-
Reescritura do trecho. A que se encontra com maior clareza e lógica é a letra D, talvez por apresentar conjunções e sequências corretas. Ficando fácil o entendimento.
-
Pessoal! Vamos pedir o
comentário do professor em todas as questões? Assim melhoraremos nosso
conhecimento...beleza?
-
Errei a questão, achei inicialmente que fosse a letra D, porém achei que o nexo "MAS", desse ideia de contrariedade, então acabei escolhendo a letra "E".
-
Meu pensamento foi idêntico ao do Joel Darlan. A conjunçao "mas" quebrou a sequência lógica da frase, se fosse um "e" no lugar ficaria muito melhor. Se alguém puder comentar as letras 'd' e 'e' eu ficarei grato!
-
Acertei letra D, mas tenho uma duvida, alguem saberia dizer se a segunda virgula no trecho ...existe apenas no futebol, mas, como a profissão dos futebolistas... sería facultativa???
muito obrigado
-
-
O "X" da questão é saber que o MAS, no caso da assertiva correta, tem valor aditivo. Vejamos:
"Todas as palavras têm uma identidade (classe gramatical, significado, etc.), no entanto, podem, pontualmente, assumir outros valores sintáctico-semânticos, não perdendo a sua identidade.
A título de exemplo, observem-se os verbos transitivos escrever e beber, que apresentam, em determinados contextos, um comportamento intransitivo:
(1) «O João escreve.» (= é escritor)
(2) «O João bebe.» (= bebe álcool)
Ora, o valor intransitivo que estes verbos assumem nestas construções não anula a sua identidade como transitivos.
O mesmo acontece com a conjunção adversativa mas. O seu valor semântico é, sem dúvida, de oposição. No entanto, nada impede que, em determinados contextos, a mesma assuma um valor aditivo, tornando-se uma conjunção copulativa, como é o caso: «eu gosto de chocolate, mas você gosta de sorvete» significa o mesmo que «eu gosto de chocolate e você gosta de sorvete»."
Fonte: http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=23527
-
Nunca vi uma banca fazer questões tão polêmicas como a FCC, Afffff!!
-
Eu marquei a letra "D" porque achei mais coerente. "Por ser sentimento difundido na sociedade capitalista, a busca da vitória a qualquer preço não existe apenas no futebol, mas, como a profissão dos futebolistas é conseguir vitórias celebradas por todos, seus sucessos e fracassos despertam amores e ódios amplamente disseminados." Eu entendi que, apesar da busca da vitória a qualquer preço não existir apenas no futebol, mas é nele que seus sucessos e fracassos... E com relação às vírgulas, antes e depois do "MAS", serão obrigatórias, pois a primeira antecede a conjunção de acordo com a regra e a segunda vírgula inicia uma oração explicativa. Bem, esta foi a forma que compreendi... Espero ter ajudado. Bons estudos!
-
Vitória capitalista é individual, vitória futebolística é de muitos... Uma ideia se opõe à outra, necessitando do "MAS".
-
Por ser sentimento difundido na sociedade capitalista, a busca da vitória a qualquer preço não existe apenas no futebol, mas (pode ser substituída por "e", "além de", "mas ainda", "tanto quanto (...)". Ou seja, é um "mas" funcionando como conjunção aditiva.) , como a profissão dos futebolistas é conseguir vitórias celebradas por todos, seus sucessos e fracassos despertam amores e ódios amplamente disseminados.
-
Que comentário foi esse do professor?
assim não dá
-
Concordo comentário muito fraco do professor
-
Não achei o comentário ruim,no máximo um pouco básico. Porque essas questões são massantes,na hora da prova então.. quanto mais fácil a compreensão melhor para o candidato.
-
GABARITO LETRA D
Nossa gente, que não explicação foi essa do professor, né? Se era pra fornecer o gabarito, desnecessário, o site já faz isso. E só pra constar, ainda continuo com dúvida.
Bons Estudos
-
achei muito ruim e ja mandei uma critica
-
Procurei apenas por conjunções aditivas, por isso quando passei o olho na D e vi o mas, eliminei na hora a alternativa.
-
Questão horrível, redação truncada.
Acertei porque foi a única que consegui entender alguma coisa.
-
Ótima explicação Simone Labuta :)
-
sempre erro questões assim :(