualquer sociedade, na do futebol vive-se o tempo inteiro em equilíbrio precário entre o indivíduo e o grupo.

    O elementos do coletivo e o do individual se mesclam nesse mundo do futebol.

  • Utilize um método de três leituras, cada uma com um foco e pude ter maior tranquilidade ao marcar a A.

  • Usei a tecnica do fluuxograma.


  • A princípio fiquei em dúvida entre a E e a A, mas a alternativa A tem uma frase chave em si mesma: a dinâmica que caracteriza o futebol. Esse é exatamente o assunto principal do texto, a dinâmica do futebol. Analisei com mais esmero a alternativa A e acertei. Além disso, a E diz "permanente fantasia" e o texto diz "quinze ou vinte anos em ambiente de fantasia" (linha 4).

  • Vou fazer como muitos, primeiro vou ver a resposta e depois vou achar uma justificativa qualquer concordando religiosamente com o a banca.

  • Por que as pessoas gostam de ficar comentando passando a resposta? O objetivo dos comentários é trocar ideias de possíveis respostas ou explicações. É a galera que está acostumada a passar pesca ou cola na época de escola. KKKKK. Não quero resposta, quero aprender! Se é para saber a resposta, marca qualquer uma e clica em responder. Se for para ler os comentários e depois responder corretamente, vai chorar na hora da prova!

  • Alexandre Jorge, o problema é que, na maioria das vezes, discordar da banca não vai mudar o gabarito. Concurso público é assim, tem que pensar com a cabeça do elaborador, infelizmente! O negócio é resolver as questões da banca do seu concurso e se familiarizar com ela.

  • André Nascimento

    A maioria dos concurseiros aqui não assinam o canal, por isso é necessário escrever o gabarito nos comentários, uma vez que essas pessoas possuem apenas o limite de 10 questões diárias para resolver.

  • Letra A

    Quais elementos que se desencadeiam mutuamente assinalando a dinâmica que caracteriza o futebol?


    O jogador busca o sucesso pessoal, para o qual depende em grande parte dos companheiros; há um sentimento de equipe, que depende das qualidades pessoais de seus membros. 
    O torcedor lúcido busca o prazer do jogo preservando sua individualidade; todavia, a própria condição de torcedor acaba por diluí-lo na massa
  • Penny lane... Falou tudo.. Parabéns

  • Marquei a letra E, mas antes de confirmar, pensei melhor e acabei mudando pra A :]

  • Definição do verbo Salientar:  Acentuar, destacar, notabilizar ou realçar; colocar em destaque ou evidência: salientar a importância a reciclagem;

    --> Com isso, devemos buscar o que o texto está destacando: 


    a)a presença de elementos que se desencadeiam mutuamente, quer na esfera individual, quer na coletiva, assinalando a dinâmica que caracteriza o futebol. ( O texto menciona a todo o tempo sobre a esfera coletiva e individual dentro do contexto futebolístico)

    b) a predominância da individualidade de jogadores, cuja atuação talentosa acaba sendo fator determinante para a vitória, essencial para toda a coletividade. (O texto nada menciona sobre isso)


     c) o esquecimento público em relação a alguns jogadores que, mesmo tendo obtido renome, encontram dificuldades em outra atividade após abandonarem os campos. (O texto não meciona sobre o esquecimento em relação a alguns jogadores)

     d)a importância do torcedor nos estádios de futebol, na medida em que ele constitui um dos elementos da massa que valoriza cada um dos jogadores. (O texto nada menciona sobre isso)

     e)  os elementos de permanente fantasia que mantêm certos jogadores em evidência, mesmo após haverem perdido o brilhantismo que acompanhou sua atuação. (Alternativa que gera dúvidas, porém ao analisarmos o texto,  "Passagem lenta no caso do futebolista profissional, que vive quinze ou vinte anos em ambiente de fantasia, que geralmente torna difícil a inserção na realidade global quando termina a carreira. " verificamos que após o termino da carreira, o jogador tem dificuldades para se inserir na realidade global.)

  • Seria possível o professor identificar melhor a resposta correta no texto. Local que provavelmente pudéssemos analisar melhor. Fica vago sua analise.

  • Ao meu ver, a única alternativa que dá para se ter alguma confusão é a 'c'. O erro da 'c' está em dizer que jogadores encontram dificuldades em outras atividades depois do futebol. O texto não fala isso: o texto aponta a dificuldade "da inserção na realidade global quando termina a carreira". 

  • Muita dúvida entre A e E, mas esta frase mostra que a A é a correta: "Como em qualquer sociedade, na do futebol vive-se o tempo inteiro em equilíbrio precário entre o indivíduo e o grupo".  O erro da E está em dizer que é PERMANENTE FANTASIA, na verdade, o texto diz que a fantasia dura de 15 a 20 anos e que muitos, como Matthaus, tentam esticar este tempo