-
D) Vale a leitura: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf
-
- LETRA D -
Questão que deixa dúvidas...embora a conservação preventiva seja a adequada é mais evidente, a migração de suporte seria também uma possibilidade, dependendo do caso concreto (na minha opinião).
-
Certamente a migração de suporte seria uma alternativa, mas algumas também demandariam profissionais especializados (como por exemplo na microfilmagem de documentos), o que não seria o ideal, pois pretende-se uma solução não especializada, segundo o enunciado. Entendi assim pra responder.
-
Valeu Vanessa pela dica, interessante!
-
Porque não pode armazenagem na nuvem?? Alguém sabe?
-
na nuvem não seria confiável, visto que a internet é fragil e poderia ser invadida e ter seus arquivos expostos.
-
Contratação de estagiários? KKKKK
Gabarito: d)
-
Contratação de Jovens Aprendiz meu amor
-
Gabarito D.
Já dizia o ditado, é melhor prevenir (conservar) do que remediar (restaurar/recuperar).
:)
-
Outra questão semelhante:
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRT - 6ª Região (PE) Prova: Analista Judiciário - Arquivologia
Conforme Ingrid Beck, a restauração de documentos de arquivo é recurso que deve ser postergado em favor de ações de
a) obturação.
b) reenfibragem.
c) conservação preventiva.
d) reforço de bordos.
e) encapsulação
-
Conservação Preventiva - É um conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a conservação da integridade dos acervos e dos prédios que os abrigam. São ações para adequar o meio ambiente, os modos de acondicionamento e de acesso, visando prevenir e retardar a degradação.
Gabarito letra "c"
Canal voltado para concursos: https://www.youtube.com/channel/UCR1gvh_qu35xzI1lMyVqxXw?view_as=subscriber?sub_confirmation=1
-
Armazenamento na nuvem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi engraçada.
Letra D
-
migração de suporte e armazenamento na nuvem são a mesma coisa
-
Geralmente as conservações corretivas, ou seja, os procedimentos para recuperar o documento após o dano sofrido, são muito dispendiosos. Não apenas demandam recursos específicos e geralmente caros, como também muito tempo e profissionais bem habilitados. Ainda, acrescenta-se o fato de muitos danos não poderem ter reparação completa, ou qualquer reparação, o que implica no maior gasto de todos: a perda do documento.
A melhor solução para esta situação então é evitá-la, ou seja, impedir que danos aconteçam aos documentos, ou, caso sejam inevitáveis, reduzir o estrago causado. Esse impedimento ou redução de danos pode ser obtido com ações preventivas, como políticas de usos, métodos de guarda padronizados, ferramentas e materiais adequados ao tratamento de documentos.
Gabarito do professor: Letra "D"
-
A forma reparativa não é uma solução eficiente na preservação de acervos, pois se trata de um processo moroso e caro; ademais, a restauração não é aconselhável quando faltam condições essenciais à conservação do material tratado. Assim, a ação mais eficiente é, sem dúvida, a aplicação de um programa gradual de preservação iniciado pelo controle preventivo dos agentes patogênicos, através da higiene sistemática do acervo e dos depósito.
fonte: Manual de conservação de documentos, Ingrid Beck, pg 25.
gabarito: LETRA D) CONSERVAÇÃO PREVENTIVA
-
Migração de suporte seria digitalização, ao meu ver também válida como resposta!
-
imagino que seria muito gasto de recurso humano a digitalização total.