SóProvas


ID
1452475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da metodologia PMI (project management institute) para desenvolvimento de projetos de software, julgue o item a seguir.

No grupamento de processos de iniciação de um projeto, no termo de abertura do projeto definem-se os requisitos iniciais do projeto e o que não será feito nesse projeto.

Alternativas
Comentários
  • Correto.  Conceito = O grupo de processos de iniciação consiste nos processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente, obtendo autorização para isso. Nesse momento, será definido o escopo inicial, os recursos financeiros iniciais serão comprometidos e será selecionado o gerente do projeto. Esse grupo inclui os seguintes grupos de gerenciamento de projetos:  desenvolver o termo de abertura do projeto: é o processo de desenvolvimento do documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas. O termo de abertura estabelece uma parceria entre a organização executora e a
    organização solicitante (o cliente). Assim, é alguém externo ao projeto que faz a autorização para a sua realização, como, por exemplo, o seu patrocinador

  • e o que não será feito nesse projeto


    Essa frase vai de frente ao TAP....
    Ta errado isso ai.
  • A meu ver questão mal elaborada.

    São cinco os grupos de processos. Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento.

    Dentro do processo de iniciação encontra-se o TAP - Termo de Abertura do Projeto.

    O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.

    Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto.

    O termo de abertura contém:

    • Gerente de Projeto e sua equipe;
    • Data de início do projeto e suas dependências;
    • Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente;
    • Justificativa do projeto;
    • WBS;
    • Cronograma e Orçamento resumido.

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto (Guia PMBOK®).

    Fonte: http://escritoriodeprojetos.com.br/desenvolver-o-termo-de-abertura-do-projeto.aspx

    Portanto, é no processo de Planejamento, na elaboração da DECLARAÇÃO DO ESCOPO dada a coleta de requisitos, é que será definido o que será feito e o que não será feito no projeto.



  • Prezado Fábio Dourado,

    Precisamos fazer uma pequena correção no seu comentário.

    O responsável pelo desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto não é o Gerente de Projeto e sim o Patrocinador do Projeto.

    Enquanto o TAP está sendo elaborado, o Gerente de Projeto ainda não foi definido, ok? É o Patrocinador do Projeto o responsável pela aprovação do TAP e suas modificações.

  • A meu ver a questão está errada, pois o processo "Desenvolver o termo de abertura do projeto" não trata do não escopo do projeto, como a questão afirma. Dentre o conteúdo do termo de abertura o PMBOK 5 lista o seguinte:

    • Finalidade ou justificativa do projeto

    • Requisitos de alto nível

    • Descrição de alto nível do projeto e seus limites


    Acredito que estes itens não abrangem o não escopo do projeto. Já no processo "Definir o escopo" o PMBOK deixa bem clara a seguinte saída:

    • Exclusão do projeto. Identifica de modo geral o que é excluído do projeto. Declarar explicitamente o que está fora do escopo do projeto ajuda no gerenciamento das expectativas das partes interessadas.


    Portanto, o não escopo é um responsabilidade do processo "Definir o escopo" e não do processo "Desenvolver o termo de abertura" como a questão afirma.

  • 4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

    O principal benefício deste processo é um início de projeto e limites de projeto bem definidos, a criação de um registro formal do projeto, e uma maneira direta da direção executiva aceitar e se comprometer formalmente com o projeto.

    Guia PMBOK Quinta Edição - p.66

  • Ao meu ver, questão mal elaborada. E prezada Vanessa IPD, não identifiquei claramente a justificativa da assertiva está correta em sua resposta... Se puder esclarecer, certamente me ajudará a entender melhor a visão da banca nesta questão.

  • Bruno Braga, discordo completamente de você, amigo!

    O Gerente de Projetos ELABORA,SIM, O TERMO DE ABERTURA DO PROJETO - TAP. Ele deve se envolver em montar o TAP. Apesar de o TAP ser de propriedade do Sponsor (patrocinador), o Gerente de Projetos deve ater-se e engajar nas informações cruciais e de alto nível sobre o projeto e com isso FORMALIZAR O ACORDO DO PROJETO, juntamente com o Patrocinador, por meio do TAP.  Se o GP simplesmente executar o TAP sem discutir o que o Sponsor quer de fato, e o que deve ser acordado, é praticamente um tiro no pé. O Gerente de Projetos ao desenvolver o TAP junto com seu patrocinador simplesmente estarão barganhando um projeto factível, dentro das perspectivas de escopo, qualidade, custos e riscos do projeto. Feito isso, é justamente o Sponsor quem aprova o TAP.

