SóProvas



Questões de Conceitos Básicos em Redes de Computadores


ID
9085
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos de redes de computadores, seus componentes, protocolos, topologias e servidores:

I. No modelo OSI, a camada de aplicação é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nesta sessão, essas aplicações defi nem como será feita a transmissão de dados e coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos.

II. O SMTP permite que um usuário, utilizando uma máquina A, estabeleça uma sessão interativa com uma máquina B na rede. A partir desta sessão, todas as teclas pressionadas na máquina A são repassadas para a máquina B como se o usuário tivesse um terminal ligado diretamente a ela.

III. O DNS é particularmente importante para o sistema de correio eletrônico. Nele são definidos registros que identificam a máquina que manipula as correspondências relativas a um determinado domínio.

IV. O FTP permite que um usuário em um computador transfira, renomeie ou remova arquivos remotos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • A mensagem é enviada pelo usuário para o seu servidor de e-mail, que, por sua vez, trata de entregar a mensagem até o destino(muitas vezes usando o sistema DNS para descobrir o endereço IP da máquina para a qual ele deve enviar o e-mail.
  • A opção que deve gerar maior duvida é a relacionada com registros de recursos.
    Dentre os vários tipos, o 'mx' especifica o nome do host preparado para receber mensagens de email, o 'ns' encaminha consultas DNS, 'prt' associa um nome a um IP..
  • A afirmação I está completamente ERRADA. A camada de aplicação do modelo OSI é quem faz a interface com os softwares que são utilizados. Na camada de aplicação estão os DADOS que são mostrados para o usuário, abstraindo toda a comunicação que ocorre por trás. Quem faz endereçamento dos pacotes é a camada de rede, convertendo os endereços físicos para lógicos e vice-versa (depende do sentido da comunicação). No Modelos OSI quem estabelece uma SESSÃO é a camada de sessão, que é responsável pode mantê-la durante toda a comunicação. 

    A afirmação II também está errada, pois o SMTP é o protocolo utilizado para envio de mensagem de correio eletrônico. O SMTP trabalha na camada de aplicação e utiliza normalmente a porta TCP 25. Juntamente com os protocolos IMAP e POP3 formam o conjunto de protocolos responsável pela comunicação por e-mail de toda a Internet. Só completando o IMAP e o POP são protocolos de RECEBIMENTO e o SMTP é protocolo de ENVIO.

    A afirmação III está certa. Através do registro MX do DNS é possível identificar as máquinas servidoras de correio e seus domínios relativos.

    A afirmação IV também esta correta. O Protocolo de Aplicação FTP, que utiliza as portas 20 (dados) e 21 (controle) do TCP, permite, entre outras coisas, enviar e receber arquivos remotos (comandos put e get, respectivamente), bem como apagá-los (comando delete ou mdelete) ou renomeá-los (comando rename).

    Portanto, a alternativa correta para esta questão é a C) III e IV

  • Senhores:

     

    lendo meus apontamentos, ou seja, fonte de cursinhos:

    na camada de transporte : tcp ou udp - define qual forma de envio , orientada com mais segurança e lento ( tpc) ou udp.

    na camada de rede: envia o pacote e transporma o ip logico em mac fisico com o ARP. Na camada rede temos o roteador que controla a operação.

    ou seja , questão errada pois cita a camada de rede não define a orientação e sim a camada de transporte.

    O SENHO É MEU PASTOR, NADA ME FALTARA. MAS TENHO QUE ESTUDAR. POIS JESUS TAMBEM DISSE: MEU PAI TRABALHA ATÉ HJ, EU TAMBEM.

     


ID
10534
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a protocolos, tipos e meios de transmissão, modos de operação e gerenciamento em redes de computadores:

I. Em uma rede de computadores, os endereços 255 são usados quando é necessário enviar uma mensagem para mais de um destino simultaneamente. Com esse recurso, denominado Broadcast, quando se envia uma mensagem para o endereço 192.168.255.255 ela é entregue a todas as placas na rede 192.168.0.0.

II Quando um datagrama multicast é enviado para uma rede, todas as máquinas, independentemente de seu endereço IP, devem receber, tratar e responder, acusando o recebimento e, quando for o caso, o atendimento da solicitação.

III. O protocolo IP usa endereços IP para identifi car as placas, enquanto os protocolos MAC usam endereços MAC. Em alguns casos os protocolos ARP (Address Resolution Protocol) e RARP (Reverse Address Resolution Protocol) são utilizados para traduzir endereços IP em endereços MAC ou vice-versa.

IV. O uso dos protocolos ARP e RARP é necessário quando, em um mesmo segmento de rede, um mesmo endereço IP é utilizado simultaneamente por mais de uma placa de rede ativa. Nesses casos, a identificação correta da máquina na rede é feita com a união dos endereços MAC e IP.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • A questão deveria ser anulada, pois a alternativa I está errada, uma vez que não é possível afirmar que os endereços 255 são broadcast sem informar a rede e a MÁSCARA de rede.
    Por exemplo:
    Na rede 192.168.0.0/16: os seguintes endereços 255 não são broadcast: 192.168.0.255, 192.168.1.255, 192.168.2.255, 192.168.3.255, etc.....
    Já na rede 192.168.0.0/24, o endereço 192.168.0.255 é broadcast!
    Veja que depende da MÁSCARA.
  • A questão I esta correta o endereço 192.168.0.0 é um endereço privado usado pelo NAT apesar de ser um endereço classe C tem mascara 192.168.0.0/16 ou 255.255.0.0 sendo seu endereço de Broadcast 192.168.255.255.

    Cuidado com certas fontes como a wikipedia que afirma erroneamente que a mascara é 192.168.0.0/24 por se tratar de um endereço classe C.
    Aliáis o que define um endereço ser classe C não é a mascara /24 e sim os primeiros 3 bits do Ip no caso para ser classe C tem que começar com 110

    Fonte RFC 1918 onde trata desse assunto.

    http://tools.ietf.org/html/rfc1918
  • Também não entendo como a alternativa I está correta. Ele afirma que se enviar para 192.168.255.255 então vai entregar na rede 192.168.0.0, mas pode ser que entregue na rede 192.168.192.0 com a mesma mensagem de 192.168.255.255. Acho que se tivesse um sempre na alternativa, acho que ficaria errada.

  • Olha, a questão I está certa, pq 192.168.0.0 é uma rede possível, não importa se há outras.


ID
12028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de comunicação são formadas por um conjunto de equipamentos ativos que executam diversos protocolos e implementam diferentes tecnologias. Acerca das principais técnicas de comunicação usadas em redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.

Na atualidade, não faz mais sentido se falar em redes de comunicação com acesso compartilhado ao meio, pois as redes de comunicação projetadas para as mais diversas finalidades utilizam algum tipo de comutação, mesmo na alocação de canais de múltiplo acesso.

Alternativas
Comentários
  • "Na atualidade, não faz mais sentido se falar em redes de comunicação com acesso compartilhado ao meio." Afirmação errada, afinal as redes wi-fi, por exemplo, compartilham o meio de acesso sim.
  • Gabarito Errada

    As redes wi-fi é um exemplo que compartilham acesso ao meio.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Cadê os professores pra comentarem as questões?

  • ERRADO

    Enlace/meio de transmissão ;

    meio não guiado ; wifi , bluetooh , NFC , RFID etc.

    comutação ;

    circuitos --> exclusivo , 1 rota e Não compartilhado( telefone)

    pacotes/datagramas --> compartilhado , varias rotas ( internet)

    Cespe ratifica:

    Q131552

    Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Correios Prova: CESPE - 2011 - Correios - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Exceto os Cargos 3, 4, 5, 16 e 26

    Há duas abordagens para a transmissão de dados através de uma rede de comunicação: comutação de circuitos e comutação de pacotes. Na Internet, a transmissão de dados é realizada via comutação de pacotes.Certo!


ID
76585
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A estação de trabalho com endereço IP, obtido dinamic mente, perdeu a comunicação com a rede. Para diagnos- ticar as causas, uma das primeiras providências que o téc- nico necessita tomar é visualizar as configurações de rede daquela estação. O comando mais indicado para tal visualização é:

Alternativas
Comentários
  • Se a estação de trabalho for WINDOWS a resposta está correta.
    Se a estação de trabalho for LINUX seria ifconfig (IF não IP) e o parâmetro seria diferenciado.
  • Gabarito B

    Ipconfig é um programa do sistema operacional Microsoft Windows capaz de dar informações sobre o IP da rede local. No Linux existe um comando análogo a esse denominado ifconfig.

    /all: Exibe todas as informações de configuração da interfaces de redes instaladas

    /release: Libera o endereço ip do adaptador especificado

    /renew: Renova o endereço ip para o adaptador especificado

    /flushdns: Limpa o cache de resolução DNS

    /registerdns: Atualiza todas as concessões DHCP e torna a registrar os nomes DNS

    /displaydns: Exibe o conteúdo de cache de resolução de DNS

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
95959
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um programa completamente gratuito que permite visualizar e interagir com o desktop de um computador em qualquer parte do mundo denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Descrição do programa:

    O Real VNC é um programa que faz a conexão de computadores da sua rede ou da Internet, compartilhando a área de trabalho entre eles. Quando conectado, o programa exibe a tela do outro computador em tempo real e você pode controlar a máquina remota como se estivesse na frente dela, assumindo o controle do mouse e teclado.

  • Letra B. MSN é o Microsoft Network, que tem como principal produto o Messenger. Porém o nome é antigo, visto que mudou para Windows Live. Browser é um navegador, como o Internet Explorer. Boot é um termo para o processo de ligar o computador. Chat é bate-papo. Atualmente, além do VNC existem outras opções como o LogMeIn, TeamViewer, UltraVNC, Área de Trabalho Remota, etc.
  • O VNC (Virtual Network Computing) é um protocolo de internet que permite a visualização de interfaces gráficas remotas através de uma conexão segura. Trocando em miúdos, você pode ver e acessar todo o conteúdo de outro computador remotamente, através da internet. Geralmente é bastante utilizado por profissionais que prestam assistência técnica a outros usuários, já que esse protocolo permite a interação completa com o computador conectado (conhecido com VNC Server) pelo computador cliente (o VNC Viewer).

    Os dois computadores não precisam ter o mesmo sistema operacional instalado, sendo perfeitamente possível acessar um PC remoto que esteja rodando o Windows 7 através do Linux e vice-versa. A conexão estabelecida entre as duas máquinas é altamente protegida, fazendo uso tanto de encriptação de dados quanto de logon seguro, o que faz essa modalidade de conexão bastante famosa e largamente utilizada tanto na indústria quanto no meio acadêmico.

    Muitas empresas liberam o acesso das máquinas utilizadas por seus funcionários através de um programa de VNC para que estes possam acessar os seus dados e/ou trabalhar como se estivessem dentro do escritório.


    Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/o-que-e/seguranca/O-que-e-VNC/#ixzz3RHiGZ8ua

  • Até agora estou sem saber porque errei. No gabarito o quesito certo é o "E", CHAT ? Desde quando CHAT é um programa totalmente gratuito? Existem versões pagas  e não é todas as versões que você pode visualizar e interagir com o desktop de outro pc.


ID
104488
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Algumas Regras Gerais de Uso do Computador

I. Sempre feche todas as aplicações abertas antes de
instalar qualquer software. Para um cuidado extra,
faça uma nova inicialização (boot) e feche todas as
aplicações que são inicializadas automaticamente
antes de você instalar algum programa. Sempre
desligue seu computador antes de plugar ou desplugar
qualquer tipo de equipamento.

II. Nunca instale um software enquanto seu programa
antivírus estiver executando. Em ambientes de
rede, via de regra, a política de uso dos recursos
com-putacionais restringe ou permite determinados
privi-légios aos usuários da rede, por exemplo, a
insta-lação de aplicativos (processadores de texto,
plani-lhas eletrônicas, agendas corporativas,
browsers e programas diversos).

III. Sempre atualize e execute a proteção contra vírus,
sempre configure para o antivírus fazer um "scan"
nos downloads e nunca confie em qualquer anexo
de mensagens enviadas, mesmo que sejam de
pessoas que você conheça. A autopropagação de
virus começa a partir das pessoas que mantém o seu
endereço de email nos livros de endereço (address
book) dos programas de correio eletrônico.

IV. Se o seu computador faz parte de uma rede, normalmente
as políticas corporativas recomendarão
que você gerencie o uso de seu espaço em disco
na rede, de modo a utilizar o mínimo indispensável.
Faça backups! Apesar de aparentemente você não
ter um problema em seu computador, seu disco
rígido (HD) pode parar sem prévio aviso.

V. Dependendo do sistema operacional, ele avisará
que uma atualização é necessária, por questões de
segurança e integridade do sistema. Nesse caso,
faça backup do registro (registry) ou, se o sistema
operacional suportar, crie um ponto de restauração
antes de fazer o download solicitado e de instalar
qualquer software ou driver.

VI. Mantenha sempre o seu navegador configurado de
acordo com as recomendações da administração
da rede. Em corporações, os computadores da rede
local acessam a Internet, sob regras restritivas, que
visam a proteção do ambiente interno, tais como
bloqueio/limitação de downloads a determinados tamanhos,
bloqueio de acesso a sites pornográficos e
chats.

Em relação à Internet, tráfegos Web comumente nos padrões https://www, ftp, xxx@ referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • https://www - site da Web, FTP - transferência de arquivos www@ - correio eletrônico.
  • https://www = referese a um site da web sendo executado em modo protegido, normalmente os modelos comuns vem http://www,
    ftp = termo que significa flie transfer protocol, ou seja protocolo de transferência de arquivo
    xxx@ = esse é um padrão de e-mail onde primeiro se coloca o nome do usuário separado pelo @ do domínio e em seguida com sua terminação padrão, ou .com.br, .net, .gov, .gov.br e assim por diante.
  • HTTPs: Siginifica que um site esta sendo executado de forma segura, é um protocolo de Transferência de Hipertexto seguro.
    FTP: Protocolo de Transferência de Arquivos,forma rápida e prática de transferir Arquivos.
    WWW@: Correio Eletrônico = E-Mail!Resposta Correta Letra C

  • FTP: (File Transfer Protocol) é o Protocolo de Transferencia de Arquivos, uma forma bastante rápida e versatil de transferir arquivos, sendo um dos mais usados na internet. A transferencia de dados em redes de computadores envolve normalmente tranferencia de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos com a mesma interface usada nos arquivos locais;
  • HTTPS = HTTP over SSL
    Ou seja o protocolo http comum trafegando sobre o protocolo de sessão SSL que prove criptografia para confidencialidade e autenticação das mensagens.
  • FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.

    Fonte: Wikipédia.
  • Pra quê aquele texto enorme contendo tanta informação desnecessária para resolver a questão?


    Nesse caso é sempre o ideal ir direto pro enunciado da questão, e se perceber que é importante volte. Senão nem perde tempo.

ID
105016
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma conexão à Internet, por meio de um provedor de acesso, pode ser compartilhada via NAT entre vários micros. O micro da rede que detém o endereço IP válido e que compartilha a conexão com os demais micros denomina-se

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO. Máscara de subrede é apenas a máscara da rede interna. Nada mais.

    b) CORRETO. Basta lembrar que default gateway = roteador (router). E uma das funções do roteador é se conectar com outros roteadores de outras redes. Portanto, é ele quem está na linha de frente, e é ele quem é reconhecido "lá fora".

    c) ERRADO. DNS é um serviço que, basicamente, traduz endereços IPs em URLs.

    d) ERRADO. DHCP fornece endereços IPs às estações de uma rede interna.

    e) ERRADO. O servidor WEB armazena as páginas de um site.

  • b-

    é graças ao nat que ipv4 ainda é usado


ID
106309
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma única mensagem gerada pelo emissor que é destinada a todos os elementos da rede caracteriza uma mensagem

Alternativas
Comentários
  • Segundo artigos publicados no Wikipédia: Multicast é a entrega de informação para múltiplos destinatários simultaneamente usando a estratégia mais eficiente onde as mensagens só passam por um link uma única vez e somente são duplicadas quando o link para os destinatários se divide em duas direções. Em comparação com o Multicast, a entrega simples ponto-a-ponto é chamada de Unicast, e a entrega para todos os pontos de uma rede chama-se Broadcast.
    Anycast é uma forma de encaminhamento onde os dados são distribuídos “ao destino o mais próximo” ou “melhores” definido pelo roteamento da rede.
    Fullcast simplesmente não existe!
  • Diagramas de Encaminhamento anycast


    Anycast é uma forma de encaminhamento onde os dados são distribuídos “ao destino o mais próximo” ou “melhores” definido pelo roteamento da rede. Compare com unicastbroadcastmulticast.
     

    broadcast


    Broadcast (do Inglês, "transmitir") ou Radiodifusão é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo.
     

    multicast


    Multicast é a entrega de informação para múltiplos destinatários simultaneamente usando a estratégia mais eficiente onde as mensagens só passam por um link uma única vez e somente são duplicadas quando o link para os destinatários se divide em duas direções. Em comparação com o Multicast, a entrega simples ponto-a-ponto é chamada de Unicast, e a entrega para todos os pontos de uma rede chama-se Broadcast.
     

    unicast


    Unicast é um endereçamento para um pacote feito a um único destino, ou seja, em comparação com o multicast, a entrega no unicast é simples, ponto-a-ponto.

    Fonte: Encaminhamento (Wikipedia)

  • A classificação da comunicação em unicast, multicast ou broadcast diz respeito ao número de destinatários de uma transmissão.


    Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas
    um remetente e um receptor. A transmissão unicast é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os
    exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet




    Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é a
    transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.




    Broadcast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um
    remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol) envia para todos os computadores em uma rede local.

