SóProvas


ID
1452415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos elementos de interconexão de redes de computadores, julgue o próximos item.

Para que os dispositivos de uma rede local possam transmitir dados em um enlace ponto a ponto, é necessário utilizar um equipamento roteador.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Camada enlace: Também conhecida como link de dados, a camada de enlace é responsável pela ligação dos dados, a camada de enlace converte os dados brutos e não confiáveis oriundos da camada física, num link confiável para a camada imediatamente acima (a camada de rede). Nesse processo os dados das camadas superiores, são encapsulados e transmitido pelo meio físico. Para isso um conjunto de regras é definido através do: controle erro, fluxo e atribuição de endereço físico aos dispositivos integrantes no enlace.

    Ponto a ponto: De uma antena para outra. Para formar um ponto a ponto, o ideal é que seja numa frequência de 5.8 GHz para suportar maior tráfego de dados. E deve ter visada (uma antena precisa “enxergar” a outra) para que dê certo.


  • Quando leva em consideração um enlace ponto-a-ponto, está se falando de um dispositivo conectado diretamente a outro dispositivo, não importando o meio que se utilize para isso. Uma host conectado a outro por rede sem fio é considerado uma conexão ponto-a-ponto, assim como um equipamento interconectado a outro através de ligação UTP, Cobre ou fibra óptica também é chamado ponto-a-ponto. Em contraste a ela, existe a conexão multiponto, onde há ligação de 1 para N hosts, sendo N um número qualquer maior que 1.


    Com um roteador, pode-se fazer uma conexão PTP, mas não é necessário ele para que ela ocorra.

  • Roteador é um equipamento que trabalha tipicamente na camada de rede. Camada de rede é fim a fim [host de origem/host de destino] e não ponto a ponto [host de origem/proximo host/proximo host/host de destino]. A camada que é ponto a ponto é a de enlace de dados. Usei as camadas do modelo OSI. Abraços e bons estudos! 

  • Ponto a ponto é a conexão mais simples que existe, com um único cabo cross por exemplo você conecta um pc a outro. O roteador encaminha pacotes de redes diferentes recebendo da origem e emitindo ao destino através do melhor caminho que ele reconhece.

  • Camada enlace: Também conhecida como link de dados, a camada de enlace é responsável pela ligação dos dados, a camada de enlace converte os dados brutos e não confiáveis oriundos da camada física, num link confiável para a camada imediatamente acima (a camada de rede). Nesse processo os dados das camadas superiores, são encapsulados e transmitido pelo meio físico. Para isso um conjunto de regras é definido através do: controle erro, fluxo e atribuição de endereço físico aos dispositivos integrantes no enlace.

    Ponto a ponto: De uma antena para outra. Para formar um ponto a ponto, o ideal é que seja numa frequência de 5.8 GHz para suportar maior tráfego de dados. E deve ter visada (uma antena precisa “enxergar” a outra) para que dê certo.


    Roteador é um equipamento que trabalha tipicamente na camada de rede. Camada de rede é fim a fim [host de origem/host de destino] e não ponto a ponto [host de origem/proximo host/proximo host/host de destino]. A camada que é ponto a ponto é a de enlace de dados. Usei as camadas do modelo OSI. Abraços e bons estudos! 

  • O papel do roteador é rotear ou encaminhar pacotes a partir de uma rede para outra rede. Como os dispositivos possuem visibilidade direta, isto é, um enlace ponto a ponto, não há necessidade de se utilizar o roteador.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Roteador é um equipamento que trabalhar tipicamente na camada de rede. A camada de rede é fim a fim, (host de origem/host de destino) e não ponto a ponto. A camada ponto a ponto é a de enlace de dados.

  • Se é P2P, não tem intermediário.

  • Posso refutar? então vou refutar.

    Nos canais em ponto-a-ponto, a rede é composta de diversas linhas de comunicação, cada linha sendo associada à conexão de um par de estações. Neste caso, se duas estações devem se comunicar sem o compartilhamento de um cabo, a comunicação será feita de modo indireto, através de uma terceira estação. Assim, quando uma mensagem (ou pacote) é enviada de uma estação a outra de forma indireta (ou seja, através de uma ou mais estações intermediárias), ela será recebida integralmente por cada estação e, uma vez que a linha de saída da estação considerada está livre, retransmitida à estação seguinte. Esta política de transmissão é também conhecida como “store and forward” ou comutação de pacotes. A maior parte das redes de longa distância é do tipo ponto-a-ponto.

    fonte: https://tsilvestre.wordpress.com/redes/redes-ponto-a-ponto-e-difusao-topologias/

  • As redes ponto a ponto não possuem um dispositivo central para mediar a conexão.

    Os dados não passam por intermediários.