    Como assim o GERENTE DE PROJETOS NÃO ELABORA O TAP? Se o Gerente de Projetos não desenvolver, não montar, não se envolver na elaboração, a probabilidade de o projeto ser ruim e o GP fracassar é muito alta. Ainda que o patrocinador já tenha o TAP desenvolvido e o Gerente de Projetos ainda a se definir, é de suma importância que o GP a ser escolhido venha a discutir o projeto cujo Termo de Abertura já tenha sido previamente elaborado. 

    Por isso mesmo, o guia PMBOK  também cita que um gerente de projetos deve preferivelmente ser designado ao projeto antes do termo de abertura começar ou estar pronto, assim ele pode participar ativamente deste processo. 

    Portanto, Bruno Braga, bastante cuidado!!!!



  • Como assim "o que não será feito"?

  • Também fiquei intrigado com "o que não será feito", poderia ser uma "casca de banana", mas não foi. Considero que o enfoque dado pelo PMBOK é dizer o que será feito (e implicitamente dizer o que não será feito).

    Alguns dos comentários anteriores questionaram se nesse processo (termo de abertura) seria analisado o escopo do projeto.

    É inegável que a estrutura dos processos do PMBOK prevê um processo específico para o detalhamento do escopo do projeto.


    Porém  se analisarmos os documentos que servem de entrada para o processo de elaboração do termo de abertura, vamos verificar que o escopo já tinha merecido considerações prévias:


    - Business Case (caso de negócio / estudo de viabilidade do projeto): 

    "Normalmente, a necessidade de negócios e a análise de custo benefício estão contidas no business case para justificar o projeto e estabelecer os seus limites, e tal análise é normalmente executada por um analista de negócios usando diversas informações das partes interessadas." (PMBOK 5ª edição, capítulo 4)


    - Especificação do Trabalho do Projeto (ETP), contém a descrição do escopo do produto, de acordo com o PMBOK (5ª edição, capítulo 4)

    "A ETP informa o seguinte:
    Necessidade de negócios. Uma necessidade de negócios de uma organização pode ser baseada uma demanda de mercado, avanço tecnológico, requisito legal, uma regulamentação governamental, ou uma consideração ambiental. Normalmente, a necessidade de negócios e a análise de custo benefício estão contidas no business case para justificar o projeto.
    Descrição do escopo do produto. A descrição do escopo do produto documenta as características do produto, serviço ou resultados que o projeto deverá criar. A descrição deve documentar também a relação entre os produtos, serviços ou resultados sendo criados e a necessidade de negócios que o projeto abordará.
    Plano estratégico. O plano estratégico documenta a visão estratégica, as metas e objetivos da organização e podem conter uma especificação de missão de alto nível. Todos os projetos devem estar alinhados com o plano estratégico da sua organização. O alinhamento com o plano estratégico garante que cada projeto contribua para as objetivos gerais da organização."

  • Fábio Dourado, o Bruno Braga está coberto de razão!

    Sou analista experiente e vivenciei inúmeros projetos nascerem e os TAP's sempre foram desenvolvidos pelo próprio gerente de projeto. 

    Porém, segundo o PMBOK 5ª edição, não funciona assim.

    Segue trecho do capítulo 4 - GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO, página 67:

    " (...) O termo de abertura do projeto aprovado inicia formalmente o projeto. O gerente de projeto é identificado e designado o mais cedo possível, preferivelmente enquanto o termo de abertura está sendo desenvolvido e sempre antes do início do planejamento. O termo de abertura do projeto deve ser elaborado pela entidade patrocinadora.

    O termo de abertura do projeto dá ao gerente do projeto a autoridade para planejar e executar o projeto. É recomendável que o gerente do projeto participe do desenvolvimento do termo de abertura do projeto para obter uma compreensão de base dos requisitos do mesmo. Esta compreensão permitirá a designação de recursos mais eficientes para as atividades do projeto."

  • Vejam a página 66 do PMBOK 5ª Edição. Como o TAP define os limites do projeto, então ele também determina e o que não será feito nesse projeto.