  •  a) broadcast. 1- todos

     b) multicast. 1-varios

     c) unicast. 1-1


ID
113617
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A rede que tem como principal característica a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo é possível acessar dados de determinada empresa, é

Alternativas
Comentários
  • "Uma extranet garante a comunicação entre a empresa e o "mundo exterior".Esta comunicação segura acontece em tempo real, e pode contar com tipos de acesso diferenciados como, por exemplo, para: fornecedores, funcionários, ou vendedores (que passam a maior parte do tempo fora da empresa).Estas informações são interligadas aos sistemas internos da empresa (ERP, CRM,etc...), para garantir que todas estejam sempre atualizadas."
  • Uma Extranet também pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a usuários externos ("rede extra-empresa"), tais como representantes e clientes. Outro uso comum do termo Extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde somente "usuários registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).
  • A Intranet é uma rede com acesso restrito, a Internet é uma rede mundial de computadores, e a Extranet é uma conexão entre duas Intranets utilizando a estrutura da Internet. Networking é um termo da administração para rede de relacionamentos. MAN é a Metropolitan Área Network, termo relacionado com o alcance das redes, em torno de 100km, como utilizado pelo sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus. O termo DWAN mais próximo relacionado a Informática é Defence Wide Area Network (Department of National Defence; Canada). Este termo aparece raramente até na própria rede mundial.
  • uma intranet tb....


ID
118687
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Rede que tem como principal característica a possibilidade de acesso somente dentro da empresa, sem acesso via internet:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra a)Uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização
  • Não podemos esquecer que uma Intranet também pode ser acessada fora da empresa, via VPN.

  • A letra A é a menos errada, mas o termo "Intranet" não tem nenhuma relação com estar ou não na internet, mas sim em ser uma rede "privativa" da empresa. Ex.: uma multi-nacional tem um site de intranet, que fica na internet, onde apenas seus sócios tem acesso (vamos supor que a única coisa que tenha no site seja uma tela de login). Isso é um site de intranet, independente de estar "aberto" (aberto entre aspas porque precisa de login e senha) na internet, ou apenas na rede local. Se o acesso é Via VPN ou não, é irrelevante, pois a segurança do site de intranet pode ser dada através de um certificado digital (HTTPS).

  • fiz uma questão antes dessa "Q64349", que diz o contrario.. Entendo mais nada da FCC..

  • Q64349 Semelhante a essa, mas com pegadinha diferente.


ID
148855
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Indica o serviço usado para acessar um recurso na Internet; o local do host do destino e a porta correspondente para acessá-lo; o caminho e o nome do arquivo do recurso. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Correta "B"
    URL é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma intranet. Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso

ID
154006
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A rede de telecomunicação segura que utiliza a Internet como sua principal estrutura (backbone), mas se baseia em seus próprios dispositivos de proteção (firewalls) e de segurança de suas conexões de Internet e de intranet e nos dispositivos de proteção das organizações participantes, é conhecida como

Alternativas
Comentários
  •  VPN (Virtual Private Network) - visa tornar um meio não seguro, como a internet, em um meio seguro para comunicação de dados. Existem basicamente duas premissas para VPN: tunelamento (empacotar os dados/protocolos) e criptografia (confidencialidade, integridade, autenticidade). Ele ainda pode ser iniciado na máquina do usuário (voluntário) ou em um gateway (compulsório).

    Com base nessas informações a alternativa correta é a d).

    As redes podem ser classidicadas com relação a sua localização:

    rede local: LAN

    rede metropolitana: MAN

    rede de longa distancia: WAN

    A) Errado. MAN - Metropolitan Area Network - interliga LAN geograficamente usualmente utiliza canais dedicados ou pode usar VPN.

    b)Errado. Não oferece segurança utilizado para compartilhamento de arquivo.

    c)Errado. WAN- Wide Area Netork

    e)Errado. LAN - Local Area Netowork

     


ID
155377
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em termos de software de rede, a maioria das redes é organizada como uma pilha de camadas sobrepostas que oferecem serviços umas às outras. Nesse contexto,

Alternativas
Comentários
  •  a) a camada n de uma máquina se comunica diretamente com a camada n da outra máquina.
    Errado.
    A camada n se comunica com a camada n-1 e n +1.


    b) todas as camadas de uma máquina se comunicam simultaneamente com seus respectivos pares da outra máquina.
    Errado. Idem a resposta acima


    c) o objetivo de cada camada é oferecer seus serviços às camadas inferiores.
    Errado.
    O objetivo da camada é usar serviço da camada inferior e fornecer serviço a camada superior


    d) o objetivo de cada camada é oferecer serviço à qualquer das camadas que o solicitar.
    Errado. Idem a resposta acima.

  • a) Errado. A comunicação não é direta. Imaginemos a seguinte situação, há dois prédios de cinco andares, um ao lado do outro, de modo que o primeiro anda de cada prédio é reservado para moradores que falam inglês, o segundo andar para os que falam francês, o terceiro alemão e assim sucessivamente. Eu, que moro no 5º andar só consigo me comunicar com o vizinho do outro prédio do 5° andar, pois falamos a mesma lingua (mesmo protocolo), mas se eu quisesse mandar uma carta para ele então esta carta teria que descer quatro andares do meu prédio e subir quatro andares do prédio dele. É assim que funciona. (Peço desculpas de antemão aos da área por esta explicação, por assim dizer, infantil)
    b) Errado. Como disse anteriormente, a comunicação é feita um par de camadas por vez.
    c) Errado. É o contrário.
    d) Errado. Uma camada só oferece serviços a camada imediatamente superior. Aliás, uma camada sequer toma conhecimento que existem outras camadas depois da camada imediatamente superior ou inferior a ela.
    e) Correto. E um serviço é um conjunto de operações que uma camada está apta a realizar por seus usuários.

ID
157882
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O endereço de um recurso disponível em uma rede, seja na Internet ou numa rede corporativa Intranet, tem a seguinte estrutura:

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: Letra A
    Sempre uma URL (Recurso Localizador Uniforme) vai começar com um protocolo, pode ser HTTP, HTTPS, FTP...em seguida vem as duas barras, que significam: meu computador solicitando uma informação a outro computador na Internet. Em seguida vem o nome da máquina, representada pelo domínio: www.algumacoisa.com.br. Onde WWW é o apelido do servidor ou também chamado em prova de subdomínio, "algumacoisa" é o domínio que devemos registrar na FAPESP (registro.br), "COM" é o DPN - domínio de primeiro nível, identifica qual a natureza deste registro, por exemplo: JUS - Justiça, GOV - Governo, EDU - instituição de ensino superior,...é de primeiro nível pois o computador lê este endereço da direita para a esquerda, e o DPN desta forma é lido primeiro. O "BR" indica a localização do registro e não aonde o site está, muitos alunos confundem isto..se tem "BR" é por que foi registrado no Brasil (FAPESP) e pode estar hospedado em qualquer lugar. As barras finais são pastas ou diretórios dentro da máquina e o recurso é o que você quer acessar, no caso uma página ou arquivo. Na verdade é como se fosse o caminho exato para alcançar algo, tipo:

    peque o ônibus tal:// rua tal.casa tal/ quarto/ armário/ gaveta/ meia vermelha.doc

    Suceso a todos
    Prof. Roberto Andrade
  • Letra A. Um URL (de Uniform Resource Location ou Uniform Resource Locator), em português Localizador-Padrão de Recursos, é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma intranet. Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso

ID
158416
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando cada canal é modulado por uma portadora diferente, trata-se do tipo de multiplexação

Alternativas
Comentários
  •  Multiplexação

    O processo que possibilita que vários sinais possam ser enviados ao mesmo tempo em um mesmo canal é chamado de multiplexação. Existem diferentes técnicas de multiplexação sendo as mais importantes a multiplexação por divisão em freqüência (FDM), por divisão no tempo e por divisão em códigos.

    Na divisão por freqüência, se cada um dos sinais a serem transmitidos tem uma largura de banda B, eles serão transmitidos em "envelopes" de freqüências que diferem entre si por uma quantidade maior ou igual a 2B. Este tipo de multiplexação é chamado de FDM (Frequency Division Multiplexing). Neste caso, o número de sinais que podem ser transmitidos simultaneamente usando FDM depende da freqüência, da portadora e da largura de banda do canal.

  • b-

    As técnicas básicas de multiplexação são FDM (Multiplexação por Divisão de Frequência) e TDM (Multiplexação por Divisão do Tempo). No FDM,  para sinais analógicos, a largura de banda do canal de transmissão é dividida em vários menores. No TDM, para sinais digitais, o tempo de transmissão do canal é dividido em pequenos intervalos de tempo - time slots. Existe o TDM comum, também chamado TDM Síncrono, onde cada usuário de canal tem time slot fixo, para transmissão. No caso de um usuário não tiver sinal para transmitir quando vier seu time slot, esse intervalo será desperdiçado no canal multiplexado. o TDM Estatístico, também TDM Assíncrono  não tem time slot fixo, mas pode acessar aleatoriamente time slots vazios no momento que desejar transmitir.


ID
158476
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando um usuário entra com uma URL em um navegador da Internet, primeiramente será acionado o componente

Alternativas
Comentários
  • Aparentemente a banca está se refrindo às camadas MVC.

  •  É brincadeira uma questão dessas!! 

  • Alguém poderia explicar melhor essa questão? Na minha opinião, quando se digita uma URL no navegador, a primeira camada do modelo OSI a entrar em ação é a camada de aplicação com o protocolo HTTP, em que uma requisição é enviada ao servidor WEB. Das alternativas, achei que "cliente HTML" era a que melhor se encaixava com isso, já que na arquitetura cliente-servidor em que se baseia o HTTP, o cliente faz uma requisição ao servidor, exatamente como ocorre na questão(usuário digita URL no navegador - requisita recurso especificado pela URL digitada.)
    a)Interpretador HTML - não é, pois só entra em ação a partir do momento em que o navegador web recebe as resposta HTML do servidor WEB. Como o usuário está entrando com uma URL no navegador, com certeza ele está realizando uma requisição HTTP a algum recurso.

    Tudo físico: driver -----> controlador ------> interface de rede
      Na minha opinião, não tem o menor cabimento a resposta correta ser "controlador", já que o mesmo será acessado através do driver. Por favor, se eu estiver equivocado, corrijam me. Grato.
  • É pessoal, muito mal formulada essa questão, pelo visto como disse o leoh no primeiro comentário trata-se da arquitetura MVC, que ao meu ver deveria estar explícito na questão que se tratava de tal modelo. Por que não enunciar a questão começando com: em concordancia com o MVC....

    Bom, mas esclarecendo um pouco sobre a questão segue o que encontrei a respeito:

    Model-view-controller (MVC) é um padrão de arquitetura de software que visa a separar a lógica de negócio da lógica de apresentação, permitindo o desenvolvimento, teste e manutenção isolado de ambos.

    Nesse modelo o controlador é definido como segue:
    O controlador (controller) recebe a entrada de dados e inicia a resposta ao utilizador ao invocar objetos do modelo, e por fim uma visão baseada na entrada. Ele também é responsável pela validação e filtragem da entrada de dados.

    E por fim um exemplo de como o mesmo funciona:
    Um caso prático é uma aplicação web em que a visão é um documento HTML (ou derivado) gerado pela aplicação. O controlador recebe uma entrada GET ou POST após um estímulo do utilizador e decide como processá-la, invocando objetos do domínio para tratar a lógica de negócio, e por fim invocando uma visão para apresentar a saída.

    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC
    http://www.macoratti.net/vbn_mvc.htm
  • Se considerar que o assunto tratado na questão é o modelo MVC, então a letra "E" é a correta mesmo. Conceitualmente, o usuário gera eventos no Controlador antes da Visão uma vez que ele gerou uma requisição através da URL digitada no navegador e não por meio de um link clicado em uma página.


ID
180622
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Tendo em vista que o sinal wireless utiliza uma potência muito baixa, qualquer obstáculo significativo ou foco de interferência causa uma grande perda. Os piores, em ordem de grandeza, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A resposta dessa questão está aqui

    http://www.hardware.com.br/dicas/alcance-redes-wireless.html


    Trata-se de um bom artigo de Carlos Morimoto. 
    Boa sorte a todos!
  • Letra A

     

    "As maiores inimigas do sinal são superfícies metálicas, como grades, janelas, portas metálicas, lajes, vigas e até mesmo tintas com pigmentos metálicos. O metal reflete a maior parte do sinal (propriedade que é explorada por muitas antenas), deixando apenas uma pequena parte passar.

     

    Em seguida temos materiais densos, como concreto e pedra. Paredes leves, feitas com tijolo furado (tijolo baiano) absorvem muito menos sinal do que paredes de construções antigas, feitas com tijolos maciços, enquanto lajes ou vigas de concreto com armação metálica absorvem mais do que ambas. O efeito é cumulativo, de forma que quanto mais paredes pelo caminho, mais fraco é o sinal que chega do outro lado.

     

    Outro obstáculo importante são corpos com grande concentração de líquido, como aquários, piscinas, caixas d'agua e até mesmo pessoas passeando pelo local (nosso corpo é composto de 70% de água). Ao contrário dos metais, que refletem o sinal, a água o absorve, o que acaba tendo um efeito ainda pior.

     

    Além dos obstáculos, temos também focos de interferência, que competem com o sinal do ponto de acesso, prejudicando a recepção por parte dos clientes, assim como duas pessoas tentando falar ao mesmo tempo.

     

    Fornos de microondas operam a 2.4 GHz, na mesma freqüência das redes wireless, fazendo com que, quando ligados, eles se transformem em uma forte fonte de interferência, prejudicando as transmissões em um raio de alguns metros. Um forno de microondas é justamente um transmissor de rádio, de altíssima potência, que opera na mesma faixa de freqüência das redes wireless, mas que serve para cozinhar alimentos ao invés de transmitir dados. Se você pudesse aumentar a potência de transmissão de uma placa wireless em 10.000 vezes, teria um forno de microondas portátil."

     

    http://www.hardware.com.br/dicas/alcance-redes-wireless.html


ID
190684
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os usuários de uma empresa reclamam que a Intranet está com problemas na apresentação de caracteres acentuados. Esse tipo de problema está relacionado ao(à)

Alternativas
Comentários

ID
193000
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Meio de criar um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho de si próprio. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • Redundant Array of Independent Drives, também denominado Redundant Array of Inexpensive Drives ou mais conhecido como simplesmente RAID ou ainda em português: Conjunto Redundante de Discos Independentes ou também Conjunto Redundante de Discos Econômicos, é um meio de se criar um sub-sistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho.

  • LETRA C.  
    SÓ COMPLEMENTANDO O ESTUDO
    Segundo Navathe (2011,p.415),"O objetivo principal do RAID é nivelar as diferentes taxas de melhoria de desempenho dos discos contra aquelas na memória e nos processadores."

    Segundo Korth (p.300),"[...] Redundant Arrays of Independent Disks (RAID) , têm sido propostas para alcançar melhor desempenho e confiabilidade."
    Segundo Manoel Veras (2009),"[...] o RAID é utilizado para aumentar a capacidade de armazenamento, o desempenho e a tolerância a falhas."



    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS- NAVATHE 2011

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS- KORTH 2006
    Datacenter -Componente Central da Infraestrutura de TI - MANOEL VERAS
  • Essa letra E é pra matar o candidato que sabe a matéria, mas que por um detalhe, até pelo nervosismo da prova, marca errado.

     

    Vamos na fé.

  • Gabarito D

    Concordo amigo Sávio !

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
193054
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Rede que tem como principal característica a possibilidade de acesso exclusivo de uma empresa, utilizando recursos da Internet:

Alternativas
Comentários
  • Dicordo do gabarito oficial.

    Quando ela fale em "recusos da internet" automaticamente já se exclui Intranet.

    Extranet sim possui as características da intranet e utiliza recursos da internet.

  • Para melhorar o entendimento sobre a questão:


    INTRANET



    As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.

    A intranet ainda possibilita você a utilizar mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso a intranet é feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da língua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.

    Definição de intranet:
    A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

    EXTRANET



    A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

  • concordo com o colega josé.
  • A dúvida é entre (A) Intranet e (E) Extranet. Os comentários dos colegas definem bem o que é Internet, Intranet e Extranet, e como a questão não menciona a distância entre os usuários e o servidor, e ainda se precisam trafegar dados usando a Internet ou apenas numa rede interna, a opção Extranet fica descartada.

    Portanto o item Intranet responde melhor a questão.
  • Acesso exclusivo de uma empresa, nem sempre quer dizer que fisicamente estejam no mesmo local geográfico. Posso ter filiais da mesma empresa acessando a intranet, através de VPN por exemplo, ou seja, utilizando recursos da internet. Acho que o que descarta a Extranet é justamente a palavra "exclusivo de uma empresa".

    Segundo o wikipédia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Extranet
     Uma Extranet também pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a usuários externos ("rede extra-empresa"), tais como representantes e clientes. Outro uso comum do termo Extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde somente "usuários registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).
    Mas o prórpio wikipédia(
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Intranet) também diz isso:
    Intranet: rede interna de alguma instituição ou empresa em que geralmente o acesso ao seu conteúdo é restrito. Desta forma, somente é possível acessá-lo localmente (ex.: um sistema de banco, supermercado, etc).

    Nesse caso não poderia ser admitida o uso de "recursos da internet".

    Mas a questão poderia ter sido mais clara ao trocar recursos por protocolosassim não geraria dúvida. E ainda existe o termo "possibilidade" que gera ainda mais dúvida. Eu mesmo ao resolver essa questão marquei Intranet e depois mudei para Extranet. Ainda bem que foi em casa estudando e não participando do certame(rsrs).

    Bons Estudos !
  • A FCC precisa se decidir!

    Na prova do Metrô-SP (2010):

    Rede que tem como principal característica a possibilidade de acesso somente dentro da empresa, sem acesso via Internet.
     
    a) Intranet.
    b) Networking.
    c) MAN.
    d) DWAN.
    e) Extranet.

    Resposta: A

ID
197548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, julgue os itens de 41 a 45.

Uma rede pode ser definida como a interconexão de dois nós conectados por um enlace físico ou como duas ou mais redes conectadas por um nó. Multiplexação é conceito que significa que um recurso do sistema é compartilhado por diversos usuários.

Alternativas
Comentários
  • Uma rede pode ser definida como a interconexão de dois nós conectados por um enlace físico ou como duas ou mais redes conectadas por um nó. Multiplexação é conceito que significa que um recurso do sistema é compartilhado por diversos usuários.

