SóProvas


ID
1452127
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Tercius era regularmente filiado ao partido político Alpha. Posteriormente, filiou-se aos partidos políticos Beta, Gama e Delta, sem fazer qualquer comunicação ao partido Alpha e ao Juiz Eleitoral de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação. Após um ano, a multiplicidade de filiações foi detectada pela Justiça Eleitoral. Nesse caso,

Alternativas
Comentários
  • Art. 22, parágrafo único da Lei 9096/95.

    Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.

    Se bem, que a questão não informa se as inscrições foram simultâneas ou uma após a outra. Mas me ative, à última descrita e considerei que foi a última inscrição, então acertei a questão.

  • Esta questão deveria ser anulada, pois, não especifica se as filiações foram simultaneas. A FCC vacilou mais uma vez!!!!


  • Para mim tbm é anulação!!


  • Não importa se foi simultanea ou não. Só valerá a última filiação: PARTIDO DELTA.

    Se fosse simultaneo: 1º em alpha, 2º em beta, 3º em gama e 4º em delta(o último prevalece, reposta: PARTIDO DELTA)Se não fosse simultaneo: 1º em alpha, 2º em beta, 3º em gama e 4º em delta(o último prevalece, reposta: PARTIDO DELTA)NÃO É PASSÍVEL DE ANULAÇÃO.
  • gabarito letra D


    Antes da lei 12.891\03 , se houvesse mais de uma filiação ao partido político, ambas eram consideradas NULAS.


    Com essa lei, 12.891\03, a lei 9.096\95 (Lei dos Partidos Políticos) adotou a nova redação daquela. Só ressalvando que caso o eleitor se filie a outro partido (novo partido), ele é OBRIGADO, por lei, a comunicar esse fato ao partido que ainda está filiado e ao juiz eleitoral da respectiva zona eleitoral a qual tem inscrição.


    Lei 9.096\95, Art. 22 Parágrafo único. Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais. (Redação dada pela Lei nº 12.891, de 2013)


    Bons Estudos

  • E o gabarito da FCC oficial ficou como?!

    considera-se  nulo ou o mais recente!?!?!!?
  • A meu ver, não há motivo para anulação.

  • Considero que não há motivo para anulação, mesmo que a banca não tenha mencionado a última filiação; Pois as demais assertivas não encontram embasamento legal.


  • Antes da Lei 12.891/2013, quem se filiava a outro partido tinha que comunicar ao partido e ao juiz de sua respectiva zona eleitoral, para cancelar sua filiação no dia imediato à nova filiação, sob pena de nulidade de ambas filiações (duplicidade partidária)

      Mas, com a nova lei, que alterou o art.22, da lei dos partidos, será imediatamente cancelada a inscrição partidária daquele que se filiar a outro partido, desde que tal fato venha a ser comunicado ao juiz eleitoral da zona respectiva. Assim, aboliu-se a necessidade de comunicação ao partido originário.

    - no caso de duplicidade de filiaçãoa filiação mais recente prevalece sobre as anteriores ( e não haverá nulidade de ambas como outrora). 

  • Gabarito correto e sem possibilidade de recurso

    Art. 22 do Código Eleitoral = O cancelamento imediato da filiação partidária verifica-se nos casos de:

    V - filiação a outro partido, desde que a pessoa comunique o fato ao juiz da respectiva Zona Eleitoral. (Incluído pela Lei nº 12.891, de 2013)

    Parágrafo único. Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais. (Redação dada pela Lei nº 12.891, de 2013)

    Beta, Gama e Delta <-- (Última Filiação)


  • #caranapoeira

  • Segundo o Parágrafo único do Art. 22 da Lei 9.096, prevalecerá a filiação mais recente (portanto prevalecerá a do partido Delta), devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.


    Gabarito: D 

  • Prevalecerá a mais recente.

  • Prevalecerá a inscrição mais recente. No caso, o Partido Delta.

  • O problema na questão é que no enunciado diz que JUÍZ não foi comunicado, esse é o problema que deixa a gente na dúvida, pois o juíz deveria ser comunicado. Mas, se tratando de FCC a gente tem que procurar a que se pareça mais correta.

    GABARITO D.

  • não tem como saber a mais recente....a questão não traz nenhum indicativo temporal entre os três últimos...

  • Entendo que a palavra "posteriormente" dá ideia suficiente de que houve uma ordem/sucessão de filiações, por esse motivo a correção do item "D".

  • Prevalecerá a última inscrição!1. Alpha 2.Beta 3.Gama 4. Delta 

  • Prevalecerá a inscrição ao partido Delta, a mais recente, conforme preconiza o parágrafo único do artigo 22 da Lei 9.096/95:

    Art. 22. O cancelamento imediato da filiação partidária verifica-se nos casos de:

    I - morte;

    II - perda dos direitos políticos;

    III - expulsão;

    IV - outras formas previstas no estatuto, com comunicação obrigatória ao atingido no prazo de quarenta e oito horas da decisão.

