O método do caminho crítico é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. .... O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do projeto.
Em qualquer caminho de rede, a flexibilidade do cronograma é medida pela quantidade de tempo que uma atividade do mesmo pode ser atrasada ou estendida a partir da sua data de início mais cedo sem atrasar a data de término do projeto ou violar uma restrição do cronograma, o que chamamos de “folga total.” Um caminho crítico do MCC (método do caminho crítico) é normalmente caracterizado por uma folga total igual a zero no caminho crítico.
PMBOK 5a. Edição, pg 175
Acho interessante que os professores do QC fazem aqui, basicamente copiando e colando o que a literatura(livro) diz. Fiquei na dúvida acerca do significado do início mais cedo(seria o início de uma tarefa antes do tempo inicialmente programado, segundo o cronograma?). O professor cita, mas não explica. Daí, indo no PMBOK e no Google, vi o seguinte:
As datas resultantes de início e término mais cedo e início e término mais tarde não são necessariamente o cronograma do projeto, mas sim uma indicação dos períodos de tempo dentro dos quais a atividade poderia ser executada, usando os parâmetros inseridos no modelo do cronograma para durações de atividades, relações lógicas, antecipações, esperas, e outras restrições conhecidas.
Daí, imagino que o termo início mais cedo não tem necessariamente a ver com o cronograma do projeto(aquele que foi definido la no inicio), mas com as novas datas previstas à medida em que há ajustes. Eu só acho, já que o professor não explicou foi nada.