    Pela afirmação acima, se houver 3 nós conectados pelo mesmo enlace físico já não temos uma rede. A afirmação acima restringiu muito o conceito de redes. Na minha opinião, um absurdo essa questão estar correta. O CORRETO seria:


    Uma rede pode ser definida como a interconexão de dois ou mais nós conectados por um enlace físico ou como duas ou mais redes conectadas por um nó. Multiplexação é conceito que significa que um recurso do sistema é compartilhado por diversos usuários.
  • Um multiplexadormultiplexermux ou multiplex é um dispositivo que codifica as informações de duas ou mais fontes de dados num único canal.

    O que tem a ver com um recurso do sistema compartilhado por diversos usuários?

    Questão errada. Infelizmente o gabarito está certo.
  • Multiplexação é a transmissão de vários sinais por um único canal.


  • Multiplexação - Transmissão de vários sinais usando um único meio através da criação de canais.

  • Eu concordo com o gabarito.

    O problema, é que às vezes a gente quer extrapolar o significado da afirmativa com os conhecimentos, e acabamos errando. Além do mais, a CESPE adora fazer isso...

    Sei que não é simples e também costumo errar esse tipo de questão, mas vejam só:

    Uma rede pode ser definida como a interconexão de dois nós conectados por um enlace físico (Pode? claro que pode! A afirmativa não limitou a somente 2 nós e nem limitou a somente enlaces físicos. Se tivessem colocado 200 nós ou enlace não-físico também estaria correto) 

    ou como duas ou mais redes conectadas por um nó. (também não há problema nenhum aqui! 2, 3, 50 redes conectadas por um nó também fazem parte do conceito de uma rede).

    Multiplexação é conceito que significa que um recurso do sistema é compartilhado por diversos usuários. Absolutamente correto isso. TDM, CDM, FDM, todos são conceitos de multiplexação onde um recurso (meio) é (ou pode ser) compartilhado por diversos usuários. Ex: TDM: vários usuários enviam informações em diferentes instantes de tempo e na mesma frequência. CDM: Vários usuários enviam informações ao mesmo tempo e na mesma frequência, porém usando códigos diferentes. FDM: vários usuários enviam informações em frequências diferentes e ao mesmo tempo.

  • Multiplexação - Transmissão de vários sinais usando um único meio através da criação de canais.

  • Joinha para vc que veio até aqui por causa do Simulado Projeto Missão......rs


ID
224575
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Rede que tem como principal característica a possibilidade de acesso somente dentro da empresa, sem acesso via Internet.

Alternativas
Comentários
  • Uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.

    Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Intranet
     

  • Acho que esta questão deveria ser anulada!
    Pois a intranet. É uma rede particular de computadores que utiliza um protocolo de comunicação chamado TCP/IP, idêntico ao da internet. A diferença entre elas é que uma intranet pertence a uma empresa ou organização e é utilizada apenas pelos seus funcionários e pessoas externas que tenham autorização para acessá-la.
    Por exemplo, uma empresa montadora de veículos pode ter um site público na internet, o qual você pode acessar livremente para conhecer seus carros e até mesmo encomendar um, e ter outros sites aos quais apenas os funcionários e fornecedores da empresa têm acesso.
    Isto não é um acesso internet???
  • Justamente caro colega William Ayres
    "Por exemplo, uma empresa montadora de veículos pode ter um site público na internet, o qual você pode acessar livremente para conhecer seus carros e até mesmo encomendar um, e ter outros sites aos quais apenas os funcionários e fornecedores da empresa têm acesso"
    Isto que voce citou chama-se EXTRANET que é a parte da rede disponível aos usuário. A intranet é restrita, isto é, não obstante ela usar a internet qualquer pessoa na internet não pode acessá-la mas apenas usuários autorizados, o que não quer dizer que a rede não acessa a internet.
    "Sem acesso VIA internet" quer dizer que não é possível acessá-la via internet, que não é a mesma coisa que dizer "sem acesso À internet".

ID
231010
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Baselining de rede é um método para determinar:

Alternativas
Comentários
  • Baselining é um método para analisar rede de computador desempenho. O método é marcado comparando o desempenho atual a um histórico métrico, ou “linha de base”. Por exemplo, se você medir o desempenho de a interruptor da rede sobre um período de tempo, você poderia usar essa figura de desempenho como uma linha de base do comparativee se você fizesse uma mudança de configuração ao interruptor.

    Usos

    Baselining é útil para muitas tarefas da gerência de desempenho, incluindo:

        Monitorando o desempenho diário da rede
        Medir tende no desempenho da rede
        Avaliar se o desempenho da rede é exigências da reunião colocadas para fora em um acordo de serviço

    fonte: http://www.multilingualarchive.com/ma/enwiki/pt/Baselining

ID
273457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, julgue os itens a seguir.

A Internet pode ser caracterizada como uma estrutura em grafo, na qual os nós são, na sua maioria, LANs.

Alternativas
Comentários
  • Caso imaginemos os PC's como nós e os cabos de rede como arestas, é possível chegar na conclusão.
  • Lembre-se que Grafo é uma estrutura com vértices, arestas (antes ou depois).

    A internet é um sistema distribuído, mais ou menos assim:



    Logo, questão correta.
  • Lembre-se que Grafo é uma estrutura com vértices, arestas (antes ou depois).


    A internet é um sistema distribuído, mais ou menos assim:

  • Uma rede de área local (LAN) é uma conexão de dispositivos dentro de uma área específica. Cada dispositivo é referido como um nó na rede e está conectado ao servidor. Embora não haja um limite máximo claro para o que pode ser considerado uma LAN, esta rede normalmente cobre uma pequena área, como um único escritório, um edifício ou alguns edifícios dentro de uma área. As LANs são interconectadas através de tecnologia sem fio ou com fio para criar uma rede maior conhecida como Wide Area Network (WAN).


ID
287611
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de intranet, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Desde quando Intranet = LAN + Servidor WEB?
    Se for assim ta fácil.. pro pessoal que gostaria de ter uma intranet em casa, basta instalar o Apache em uma das máquinas... What a Joke!
  • a) Servidor Web é a máquina que faz o papel de repositório das informações contidas na intranet. Os clientes vão buscar, nesta máquina, as páginas SMTP, mensagens de e-mail ou qualquer outro tipo de arquivo.

    b) A montagem de uma intranet consiste em usar as estruturas de redes locais existentes na maioria das empresas e instalar um servidor Web. --> Sim. A INFRAESTRUTURA BASICA de uma intranet é exatamente esta. Repare que ele utiliza o termo "usar as estruturas basicas" reforçando a idéia de que a intranet "utiliza isso" e não "é isso". Acredito ser a resposta mais correta apesar de mal elaborada.

    c) Protocolos são os diferentes idiomas de comunicação utilizados apenas na rede local.

    d) A intranet é um espaço restrito a determinado público, utilizado para compartilhamento de informações online. --> No meu entender, o termo online se refere aqui a "em tempo real", ou seja, trocar informaçoes em tempo real, o que não necessariamente é uma verdade, pois eu posso consultar informações passadas a qualquer momento do tempo.

    bons estudos!
  • Olá, pessoal!

    Essa questão não foi alterada pela Banca. Alternativa correta Letra B.

    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com


ID
308857
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

I. Um gateway é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão ou mesmo traduzir protocolos.
II. Roteadores e firewalls são exemplos de gateways, uma vez que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede.
III. Um proxy pode ser interpretado como um gateway.
IV. A função de um gateway é ter acesso ao exterior por meio de linhas de transmissão de maior débito, de modo a evitar um estrangulamento entre a rede exterior e a rede local.
V. Cabe aos gateways traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário e, também, traduzir as respostas e devolvê-las ao par local da comunicação.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gateway está mais para uma função do que para um equipamento. Vários equipamentos podem exercer esta função.

    Exemplo de funções de gateway
    Quando configuramos uma rede precisamos dizer para qual equipamento devemos encaminhar nossos pacotes IPs caso o destinatário não esteja na mesma rede. Neste caso, configuramos um default-gateway, geralmente um roteador na borda lógica da rede

    Em algumas empresas, o acesso a sites HTTP precisa passar por um computador que irá fazer cache, aprovar, rejeitar e/ou gravar os acessos realizados. Este é o proxy. Nesta função de controlador de borda de acesso HTTP ele é também um Gateway. Existem equipamentos fechados (roteadores, por exemplo) que englobam a função de proxy/gateway. No entando, em redes menores, o proxy é um outro computador com duas placas de rede (uma com IP interno e outra com o IP externo) rodando um software (por exemplo, Microsoft ISA Server ou Linux Squid)

    Um firewall também pode ser considerado um gateway. Note que ele também exerce uma função de controlador de borda.

    No item IV fala-se de linhas de transmissão de maior débito. De fato, a linha externa ao gateway de borda da rede é uma linha contratada com alguma operadora de telefonia. Esta operadora é proprietária da rede que interligará a sua rede às outras redes na internet. Essa rede de interligação pode ser PPP, MPLS, Frame Relay, etc... São tecnologias muito mais caras do que a rede LAN usada internamente nas empresas. Portanto, o gateway pode ser um controlador de uso de redes de transmissão de maior débito.

    Por fim, o gateway é um tradutor nato. Ele recebe frames e pacotes de redes WAN (PPP, MPLS, Frame Relay, etc...) e converte para o formato da rede interna (geralmente, Ethernet) e vice-versa.
  • O q de fato eh 1 gateway ainda eh 1 grande misterio, pq cada banca tem uma definiçao. Na definiçao classica, gw eh todo equipamento q iterliga redes distintas, e q opera em todas as camadas da arquitetura TCP/IP.
    Nesse caso, 1 simples hub pderia ser considerado 1 gateway, se interligar, digamos, uma rede ethernet com uma q use fibra otica, assim cmo 1 roteador tbm pde ser considerado gateway se interligar 1 rede ethernet com uma token ring.
    Porem, se o dito roteador não ligar duas redes de arquiteturas distintas, por exemplo, se interligar duas ethernets, ele nao eh considerado gateway.
  • Tirado idêntico da Wikipedia 

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gateway


ID
315694
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Fragmentação de um circuito físico de comunicação de alta velocidade em vários circuitos lógicos de velocidade mais baixa, de forma que muitos dispositivos diferentes possam utilizá-lo simultaneamente, mas ainda entendam que possuem seus próprios circuitos separados. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Alguns conceitos adiconais sobre multiplexação que já foram cobrados pela FCC:

    a) Multiplexar (ascendente) e juntar todas as solicitações das aplicações em um único IP. Neste caso TCP usa portas para saber qual aplicação solicitou o quê.
    Demultiplexar é o sentido inverso.

    b) Multiplexação descendente é quando uma aplicação:porta dispara requisições usando diferentes IPs (NICs). Veja figura B abaixo. Usado, por exemplo, no paralelismo de requisições.

  • Multiplexação é a transmissão simutânea de vários sinais por um único canal, assim pode-se utilizar melhor os recursos e economizar em suporte, manutenção, instalação, etc.

    Se fosse possível, poderiamos multiplexar a entrega de água portável e a coleta de esgotos no mesmo cano. Aquela água potável junto com aquele monte de cocô... Então teríamos um desmultiplexador para separar.




    As principais técnicas de multiplexação são:

    FDM ( Divisão de Frequência ):
    A largura de banda é divida entre várias faixas de frequência, tendo algumas faixas de frequência guarda entre elas para que não haja sobreposição.

    TDM (Divisão de Tempo):
    Cada sinal ocupa o canal por um instante t de tempo. Só pode ser empregado em sinais digitais.

    WDM (Multiplexação por comprimento de onda)
    Divisão em faixas de comprimento de onda. Utilizada em fibras óticas.
  • Renegado, cara, nunca mais vou esquecer esse exemplo (esgoto e agua potavel), ótima técnica de memorização! rsrsr
    valeu..
  • Complemento nas palavras de Tanenbaum

    Segundo Tanenbaum(2011,p.78),"Os canais normalmente são compartilhados por vários sinais. Afinal, é muito mais conveniente usar um único fio para transportar vários sinais do que instalar um fio para cada sinal. Esse tipo de compartilhamento é chamado MULTIPLEXAÇÃO. Ele pode ser realizado de diversas maneiras. Apresentaremos métodos para multiplexação por divisão de tempo, frequência e código."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.



ID
319066
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Embora Internet, Intranet e Extranet tenham alguns serviços em comum, a Intranet conta com um recurso exclusivo, aplicável somente ao seu ambiente. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • questão retirada daqui:
    http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_quais_as_diferencas
  • Mais uma questão pessimamente elaborada pela FCC - Fundação Copia e Cola. Esssa informação de que o serviço de compartilhamento de impressora restringe-se a redes locais não é verdadeiro. Veja o google cloud print (http://www.google.com/chrome/intl/pt-BR/p/cloudprint.html)
  • Este é o tipo de questão em que todas estão erradas e você tem que procurar qual é a "menos errada".
  • Comparativo entre as tecnologias:
      INTERNET INTRANET EXTRANET Acesso restrito   sim sim Comunicação instantânea Comunicação externa   Compartilhamento de impressoras     Compartilhamento de dados Rede local (LAN)  
    Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_quais_as_diferencas
  • OK FCC! Anotado!! Impressoras não são compartilhadas pela internet. Tá errado isso, mas fodas. Da próxima vez eu acerto e passo na frente de um montão de gente que estuda e domina o assunto. Afinal de contas, o que importa é passar né?
    Lamentável.
  • Lembrei agora de algumas empresas americanas, principalmente, que já gostam de usar IP's válidos em suas redes locais e PASMEM ! Compartilham impressoras nessas redes, ou seja as impressoras ficam compartilhadas na Internet. Qualquer um pode ir lá e imprimir. Isso não seria compartilhar uma impressora da Intranet na Internet não ? Desde quando impressora não aceita IP válido ? Essa foi foda, parece até que a elaboradora prefere excluir pessoas com experiência na área.

    Essa é a grande diferença do Setor Público para o Privado !
  • Na minha opnião, o item mais correto seria a letra b) "do acesso restrito". Restrito = "apenas pessoal autorizado" ou "com alguma restrição". Como uma intranet é "restrita" a uma "Rede Especifica / LAN" somente usuarios pertences aquela rede poderiam fazer parte da Intranet, caracterizando assim um acesso restrito (restrição fisica).

    A opção a)  "do compartilhamento de impressoras" é totalmente equivocada, conforme expostos por comentários acima.

    As demais opções são caracteristicas triviais das 3 redes citadas no enunciado.

    Bons estudos!
  • Essa FCC é uma fanfarrona... olha o tipo da questão... quem estuda NUNCA acerta uma coisa dessa!
  • Quem elaborou a questão desconhece o Cloud Print e outros recursos disponíveis.


    Questão com ABSOLUTA certeza de estar errada e DEVE ser anulada.


    Querem tirar Leite de pedra...

  • A resposta correta para esta questão é a letra:

    b) do acesso restrito


    As tabelas apresentadas acima estão desatualizadas com o contexto atual. Sendo assim a questão teria mais de uma resposta correta.


  • Esse é tipo de questão em que deve-se olhar para o conceito:

    Acertei olhando para o conceito de Extranet e Internet. Não é possivel acessar uma Impressora que se encontra dentro de uma orgnização.

  • Charles Araújo, como mencionado pelos demais colegas, compartilhar uma impressora não é uma opção exclusiva das Intranetes, eu mesmo já compartilhei impressoras através da Internet.

     

    Questão cataculbal

     

     

     


ID
319744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sabendo-se que, em grupos de serviços de informação, usuários e sistemas de informação, é recomendada a segregação de redes, é correto afirmar que o mecanismo que contribui de forma adequada ao funcionamento da segregação de redes consiste em um

Alternativas
Comentários
  • Segregar significa: desmenbrar/separar

    Através do gateway as redes locais LAN são separadas das redes externas WAN (Exemplo).

    Letra A

  • Em telecomunicações, o termo em inglês Gateway (em português Ponte de ligação) refere-se a um pedaço de hardware de rede que possui os seguintes significados: Em uma rede de comunicações, um nó de rede equipado para interfacear com outra rede que usa protocolos diferentes.


ID
320344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A técnica que faz com que um pacote seja enviado simultaneamente para múltiplas estações em uma rede de comunicação é denominada

Alternativas
Comentários
  • "Broadcast, é um termo que vem do inglês e significa transmitir.

    É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, para muitos receptores ao mesmo tempo. É formado por duas palavras distintas: Broad – largo, ou em larga escala e cast, significa enviar, projetar, transmitir.

    O broadcast é responsável pela transmissão de qualquer tipo de mídia , pode ser via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas, etc. Na internet, fazer broadcast é fazer essa transmissão — geralmente de vídeos e músicas."

    https://netshow.me/blog/o-que-e-broadcast/

  • Broadcast: Capacidade de se enviar uma mensma mensagem para múltiplos/todos usuários simultaneamente.

     

    No endereço IP, o uso de broadcast é obtido através do uso de 1's em todos os bits da parte de nó.

     

    11000000 01010000 11010001 11111111
    -------------------------------------- ----------------
        PARTE DE REDE                    PARTE DO NÓ
                                                      TODOS OS BITS LIGADOS
                                                      REPRESENTAM BROADCAST

    Exemplo: 
    192.80.209.255   
    --------------- -----
    REDE         HOST

     

     

    Fonte: Provas de TI

  • e-

    broadcast é comunicação 1-todos. multiplexação é uma técnica para vários usuários compartilharem o mesmo canal de comunicação, como no telefone.

     

    FDM (Multiplexação por Divisão de Frequência) -> Multiplexação para analogico

    TDM (Multiplexação por Divisão do Tempo) -> digital.

  • Broadcast é um termo que vem do inglês e significa transmitir. É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação para muitos receptores ao mesmo tempo. É formado por duas palavras distintas: broad, que significa largo ou em larga escala, e cast, que significa enviar, projetar, transmitir


ID
329212
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Fazem parte das opções disponíveis na configuração manual do proxy, em um navegador Mozilla Firefox, versão 3.6.10, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Boa iniciativa Bianca em informar o motivo da resposta da questão.
  • Na versão atual do Mozilla em opções, avançado escolhendo a aba rede e clicando em configurar conexão, encontramos a opção de configurar o proxy manualmente com as opções:

    HTTP e Porta;

    SSL e porta;

    FTP e porta;

    Socks e porta;

    OBS: Na versão 3 ainda tinha a opção Gopher e porta.