    V - filiação a outro partido, desde que a pessoa comunique o fato ao juiz da respectiva Zona Eleitoral.          (Incluído pela Lei nº 12.891, de 2013)

    Parágrafo único.  Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.        (Redação dada pela Lei nº 12.891, de 2013)

    RESPOSTA: ALTERNATIVA D.


  • Alguém explica se há alguma informação correta na letra A. Achei muito conveniente, a alternativa, embora não ter conhecimento sobre o assunto. 

  • Lucas Andrade, antigamente era dessa forma, o filiado era intimado a comparecer em audiência para escolher em qual dos partidos queria continuar filiado. Com alterações posteriores da Lei 9.096/95, prevalece a mais recente, independente de intimação ou escolha. 

  • Se tivesse a palavra respectivamente facilitaria a nossa vida, não era preciso usar a bola de cristal pra responder. Banca de M*

  • Concordo que a palavra respectivamente iria ajudar muito a nossa compreensão, mas na questão se mostrou irrelevante pois só há uma opção acerca da prevalencia de filiação. Se houvesse uma letra E com "prevalecerá a filiação no partido Beta" aí sim haveria motivos pra reclamar da ausência do "respectivamente".

    Siga la pelota!

  • Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo as demais ser canceladas automaticamente durante o processamento de que trata o art. 11-A da Res.-TSE nº 23.117, de 20.8.2009 (alterada pela Res.-TSE nº 23.421/2014).

  • Prevalecerá a inscrição ao partido Delta, a mais recente, conforme preconiza o parágrafo único do artigo 22 da Lei 9.096/95:

    Art. 22. O cancelamento imediato da filiação partidária verifica-se nos casos de:

    I - morte;

    II - perda dos direitos políticos;

    III - expulsão;

    IV - outras formas previstas no estatuto, com comunicação obrigatória ao atingido no prazo de quarenta e oito horas da decisão.

    V - filiação a outro partido, desde que a pessoa comunique o fato ao juiz da respectiva Zona Eleitoral.          (Incluído pela Lei nº 12.891, de 2013)

    Parágrafo único.  Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.        (Redação dada pela Lei nº 12.891, de 2013)

    RESPOSTA: ALTERNATIVA D.
     

     

  • Deve prevalecer a mais recente, cf. Resolução TSE 23.117/09. Contudo, a questão foi incompleta, pois não trouxe a ordem de filiação nos outros partidos. É muito arriscado ter que PRESUMIR que a última filiação foi a do último partido citado na questão...

  • Eu sabia que era a mais recente, mas em nenhum momento a questão coloca um marco temporal entre as filiações (exceto a do Alpha). Questão mal feita, mas poderia dar recurso.

  • A falta do termo " sucessivamente " tornou a questão passivel de anulação ! 

    Na minha humilde opinião.

  • "POSTERIORMENTE, filiou-se aos partidos políticos Beta, Gama e Delta, sem fazer qualquer comunicação ao partido Alpha e ao Juiz Eleitoral de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação".

     

    Sabemos que respectivamente e posteriormente NÃO sao termos sinônimos, mas neste caso INFERE-SE que a ordem de filiação partidária é a que foi apresentada no enunciado da questão. 

     

    É muito mimimi pra pouca coisa, quem sabia da alteração na legislação eleitoral (antes a dupla filiação partidária acarretava o cancelamento de ambas), e com a mudança na lei eleitoral a dupla ou multipla filiação passou a ser considerada como válida a filiação mais recente. 

  • Havendo COEXISTÊNCIA de filiações partidárias, prevalecerá a mais RECENTE. No caso em questão, a filiação ao partido Delta.
  • A FCC trola demais. Se vc ler com pressa vc acha que o ultimo partido se chama Beta, Gama e Delta. 

  • Havendo COEXISTÊNCIA de filiações partidárias, prevalecerá a mais RECENTE!

  • Art. 22, parágrafo único da Lei 9096/95.

    Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.

  • Para evitar a coexistência de filiações partidárias e eventuais apurações criminais eleitorais, o filiado também pode e deve comunicar o órgão de direção municipal respectivo e o juiz eleitoral da zona em que estiver inscrito caso pretenda se desfiliar de partido político.

    LPP: Art. 21. Para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação escrita ao órgão de direção municipal e ao juiz eleitoral da zona em que for inscrito.

    Parágrafo único. Decorridos dois dias da data da entrega da comunicação, o vínculo torna-se extinto, para todos os efeitos.