SóProvas


ID
1452028
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É indiscutível que no mundo contemporâneo o ambiente do futebol é dos mais intensos do ponto de vista psicológico. Nos estádios a concentração é total. Vive-se ali situação de incessante dialética entre o metafórico e o literal, entre o lúdico e o real. O que varia conforme o indivíduo considerado é a passagem de uma condição a outra. Passagem rápida no caso do torcedor, cuja regressão psíquica do lúdico dura algumas horas e funciona como escape para as pressões do cotidiano. Passagem lenta no caso do futebolista profissional, que vive quinze ou vinte anos em ambiente de fantasia, que geralmente torna difícil a inserção na realidade global quando termina a carreira. A solução para muitos é a reconversão em técnico, que os mantém sob holofote. Lothar Matthäus, por exemplo, recordista de partidas em Copas do Mundo, com a seleção alemã, Ballon d'Or de 1990, tornou-se técnico porque “na verdade, para mim, o futebol é mais importante do que a família". [...]
      Sendo esporte coletivo, o futebol tem implicações e significações psicológicas coletivas, porém calcadas, pelo menos em parte, nas individualidades que o compõem. O jogo é coletivo, como a vida social, porém num e noutra a atuação de um só indivíduo pode repercutir sobre o todo. Como em qualquer sociedade, na do futebol vive-se o tempo inteiro em equilíbrio precário entre o indivíduo e o grupo. O jogador busca o sucesso pessoal, para o qual depende em grande parte dos companheiros; há um sentimento de equipe, que depende das qualidades pessoais de seus membros. O torcedor lúcido busca o prazer do jogo preservando sua individualidade; todavia, a própria condição de torcedor acaba por diluí-lo na massa
.

                                                                              (JÚNIOR, Hilário Franco. A dança dos deuses: futebol, cultura, sociedade.
                                                                                          São Paulo: Companhia das letras, 2007, p. 303-304, com adaptações)
*Ballon d'Or 1990 - prêmio de melhor jogador do ano


A referência ao jogador da seleção alemã constitui, no texto, exemplo que

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Inicialmente fiquei na dúvida entre a B e a E. Depois percebi que no texto não fala de "premiação por sua atuação excepcional" como diz na E, por isso marquei a letra B.

  • É vero.


  • Resposta está aqui:

    ...lenta no caso do futebolista profissional, que vive quinze ou vinte anos em ambiente de fantasia, que geralmente torna difícil a inserção na realidade global quando termina a carreira. A solução para muitos é a reconversão em técnico, que os mantém sob holofote. Lothar Matthäus, por exemplo, recordista de partidas em Copas do Mundo, com a seleção alemã, Ballon d’Or de 1990, tornou-se técnico porque “na verdade, para mim, o futebol é mais importante do que a família”...

  • talvez as maiores dúvidas surjam entre as letras B e E.  O que podemos inferir é que a letra B traz a ideia de comprovação ao destacar o jogador alemão no texto, explicado pelo trecho destacado.Já na letra E é dado o verbo abordar, e não seria apenas para isso o uso de lothar mathaus. O elemento jogador foi usado para comprovar a tese do texto.

  • Além da observação do uso do verbo comentado pelo colega eu tive certeza que seria alternativa B pelo seguinte: 

    A citação do jogador da seleção alemã  "na verdade, para mim, o futebol é mais importante do que a família”. [...]  é o que comprova o argumento que o autor do texto quis seguir no início dele ao dizer :  Vive-se ali situação de incessante dialética entre o metafórico e o literal, entre o lúdico e o real. 

    Por que ele considera que o futebol é mais importante do que a família? É uma confusão entre o lúdico e o real?

  • Cristiana, o prêmio de melhor jogador do ano (Ballon d'Or 1990) não justificaria a citação da premiação por atuação excepcional da alternativa E?

    Enfim, talvez a justificativa esteja apenas no uso do verbo mesmo.

  • Inicialmente fiquei em duvida entre a letra B e E. Porém decidi pela B pelo seguinte motivo:

    Analisando o enunciado, entendo que se trata de uma questão de Compreensão de Texto, ou seja, devemos buscar as resposta no que está no texto e não na interpretação do texto. Como este trecho "especialmente depois de ter sido premiado por sua atuação excepcional" não esta no texto em nenhuma forma, nem mesmo existe uma intenção do autor em colocar este premio para reforçar a dificuldade de readaptação na realidade, então acabei eliminando esta opção.

  • GABARITO B.

    Passagem lenta no caso do futebolista profissional, que vive quinze ou vinte anos em ambiente de fantasia, que geralmente torna difícil a inserção na realidade global quando termina a carreira. A solução para muitos é a reconversão em técnico, que os mantém sob holofote. Lothar Matthäus, por exemplo, recordista de partidas em Copas do Mundo, com a seleção alemã...

  • O autor abre o texto  falando do ponto de vista psicológico.(final do primeiro paragrafo). Depois fala "situação de incessante dialética entre o metafórico e o literal, entre o lúdico e o real". Eu entendi que esta definido o ponto principal do texto. Os exemplos que seguem, só reforçam esta comparação entre o mundo real e o mundo psicológico(metafórico). A única alternativa que fala destes mundos é a B). Que faz um introdução com um exemplo e já vai para o ponto focal do texto(real e metafórico).

  • GABARITO LETRA B


    Nossa Cristina, eu também fiquei super em dúvida entra a letra B e E. Mas fui pelo mesmo raciocínio que vc apresentou. 


    Bons Estudos geeenteee

  • O que me levou a nao marcar a letra  E:"aborda a dificuldade encontrada pelo jogador de inserção na realidade global quando termina a carreira, momento em que busca qualquer possibilidade de se manter ..." no texto se nfere que nao se busca qualquer possiblidade de sse manter sobre os holofotes,e sim que GERALMENTE ,nesse caso,o jogador optou por ser tecnico!

  • Olá gente,

    A parte que fala da premiação dele, além de ser o maior jogador de copas do mundo, dá sim a ideia de atuação excepcional! 

    Talvez ela esteja "menos correta" (digamos assim) pelo verbo mesmo ABORDAR, seria melhor empregado o verbo COMPROVAR, EXEMPLIFICAR.

    Mas essa é aquela questão para poucos fecharem a prova.

    Eu errei no simulado :)

  • Muito bom o comentário do Professor, pois ele explica a questão mostrando no texto a resposta. 

  • acredito que o erro a letra E esteja nesta passagem "que busca qualquer possibilidade de se manter sob holofotes", não é qualquer possibilidade, generalizou, extrapolou.

     

     

    O texto apenas fala "A solução para muitos é a reconversão em técnico, que os mantém sob holofote. "

     

    Ou seja, a solução para muitos é ser tecnico.