ID
329239
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afirmativas:

I. Considera-se rede de computadores dois ou mais dispositivos computacionais autônomos interconectados por uma única tecnologia.

II. A camada de software implementada sobre o Sistema Operacional, denominada middleware, é um exemplo de rede de computador.

III. Conceitualmente, a WEB é exemplo de uma rede de computadores.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Pq no item I, os dispositivos devem ser interconectados por uma unica tecnologia??? Quer dizer que se tivermos uma rede token ring ligada a uma ethernet não é uma rede de computadores???

    Qual o erro do item III???

  • eu achei que cabe recurso, por que posso conectar redes de tecnologia diferentes por um gatway, e ainda sim seria uma rede.
  • Peraí, a WEB não é uma rede de computadores? Por quê?

  • Errei e solicitei comentário ao professor, quem tiver dúvida faça o mesmo, por favor! Minha lógica:

    I. Considera-se rede de computadores dois ou mais dispositivos computacionais autônomos interconectados por uma única tecnologia.

    Uma rede é um conjunto de terminais, equipamentos, meios de transmissão e comutação que interligados possibilitam a prestação de serviços. - podemos ter MAIS DE UMA TECNOLOGIA, não??

    II. A camada de software implementada sobre o Sistema Operacional, denominada middleware, é um exemplo de rede de computador. - Middleware é um software localizado entre sistemas operacionais, aplicações e ambientes. Seu objetivo é justamente dar coerência e aglutinar todas as tecnologias para que elas funcionem de forma correta e integrada. - ao meu ver, isso se encaixa no conceito de rede de computadores, PORÉM, entende-se também como errada porque não é especificamente o conceito, mas foi como eu entendi a questão certa...

    III. Conceitualmente, a WEB é exemplo de uma rede de computadores. - Os termos internet e World Wide Web são frequentemente usados como sinônimos na linguagem corrente, é comum falar-se de "navegar na internet", em referências ao para exibir . No entanto, a internet é uma rede mundial de computadores especial conectando milhões de dispositivos de computação, enquanto a World Wide Web é apenas um dos muitos serviços que funcionam dentro da internet. A Web é uma coleção de documentos interligados (páginas web) e outros recursos da internet (...) (Via Wikipedia).

    Mais alguém vê algo que justifique a resposta da banca que poderia ajudar aqui?

  • I - Certa. É a definição de rede (Strictu Sensu).

    Explicação:

    Definição de Redes (Lato Sensu)

    Conjunto de terminais, equipamentos, meios de transmissão e comutação que interligados possibilitam a prestação de um serviço de telecomunicações.

    Definição de Redes (Strictu Sensu)

    Dois ou mais dispositivos computacionais autônomos interconectados por uma única tecnologia.

    ----------------------------

    II e III são exemplos de sistemas distribuídos, não redes.

  • avisa isso para o william bonner que anunciar a WWW como a rede mundial de computadores


ID
332857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

No que concerne aos fundamentos da comunicação de dados, meio físico, serviço de comunicação e topologia, julgue os itens subsequentes.

Uma placa de rede que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados não simultaneamente.

Alternativas
Comentários
  • Risos
    Essa me pegou, dei a resposta errada inicialmente.
    É tão fácil que fui direto ao pote. Não reparei o " não"simultaneamente
  • Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Duplex

  • Uma placa de rede que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados não simultaneamente.
  • Sentidos de transmissão
     
    Simplex - Ocorre em apenas uma direção
    Half-Duplex - Ocorre em ambas as direções, mas um evento de cada vez
    Full Duplex - Recepção e envio ocorrem simultaneamente
  • como sempre, a cespe introduziu o conceito correto e negou no final uma explicação dada anteriormente, FICA LIGADO.

  • " Uma placa de rede que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados simultaneamente."

     

    Ao remover a palavra NÃO a assertiva se tornaria CORRETA.

    Como não foi feito assim, ERRADO.

    Transcrição correta no início.

  • Pegadinha fulera! "NÃO"
    CESPE do capeta!

     

  • Gabarito Errado

    Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.

    Métodos de acesso a canais são utilizados em redes ponto-a-multiponto assim como em redes celulares para dividir canais de comunicação em envio e recepção, sobre o mesmo meio de comunicação física.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Sentidos de transmissão

     

    Simplex - Ocorre em apenas uma direção

    Half-Duplex - Ocorre em ambas as direções, mas um evento de cada vez

    Full Duplex - Recepção e envio ocorrem simultaneamente

  • Full-Duplex quer dizer que a placa consegue transmitir e enviar de forma simultânea.

  • Uma placa de rede (Network Interface Card – NIC) que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados SIMULTANEAMENTE.

     

    Já uma placa de rede que utilize o modo de operação half duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados NÃO simultaneamente, ou seja, por alternância.

  • e anos depois cairia uma questão super parecida na PF 2018... A importância de conhecer as questões da banca!

  • MODOS DE TRANSMISSÃO

    → Duplex = Unidirecional.

    → Half-Duplex = Bidirecional. Um de cada vez. Capacidade NÃO dividia. Ex: Walk Talk

    → Full-Duplex = Bidirecional. Simultaneamente. Capacidade dividida. Ex: Telefone

  • GAB.: E

    Uma placa de rede que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados não simultaneamente.

    Simplex: o envio de dados é unidirecional.

    Half- duplex: o envio de dados é bidirecional, sendo uma direção de cada vez, não ao mesmo tempo.

    Full- duplex: o envio de dados é bidirecional, ocorrendo ao mesmo tempo.

  • o NÃO no final deixou a questão errada, no + ela está correta

  • IRMÃO, TU TEM QUE PARAR DE QUERER LER RÁPIDO.

  • Se ler rápido erra.

    Cuidado!!!

  • Uma placa de rede que utilize o modo de operação full duplex é capaz de se comunicar de forma bidirecional, ou seja, consegue enviar e receber dados não simultaneamente.

    half-duplex que não é simultâneo


ID
341149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DATAPREV
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às redes de computadores, julgue os itens a seguir.
Redes são coleções de computadores e outros dispositivos que, usando protocolo comum, compartilham recursos uns com os outros.

Alternativas
Comentários
  • A resposta a esta questã orealmente está correta? para ser uma rede precisa realmente de protocolo comum? As Bridges, por exemplo, não serviriam para conectar redes heterogêneas? Desta forma compartilhando recursos? A junção destas duas não pode ser considerada uma rede?
  • Sinceramente, este tipo de questão eu jamais responderia na prova do CESPE.
    Ela é CERTA e ERRADA. Depende do ponto de vista.
    Tem que ser muito corajoso para responder esse tipo de questão na prova.
  • Sigo o mesmo racíocinio do Henrique, por isso, de acordo com o CESPE, estou errado. Eu não acho que seja requisito um "protocolo em comum". Vide: Voip, Bridges. 
  • O CESPE tem muitas questões mal elaboradas, mas essa só tenta induzir ao erros aqueles que não leem direito. Vejamos:

    Redes são coleções de computadores e outros dispositivos que, usando protocolo comum, compartilham recursos uns com os outros.

    O termo interferente (entre vírgulas) é uma condição para o "compartilhamento de recursos". Portanto podemos reescrever o enunciado assim:

    Redes são coleções de computadores e outros dispositivos que compartilham recursos uns com os outros, usando protocolo comum.
    Ou
    Redes são coleções de computadores e outros dispositivos que compartilham recursos uns com os outros, desde que usem um protocolo comum.

    Então se dois computadores (ou dispositivos) desejam compartilhar um arquivo, não dá para um par usar HTTP e o outro par usar FTP na mesma comunicação. Ambos devem usar o mesmo protocolo para compartilhar tal arquivo.

    Bons estudos.
  • Não sei a coragem na hora da prova valendo. Mas, pela experiência com questões quando a cespe colocar aposto ou oração explicativa, no caso, entre vírgulas, ela explica uma determinada situação apenas. Ao passo que não restringe o conceito.

    O que pesa é que em casos como essa questão ela dá a entender que o conceito é aquele e pronto. O que não é verdade.

    Portanto, fiquemos ligados quanto a esses termos intercalados.

  • GABARITO: CORRETO

    Exatamente! Redes são conjuntos de dispositivos interconectados que utilizam protocolos comuns com o objetivo de compartilhar recursos (equipamentos, dados, etc) uns com os outros.

    Dicas, resumos e questões comentadas de informática. Me segue lá no Instagram @juniorgaucho_


ID
341263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DATAPREV
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos protocolos de LANs e WANs, julgue os itens seguintes.
ADSL é uma tecnologia de enlace local cujas taxas de transmissão do provedor de serviço ao cliente são maiores que as do cliente ao servidor; variam de 1,5 Mbps a 6 Mbps e são providas em múltiplos da taxa obtida na tecnologia T1.

Alternativas
Comentários
  • ADSL: [Ing. Sigla para Asymmetric Digital Subscriber Line] (Linha Digital Assimétrica para Assinantes). Tecnolgia que viabiliza a transmissão de dados inclusive vídeo, em alta velocidade, por linha telfônica comum. Esse sistema utiliza-se de velocidades assimétricas. No sentido do provedor para o usuário (downstream) atinge de 1,5 a 9 Mbps e no inverso (upstream), varia de 16 a 640 Kbps.

    Resposta: Errado
  • Lembrando que no BRASIL se usa a tecnologia E1 e não a T1!!

    Na Europa, América do Sul (Brasil então), África, partes da Ásia e México, entretanto, T1 não é usado. Alternativamente, o serviço E-1 (o E é de Europa) é usado nessas localidades.
    Um transporte E-1 fornece suporte a 30 canais livre de 64 kbps ("livre" significa que o canal não tem sobrecarga de banda) mais dois canais para controle e sinalização. Gerando então os "famosos" 32 canais do transporte E-1.
  • ADSL: [Ing. Sigla para Asymmetric Digital Subscriber Line] (Linha Digital Assimétrica para Assinantes). Tecnolgia que viabiliza a transmissão de dados inclusive vídeo, em alta velocidade, por linha telfônica comum. Esse sistema utiliza-se de velocidades assimétricas. No sentido do provedor para o usuário (downstream) atinge de 1,5 a 9 Mbps e no inverso (upstream), varia de 16 a 640 Kbps.

  • acho que o trecho "cujas taxas de transmissão do provedor de serviço ao cliente são maiores que as do cliente ao servidor" tem a ver com o Asymmetric  de ADSL.

    se tá certo, eu não sei.

  • LAN e WAN são protocolos?


ID
345517
Banca
FUNCAB
Órgão
DER-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre questões de desempenho em redes de computadores, a recomendação de especialistas é aplicar algumas regras básicas, EXCETO:

Alternativas

ID
363142
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à Internet, Intranet e segurança da informação, considere:

I. Intranet é uma rede privada com as mesmas características da Internet, porém, com serviços e protocolos diferenciados.

II. Um algoritmo de criptografia simétrica requer que uma chave secreta seja usada na criptografia e uma chave pública complementar para descriptografar a mensagem.

III. Na Internet, o UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte que presta um serviço de comunicação não orientado a conexão e sem garantia de entrega.

IV. DNS é um servidor de diretório responsável por prover informações, como nomes e endereços das máquinas na Internet. Apresenta uma arquitetura cliente/servidor e pode envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Intranet é uma rede privada com as mesmas características da Internet, porém, com serviços e protocolos diferenciados.
    ERRADO: os serviços e os protocolos são os mesmos.

    II. Um algoritmo de criptografia simétrica requer que uma chave secreta seja usada na criptografia e uma chave pública complementar para descriptografar a mensagem. 
    ERRADO: Com algoritmo de criptografia simétrica, apenas uma chave é usada para criptografar e descriptografar 

    III. Na Internet, o UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte que presta um serviço de comunicação não orientado a conexão e sem garantia de entrega. 
    CORRETO

    IV. DNS é um servidor de diretório responsável por prover informações, como nomes e endereços das máquinas na Internet. Apresenta uma arquitetura cliente/servidor e pode envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta. 
    CORRETO
  • DNS é um servidor de diretório?

    Novidade para mim, que eu saiba um servidor de diretório é o Active Directory.

  • "os servidores de diretórios responsáveis por prover informações como nomes e endereços das máquinas são normalmente chamados servidores de nomes".
    Fonte: Wiki. (DNS)

ID
425104
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dadas as afirmações seguintes com relação a Internet,

I. São redes comutadas por circuitos.

II. São redes comutadas por pacotes.

III. É uma infraestrutura de redes que fornece serviços para aplicações distribuídas.

IV. É uma infraestrutura privada.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    É uma rede comutada por pacotes, dado pelo protocolo TCP/IP que usa datagramas na forma de transmissão de pacotes de dados. E é uma estrutura mista, privada e pública, que fornece serviços para aplicações distribuídas (caso da Computação nas Nuvens)
  • I. São redes comutadas por circuitos.

    II. São redes comutadas por pacotes.

    III. É uma infraestrutura de redes que fornece serviços para aplicações distribuídas.

    IV. É uma infraestrutura privada.(É mista, publica e privada)
  • Não há circuito e a internet é publica
  • Pra mim questão está errada. A resposta certa seria letra E.

    Justificativa:

    Segundo a wikipedia: "Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam o conjunto de protocolos padrão da internet (TCP/IP) para servir vários bilhões de usuários no mundo inteiro."

    Se um assinante de operadoras que utilizam o padrão ADSL (Oi, por exemplo), que utiliza a infraestrutura de telefonia fixa (que por sua vez é montada sobre redes comutadas por circuito),  consegue navegar na Internet, ele faz parte dessa rede. Portanto a Internet é formada tanto por redes comutadas por pacotes quanto por circuitos.

  • Não há o que se falar em infraestrutura privada, sendo que este define-se como intranet.

  • A internet pode ser comutada por circuitos, para mim caberia recurso.

  • D-

    internet-> redes comutadas por pacotes. NAO por circuitos.


ID
425125
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No endereço http://www.cnpq.br/editais/index.htm,

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    O domínio de alto nível é o .BR dado pela Registro.BR, entidade ligada a CERT.BR, do CGI.BR (Comite Gestor da Internet). index.htm é o arquivo que será acessado. O nome index.htm é dispensável no endereço URL completo, porque ele é assumido como default quando omitido no link.
  • Há três classes de servidores de nomes:

    Servidores de nomes raiz: são 13 servidores raiz. Eles são o primeiro passo em traduzir nomes em endereços IP.

    Servidores de nomes de Domínio de Alto Nível (TLD - Top Level Domain): são responsáveis por domínios de alto nível como org, com, edu e domínios de alto nível de países como uk, fr e br.

    Servidores de nomes com autoridade: possuem registros originais que associam aquele domínio a seu endereço IP.

    Esses três servidores de nomes pertencem à hierarquia de servidores DNS.

    Existem um outro tipo importante de DNS, chamado servidor DNS Local, que não faz parte da hierarquia de servidores, mas é de fundamental importância: quando um hospedeiro faz uma consulta DNS, ela e enviada ao servidor de nomes local, que atua como proxy e a retransmite para a hierarquia do servidor DNS.


    Fonte: Kurose, James F. Redes de Computadores e a Internet
  • Com relação ao comentário do Fernando sobre o arquivo:

    Se o arquivo não é especificado e mesmo assim funciona, isso é uma questão relacionada ao servidor HTTP, não ao DNS, e dependendo da configuração do servidor HTTP, realmente pode ser necessário especificar o arquivo desejado, neste caso o index.htm.
  • domínio - br
    arquivos - index.htm
  • b-

    top level domain (servidor de alto nível) é o sufixo do site e.g.: .com, .br, .ar etc

    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Internet_top-level_domains


ID
445840
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre as opções abaixo, escolha a que não se aplica a Rede Internet.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    Acesso dedicado é quando existe uma estrutura dedicada para a conexão, como as Linhas Privativas, onde o canal está estabelecido para diversos serviços, podendo ser TCP, vídeo, voz, VoIP, etc.
  •  A conectividade a Internet quanto às formas de acesso podem ser classificados em acesso dedicado e acesso TCP/IP
  • Não entendi o porque da letra "D"
    Se alguem puder explicar de forma mais clara agradeço.
  • Forma de acesso poderia ser algo como acesso dedicado / acesso discado. 

    TCP/IP é um modelo "de fato" ou um conjunto de protocolos, mas de forma alguma poderia ser entendido com uma forma de acesso. 



ID
457120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de serviços de diretórios, LDAP, X.500 e tecnologias
associadas, julgue os itens a seguir

Cada entrada no diretório X.500 descreve um objeto que tem identificador único chamado ND (nome distinto). Uma entrada consiste de uma coleção de atributos. As entradas são encontradas por meio da navegação na AID (árvore de informação de diretório).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    X.500 é um protocolo que especifica um modelo para a conexão de Serviços de Diretórios locais a fim de formar um diretório global distribuído. A BID - Base de Informação do Diretório mantêm uma parte do diretório global e sua informação é disponibilizada através de um servidor ASD - Agente do Usuário de Diretórios, que se comunica com os outros ASD espalhados pelo mundo. Assim, o usuário, a partir do servidor local, acessa qualquer outro. X.500 suporta, também, funções de gerenciamento, isto é, adição, modificação e deleção de entradas.


ID
492253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O uso de conteúdo multimídia tornou-se muito comum na Internet
e em redes locais. Acerca de arquivos multimídia e suas formas
de transmissão, julgue os itens subseqüentes.

Streaming de dados é uma das várias formas de se transmitir informações de áudio e vídeo por meio de recursos da Internet.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Streaming é um fluxo de dados, que o usuário inicia (fazendo o pedido). Broadcast é outra opção, que foi muito popular no final dos anos 90, onde quem iniciava a transmissão eram os provedores de conteúdo.
    Nesta época, o Windows XP chegou a oferecer o Active Desktop, que seria uma página de Internet no lugar do papel de parede. Mas como a conexão de Internet era lenta e cara, ocupar a banda com a transmissão de notícias por demanda, acabou se mostrando 'inviável' financeiramente para a maioria dos usuários.
  • CERTO


    Conhecido como transmissão contínua ou fluxo de média ou fluxo de mídia ou pelo próprio anglicismo Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas.

