SóProvas


ID
1452448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de ambientes virtuais para servidores, julgue o item subsequente.

Paravirtualização é a situação em que um sistema operacional que esteja sendo executado em uma máquina virtual faz suas chamadas diretamente no hardware para operações de entrada e saída.

Alternativas
Comentários
  • Amigos acho que o erro está no final '(...) faz suas chamadas diretamente nohardware para operações de entrada e saída.'


    Na seção de paravirtualização:

    Segundo Tanenbaum(2010,p.356),"Indo ainda mais longe, é possível remover todas as instruções sensíveis do sistema operacional e fazer com que ele faça chamadas do hipervisor para solicitar serviços de sistema como operações de E/S."



    **Acho que são chamadas do hipervisor, e NÃO chamadas diretamente no hardware. 


    ***Caso concordem comigo, sinalizem para os demais colegas. Caso discordem também.


    Bibliografia;

    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-TANENBAUM-3 EDIÇÃO 2010.

  • @HTTP Concurseiro.

    A sua explicação esta correta.

    Segue apenas mais uma questão da CESPE para entendermos melhor a dúvida que essa questão gerou.


    7. Sobre máquinas virtuais, assinale a alternativa correta.

    A. Na paravirtualização, o sistema convidado (guest) pode acessar diretamente recursos de hardware, proporcionando melhor

    desempenho.

    B. Na virtualização total, o monitor de máquinas virtuais pode ser dispensado, pois o sistema convidado é completo e tem plenos poderes

    sobre o hospedeiro.

    C. Não há diferença de desempenho entre virtualização total e paravirtualização.

    D. Na paravirtualização, é necessária a implementação de máquina virtual JAVA, para que se possa prover serviços de acesso e controle remotos.

    E. A memória do sistema hospedeiro é, normalmente, compartilhada entre convidados, de forma que as máquinas virtuais sobre um sistema real têm a possibilidade de livre comunicação e troca de dados, diretamente na RAM.

    Gabarito: letra A


    Agora explicando tudo: na paravirtualização é possível o sistema convidado acessar diretamente recursos de hardware, entretanto, as chamadas feitas pelo driver do guest são interceptadas e gerenciadas pelo hypervisor, que as redireciona para os verdadeiros drivers.


    Referência: http://www.vmware.com/files/pdf/VMware_paravirtualization.pdf
  • Para Oliveira (2007, p.9) “a paravirtualização possui melhor desempenho quea virtualização total. Isso se deve ao fato de os 

    drivers  de dispositivos executados nas máquinas paravirtualizadas serem os drivers  reais para os dispositivos físicos,diferentemente dos

    drivers emulados na virtualização completa”.

  • Correto seria:

    Paravirtualização é a situação em que um sistema operacional que esteja sendo executado em uma máquina virtual faz suas chamadas diretamente no VMM (MONITOR DE MÁQUINA VIRTUAL) SOMENTE QUANDO executar uma instrução que possa alterar o estado do sistema, uma instrução sensível, MAIS COMPLEXA.

  • Errado.
    CUIDADO!!!
    Na paravirtualização, é possível o sistema convidado acessar diretamente recursos de hardware, entretanto, as chamadas feitas pelo driver do guest (hyper calls) são interceptadas e gerenciadas pelo hypervisor, que as redireciona para os verdadeiros dispositivos.

     

    O correto seria: "Paravirtualização é a situação em que um sistema operacional que esteja sendo executado em uma máquina virtual faz suas chamadas diretamente ao hypervisor para operações de entrada e saída."

     

  • A principal diferença prática entre a para-virtualização e a virtualização total é que na primeira o sistema operacional visitante tem que ser modificado para ser executado sobre o VMM, enquanto na segunda o VMM fornece uma réplica da máquina física, de modo que não tem a necessidade de que o sistema operacional visitante seja modificado para ter ciência de que está sendo executado em uma máquina virtual. Outra diferença a ser notada entre as duas técnicas de virtualização é o fato de que, na virtualização total, o sistema operacional visitante tem acesso direto aos dispositivos de hardware, enquanto na para-virtualização só o sistema operacional do domínio 0 tem acesso direto aos dispositivos e as demais máquinas virtuais dos domínios U só acessam os dispositivos através do domínio 0.

     

    Fonte: Minhas anotações

  • Esse procedimento só é realizado na virtualização completa.

    Resposta: Errado

  • Gostei da explicação do professor do Estratégia, Diego Carvalho:

    O visitante é modificado para chamar o Hypervisor quando precisar de qualquer instrução privilegiada e, não, diretamente ao hardware/processador.

  • Paravirtualização: S.O é modificado para "entender" que está em um ambiente virtual. Ele não trabalha diretamente no hardware, o contato do sistema operacional convidado com o host é feito por meio de Hypercalls. 

    Complementando:

    Emulador: "engana" a máquina para rodar a aplicação desejada, é feita a abstração do ambiente.

    VMM: Permite que um computador host ofereça suporte a várias VMs guest, compartilhando virtualmente seus recursos, como memória e processamento, de forma isolada, garantindo mais segurança.

  • O gerenciamento de máquinas virtuais é feito pelo hypervisor, também conhecido como monitor de máquinas virtuais, que é responsável por prover acesso a recursos como CPU, memória e dispositivos de entrada e saída de dados para cada máquina virtual

  • O processo de virtualização de máquina está associado diretamente com o sistema operacional, e não necessariamente com o Hardware.

  • Gabarito: errado

    paravirtualização cria uma espécie de hardware virtual entre o hypervisor e o sistema operacional convidado. Essa técnica permite que o sistema operacional convidado seja modificado especificamente para rodar no hypervisor.

  • Paravirtualização

    Para contornar as desvantagens elencadas na virtualização completa, surgiu a paravirtualização. A

    VM enxerga uma abstração do hardware que não é idêntica ao hardware físico. Os dispositivos de

    hardware são acessados por drivers do próprio hypervisor, fazendo com que o desempenho seja

    melhor! Mas, o problema é que a paravirtualização requer modificação no sistema operacional

    convidado.

    Um exemplo de solução de paravirtualização é o Xen Open Source, que virtualiza o processador e a

    memória, utilizando o kernel modificado do Linux e virtualizando a E/S com drivers de dispositivos

    personalizados.

    O sistema operacional convidado é modificado para chamar a máquina virtual sempre que for

    executar uma instrução sensível. As instruções de usuário podem ser executadas diretamente no

    processador nativo, sem qualquer modificação. As hypercalls são chamadas que substituem uma

    chamada de uma instrução sensível por uma chamada de um tratador de interrupção de software

    (trap):

  • Nessa técnica (Paravirtualização), o visitante é modificado para chamar o Hypervisor quando precisar de qualquer instrução privilegiada e, não, diretamente ao hardware/processador (Errado).

    Fonte: Estratégia

  • Paravirtualização: O sistema operacional convidado roda uma máquina virtual semelhante ao hardware físico. Há uma modificação do sistema operacional convidado para chamar o hypervisor sempre que precisar executar uma ação que possa causar algum tipo de alteração no estado do sistema.