SóProvas


ID
1452472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da metodologia PMI (project management institute) para desenvolvimento de projetos de software, julgue o item a seguir.

Ao se planejar a resposta a um risco que poderá atrasar o projeto, o registro de riscos pode ser atualizado sem que haja necessidade de atualização do plano de gerenciamento do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Errado.  O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. O objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos. O risco é algo futuro, representando um evento ou condição incerta que, caso
    ocorra, terá efeito em pelo menos um objetivo do projeto. Assim, o gerenciamento de riscos busca maximizar efeitos positivos e minimizar os impactos negativos caso os riscos se confirmem. Os processos de gerenciamento de riscos são os seguintes:
    1. planejar o gerenciamento dos riscos;
    2. identificar os riscos;
    3. realizar a análise qualitativa dos riscos;
    4. realizar a análise quantitativa dos riscos;
    5. planejar as respostas aos riscos; e
    6. controlar os riscos

  • Apenas complementando os comentários da colega Vanessa IPD:

    "Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.Trata as respostas aos riscos conforme sua prioridade e define um “proprietário - pessoa” para cada risco.
    As respostas tratadas devem implicar em mais recursos e atividades no orçamento, cronograma e plano de gerenciamento do projeto."

    Fonte: http://escritoriodeprojetos.com.br/planejar-as-respostas-aos-riscos.aspx

    Imagine um projeto de engenharia que envolva uma construção civil e o Gerente de Projetos não previu que aquela localidade tem históricos de fortes chuvas justamente durante o período em que se está realizando as atividades. Nesse caso, a resposta ao risco implicará em mais recursos (a compra de tenda, por exemplo), em atraso (irá alterar o cronograma, o que poderá gerar atraso das atividades) e consequentemente altera o plano de Gerenciamento do projeto. 




  • Na verdade, o item está CORRETO. Considere no texto abaixo o PMBOK v.5 (em Pt.). Uma das estratégias possíveis para lidar com um risco é a sua "aceitação" que pode ser PASSIVA ou ativa (vide Seção 11.5.2.1). Quando ela é passiva, segundo texto do próprio Guia, "NÃO SERÁ NECESSÁRIO QUALQUER AÇÃO, exceto documentar a estratégia" (vide Seção 11.5.2.1). O local onde se documentam as respostas aos riscos é o "Registro de Riscos" que é, segundo o Guia (vide Seção 11.2.3.1) "o documento em que os resultados da análise dos riscos e do planejamento de respostas aos riscos são registrados". Considere ainda que o Registro de Riscos NÃO faz parte do Plano de Projeto (vide Tabela 4.1, pg. 78). Ora, então eu posso muito bem planejar resposta a um risco "X" aceitando-o passivamente e apenas registrando essa aceitação no registro de riscos sem mudar meu plano! Claro que sim caramba. Por exemplo, se o risco que pode atrasar o projeto for tal que o atraso esteja dentro dos limites de tolerância (sei lá... uma hora em um projeto de um ano...). Preciso, neste caso, mudar meu plano para lidar com este risco ou posso apenas aceitá-lo passivamente e registrar tal decisão? O item está CORRETO! As questões sobre PMBOK do CESPE são muito mal elaboradas. Você já vê o "naipe" do examinador quando ele escreve a "metodologia PMI" sendo que isso não existe.

  • Acabei de ver a Q484157 também. Que é isso? Esta prova do TRE-GO foi uma tristeza para quem de fato conhecia o PMBOK...

  • Galera fala que o gabarito é correto quando está errado.

    :/

  • Eu marquei o item errado e acertei pelo simples fato de que o Processo Planejar as Respostas ao Riscos possui como saída a Atualização do plano de Gerenciamento do Projeto. 

    Complementando esta análise, dentro da Atualização no plano de gerenciamento do projeto o PMBOK cita que: 

    "Elementos do plano de gerenciamento do projeto que podem ser atualizados como resultado da execução desse processo incluem, entre outros:

    • Linha de base do cronograma. Devido aos novos trabalhos (ou aos trabalhos omitidos) gerados pelas respostas aos riscos, a linha de base do cronograma pode ser atualizada para refletir essas alterações."


    Portanto se ao planejar a resposta a um risco que poderá atrasar um projeto, se for alterar o registro de riscos é porque vai atrasar, com isso tem que alterar a linha de base do cronograma, que faz parte do plano de gerenciamento do projeto.


  • 6.4.1.5 Registro dos riscos
    Descrito na Seção 11.2.3.1. Os eventos de risco podem impactar a seleção e a disponibilidade dos recursos.
    As atualizações no registro dos riscos estão incluídas nas atualizações nos documentos do projeto (ou seja: atualização do plano de gerenciamento do projeto), descritas na Seção 11.5.3.2, do processo Planejar as respostas aos riscos.

  • Errado 

    11.5 Planejar as respostas aos riscos
    "Planejar as respostas aos riscos é o processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto."
    Algumas das entradas, ferramentas e técnicas, e saídas desse processo são:
    Entradas
       1. Plano de gerenciamento dos riscos
       2. Registro dos riscos
    Ferramentas e técnicas
       ...
    Saídas   
       1. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
    PMBOK, pág. 342 (369)

    > O Registro dos riscos não é atualizado no processo de Planejar as respostas aos riscos. Neste processo o Registro dos riscos é uma entrada.
  • Entradas

    11.1 – Plano de Gerenciamento de Riscos (+)

    11.2 – Registro de Risco (+)

     

    Ferramentas

     – Opinião Especializada (+)

     – Estratégias para Riscos Negativos ou Ameaças (+)

     – Estratégias para Riscos Positivos ou Oportunidades (+)

     – Estratégias de Respostas de Contingência (+)

     

    Saídas

    – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)

    – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)

     

    Gerenciamento dos riscos do projeto: trata do gerenciamento dos eventos que possam acontecer durante o projeto, maximizando a probabilidade e o impacto de eventos positivos e minimizando a probabilidade e o impacto dos eventos negativos. Segundo o PMBOK 4ª Ed., “inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle dos riscos de um projeto”.