  • Correto.

    Streaming é um fluxo de dados, que o usuário inicia (fazendo o pedido). Broadcast é outra opção, que foi muito popular no final dos anos 90, onde quem iniciava a transmissão eram os provedores de conteúdo.

    Nesta época, o Windows XP chegou a oferecer o Active Desktop, que seria uma página de Internet no lugar do papel de parede. Mas como a conexão de Internet era lenta e cara, ocupar a banda com a transmissão de notícias por demanda, acabou se mostrando 'inviável' financeiramente para a maioria dos usuários.

  • Netflix é um excelente exemplo de Streaming

  • Acertei pensando na NETFLIX =)

  • cameraprive.com

  • Aquela questão pra levantar o moral.


ID
492736
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É característica de uma Intranet

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • Resposta Correta Letra E

    A) ERRADA
    DNS é a sigla em inglês para Domain Name System (Sistema de Nomes e Domínios, em português), responsável por descodificar os nomes dos domínios dos sites que as pessoas digitam nos navegadores web em números IP.

    B)ERRADA
    A intranet permite tudo o que a internet dispõe. Mas a principal diferença entre elas é que a intranet é restrita a um certo público, por exemplo, todos os funcionários de uma empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa. É de se ressaltar que a intranet também permite utilizar mais protocolos de comunicação e não apenas o HTTP da internet, assim não é uma caracteristica dela em si.

    C)ERRADA
    NetBios é um sistema de entrada/saída básica de rede,ou seja, um programa que amplia um sistema operacional de um computador, acrescentando serviços de rede. O NetBIOS foi desenvolvido para computadores IBM e foi adotado pela Microsoft para os seus sistemas de rede.

    D)ERRADA
    Cada rede possui seus IPs únicos, entretanto, nada impede que uma rede pessoal (PAN) X possua a mesma numeração da rede pessoal Y. O que não pode acontecer quando as redes X e Y estão interligadas, por exemplo, unindo as redes do tipo PAN em uma (local) LAN, onde as numerações terão que ser unicas novamente, ou seja, você compartilhar um rede com um vizinho, nada impedia que ele possuisse o mesmo IP que você, o que impedirá será a união na nova rede que vocês formarão.

    E)CORRETA
    firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo.

  • Parede de fogo

     

    Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios. Aplicam um conjunto de regras que especificam quem tem acesso a determinadas máquinas e quais os serviços que podem utilizar.

     

    Sobre Intranet

     

    Um bom exemplo do seu uso são as listas de tarefas que permitem ao gestor acompanhar na rede da empresa a evolução do trabalho dos funcionários, que a acessam com exclusividade. Outra boa ideia é integrá-la com os sistemas de gestão, tornando os processos administrativos mais eficientes. Embora seja de acesso restrito, também é possível abri-la para os blogs dos colaboradores, o que contribui para melhorar o relacionamento entre os funcionários. 

     

    Se antes eram associadas às grandes corporações, hoje é cada vez mais comum encontrá-las em pequenas e médias empresas. “Uma pequena empresa tem recursos escassos. Com elas é possível ganhar tempo com eficiência”, diz Ronaldo Fujiwara, da agência especializada em comunicação digital NHW. 


ID
569164
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um padrão Internet é uma especificação completamente testada, que é útil e seguida por todos que fazem uso da Internet, ou seja, uma regulamentação formal que deve ser seguida. Existem procedimentos específicos pelos quais uma especificação ganha o status de padrão Internet. Toda especificação começa como um esboço Internet (draft) que, sob recomendação das autoridades da Internet, pode vir a ser publicado como um(a)

Alternativas
Comentários
  • Um internet draft é um documento de trabalho (u, trabalho em andamento) sem qualquer status oficial e com uma vida útil de seis meses. Por recomendação das autoridades da internet, esse esboço pode ser publicado com um Pedido de Comentários (RFC - Request for Comment). Cada RFC é editado, tem um número a ele atribuído e é disponibilizado a todos os interessados. Os RFCs passam por níveis de maturidade e são classificados de acordo com o seu nível de exigência.


ID
579535
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O endereço MAC - Media Access Control consiste em

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    Só faltou falar que a notação do endereço MAC é em formato hexadecimal.
    FF:FF:FF:DD:DD:DD
    Onde FF é o fabricante, e DD é o dispositivo.
  • endereço MAC (do inglês Media Access Control) é o endereço físico de 48 bits da estação, ou, mais especificamente, da interface de rede. O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede Ethernet. Este endereço é o utilizado na camada 2 (Enlace) do Modelo OSI.

    Representa-se um endereço MAC escrevendo, exactamente, 12 dígitos hexadecimais agrupados dois a dois – os grupos são separados por dois pontos. Exemplo:

    00:00:5E:00:01:03

    Os três primeiros octetos são destinados à identificação do fabricante, os 3 posteriores são fornecidos pelo fabricante. É um endereço único, i.e., não existem, em todo o mundo, duas placas com o mesmo endereço.

    Em máquinas com Windows XPWindows 2000 ou Windows 98 instalados pode-se verificar o endereço MAC da placa ou interface de rede através do comando ipconfig com o parâmetro /all, ou também com o comando getmac através do prompt no Windows XP. No Windows 98 existe também um programa com interface gráfica, o winipcfg para verificar este parâmetro.

    No Linux o comando é ifconfig.

    A IEEE define três categorias gerais de endereços MAC em Ethernets:

    - Endereços Unicast: Um endereço MAC que identifica uma única placa de interface LAN.

    - Endereços Broadcast: O tipo de MAC do grupo IEEE mais utilizado, tem um valor de FFFF.FFFF.FFFF (em notação hexadecimal). O endereço broadcast implica que todos os dispositivos na LAN devem receber e processar um quadro enviado ao endereço broadcast.

    - Endereço Multicast: Quadros enviados para unicast são destinados a um único dispositivo; quadros enviados para um endereço broadcast, são destinados à todos os dispositivos. Os quadros enviados a endereços multicast, são destinados a todos os dispositivos que se interessem em receber o quadro.

  • Complementando ...
    Antes de sair da fábrica, o fabricante do hardware atribui um endereço físico a cada placa de rede. Esse endereço é programado em um chip na placa de rede. Como o endereço MAC está localizado na placa de rede, se a placa de rede fosse trocada em um computador, o endereço físico da estação mudaria para o novo endereço MAC. Há dois formatos para os endereços MAC: 0000.0c12.3456 ou 00-00-0c-12-34-56.
    MAC significa Media Access Control (Endereços MAC) e possuem 48 bits de tamanho expressos com doze dígitos hexadecimais. Eles são utilizados para identificar a placa de rede.
    Os primeiros seis dígitos são administrados pelo consórcio IEEE e identificam o fabricante ou fornecedor da placa de rede; os seis últimos são uma identificação da placa.
  • Letra D

    Em suma, há uma padronização dos endereços MAC administrada pela IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) que define que os três primeiros bytes, chamados OUI (Organizationally Unique Identifier), são destinados a identificação do fabricante - eles são fornecidos pela própria IEEE.


    Os três últimos bytes são definidos pelo fabricante, sendo este responsável pelo controle da numeração de cada placa que produz.

     


ID
606664
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para que um dispositivo se conecte à Internet, é necessário que esse dispositivo possua suporte a

Alternativas
Comentários
  • De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet).


ID
606667
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A criação de uma Intranet na rede de uma empresa disponibiliza as informações que trafegam nessa rede por meio da principal ferramenta de acesso à Internet, que é o

Alternativas
Comentários
  • Browser (letra A).

  • Questão meio boba.


ID
616492
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet. Conseqüentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como por exemplo, o paradigma de cliente-servidor. Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como uma versão privada da Internet ou uma mini-Internet confinada a uma organização. Dentre as características apresentadas abaixo, assinale qual NÃO faz parte da Intranet:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. As demais são funcionalidades de uma Intranet, portanto ficou fácil identificar a alternativa errada.

    Os usuários podem acessar remotamente a Intranet, mas com autenticação.

  • Gabarito C

    Questão relativamente fácil.... para se estabelecer uma sessão com a intranet, é necessário estar autenticado no servidor.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
645241
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. Uma rede compartilhada onde a informação e separada de outras no mesmo meio, de modo que apenas o destinatário pretendido tenha acesso.

II. Um conceito arquitetural no qual uma ou mais camadas de protocolo são repetidas, criando uma topologia virtual no topo da topologia física.

III. Faz uso da infraestrutura pública de comunicações, como a internet, para proporcionar acesso remoto e seguro a uma determinada rede localizada geograficamente distante do local de acesso.

Os itens acima se referem a tecnologia conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • Rede Privada Virtual é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão
  • Virtual Private Network" ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como Frame Relay e X.25) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet.

    Motivada pelo lado financeiro, onde os links dedicados são caros, e do outro lado está a Internet, que por ser uma rede de alcance mundial, tem pontos de presença espalhados pelo mundo.

    Conexões com a Internet podem ter um custo mais baixo que links dedicados, principalmente quando as distâncias são grandes, esse tem sido o motivo pelo qual, as empresas cada vez mais utilizam a infra-estrutura da Internet para conectar a rede privada.

    A utilização da Internet como infra-estrutura de conexão entre hosts da rede privada é uma ótima solução em termos de custos mas, não em termos de privacidade, pois a Internet é uma rede pública, onde os dados em trânsito podem ser lidos por qualquer equipamento. Então como fica a questão da segurança e a confidencialidade das informações da empresa?

    Os túneis virtuais habilitam o tráfego de dados criptografados pela Internet e esses dispositivos, são capazes de entender os dados criptografados formando uma rede virtual segura sobre a rede Internet.

    Os dispositivos responsáveis pelo gerenciamento da VPN devem ser capazes de garantir a privacidade, integridade, autenticidade dos dados.

  • VPN's exigem usuarios remotos sejam indetificados e asseguram info com criptografia para não revelar info privada para agentes nao autorizados.
  • Só na eliminação

  • Pelo último item já daria pra marcar

  • Também confesso que vi que era VPN pelo último item, apenas. Se só tivessem os dois primeiros, teria que partir pra eliminação.

    Vamos na fé.

  • NAT - Network Address Translation

    É atribuir a cada empresa um único endereço IP (ou no máximo, um número pequeno deles) para tráfego da Internet. O pacote enviado ou a ser recebido da sua estação de trabalho na sua rede local, vai até ao servidor onde é trocado pelo ip do mesmo que substitui o ip da rede local, que valida assim o envio do pacote na Internet. No retorno do pacote, este chega e o ip do servidor é trocado pelo Ip da estação que fez a requisição do pacote.

     

    Fonte: http://faqinformatica.com/o-que-e-como-funciona-protocolo-nat/

  • Gabarito: B

    VPN

  • Achei os 2 primeiros itens ambíguos. Mas quando falou acesso remoto seguro, só podia ser Vpn. O Terceiro item me salvou.

ID
651370
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual dos itens abaixo caracteriza uma rede de computadores peer-to-peer (par a par)?

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos principais de modelos de rede P2P para a troca de arquivos, o modelo centralizado usando cliente-servidor e o modelo descentralizado.

  • (a) Errado, os nós são pares, por isso possuem as mesmas capacidades funcionais e responsabilidades;

    (b) Errado, não há servidores intermediários;

    (c) Correto;

    (d) Errado, há diversas aplicações;

    (e) Errado, não há limites de nós

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

    GABARITO: Alternativa C


ID
695422
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre placas de redes (dispositivos de entrada e saída de computadores), considere:

I. Dois tipos de placas são as de padrão Token Ring e Ethernet. Cada placa de rede possui um endereço físico único para seu endereçamento chamado de MAC Address.

II. As placas de rede possuem conectores BNC para a utilização com cabos coaxiais e/ou conectores RJ45 que possibilitam a utilização de cabos de par trançado.

III. Devido às altas taxas de transferência e ao baixo custo, as placas de padrão Token Ring e Wi-fi estão cada vez mais dominando o mercado e deixando de lado o padrão Ethernet.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O erro da alternativa III é que o padrão ETHERNET não foi deixado de lado (ele é atualmente o mais usado) em contrapartida, o padrão TOKEN RIGH entrou em desuso por causa, justamente, do padrão ETHERNET. O padrão TOKEN RIGHT ainda é encontrado em infraestruturas antigas.
  • Letra E. O item III está errado porque o padrão Token Ring opera de 4 a16Mbps, o padrão Ethernet opera 10 megabits/seg: 10Base-T Ethernet (IEEE 802.3) - 100 megabits/seg: Fast Ethernet (IEEE 802.3u) - 1 gigabits/seg: Gigabit Ethernet (IEEE 802.3z) - 10 gigabits/seg: 10 Gigabit Ethernet (IEEE 802.3ae), e o Wi-Fi tem velocidades de 11Mbps, 54Mbps, 150Mbps, etc. Podemos observar que o Ethernet apresenta maiores velocidades que outras opções, porém o Wi-Fi tem crescido devido a diminuição de custos de aquisição dos equipamentos (roteadores, hotspots, antenas, etc).
  • Placas ethernet, há muito tempo , não são fabricadas com conectores BNC; aliás, hoje não se encontra mais redes ethernet padrão. Mesmo a fast ethernet está sendo substituida pela gigaethernet baseada em cabos cat 5e ou 6. Esta questão foi de uma prova de 2012. Alguém tem que avisar aos examinadores da FCC que o tempo passa ,e, as tecnologias mudam. Duvido que alguém encontre, exceto , é claro , nos "brechós" de informática, placas de rede com conectores BNC.
  • Não entendi a opção I

  • I. Dois tipos de placas são as de padrão Token Ring Ethernet (CORRETO). Cada placa de rede possui um endereço físico único para seu endereçamento chamado de MAC Address (CORRETO)

    Os token rings surgiram como protocolos MAC com certa consistência. Tanembaum 5° edição página 171

    "temos hubs inteligentes com 8 portas cada ligados entre sí. Tanto os hubs quanto as placas de rede e até mesmo os conectores dos cabos têm que ser próprios para redes Token Ring." Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/token-ring


ID
705301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Clientes e servidores na Internet se comunicam por meio da troca de mensagens, que podem incluir tanto dados quanto metadados. O formato dessa troca de mensagem é especificado por um ou mais protocolos, como SMTP ou HTTP, que fazem parte dos padrões da Internet.

Esses padrões da Internet têm todas as suas versões descritas em uma série de documentos denominada

Alternativas
Comentários
  • RFC são um set de documentos mantidos pelo IETF (Internet Engineering Task Force)
  • RFC é um acrónimo para o inglês Request for Comments, é um documento que descreve os padrões de cada protocolo da Internetpreviamente a serem considerados um padrão.

ID
770206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, julgue os itens que se seguem.

O objetivo de um sistema de comunicação é trocar dados entre dois sistemas remotos. Por meio desses sistemas, é possível utilizar recursos, como impressoras, instalados em outra máquina.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    As redes de computadores ganharam o seu destaque graças ao compartilhamento de recursos, que podem ser impressoras ou arquivos. E atualmente esta ideia se expande na computação nas nuvens, com a virtualização dos servidores de arquivos, serviços, banco de dados, escalonamento associado a demanda, etc.
  • correto-
    As redes têm a característica de compartilhar recursos, os quais incluem impressoras,arquivos,hosts,servers. Isso pode ocorrer não só na mesma LAN mas com a internet como meio de condução (VPN).
  • Certo, isto se evidencia no conceito de redes de computadores, Um grupo de computadores que são concectados entre si, de forma a proporcionar o compartilhamento de arquivos e periféricos de forma simultânea utilizando um meio de transmissão em comum.
  • GABARITO: CORRETO

    Certo! E podemos usar como exemplo as redes de computadores. Nelas, um grupo de equipamentos são concectados entre si, de forma a proporcionar o compartilhamento de arquivos e periféricos de forma simultânea, como uma impressora, por exemplo.

    Dicas, resumos e questões comentadas de informática. Me segue lá no Instagram @juniorgaucho_

  • O objetivo de um sistema de comunicação é trocar dados entre dois sistemas remotos

    Errei justamente por essa restrição, pois dados não são trocados apenas em sistemas remotos!


ID
770209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, julgue os itens que se seguem.

Em uma rede de computadores, os sinais se propagam através de um meio físico. Os dados binários que o nó de origem quer transmitir são codificados em sinais que, no destino, são decodificados em dados binários. Essa codificação é de responsabilidade das interfaces de rede, possuindo cada interface sua tecnologia e seus protocolos.

Alternativas
Comentários
  • Talvez o erro esteja no começo, no qual fala que os sinais se propagam através de um meio físico. Bom, não necessariamente, numa rede, DEVE ser usado o meio físico como transporte... quem tiver uma explicação, por favor, envia uma mensagem aí!
  • Alguém sabe explicar essa questão? Marquei ERRADO por causa do "interface"! Para mim, interface era a parte do sistema computacional que interagia com o usuário final! Não entendi!! Obrigada!
  • Em uma rede de computadores, os sinais se propagam através de um meio físico. 

    Ok. Seja guiado (cabos e fibras) ou não guiados (difusão).

    Os dados binários que o nó de origem quer transmitir são codificados em sinais que, no destino, são decodificados em dados binários. 

    Ok. Um computador trabalha com dados binários (bits), que é a unidade mínima de informação. Ao serem transportados numa, esses bits são codificados para o sinal mais adequado àquela rede (luz, pulso elétrico, irradiação), recebidos no destino e novamente traduzidos (ou recuperados) para bits adequados ao compudador desse destino.

    Essa codificação é de responsabilidade das interfaces de rede, possuindo cada interface sua tecnologia e seus protocolos.
    Ok. A placa de rede funciona, grosso modo, como uma identidade (que se possa identificar origem e destino de maneira unívoca naquele segmento) e tradutor, que coloca aqueles bits num formato adequado ao meio (tecnologia) e segue as regras necessárias para estabelecer e realizar a comunicação (protocolos).
  • Mais uma vez você tem que retirar da questão aquilo que está implicito e que pode gerar várias interpretações.