     

    "Desenvolver o termo de abertura do projeto é o processo de desenvolver um documento que formalmente
    autoriza a existência de um projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos
    organizacionais às atividades do projeto. O principal benefício deste processo é um início de projeto e limites
    de projeto bem definidos
    , a criação de um registro formal do projeto, e uma maneira direta da direção executiva
    aceitar e se comprometer formalmente com o projeto."

  • Certo.

    Termo de abertura do projeto

    O termo de abertura do projeto é o documento emitido pelo responsável inicial ou patrocinador do projeto que autoriza formalmente a existência de um projeto e concede ao gerente do projeto a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto. Ele documenta as necessidades do negócio, as premissas, restrições, o entendimento das necessidades e requisitos de alto nível do cliente, e o novo produto, serviço ou resultado que pretende satisfazer.

    O início do projeto é formalmente autorizado após a aprovação do termo de abertura do projeto, no qual constam o escopo inicial, as premissas e as restrições do projeto. Os processos de iniciação são aplicados para oficializar o início do projeto ou de uma nova etapa de um planejamento que já existe. Basicamente, é nessa fase que se aperta o botão de “start” de uma proposta.

    Se o projeto for composto por várias etapas é necessário que em cada uma delas sejam abordados os termos essenciais dos grupos de processos de iniciação. Nesse período, deve-se destacar que o início dele tem que acontecer depois que se obtém a autorização dos responsáveis, documentada e arquivada.

    Durante esse processo é feita a definição do escopo preliminar e liberação do capital financeiro para o início da execução do planejamento. Nesse passo, também há a possibilidade de analisar se o projeto tem que ser interrompido, continuado ou postergado. Participam dessa etapa os gestores da empresa, que dão o aval para a execução ou da iniciativa e o gerente ao qual o projeto é atribuído.

    Portanto, suponhamos que você tenha tido uma ideia incrível para desenvolver um novo serviço ou produto para empresa. A proposta deve ser levada até os gestores, que analisarão se é cabível e definir o escopo preliminar, contendo o seu objetivo principal e, então, é liberada a verba para colocá-la em prática.

  • GAB:C

    Os grupos de processos, de acordo com o PMBOK, são : iniciação, planejamento, monitoramento e controle e o encerramento.

     

    · Processos de iniciação – reconhecer que um projeto ou fase deve começar e se comprometer para executá-lo(a).

  • O principal benefício deste processo é um início de projeto e limites de projeto bem definidos, a criação de um registro formal do projeto, e uma maneira direta da direção executiva aceitar e se comprometer formalmente com o projeto.

    Guia PMBOK Quinta Edição - p.66


    "Limites de projeto bem definidos" É BEM DIFERENTE de "o que não será feito nesse projeto"
    Imagina se isso fosse real, existe um MUNDO INTEIRO fora do projeto. Como vamos detalhar isso tudo?

    Eu sempre fui contra quem chora nas questões do Cespe kkkkk mas nessa eu não acho argumentos para defender kkkkk
    Quem puder dar um HELP aí.

  • ÁREA DE CONHECIMENTO: Gerenciamento da INTEGRAÇÃO do projeto

    GRUPO DE PROCESSO: INICIAÇÃO - termo de abertura

  • É CESPE...

  • Fábio Dourado, concordo com a Ana e o Bruno Braga.

    Na prática, é comum TAP's serem desenvolvidos pelo próprio gerente de projeto, mas isso é errado, pois é no próprio TAP que o gerente é escolhido. Porém, em muitas organizações, principalmente nas de pequeno e médio porte, onde escolher pessoas com talentos para gerenciar projetos não eh uma prática, pois em muitas vezes há apenas algumas poucos pessoas com perfil de gestor, o gestor de projetos acaba fazendo tudo e participando de todas as etapas, talvez até mesmo limpando o chão, trocando lâmpadas ou servindo café.

    Mas no PMBOK não é assim. E é nele que devemos nos basear, pois é ele que cai na prova, e não seu dia a dia de gestor de projetos que serve café.

    " (...) O termo de abertura do projeto aprovado inicia formalmente o projeto. O gerente de projeto é identificado e designado o mais cedo possível, preferivelmente enquanto o termo de abertura está sendo desenvolvido e sempre antes do início do planejamento. O termo de abertura do projeto deve ser elaborado pela entidade patrocinadora.