    Os processos envolvidos são: planejar o gerenciamento de riscos; identificar os riscos; realizar a análise qualitativa dos riscos; realizar a análise quantitativa dos riscos; planejar as respostas aos riscos; monitorar e controlar os riscos.

     

    O Guia PMBOK 5ª Edição vai além e afirma que as restrições do projeto incluem, mas não se limitam, a:

    1) escopo;

    2) qualidade;

    3) cronograma;

    4) orçamento;

    5) recursos;

     6) riscos.

     

    PLANEJAMENTO DOS RISCOS

     

    11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos - 5W2H, Escama de Peixe ou 6M

    11.2 Identificar os riscos;

    11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos - Matriz GUT

    11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos - Estaísticas, probabilidade...

    11.5 Planejar as respostas aos riscos

     

    Gerenciamento do valor agregado: é uma técnica que integra escopo, cronograma e recursos financeiros de um projeto para que seu progresso e desempenho possam ser medidos - comparando-se o custo orçado com o custo real. Com base nela é possível verificar qual o valor que será agregado para a organização pelo projeto. TIR = deve ser maior ou igual ao investimento.

     

     Técnica Delphi: é uma técnica usada no gerenciamento de riscos que serve para se buscar um consenso entre especialistas em uma determinada área. Ela é especialmente útil para que especialistas gerem ideias sobre os riscos enfrentados, no processo de identificação de riscos. Eles participam de maneira anônima, Este processo é repetido por algumas rodadas até que seja alcançado um consenso, reduzindo a parcialidade

     

     Brainstorming: é uma técnica que consiste na geração de ideias pelos participantes para que possam ser anotadas e organizadas posteriormente. 

     

     Entrevistas: também é uma importante técnica para a identificação dos riscos através da realização de entrevistas com as partes interessadas, os especialistas e os participantes do projeto.

     

     Análise da causa-raiz: trata-se de um conjunto de técnicas para a identificação de riscos e problemas, buscando saber qual a causa principal para que ele ocorra e preocupando-se também com o estabelecimento de ações preventivas e corretivas. A causa-raiz pode ser obtida, por exemplo, pela resposta sucessiva aos 5 porquês,

  • Gerenciamento dos Riscos do Projeto: (PMBOK)

    1) Planejar o gerenciamento dos riscos:

    2) Identificar os riscos;

    3) Realizar a análise qualitativa dos riscos;

    4) Realizar a análise quantitativa dos riscos; 

    5) Planejar as respostas aos riscos;

    6) Implementar Respostas aos Riscos;

    7) Monitorar os riscos;

     

    4) Realizar a análise quantitativa dos riscos: Analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    Inputs:

    1. Registro dos riscos;

    2. Plano de gerenciamento de riscos;

    3. Plano de gerenciamento de custos;

    4. Plano de gerenciamento do tempo; ("...Ao se planejar a resposta a um risco que poderá atrasar o projeto..")

    5. Ativos de processos organizacionais;

    Outputs:

    1. Atualização dos registros de riscos;

  • Gente, mas é óbvio que essa questão tá errada. Não há nada o que contra argumentar. Agora, não há nada mais que irrite quem se mata de estudar do que os/as pseudofilósofos/as virem aqui dizer o contrário, induzindo os colegas a erro, com base em seus achismos ou experiências profissionais nefastas. Estão só prejudicando.

    Eh claro que o registro de um risco atualiza o plano de gerenciamento do projeto. Basta lembrar que o risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto tais como escopo, cronograma, custo e qualidade. Ele pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, pode ter um ou mais impactos.

    O próprio PMBOK cita vários exemplos. Em um deles, as causas dos riscos podem incluir o requisito de uma autorização ambiental para o trabalho, ou limitações de pessoal designado para planejar o projeto. Imagine se a agência responsável pela autorização demorar mais do que o planejado para conceder a autorização? Imagine se uma empresa que dependa dessa autorização, com todo o seu capital mobilizado, recursos, cronogramas a cumprir, tudo planejado e a dita autorização não sai. Como ela vai operar o negócio dela? Isso é prejuízo na certa, e pode resultar em uma completa mudança de rumos e planejamento. Se esses eventos incertos ocorrerem, pode haver um impacto no escopo, custo, cronograma, qualidade ou desempenho do projeto.

    Bem, dito tudo isso, se ainda resta alguma dúvida, transcrevo o item 11.5 do PMBOK.

    11.5 Planejar as respostas aos riscos

    1 Entradas

    .1 Plano de gerenciamento dos riscos

    .2 Registro dos riscos

    .2 Ferramentas e técnicas

    .1 Estratégias para riscos negativos ou ameaças

    .2 Estratégias para riscos positivos ou oportunidades

    .3 Estratégias de respostas de contingência

    .4 Opinião especializada

    3 Saídas

    .1 Atualizações no plano de gerenciamento do projeto

    .2 Atualizações nos documentos do projeto