    O final da questão onde diz "[...]possuindo cada interface sua tecnologia e seus protocolos" eu imaginei que, em uma determinada conexão, cada interface teria sua própria tecnologia e seus próprios protocolos. Sabemos que para a comunicação funcionar, as interfaces precisam ter os mesmos protocolos e a mesma tecnologia.

    Porém, implicitamente, o examinador dizia que "cada TIPO de interface possui sua tecnologia e seus protocolos".

    Sem a Bola de Cristal CESPE fica difícil...
  • Pensei da mesma forma que você, Bruno Dück! Realmente, tem que ter cuidado.

  • Também concordo com você Bruno.

     

    Malditas Questões que podem gerar várias interpretações.

  • Correto. Os sinais elétricos ou luminosos são enviados pelo meio físico, que poderá ser guiado ou não guiado. Estes sinais representam dados binários (bits), das informações que o emissor (origem) deseja transmitir para o destinatário (destino).

    FONTE: Professor Nishimura

  • Em uma rede de computadores, os sinais se propagam através de um meio físico (Guiado/Não guiado). Os dados binários (Camada física - bits 0,1) que o nó de origem quer transmitir são codificados em sinais (Elétricos/Luminosos) que, no destino, são decodificados em dados binários (Camada física - bits 0,1). Essa codificação é de responsabilidade das interfaces de rede, possuindo cada interface sua tecnologia e seus protocolos.

    Gabarito correto.

  • Bruno e Julia, vocês pensaram em host, porque os equipamentos que precisam ter o mesmo protocolo e tecnologia para se comunicar, mas também tem como fazer comunicação quando for distinta, enfim. Interfaces estão (ligam os serviços) entre as camadas, cada camada possui seu protocolo e tecnologia próprias,


ID
770224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de arquitetura de redes TCP/IP, julgue os itens seguintes.

No modelo de rede ponto a ponto, não existe cliente ou servidor, podendo qualquer máquina, ao mesmo tempo, ser cliente e servir a outras requisições de outras máquinas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    A rede ponto a ponto é um barramento com dois nós, onde cada um é servidor e cliente ao mesmo tempo.
    Atualmente, a conexão Bluetooth entre smartphones é um exemplo ponto a ponto.
  • Discordo da questão porque se é cliente e servidor ao mesmo tempo, não se pode afirmar que "não existe cliente ou servidor".
    Existir, existe, mas fazem as duas funções simultanemente.
    Mas o cespe nunca admitiria isto.
  • @Fabricio Lara: acabei pensando como você.

  • Em uma rede ponto a ponto os computadores são conectados em grupo para que outros usuários possam compartilhar recursos e informações. Não há um local central para autenticação de usuários, armazenamento de arquivos ou acesso a recursos. Isso significa que os usuários devem lembrar em qual computador do grupo de trabalho está o recurso ou a informação compartilhada que desejam acessar. Isso significa também que os usuários precisam efetuar login em cada computador para acessar os recursos compartilhados no computador indicado.

  • Evite responder questões dessa prova do Banco da Amazônia. Você fica nervoso com tanta besteira. Convenhamos, esse não é o padrão da CESPE. Isso aí foi alguma mutreta das terras da Banânia. (Outra merda é a prova do MEC)

  • esse é o famoso "quem errou, acertou"

  • Excelente comentário!

  • Direto ao ponto! (Conteúdo você já tem de ter estudado)

    No modelo de rede ponto a ponto (Peer-to-peer ou P2P), não existe cliente ou servidor, podendo qualquer máquina, ao mesmo tempo, ser cliente e servir a outras requisições de outras máquinas.

    Nesse caso, os nós operam como "cliente-servidor" + não existe hierarquia entre os end points.

    Prof. Rany - Projeto 70 pts.

    GABARITO: CERTO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Cliente-servidor: restaurante.

    P2P: Churrasco no domingo com a família.

  • Então existe uai.. Parece que uma criança escreveu essa questão. PQP

  • Porém, quem já resolveu muitas questões acerca DESSE TEMA específico sabe que a CESPE desliza várias vezes e muda constantemente o entendimento.

  • Porém, quem já resolveu muitas questões acerca DESSE TEMA específico sabe que a CESPE desliza várias vezes e muda constantemente o entendimento.

  • No modelo de rede ponto a ponto, não existe cliente ou servidor, podendo qualquer máquina, ao mesmo tempo, ser cliente e servir a outras requisições de outras máquinas

    o ou é exclusivo, quer dizer que só pode ser cliente ou só pode ser servidor, não os dois ao mesmo tempo, o que fere a definição de peer-to-peer (PPP).

    AVANTE

  • CERTO

    • TOPOLOGIA [PONTO A PONTO]

    Cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.


ID
770959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de técnicas de comutação de circuitos, pacotes e mensagens, julgue os próximos itens.

Na comutação de células, a alocação de banda de transmissão é feita dinamicamente, tendo por base a demanda.

Alternativas
Comentários
  • Características da comutação de células

    • Faz uso da alta confiabilidade dos meios de transmissões atuais;

    • Multiplexação de diversas conexões lógicas sobre uma única conexão física;

    • Opera com células de tamanho fixo, reduzindo o overhead de seu processamento;

    • A alocação de banda de transmissão é feita dinamicamente, tomando por base a demanda;

    • Implementa mecanismos de controle de congestionamento da rede, descartando-se, caso necessário, os quadros de baixa prioridade;

    • Suporta tráfego com taxa de transmissão de bit constante e/ou variável;

    • Suporta serviços de dados (textos e imagens estáticas), voz e vídeo, com qualidade dinamicamente alocada. Voz e vídeo são aplicações sensíveis a atrasos;

    • Permite a transferência de informações de diferentes naturezas de maneira combinada;

    • Possibilita a integração de redes e sistemas de comunicação. Permite reduzir o número de redes de transmissão por oferecer serviços de comunicação de dados, voz e vídeo em forma integrada;

    • Provê suporte fácil para multicast, por exemplo, serviço de televisão a cabo;

    • Não opera de maneira otimizada para nenhum tipo de serviço, não atendendo bem a nenhum deles. O melhor em tudo, não é melhor em nada;

    • Não implementa mecanismos de correção de erros, nem de controle de fluxo fim-a-fim. Isso não é totalmente verdade, pois existe um controle de fluxo fim-a-fim indireto, na implementação da canalização virtual;

    • Requer uma infraestrutura de comunicação pouco suscetível a erros e com altas taxas de transmissão.


    Alternativa: Certo


ID
771832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere a sistemas operacionais e aplicações web, julgue
os itens a seguir.

Uma das diferenças básicas entre a Internet e a intranet diz respeito ao modo como as páginas são endereçadas em cada uma delas. Na Internet, utiliza-se o nome do domínio completo —por exemplo, www.basa.com.br —, enquanto, na intranet, conforme a configuração realizada pelo administrador, o nome do domínio não é necessário para acessar os sítios. Estando habilitada a segurança da intranet, o navegador Internet Explorer reconhecerá a diferença entre os endereços e usará as configurações da zona de segurança apropriadas.

Alternativas
Comentários
  • Na Internet, utiliza-se o nome do domínio completo —por exemplo, www.basa.com.br.errado: o nome do domínio completo não é necessário em internet; em www.basa.com.br, pode-se omitir o prefixo world wide web (www) e obter o mesmo resultado.
  • Sobre o comentário acima, "nome do domínio completo"  tornaria a resposta correta, mas da forma que está, a questão fica confusa e passível de anulação.
  • Correto. Vamos por partes... Na Internet, o endereçamento é realizado em 3 partes: endereço MAC, número de IP fixo, endereço URL. Assim, via Internet, podemos acessar um recurso com o IP fixo da empresa (por exemplo, http://200.210.15.10/pastas/contabilidade.html) ou então com a URL do site (o mais comum, como http://www.empresa.com.br/pastas/contabilidade.html). Na Intranet (vou tomar como exemplo o Windows Server 2008, com Active Directory e Internet Information Service, que possuo em meu trabalho) o administrador pode definir que o endereçamento aceitará qualquer uma das 3 formas. Não é costume habilitar o modo 'endereço MAC' por ser uma informação sensível. Mas é habilitado o modo IP e o modo URL. Então, se estamos com um domínio configurado, o www.empresa.com.br no Active Directory, qualquer usuário dentro da Intranet poderá digitar o IP do servidor 192.168.210.1 com o recurso, como http://192.168.210.1/pastas/contabilidade.html OU ENTÃO poderá digitar como http://www.empresa.com.br/pastas/contabilidade.html. Ao acessar algum recurso, o navegador Internet Explorer classifica este acesso como Internet, Intranet, Sites confiáveis e Sites restritos. No acesso 'Internet', as configurações de segurança serão Médio-Alto. No acesso 'Intranet' será Personalizado. Em 'Sites confiáveis' será Médio, e no 'Sites Restritos' será Alta/Personalizado.
  • consegui puxar o google aki na boa pelo ip... questão muito mal feita... anula !!!!!

    http://216.58.222.4/
  • Esqueça essas questões do banco da Amazônia.

  • Questões absurda, sem pé nem cabeça como foi redigida.

  • conforme a configuração realizada pelo administrador....(C)

  • Perguntinha de alto nível cê ta doidoooo.


ID
774214
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Conjunto estabelecido ou aceito de procedimentos, regras ou especificações formais que governam a comunicação entre os nós de uma rede. Esta definição se refere a qual elemento fundamental para o funcionamento de uma rede de comunicação?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Um protocolo é exatamente isso. Um conjunto de regras e/ou especificações que regulam a comunicação entre duas partes.
  • Definição de PROTOCOLO: Conjunto estabelecido ou aceito de procedimentos, regras ou especificações formais que governam a comunicação entre os nós de uma rede. Do livro : Comunicação Entre Computadores e Tecnologias de Rede na  seção 1.2 definição de protocolo, autores MICHAEL A. GALLO, WILLIAM M. HANCOCK ano 2003.

  • Conceito de protocolo: Conjunto estabelecido ou aceito de procedimentos, regras ou especificações formais que governam a comunicação entre os nós de uma rede


ID
774226
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma arquitetura de rede é definida pelas camadas ou níveis que a compõem, pela interface entre essas camadas e pelas regras de comunicação entre camadas de mesmo nível em máquinas distintas. Sobre os conceitos relacionados à arquitetura de rede, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra c - É justamente o contrário.

  • Um serviço é um conjunto de primitivas (operações) que uma camada oferece à camada situada acima dela. O serviço define as operações que a camada está preparada para executar em nome de seus usuários, mas não informa nada sobre como essas operações são implementadas. Um serviço se relaciona a uma interface entre duas camadas, sendo a camada inferior o fornecedor do serviço e a camada superior o usuário do serviço.


ID
779236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca de redes de computadores,
comunicação de dados, meios físicos de comunicação e elementos
de rede.

Quando mensagens são deslocadas de uma rede para outra, conversões de protocolo são efetuadas. Quando o nível de conversão é feito no nível de enlace, o gateway recebe o nome de repetidor.

Alternativas
Comentários
  • Repetidor (repeater) opera na camada física, e não data-link layer. Gateway é um node que se comunica com redes externas e recebe packets da internet antes de eles serem direcionados ao node correspondete pelo NAT.
  •  'Gateway de camada de aplicativo' Serviços de terminal.
  • É isso aí Gloomy. Repetidor é camada física.
    Devemos ficar atento que a questão disse em qual camada o gateway estava "trabalhando", pois o mesmo pode trabalhar em qualquer camada do modelo OSI.

    Bons estudos.
  • Repetidor, hub: camada física.
    Bridge, switch, access point: camada de enlace.
    Roteador: camada de rede.
  • De maneira geral, o esquema abaixo faz a correspondência entre dispositivos e camadas OSI (faltou o switch, que atua em camada de enlace):

    ]

    O diagrama abaixo traduz a mesma ideia, de maneira mais analítica:

    Fonte:
    http://encyclopedia2.thefreedictionary.com/Bridge
    http://www4.ncsu.edu/~chou/course/LectureNotes/LANInterconnection.htm
  • O repetidor não faz nada além de "aumentar o volume" e repetir o sinal

  • Repetidor trabalha em camada física.

  • Repetidor, hub: camada física.

    Bridge, switch, access point: camada de enlace.

    Roteador: camada de rede.





  • Quando mensagens são deslocadas de uma rede para outra, conversões de protocolo são efetuadas. Quando o nível de conversão é feito no nível de enlace, o gateway recebe o nome de repetidor.(ERRADO).

    A questão apresenta uma construção estilo Frankenstein:

    1. quem atua como repetidor é o Hub
    2. Hub não tem nada haver com nível de conversão
    3. Hub atua na camada física, não enlace
    4. gateway atua em todas camadas, mas a sua função é ser a ponte de comunicação entre protocolos e aplicações heterogêneas.

    AVANTE

  • Repetidor é na física.


ID
779248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com referência a redes de computadores, julgue os itens que se
seguem.

Por terem como base a comunicação direta entre utilizadores, as aplicações P2P necessitam de servidores para serem acessadas.

Alternativas
Comentários
  • A questão se enrola no próprio enunciado. Se a comunicação é direta entre dois utilizadores, por que precisariam de servidores para acesso as aplicações.

    bons estudos.
  • errado- P2P (peer to peer) é uma conexão direta entre 2 hosts, de topologia bus.P2P tb é um exemplo de full mesh e não necessiat um hub/server p/ interligar/gerenciar tráfico.
  • Nas redes ponto a ponto (P2P), não há servidores dedicados nem hierarquia entre os computadores. Todos podem compartilhar e utilizar recursos, operam de forma igual, atuando como cliente e servidor ao mesmo tempo e são chamados de pontos ou nós de rede.Os usuário que determinam quais dados do seu computador serão compartilhados na rede.
  • P2P (do inglês peer-to-peer, que significa par-a-par) é um formato de rede de computadores em que a principal característica é descentralização das funções convencionais de rede, onde o computador de cada usuário conectado acaba por realizar funções de servidor e de cliente ao mesmo tempo.

    Seu principal objetivo é a transmissão de arquivos e seu surgimento possibilitou o compartilhamento em massa de músicas e filmes.



    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/torrent/192-o-que-e-p2p-.htm#ixzz2hHjnYLeG
  • As conexões P2P não necessitam do uso de um servidor ambas as máquinas de cliente operam como servidor ou cliente.

  • Gabarito Errado

    Arquitetura P2P: Um sistema peer-to-peer implementa uma rede abstrata sobreposta, em cima da topologia da rede. ... Numa arquitetura P2P padrão, não existe a noção de cliente ou servidor, mas só pares de nós que funcionam tanto como cliente quanto como servidor para outros nós da rede.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Nas redes ponto a ponto (P2P), não há servidores dedicados nem hierarquia entre os computadores. Todos podem compartilhar e utilizar recursos, operam de forma igual, atuando como cliente e servidor ao mesmo tempo e são chamados de pontos ou nós de rede.Os usuário que determinam quais dados do seu computador serão compartilhados na rede.

  • A principal vantagem das redes Peer-to-peer é não precisarem de servidores centrais.

    Item errado.

  • logico que precisa de servidor, quem vai iniciar a transferência do arquivo? alguem tem que ser o servidor, senão nao funciona. não é???

  •  No P2P tradicional, o usuário é cliente e servidor simultaneamente, uma vez que ele tanto pode baixar arquivos como pode ser um “servidor” para que outros usuários também façam o download

  • torrent de game me ajudou hahahha

    sabia que os games e seriados seriam úteis pra mim kkkk

  • P2P famosa brotheragem


ID
786373
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O roteamento indireto sofre de uma ineflciência conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Ineficiência no IP Móvel

    ...

    O roteamento triangular, o caso menos grave, ocorre quando o host remoto se comunica com um host móvel que não está ligado a mesma rede(ou site) do host móvel. Quando o host móvel envia um pacote ao host remoto, não há nenhuma ineficiência. Entretanto, quando o host remoto envia um pacote para o host móvel, o pacote vai do host remoto ao agente inicial e, depois, ao host móvel. O pacote percorre os dois lados de um triângulo, em vez de apenas um(veja a Figura 24.10)


    Protocolo TCP/IP - 3.ed. - Behrouz A. Forouzan. Página 646, Capítulo 24


ID
786400
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
805504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de conceitos relacionados à infraestrutura de tecnologia da informação (TI), julgue o  item  que se segue.

Uma rede de comunicação de dados pode ser formada por infraestrutura de TI dotada de sistemas de grande porte, bancos de dados relacionais e sistemas web.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    O termo infraestrutura tem sido usado ao longo da história para descrever as estruturas grandes e complexas de projetos militares, projetos civis e serviços públicos. A palavra foi usada pela primeira vez em 1875 na França para descrever o planejamento da ferrovia. No entanto, antes de 1700, o que mais tarde ficou conhecido como infraestrutura, começou com estradas e canais para transporte e irrigação. Os anos 1800 até o início dos anos 1900 adicionaram infraestrutura de comunicação ferroviária, telegráfica, elétrica, de água / esgoto, metrô e telefonia. Como a tecnologia evoluiu da computação básica para a internet e além, as operações de negócios rapidamente se tornaram dependentes da tecnologia. Dessa forma, com o tempo, a infraestrutura de TI tornou-se uma espinha dorsal dos negócios.

    Hoje, o termo é usado para abranger as bases, os componentes estruturais e os relacionamentos cada vez mais crescentes das estruturas de negócios integradas. O termo, tirado do francês infra, significa abaixo. Isso destaca que uma base sólida é necessária para apoiar uma estrutura organizacional forte.

    Abaixo está uma lista de áreas que são comumente referidas como infraestrutura:

    Rodovias

    Ruas / Estradas

    Pontes

    Aeroportos

    Ferrovias

    Utilidades da água

    Utilitários elétricos

    Utilitários de energia

    Telecomunicações

    Utilitários de lixo

    Fonte: Infonova (Estrutura de TI)


ID
813541
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Multicast é

Alternativas
Comentários
  • Multicast é a entrega de informação para múltiplos destinatários simultaneamente usando a estratégia mais eficiente onde as mensagens só passam por um link uma única vez e somente são duplicadas quando o link para os destinatários se divide em duas direções. 

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Multicast

  • GABARITO: B.

    Complementando...

    UNICAST [Uni = um; cast = transmitir]: Nessa comunicação, uma mensagem só pode ser enviada para um

    destino. Analogamente, quando você envia uma mensagem no Whatsapp para uma pessoa específica, você está enviando uma mensagem unicast.

    MULTICAST [multi = vários e cast = transmitir]: Nessa comunicação, uma mensagem é enviada para um grupo de

    destino. Analogamente, quando você cria uma lista de transmissão no Whatsapp com um grupo de pessoas e os envia uma mensagem, você está enviando uma mensagem multicast.

    BROADCAST [broad = todos e cast = transmitir]: Nessa comunicação, uma mensagem é enviada para todos os

    destinos. Analogamente, quando você cria uma lista de transmissão no Whatsapp com todos os seus contatos e os envia uma mensagem, você está enviando uma mensagem broadcast.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
814681
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em redes de computadores, fala-se muito em latência. Sendo assim, uma latência é

Alternativas
Comentários
  • Período de Latência é a diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis e sim conceito de engenharia, o débito. Embora de certa forma sejam ambos uma medida de velocidade, não são, de todo, a mesma coisa. Latência é a sua conclusão, enquanto que débito é o número total de tais actividades durante um determinado espaço de tempo.


ID
815374
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um NAC pode ser classificado em quatro categorias, são elas:

Alternativas
Comentários
  • http://imasters.com.br/artigo/17375/redes-e-servidores/nac-redes-mais-seguras/

  • Network Access Control (NAC) is a   solution that uses a set of  to define and implement a policy that describes how to secure access to network  by devices when they initially attempt to access the network. NAC might integrate the automatic remediation process (fixing non-compliant nodes before allowing access) into the network systems, allowing the network infrastructure such as routers, switches and firewalls to work together with back office servers and end user computing equipment to ensure the  is operating securely before interoperability is allowed. A basic form of NAC is the  standard.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Network_Access_Control

  • The different types of NAC solutions available include

    1- Appliance-based,(whether the appliance is inline or out-of-band)

    2- Switch- or network equipment-based

    3- Client/host-based

    4- Agent-less or clientless

    https://www.oreilly.com/library/view/network-access-control/9780470398678/9780470398678_a_diagram_is_worth_a_thousand_descriptio.html


ID
815545
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A internet é uma rede de computadores que interconecta milhares de dispositivos computacionais ao redor do mundo. A respeito da internet é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    O controle de transmissões na Internet é realizado a partir das informações contidas nos pacotes de dados enviados, no cabeçalho.


ID
817948
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito das tarefas de multiplexação e demultiplexação.

Alternativas

ID
832018
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual dos seguintes itens oferece conexão entre redes não similares?

Alternativas
Comentários
  • Gateway: é um ip existente no roteador e qeu pertence a uma das redes roteadas. Letra D

    Roteador: é uma máquina que interliga redes.





ID
832021
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A monitoração é uma maneira de o administrador acompanhar o aumento de carga em um ou mais servidores da rede. Sobre os principais elementos de hardware a serem monitorados em um servidor, quais das opções abaixo estão CORRETAS?
I. Memória RAM.
II. Processador.
III. Monitor.
IV. Sistemas de Discos.
V. Placa de Rede.

Alternativas
Comentários
  • Monitorar Placa de Rede, deu uma forçada...nunca vi isso em um relatório de Capacity!

  • Dessa lista, MONITOR é o único a não ser monitorado.

    Gabarito: E


ID
832057
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Protocolo que permite a um servidor fornecer um endereço IP automaticamente. Está-se falando de:

Alternativas

ID
833779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das técnicas de multiplexação e de suas características gerais, julgue o  item  subsequente.


Em um sistema DWDM, entre os pontos de multiplexagem e de multiplexagem, um único comprimento de onda é transmitido.

Alternativas
Comentários
  • DWDM - Dense Wavelength Division Multiplexing - “Multiplexação por divisão densa de comprimentos de onda. Permite a transmissão de uma maior (densa) quantidade de comprimentos de onda em uma mesma fibra óptica.

    Gab. E

  • DWDM - Dense Wavelength Division Multiplexing - “Multiplexação por divisão densa de comprimentos de onda. Permite a transmissão de uma maior (densa) quantidade de comprimentos de onda em uma mesma fibra óptica.

  • Gabarito: E

    O DWDM é um sistema de multiplexação por múltiplos comprimentos de ondas, que são transmitidas em uma única fibra óptica. Neste modo de multiplexação cada comprimento de onda é um canal separado permitindo assim multiplicar a capacidade de transmissão da fibra.


ID
869893
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de computadores podem também ser classificadas de acordo com a sua finalidade e organização. Nesse contexto, uma rede de acesso privado de uma empresa com sedes em diferentes cidades e que permite acesso às empresas parceiras é denominada

Alternativas
Comentários
  • INTRANET

    As intranets são redes restritas e fechadas a membros de um grupo ou funcionários de uma empresa. Uma intranet é uma versão particular da internet, que pode ou não estar conectada a esta. Essa rede pode servir para troca de informação, mensagens instantâneas (os famosos chats), fóruns, ou sistemas de gerenciamento de sites ou serviços online. Uma intranet pode conectar empregados de uma empresa que trabalham em escritórios diferentes ou pode facilitar a logística de pedidos justamente por interligar diferentes departamentos de uma mesma empresa em uma mesma rede.

    EXTRANET 

    Quando alguma informação dessa intranet é aberta a clientes ou fornecedores dessa empresa, essa rede passa a ser chamada de extranet. Se sua empresa tem uma intranet e seu fornecedor também e ambas essas redes privadas compartilham uma rede entre si, para facilitar pedidos, pagamentos e o que mais precisarem, essa rede compartilhada é conhecida como extranet. Ainda, se sua empresa abre uma parte de sua rede para contato com o cliente, ou permite uma interface de acesso dos fornecedores essa rede com ele é chamada de extranet.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm#ixzz2x57dSj00

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm#ixzz2x57O4cMK

  • Ela só é extranet porque permite acesso à "empresas parceiras".

  • Gab. (e)

    Vamos analisar as palavras-chaves do enunciado: rede de acesso privado de uma empresa com sedes em diferentes cidades e que permite acesso às empresas parceiras. Vamos por eliminação? Como se trata de uma rede, já podemos eliminar VoIP e Cloud – nenhuma das duas são redes. Além disso, a questão afirma que se trata de uma rede de acesso privado, logo não pode ser a Internet. Só pode ser intranet ou extranet, mas como a questão fala que se trata de uma rede que permite acesso às empresas parceiras, só pode ser uma Extranet.

    Estratégia.

  • Discordo do gabarito. O ACESSO a uma rede privada por empresas parceiras via INTERNET é extranet. Mas a rede em si, privada, com sedes em diferentes cidades, é uma INTRANET.

    A rede, em si, é a INTRANET.

    O acesso a ela, via internet, é a EXTRANET.

    A questão fala da rede em si, e não de seu acesso. Acredito que o examinador queria falar uma coisa e acabou falando outra, causando confusão desnecessária...Vunesp sendo Vunesp!

  • VUNESP é várzea demais

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Vamos analisar as palavras-chaves do enunciado: rede de acesso privado de uma empresa com sedes em diferentes cidades e que permite acesso às empresas parceiras. Vamos por eliminação? Como se trata de uma rede, já podemos eliminar VoIP e Cloud – nenhuma das duas são redes. Além disso, a questão afirma que se trata de uma rede de acesso privado, logo não pode ser a Internet. Só pode ser intranet ou extranet, mas como a questão fala que se trata de uma rede que permite acesso às empresas parceiras, só pode ser uma Extranet.

    Gabarito: Letra E


ID
879580
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Identifque as afrmativas que defnem corretamente o socket em redes de computadores.

1. É o ponto fnal de um enlace de comunicação estabelecido entre dois programas que se comunicam em rede.
2. Responsável pela segurança da internet.
3. Sua interface de programação utiliza o conceito de portas de comunicação.
4. Roda na arquitetura do protocolo EGP (Exterior Gateway Protocol).

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A maioria das aplicações consiste em pares de processos comunicantes, sendo que os dois processos enviam mensagens um para o outro. Qualquer mensagem enviada de um processo para um outro tem que passar pela rede subjacente. Um processo envia mensagens para a rede e recebe mensagens dela através de uma interface de software denominada socket
    Um socket é a interface entre o processo da aplicação e o protocolo de camada de transporte
    Fonte: Redes de Computadores e a Internet, 5 ª edição - KUROSE
  • Umsoquete de rede(eminglês:network socket) é um ponto final de umfluxo de comunicaçãoentre processosatravés de umarede de computadores. Hoje em dia, a maioria da comunicação entre computadores é baseada noProtocolo de Internet. Entretanto a maioria dos soquetes de rede sãosoquetes de Internet.

    UmaAPI de soquetes(API sockets) é umainterface de programação de aplicativos(API), normalmente fornecida pelosistema operacional, que permite que os programas de aplicação controlem e usem soquetes de rede. APIs de soquete de Internet geralmente são baseados no padrãoBerkeley sockets.

    Umendereço de soquete(socket address) é a combinação de umendereço de IPe umnúmero da porta, muito parecido com o final de uma conexão telefônica que é a combinação de um número de telefone e uma determinada extensão. Com base nesse endereço, soquetes de internet entregam pacotes de dados de entrada para oprocessoouthreadde aplicação apropriado.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Soquete_de_rede


ID
900568
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre a tecnologia iSCSI, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente, SCSI -> é um conjunto de padrões que inclui o protocolo, o conjunto de comandos e especificações acerca das propriedades físicas de dispositivos que levam o seu nome.
    iSCSI (Internet-SCSI) -> nada mais é do que SCSI sobre uma rede IP.  No iSCSI, uma aplicação envia uma requisição, o Sistema Operacional gera o comando SCSI, o qual é então encapsulado em um pacote IP, que é então transmitido normalmente pela rede Ethernet. Este pacote é recebido pelo iSCSI Target, o comando SCSI é extraído e interpretado pelo dispositivo SCSI.
    Fonte: 
    http://blogs.technet.com/b/latam/archive/2011/01/17/iscsi-o-que-233-e-para-que-serve.aspx
  • iSCSI (AFI: /a??sk?zi/), sigla de Internet Small Computer System Interface, é um protocolo de transporte que transporta comandos SCSI entre um computador anfitrião (initiator) e um dispositivo de destino (target)1 . É um protocolo tipicamente usado no contexto de uma Rede de área de armazenamento mas que, ao contrário do Fibre channel, não necessita de uma infraestrutura especializada e dedicada, podendo funcionar sobre uma rede IP convencional.
    O protocolo iSCSI é usado para transmitir comandos, estados e dados SCSI sobre redes IP. Adicionalmente, o dispositivo de destino pode enviar Protocol data units do tipo Ready to Transmit (R2T) para controlar fluxos de dados

    VantagenS

    • Não necessita de uma infraestrutura dedicada;
    • Pode ser implementado sobre uma rede IP convencional.

     

    Desvantagens

     

     

    • Conduz normalmente a velocidades menores que o Fibre channel;
    • O protocolo acarrecta bastante sobrecarga devido à empacotamento dos comandos e dados2

     


    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/ISCSI

ID
922861
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à classificação da forma de utilização do enlace que conecta estações da origem ao destino, o sistema em que o enlace é utilizado nos dois sentidos de transmissão simultaneamente é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Simplex Ocorre em apenas uma direção Ex. TV Aberta
      Half-Duplex Ocorre em ambas as direções, mas um evento de cada vez Ex. Rádio amador
      FullDuplex Recepção e envio ocorrem simultaneamente Ex. tva cabo
  • Apenas complementando a explicação do companheiro abaixo....

    Um exemplo de transmissões é a própria internet, onde voce ENVIA e RECEBE informações simultaneamente.

  • Direção da Comunicação

     

    SIMPLEX: Unidirecional. EX: Rádio AM/FM, TV aberta.

    HALF DUPLEX: Bidirecional Não Simultânea. EX: Walkie Talkie, rádio amador.

    FULL DUPLEX: Bidirecional Simultânea. EX: telefonia fixa, telefonia móvel.

  • RESPOSTA:

    A- FULL DUPLEX


ID
923704
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ao acessarmos, na Internet , o endereço http://www.candidato.com.br/index.html, a parte do endereço contendo index.html está relacionada ao:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. http:// é o protocolo, www.candidato.com.br é a máquina, / é o caminho e index.html é o nome do recurso que está sendo acessado.
  • Os endereços na internet se dão, geralmente da seguinte forma:

    protocolo://dominio.tipo.pais/pagina.extensão

    Protocolo: Define as regras de comunicação entre o seu computador e o site.

    Domínio: O nome do site.

    Tipo: O tipo de domínio. Ex: com = comercial, mil = militar, org = ONGs.

    País: O país onde o domínio foi registrado. Nem sempre é obrigatório.
    Pagina: O nome específico da página que se deseja acessar. Index, no caso, é a página inicial do sítio.
    Extensão: O tipo de página. Ex: .php, .aspx, .html etc. Isso depende da linguagem de programação que está sendo utilizada.

ID
932869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca dos ambientes Windows, Unix e Linux.

A porta padrão 23 é a única que pode ser utilizada pelo serviço Telnet.

Alternativas
Comentários
  • Telnet tem como padrão a porta 23, porém essa porta pode ser mudada pelo administrador.

  • Qualquer porta pode ser alterada se for do desejo do adm.

    Gabarito: E

  • Telnet utiliza a porta 22 ou 23 (insegura).

    • 20 dados ftp
    • 21 controle ftp
    • 22 ssh
    • 23 telnet
    • 24 jogo do bicho


ID
947200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ainda com relação a requisitos de aplicações, protocolos e modelos de QoS adotados na Internet, julgue os itens subsecutivos.

Além dos terminais H.323, um sistema de comunicação multimídia embasado na recomendação H.323 inclui componentes como gatekeeper e MCU (multipoint control unit).

Alternativas
Comentários
  • Componentes H.323 

    Terminais 

    Gateways  

    Gatekeepers

  • Certo


    O padrão H.323 especifica quatro tipos de componentes que, juntos, possibilitam a comunicação multimídia [2]. São eles:


    Terminais
    São os computadores pessoais utilizados na rede, a qual provê comunicação em tempo real. Todos os terminais devem suportar voz. O suporte à vídeo e dados é opcional.


    Gateways 
    São elementos opcionais em conferências H.323, que têm como função prover a comunicação de terminais H.323 com outros terminais de padrões diferentes (H.310, H.321, H.322).


    Gatekeepers 
    Componentes mais importantes. Atuam como ponto central para todas as chamadas dentro de sua zona (Zona é oconjunto de todos terminais, gateways e MCUs gerenciados por um único gatekeeper. Uma zona deve incluir, pelo menos, um terminal e pode incluir segmentos de LAN conectados usando roteadores) e provêem serviços de controle de chamada para registrar participantes. Dentre outras coisas, são também responsáveis pelo gerenciamento da largura de banda em conferências H.323.


    Multipoint Control Units (MCUs)
    Suporta conferências entre três ou mais participantes. Sob H.323, um MCU consiste de um Multipoint Controller (MC) e zero ou maisMultipoint Processors (MP). O MC manipula as negociações entre todos os terminais para determinar capacidades comuns para processamento de áudio e vídeo. Já o MP é o responsável por mesclar, chavear e processar os bits de áudio, vídeo e/ou dados.


    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialh323xsip/pagina_3.asp

  • c-

    A multipoint control unit (MCU) is responsible for managing multipoint conferences and is composed of two logical entities referred to as the Multipoint Controller (MC) and the Multipoint Processor (MP).

    A Gatekeeper is an optional component in the H.323 network that provides a number of services to terminals, gateways, and MCU devices. Those services include endpoint registration, address resolution, admission control, user authentication, and so forth. Of the various functions performed by the gatekeeper, address resolution is the most important as it enables two endpoints to contact each other without either endpoint having to know the IP address of the other endpoint. A collection of endpoints that are registered to a single Gatekeeper in H.323 is referred to as a “zone”. This collection of devices does not necessarily have to have an associated physical topology. Rather, a zone may be entirely logical and is arbitrarily defined by the network administrator.

    https://en.wikipedia.org/wiki/H.323


ID
959623
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

“Permite compartilhamento de arquivos e impressoras entre computadores executando Windows e computadores executando Unix”. Tal afirmação refere- se ao protocolo:

Alternativas

ID
969184
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São considerados sistemas operacionais de rede, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    Windows 3.11 evoluiu para Windows NT, depois o Windows 2000 Server, Windows Server 2003, Windows Server 2008...
    Netware é das antigas... Novell Netware. Um padrão bem diferente dos demais sistemas da época. E Unix, o vovô do Linux, tranquilo.
  • E por acaso existe esse tal S.O Natural? Rs.
  • Na verdade, NATURAL é uma linguagem de programação usada principalmente no acesso ao SGBD Adabas, que roda em sistemas mainframe, e não um sistema operacional.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/NATURAL

  • Prezados,

    O Windows NT e Windows 2000 são sistemas operacionais da Microsoft.

    O Unix é um sistema operacional, que deu base para o Linux.

    O Netware é um sistema operacional da Novell.

    O Natural entretanto é uma lingagem, portanto, alternativa correta é a letra E.



ID
990877
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um endereço MAC Address possui:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    O endereço físico tem 6 octetos, onde os três primeiros identificam o fabricante do dispositivo de conexão.
    O Endereço MAC é formado por 6 octetos separados por dois pontos ( : ) (utilizando números de 0 a 9 e letras de A a F - formato hexadecimal

ID
990880
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual dos dispositivos abaixo segmenta uma rede em domínios de broadcast independentes ?

Alternativas
Comentários
  • O roteador segmenta redes, então os pacotes broadcast ficarão restritos à rede de origem do pacote. 

  • Gabarito: A.

     

    Switch - quebra domínio de colisão, apenas.

    Roteador - quebra domínio de colisão e de broadcast/difusão.

  • Roteador

    https://youtu.be/X2nl2XqMVkI


ID
1003534
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existem diferentes redes no mundo, com frequência apresentando diferentes tipos de hardware e software. Sobre essas redes e suas inter-conexões, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas.

I. Para que haja comunicação entre redes distintas, é preciso que se estabeleçam conexões entre redes quase sempre incompatíveis, às vezes por meio de máquinas chamadas gateways, que estabelecem a conexão e fazem a conversão necessária.

II. Algumas empresas interconectam todas as suas redes internas, frequentemente utilizando a mesma tecnologia da Internet. São as chamadas intranets.

III. As intranets em geral só estão acessíveis dentro da empresa, mas, em todos os outros aspectos, funcionam do mesmo modo que a Internet.

IV. Uma sub-rede é formada quando diferentes redes são interconectadas.


Alternativas
Comentários
  • Letra A. 

    O item IV está errado porque uma subrede é uma divisão de uma rede.

  • Gabarito A

    Nessa questão, apenas a alternativa iV está errada.

    Uma sub-rede é a divisão de uma rede de computadores. A divisão de uma rede grande em redes menores resulta num tráfego de rede reduzido, administração simplificada e melhor performance de rede.

    Para criar sub-redes, qualquer máquina tem que ter uma máscara de sub-rede que define qual parte do seu endereço IP será usado como identificador da sub-rede e como identificador do host.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1035418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de redes ATM, frame-relay e aplicações de redes, julgue os itens seguintes.

O JPEG (joint photographic experts group) transforma uma imagem em um conjunto linear de números que revelam redundâncias da imagem. Essa fase é conhecida como DCT (discrete cosine transform, tranformada discreta de cossenos) e é necessária para se calcular o número de redundâncias de um bloco.

Alternativas
Comentários
  • Eu gostaria de saber é que tipo de droga a banca andou tomando, para agrupar uma questão sobre JPEG a "Redes ATM, Frame-relay e aplicações de redes".

  • Gabarito: C

    Ao aplicar a transformada discreta de cosseno, os coeficientes mais significativos se acumulam no início do vetor (ou matriz) dos dados, ficando o restante com valores muito pequenos e carregando pouca informação. Este tipo de distribuição já é suficiente para que uma técnica de redução de redundância ou uma codificação otimizada produzam melhores resultados do que na imagem ou nos dados originais.

    Só espero passar no concurso antes da banca começar a cobrar operações aritméticas e a formula de calcular as transformadas.

  • Abordam-se os problemas de rede, incluindo a Qualidade de Serviço (QOS) que deve ser fornecida pela rede ATM em suporte aos serviços codificados MPEG2 e JPEG baseados em vídeo. O estado da arte e a disponibilidade comercial atual e a viabilidade futura do desenvolvimento de codecs MPEG2 e JPEG também são discutidos. (Uma parte de onde foi tirada.)

    fonte: https://www.semanticscholar.org/paper/MPEG-2-and-JPEG-on-ATM-Jalali/bb13162b8e3440a012e328daf845c50e4512668e


ID
1053976
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A comunicação de dados em uma rede é feita pela transmissão de arquivos digitais através de meios físicos. NÃO é um meio físico utilizado para transmissão de dados na internet o(a)

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação! e hoje em dia até pelo ar...


  • Ar é meio físico?  Não entendi...

  • Ar?! E hoje temos o modem 3g/4g!!!! Qdo li pendrive, remeti a isto.

  • A principio fiquei na dúvida mas é o pendrive mesmo.


ID
1053979
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É uma característica das redes Extranet prover a(o)

Alternativas
Comentários
  • A Extranet caracteriza-se por disponibilizar recursos restritos da Intranet na Internet.

  • Uma extranet é uma rede de computadores que permite acesso externo controlado, para negócios específicos ou propósitos educacionais.


    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Extranet

  • Gabarito B - Extranet conexão privada entre hosts utilizando um link de internet.

    Extranet

     

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

     

    Uma extranet é uma rede de computadores que permite acesso externo controlado, para negócios específicos ou propósitos educacionais. Em um contexto de business-to-business, uma extranet pode ser vista como uma extensão de uma intranet da organização que é estendida para usuários externos à organização, geralmente parceiros, vendedores e fornecedores, em isolamento de todos os outros usuários da Internet. Em contraste, os modelos business-to-consumer envolvem servidores conhecidos de uma ou mais empresas, comunicando-se com usuários consumidores previamente desconhecidos. Uma extranet é semelhante a uma DMZ (DeMilitarized Zone ou zona desmilitarizada) em que ela fornece acesso a serviços requeridos para canais de parceiros, sem acesso concessão de acesso a uma rede inteira da empresa.

     

    Tomado o termo em seu sentido mais amplo, o conceito confunde-se com Intranet. Uma Extranet também pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a usuários externos ("rede extra-empresa"), mas com visões parciais dos seus dados corporativos, para por exemplo: representantes, fornecedores e clientes. Outro uso comum do termo Extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde somente "usuários registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).

     

  • Extranet

    A Extranet, por fim, funciona como uma extensão da Intranet a computadores que estejam fora dos domínios físicos da Intranet.

     

    Não raro, é necessário que parceiros, clientes, fornecedores, e até mesmo funcionários da organização precisem acessar alguns serviços da Intranet, mesmo estando fora da organização. E, nesse contexto, a Extranet torna-se ferramenta essencial para a organização.

     

    Eu mesmo, cito a minha experiência como servidor público. Meu órgão, a Câmara dos Deputados, disponibiliza alguns dos serviços da Intranet via Extranet para os seus servidores. Mesmo assim, por motivos de segurança ou outras razões organizacionais, pode a organização optar por disponibilizar ou não determinados serviços na Extranet.

     

    Quer um exemplo?

    Pela Extranet da Câmara dos Deputados, eu posso marcar minhas férias no sistema da Casa. Por outro lado, não consigo acessar o sistema do Ponto Eletrônico. Este último somente pode ser acessado de computadores da Intranet.

     

    O acesso à Extranet, via de regra, pode ocorrer de duas formas: ou por meio de um acesso exigindo usuário e senha, para garantir a autenticidade do usuário, ou ainda por uma rede privada virtual (VPN), que, em termos práticos, cria uma conexão segura tunelada entre o dispositivo fora da Intranet e a Intranet propriamente dita.

     

     

    Fonte: Victor Dalton - Estratégia Concursos


ID
1062622
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Imagine a seguinte situação: o usuário fornece uma URL a um navegador Web. O computador onde o navegador está sendo executado envia uma requisição de conexão ao servidor Web endereçado na URL e fica aguardando uma resposta. O servidor Web, ao receber a requisição, retorna uma resposta de conexão. O computador, ao receber a resposta do servidor, envia o nome da página Web desejada com uma mensagem GET e, por fim, o servidor retorna o arquivo correpondente a essa página para o computador do usuário.

Esse processo formal de troca de informações na internet decorre de definições dos(as)

Alternativas
Comentários
  •  Protocolos Internet (TCP/IP)

    Camada                      Protocolo
    5.Aplicação                HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS, Ping ...
    4.Transporte              TCP, UDP, RTP, SCTP, DCCP ...
    3.Rede                       IP (IPv4, IPv6) , ARP, RARP, ICMP, IPsec ...
    2.Enlace                     Ethernet, 802.11 (WiFi), 802.1Q (VLAN), 802.1aq (SPB), 802.11g, HDLC, Token ring,
                                                FDDI, PPP,Switch ,Frame relay,
    1.Física                       Modem, RDIS, RS-232, EIA-422, RS-449, Bluetooth, USB, ...

    fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Internet

  • Um protocolo de internet é uma linguagem que comunica dois ou mais computadores distantes, permitindo que se troquem mensagens transmitindo dados.

    Conheça os 10 principais protocolos usados na internet:

    1) IP

    INTERNET PROTOCOL ou PROTOCOLO DE INTERNET

    É o protocolo pelo qual os dados são enviados a partir de um computador para outro na Internet. É responsável pelo envio e endereçamentos dos pacotes TCP.

    2) TCP/IP

    PROTOCOLO DE CONTROLE DE TRANSMISSÃO / PROTOCOLO INTERNET

    Forma padronizada de comunicação para os computadores na internet. O TCP faz a divisão dos dados que será enviada em segmentos de dados.

    3) HTTP

    HYPERTEXT TRANSFER PROTOCOL / PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE HIPERTEXTO

    Usado para fazer o acesso à WWW (WORLD WIDE WEB) como protocolo de cliente/servidor. Se na barra de endereços do navegador não se especificar outro recurso, o este protocolo será tido como padrão.

    4) FTP

    FILE TRANSFER PROTOCOL / PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVO

    Recurso utilizado para transferências de arquivos pela internet. Este protocolo permite apenas o envio e o recebimento dos arquivos, no entanto para a leitura serão necessários outros programas.

  • HTTP


ID
1101988
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na configuração de uma interface de rede, além do endereço IP devem ser fornecidas as seguintes informações:

Alternativas
Comentários
  • Máscara de rede,

    IP do gateway-default (na mesma rede) 

    IP do servidor de DNS (não necessariamente na mesma rede).


ID
1115923
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de serviços e aplicações de redes de computadores, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • DNS usa porta 53 até onde sei... Então as alternativas B e C estariam incorretas.

  • Concordo! DNS 53



ID
1119973
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A técnica de reescrever os endereços IP privados usados em uma rede interna, de modo que os endereços passem a ser válidos na Internet, é conhecida como ;

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Network Address Translator possibilita que uma rede Windows que usa um IP fixo no servidor, possua vários computadores compartilhando uma conexão de Internet. Dentro da rede, cada computador tem o seu IP (como 192.168.0.xxx) e passando pelo servidor com RRAS (Remote and Router Access Service) tem um número de IP válido na Internet.

  • Gabarito: C.

     

    NAT (Network Address Translation) - reescreve IPs de origem de um pacote que passam por um roteador de modo que o PC de uma LAN acesse a internet. Masquerading.

  • Gabarito C

    Com o surgimento das redes privadas com internet compartilhada, surgiu o problema de como os computadores pertencentes a esta rede privada poderiam receber as respostas aos seus pedidos feitos para fora da rede.

    Por se tratar de uma rede privada, os números de IP interno da rede (como 10.0.0.0/8, 172.16.0.0/16 e 192.168.0.0/24) nunca poderiam ser passados para a Internetpois não são roteados nela e o computador que recebesse um pedido com um desses números não saberia para onde enviar a resposta. Sendo assim, os pedidos teriam de ser gerados com um IP global do router. Mas quando a resposta chegasse ao router, seria preciso saber a qual dos computadores presentes na LAN pertencia aquela resposta.

    A solução encontrada foi fazer um mapeamento baseado no IP interno e na porta local do computador. Com esses dois dados o NAT gera um número de 16 bitsusando a tabela hash, este número é então escrito no campo da porta de origem.

    O pacote enviado para fora leva o IP global do router e na porta de origem o número gerado pelo NAT. Desta forma o computador que receber o pedido sabe para onde tem de enviar a resposta. Quando o router recebe a resposta faz a operação inversa, procurando na sua tabela uma entrada que corresponda aos bits do campo da porta. Ao encontrar a entrada, é feito o direcionamento para o computador correto dentro da rede privada.

    Esta foi uma medida de reação face à previsão da exaustão do espaço de endereçamento IP, e rapidamente adaptada para redes privadas também por questões econômicas (no início da Internet os endereços IP alugavam-se, quer individualmente quer por classes/grupos).

    Um computador atrás de um router gateway NAT tem um endereço IP dentro de uma gama especial, própria para redes internas. Como tal, ao ascender ao exterior, o gateway seria capaz de encaminhar os seus pacotes para o destino, embora a resposta nunca chegasse, uma vez que os routers entre a comunicação não saberiam reencaminhar a resposta (imagine-se que um desses routers estava incluído em outra rede privada que, por ventura, usava o mesmo espaço de endereçamento). Duas situações poderiam ocorrer: ou o pacote seria indefinidamente¹ reencaminhado, ou seria encaminhado para uma rede errada e descartado.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Letra C. Network Address Translator possibilita que uma rede Windows que usa um IP fixo no servidor, possua vários computadores compartilhando uma conexão de Internet. Dentro da rede, cada computador tem o seu IP (como 192.168.0.xxx) e passando pelo servidor com RRAS (Remote and Router Access Service) tem um número de IP válido na Internet.


ID
1132594
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere os seguintes procedimentos de registro: a) identidade do usuário; b) protocolos utilizados; c) endereços IP e URL´s acessadas; d) quantidade de dados transmitidos e recebidos; e) data, hora e tempo de permanência das conexões.

Esses procedimentos são realizados com a intenção de

Alternativas
Comentários
  •  procedimentos de registro:

    a) identidade do usuário;

    b) protocolos utilizados;

    c) endereços IP e URL´s acessadas; d) quantidade de dados transmitidos e recebidos;

    e) data, hora e tempo de permanência das conexões.:

    promover a auditoria e o controle do acesso a Internet.

    (B)


ID
1149469
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os comandos que podem ser utilizados para limpar o cache DNS em sistemas Windows 7 Professional em Português e MAC OS X v10.6. são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "D" porém seria fLushdns e fLushcache
  • Resposta correta letra D, e o comentário anterior está certo seria flushdns e flushcache, foi um erro do "Questões de Concurso", pois na prova aplicada está correto.


ID
1151239
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual dos serviços abaixo tem a responsabilidade de funcionar como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínio?

Alternativas
Comentários
  • DNS

    Segundo Instituto Cidades:é o serviço que permite a resolução dos nomes de um domínio;

    Os RFCs 1034 E 1035regulamentam o DNS;

  • Gabarito A

    Domain Name System (DNS) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou numa rede privada. Associa várias informações atribuídas a nomes de domínios a cada entidade participante. Em sua utilização mais comum, traduz nomes de domínios mais facilmente memorizáveis a endereços IP numéricos necessários à localização e identificação de serviços e dispositivos juntamente aos protocolos de rede subjacentes, processo esse denominado resolução de nome. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não se degrada muito quando se adiciona mais servidores. Por padrão, o DNS usa o protocolo User Datagram Protocol (UDP) na porta 53 para servir as solicitações/requisições.[1]

    O DNS apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta. O servidor DNS resolve nomes para os endereços IP e de endereços IP para nomes respetivos, e permitindo a localização de hosts num domínio determinado.

    Num sistema livre, o serviço é implementado pelo software BIND. Este serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário. O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Assim, ele se torna parte necessária para quem quer usar a internet de uma forma mais fácil, evita que hackers roubem os seus dados pessoais.[2]

    Existem centenas de servidores-raiz DNS (root servers) no mundo todo, agrupados em 13 zonas DNS raiz,[3] das quais sem elas a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, dois na Europa e um na Ásia. Para aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • dns-

    domain name server. sua responsabilidade principal é responder a requests para resolucao de nomes, onde o usuario cpnhece o dominio, enviado como request à internet, o qual é associado a um IP, o que é direcionado ao servidor que atende ao request.


ID
1195135
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O uso da tecnologia www para criar uma rede privada, geralmente dentro de uma empresa, é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:B

    INTRANET É A REDE PRIVADA DE COMPUTADORES ,UTILIZANDO O MESMO PROTOCOLO DA INTERNET ,TCP/IP.

     


ID
1200715
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Numa conversa entre um assistente e um técnico de tecnologia da informação foi identificado um problema relacionado à largura de banda. Essa expressão e o problema estão relacionados com

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    CUIDADO: muita gente da área confunde largura de banda com: "A frequência máxima de um meio em Hertz", enquanto a largura de banda é a diferença entre a maior e a menor frequência.

    Um canal, por exemplo, que possui largura de banda que vai da faixa de 3000Hz a 12000Hz tem então 9000Hz de largura.

    O cálculo de taxa máxima de banda passante em um canal pode ser feito através do Teorema de Nyquist (que desconsidera o ruído) ou do Teorema de Shannon.

  • Esta medida representa a quantidade de sinais que podem ser transportados por um canal. Nas comunicações analógicas, o seu valor é a diferença entre a frequência mais alta e baixa que pode ser transportada por um canal. Quanto maior a faixa de frequências, mais intervalos de frequência podem ser alocados para representar dados.


ID
1200718
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual é a diferença entre Internet e Intranet?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Internet - pública

    Intranet - privada

  • Internet

     

    A Internet é a rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na Pilha de Protocolos TCP/IP. Neste exato momento, é muito provável que você esteja conectado à Internet lendo este texto, rs.

     

    A Internet possibilita que computadores e outros dispositivos inteligentes troquem dados e informações entre si, por meio de uma infinidade de serviços, tais como correio eletrônico, mensageria, redes sociais, armazenamento em rede, fóruns, sistemas de gerenciamento e outros serviços. A Internet possibilita que este texto, por exemplo, seja lido em qualquer local do mundo, uma vez que ele está disponível de forma irrestrita na rede mundial de computadores.

     

    _____________________________________________________________

     

    Intranet

     

    A Intranet, por sua vez, também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP. Porém, a Intranet é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

     

    Empresas, órgãos públicos e outros tipos de organizações normalmente possuem Intranets, pois precisam de uma rede de computadores similar à Internet para manter os seus serviços, como os seus Portais Corporativos e outros recursos on-line. Contudo, por questões de segurança, não há interesse que tais serviços estejam disponíveis para livre acesso pela Internet. Daí a necessidade de se implantar uma Intranet.

    _____________________________________

    Fonte:  Victor Dalton - Estratégia Concursos


ID
1203382
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o endereço físico de rede fornecido unicamente para cada equipamento de rede.

Alternativas
Comentários
  • Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede. O MAC é um endereço “único”, não havendo duas portas com a mesma numeração, e usado para controle de acesso em redes de computadores. Sua identificação é gravada em hardware, isto é, na memória ROM da placa de rede de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.
  • MAC significa Media Access Control (Endereços MAC) e possuem 48 bits de tamanho expressos com doze dígitos hexadecimais. Eles são utilizados para identificar a placa de rede.


ID
1205092
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um sinal digital de dados pode ser colocado numa onda portadora por meio de vários processos, sendo os mais comuns as modulações por freqüência

Alternativas
Comentários
  • A junção de ASK e PSK forma QAM (modulação por amplitude de quadratura). GAB D